Piloto holandês é o protagonista. Foto: Oracle Red Bull Racing

Piloto holandês é o protagonista. Foto: Oracle Red Bull Racing

No entendimento de Enzo Ferrari (1898-1988) um piloto de sua equipe não deveria sobrepujar o carro.

Para o Comendador, um piloto mediano poderia vencer com uma Ferrari, dada a supremacia da mesma.

Por isso, bem por isso, dava de ombros a ascensão de Ayrton Senna.

Não, Enzo Ferrari não tinha a menor disposição em ofertar um assento ao brasileiro.

Em jejum de títulos desde 1979, se Ayrton chegasse a Maranello antes de ter assinado com a McLaren, por exemplo, e vencesse um Mundial, seria o piloto, não a máquina, o personagem principal.

Em tempo de Oscars, para Enzo Ferrari seu carro sempre era o ator principal, nunca o coadjuvante.

Depois de morto, esqueceram esta cláusula praticamente pétrea de Maranello e contrataram Michael Schumacher.

E, por mais que fossem bons os carros que o alemão guiou em seus cinco títulos pelo time italiano, Schumacher acabou sendo o protagonista da história.

Com méritos, diga-se.

Nelson Piquet disse que correr na Ferrari era uma espécie de "gelada" para um bom piloto.

Ele, na Brabham, quando vencia um GP, via as manchetes dos jornais estamparem: "Piquet vence GP da Grã-Bretanha", por exemplo.

Se estivesse na Ferrari, a manchete nos jornais italianos seria: "Ferrari vence GP da Grã-Bretanha".

Simples assim...

Dando um salto para os dias atuais, pensando na relação Red Bull e Verstappen, posso deduzir algumas coisas.

Por mais que os últimos carros do time austríaco sejam bons, projetados pelo genial Adrian Newey, parece claro que o ponto diferencial ali é Max Verstappen.

Verstappen desequilibra a Fórmula 1.

E isso é ótimo!

Gênios no esporte sempre são bem-vindos.  

Desconfio que nenhum outro piloto conseguiria fazer com a Red Bull o que Max vem fazendo ultimamente.

Nenhum piloto do atual grid parece forte o suficiente para derrotar o holandês em condições iguais de equipamento.

Mais.

Se estivesse na  Ferrari, por exemplo, Verstappen brigaria pelo título contra qualquer um que estivesse na Red Bull.

A Red Bull é forte demais, claro.

Mas depende muito de Verstappen.

Se a Red Bull o perder, desconfio que acontecerá algo semelhante ao que se viu com a Benetton, quando esta ficou sem Schumacher.

Acho que ainda voltarei a escrever algo mais detalhado sobre isso.

Apenas estou esperando Verstappen fazer suas malas...

*****************************

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

Últimas do seu time