Britânico considera título na categoria como sua "prioridade" número 2... Foto: McLarenF1

Britânico considera título na categoria como sua "prioridade" número 2... Foto: McLarenF1

É claro que não se pode desprezar um campeão de Fórmula 1.

Mas há títulos e títulos...

Até a turma que faz dancinha no TikTok e "bomba" no Instagram com palhaçadinhas tendo a Fórmula 1 como pano de fundo, já ouviu falar de Fangio, Clark e Stewart.

Talvez eu esteja sendo otimista, mas vá lá.

Estes três que citei foram grandes campeões.

A lista de pilotos que fizeram por merecer seus títulos, felizmente, é grande.

Mas, claro, há excessões.

Na minha particular lista de campeões insossos da Fórmula 1, cronologicamente, estão:

Mike Hawthorn, campeão em 1958 com apenas uma vitória; Phil Hill, campeão de 1961; Alan Jones, campeão de 1980; Keke Rosberg, campeão de 1982 (com uma vitória naquele ano); Kimi Raikkonen, em 2007;  Jenson Button, em 2009 e Nico Rosberg, em 2016.

Cada um deles soube tirar proveito do que suas temporadas vitoriosas proporcionou.

Mas cabem algumas considerações.

É claro que há meritos em vencer concorrentes difíceis, mais qualificados, e foi exatamente isso que aconteceu com cada um deles.

Senão, vejamos.

Stirling Moss era bem melhor que Mike Hawtorn.

Stirling Moss era bem melhor que Phil Hill.

Carlos Reutemann era bem melhor que Alan Jones.

Didier Pironi só não superou Keke Rosberg em 1982 porque se acidentou com gravidade restando cinco etapas para o final da temporada.

Lewis Hamilton e Fernando Alonso se digladiaram tanto que facilitaram a vida do mais insosso de todos, Kimi Raikkonen.

Rubens Barrichello, mais piloto que Jenson Button, foi tão pouco consistente no começo da temporada, que não teve como reverter a "gordura" acumulada por Button em 2009.

E, por fim, com uma temporada tão irregular, Hamilton acabou superado por Nico Rosberg, que de tão satisfeito com o improvável título, até deixou a categoria ao término de 2016...

Tem um piloto que eu colocaria na "corda bamba" para estar no hall dos insossos campeões: Mario Andretti.

Sim, aqui é polêmico, pois o norte-americano teve uma carreira sólida, incluindo sua vida fora da F1, na IndyCar.

Mas, cá entre nós, se não fosse o desejo de Colin Chapman por fazer de Andretti campeão, Ronnie Peterson teria tido melhor sorte na Lotus.

Até a corrida em que Peterson se acidentou (Monza, em 1978), e no dia seguinte morreu, Chapman o obrigou a correr com o carro do ano anterior, bravinho pelo fato de o sueco já ter declarado que assinara com a McLaren para a temporada de 1979.

Vale até ponderar que, se tivesse competido com o carro "do ano", Peterson teria largado em posição bem melhor que o quinto posto que obteve no grid (Andretti foi o pole),  e provavelmente não teria se envolvido em toda encrenca que se formou naquele fatídico GP da Itália.

O preâmbulo, necessário como de praxe, é para dizer que daqui uns 15 anos, talvez o campeão da temporada de 2025 da Fórmula 1 também entre neste time de insossos vitoriosos...

Me refiro a Lando Norris, que outro dia disse que ganhar um título na Fórmula 1 é sua "prioridade" número 2.

Enquanto isso, Max Verstappen, que "corre por fora", mostra muito mais gana por vencer seu quinto título.

E até o quase gelado Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris na McLaren, anda com cara de poucos amigos após as seguidas corridas em que foi batido por Norris.

Certamente está desconfiado que a McLaren prefira um britânico (Norris) campeão a um australiano como ele.

Frank Williams, em 1980, assim como Chapman em 1978, também foi calro que preferia Jones campeão a Reutemann.

No frigir dos ovos, Norris não provoca suspiros por sua "guiada".

É um piloto veloz mas que não tem a consistência de outros contemporâneos.

Russell e Leclerc, por exemplo, são melhores.

Mas está sabendo tirar proveito do bom carro que tem nas mãos e, talvez, da "escanteada" que a McLaren vem dando em Piastri.

Será, caso vença o Mundial de 2025, mais um campeão insosso da Fórmula 1.

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE) 

Versrtappen na Mercedes em 2027? É mais provável que isso não aconteça

Penta improvável de Verstappen passa por Mercedes como "fiel da balança"

A decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta

Teto de gastos só não afetará a disputa interna da McLaren pelo título

Carros da F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário

Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos

McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...

Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...

Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...

Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna

Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...

Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos

Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"

Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1

O cadeado de 1994 voltou

Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1... 

Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos

Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?

Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant

Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?

Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Martin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time