Hamilton e Verstappen voltam a se encontrar nos testes de Barcelona. Foto: Divulgação

Hamilton e Verstappen voltam a se encontrar nos testes de Barcelona. Foto: Divulgação

Depois de um campeonato tão arduamente disputado entre Verstappen e Hamilton em 2021, é natural que haja uma grande expectativa para aquilo que pode acontecer neste ano.

Para apimentar a batalha, os novos carros, conceitualmente bem diferentes em termos de aerodinâmica.

Salvo engano, as duas principais forças, Mercedes e Red Bull, devem seguir fortes, mas não será surpresa se uma ou outra equipe consiga se aproximar delas.

Tudo indica que a Ferrari, apontada por muita gente graúda do grid como aquela que mais evoluiu no quesito motor ao longo de 2021, seja uma dessas.

Mas também a McLaren e a Alpine.

O time britânico deu sinais de perda de fôlego ao longo de 2021, mas o francês, ao contrário, subiu alguns degraus. 

Confesso enorme curiosidade para saber como estará Russell em relação a Hamilton e se Sainz poderá novamente ser melhor que Leclerc.

Aliás, estas disputas internas poderão beneficiar muito o campeão Max Verstappen...

A partir de 23 de fevereiro, até o dia 25, acontece a primeira bateria de testes da pré-temporada, em Barcelona. Depois, entre 11 e 13 de março, no Bahrein, palco da abertura do campeonato, no dia 20 do mesmo mês.

Com tantas novidades e esta exiguidade de treinos, não será prudente que os times da Fórmula 1 percam tempo ou tentem despistar possíveis rivais.

Será uma temporada de verdades verdadeiras, ao contrário do que já se viu muitas vezes na categoria.

Até o começo dos anos 2000 era muito comum algumas equipes de Fórmula 1 pregarem peças nos incautos.

Mentiam à beça quando os testes da pré-temporada eram muito mais extensos do que hoje.

Nem todas as equipes mentiam.

A prática era comum às pequenas e médias.

Elas tentavam ludibriar com um único propósito: dinheiro.

Outro dia li uma frase do ótimo Fabricio Carpinejar sobre o tema. Disse o gaúcho colorado:

"Ninguém encontra paz mentindo.

Viverá sempre com receio de ser descoberto".

E, como dizia uma tia-avó, mentira tem mesmo "pernas curtas", e uma hora a casa cai, não é mesmo?

Isso aconteceu algumas vezes na Fórmula 1.

Uma das histórias mais famosinhas foi com a Arrows, em 2000.

Equipe mediana, fundada em 1978, sem nenhuma vitória na categoria, até viveu lampejo bom em 1997, quando Damon Hill quase ganhou o GP da Hungria.

Mas, na pré-temporada de 2000, em Barcelona, o quadro não era dos mais auspiciosos para o time então comandado pelo polêmico (estou suavizando as tintas) Tom Walkinshaw.

O modelo A21, equipado com o motor Renault (batizado de Supertec), foi para o traçado de Barcelona na pré-temporada de 2000 totalmente pintado de preto, sem patrocínios.

Assim, era fundamental causar uma boa impressão para arrebatar investidores.

Tão logo o traçado da Catalunha foi libertado para os treinos, advinhem só quem encabeçou a tabela de tempos?

A Arrows, deixando gigantes da estirpe de McLaren e Ferrari comendo poeira...

Os pilotos, o holandês Jos Verstappen (pai de Max),  e o espanhol Pedro de La Rosa, nunca deram tantas entrevistas...

Com pneus macios na maior parte do tempo, um "cheirinho" de gasolina no tanque e, proavelmente abaixo do peso regulamentar, a Arrows provocou o impacto necessário para que, em pouco tempo, fechasse contrato com a Orange, gigante das telecomunicações da França, e mais algumas outras empresas que complementaram o orçamento para a temporada, entre elas a Repsol e a Eurobet.

O carro ficou lindo, laranja e preto, mas o que se viu ao longo do ano foi o que poderia se supor: de que a pré-temporada foi uma pataquada das boas.

Na primeira corrida da temporada, o GP da Austrália, De La Rosa largou em 12º e Jos Verstappen em 13º. Nenhum deles terminou a corrida, ambos com problemas de suspensão.

Ao término do ano, o sétimo lugar entre as 15 equipes.

Nenhum pódio... O melhor resultado, um quarto lugar com Jos Verstappen no GP da Itália, em Monza.

Atualmente, com tão poucos treinos antes do início de um campeonato, não há tempo para chistes.

Na F1, pelo menos, a verdade costuma imperar.

Fora dela, sempre é bom tomar cuidado.

De qualquer forma, mais dia, menos dia, a verdade sempre aparece...

Arrows pintada de preto na pré-temporada de 2000, com o pilto espanhol Pedro de La Rosa. Mentira em busca de patrocínios. Foto: Divulgação 

Depois das mentiras da pré-temporada, a Arrows (na imagem com o holandês Jos Verstappen ao volante) convenceu alguns incautos patrocinadores de que o carro era bom. Pura lorota... Foto: Reprodução

 

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arreado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 



   

Últimas do seu time