Depois de um campeonato tão arduamente disputado entre Verstappen e Hamilton em 2021, é natural que haja uma grande expectativa para aquilo que pode acontecer neste ano.
Para apimentar a batalha, os novos carros, conceitualmente bem diferentes em termos de aerodinâmica.
Salvo engano, as duas principais forças, Mercedes e Red Bull, devem seguir fortes, mas não será surpresa se uma ou outra equipe consiga se aproximar delas.
Tudo indica que a Ferrari, apontada por muita gente graúda do grid como aquela que mais evoluiu no quesito motor ao longo de 2021, seja uma dessas.
Mas também a McLaren e a Alpine.
O time britânico deu sinais de perda de fôlego ao longo de 2021, mas o francês, ao contrário, subiu alguns degraus.
Confesso enorme curiosidade para saber como estará Russell em relação a Hamilton e se Sainz poderá novamente ser melhor que Leclerc.
Aliás, estas disputas internas poderão beneficiar muito o campeão Max Verstappen...
A partir de 23 de fevereiro, até o dia 25, acontece a primeira bateria de testes da pré-temporada, em Barcelona. Depois, entre 11 e 13 de março, no Bahrein, palco da abertura do campeonato, no dia 20 do mesmo mês.
Com tantas novidades e esta exiguidade de treinos, não será prudente que os times da Fórmula 1 percam tempo ou tentem despistar possíveis rivais.
Será uma temporada de verdades verdadeiras, ao contrário do que já se viu muitas vezes na categoria.
Até o começo dos anos 2000 era muito comum algumas equipes de Fórmula 1 pregarem peças nos incautos.
Mentiam à beça quando os testes da pré-temporada eram muito mais extensos do que hoje.
Nem todas as equipes mentiam.
A prática era comum às pequenas e médias.
Elas tentavam ludibriar com um único propósito: dinheiro.
Outro dia li uma frase do ótimo Fabricio Carpinejar sobre o tema. Disse o gaúcho colorado:
"Ninguém encontra paz mentindo.
Viverá sempre com receio de ser descoberto".
E, como dizia uma tia-avó, mentira tem mesmo "pernas curtas", e uma hora a casa cai, não é mesmo?
Isso aconteceu algumas vezes na Fórmula 1.
Uma das histórias mais famosinhas foi com a Arrows, em 2000.
Equipe mediana, fundada em 1978, sem nenhuma vitória na categoria, até viveu lampejo bom em 1997, quando Damon Hill quase ganhou o GP da Hungria.
Mas, na pré-temporada de 2000, em Barcelona, o quadro não era dos mais auspiciosos para o time então comandado pelo polêmico (estou suavizando as tintas) Tom Walkinshaw.
O modelo A21, equipado com o motor Renault (batizado de Supertec), foi para o traçado de Barcelona na pré-temporada de 2000 totalmente pintado de preto, sem patrocínios.
Assim, era fundamental causar uma boa impressão para arrebatar investidores.
Tão logo o traçado da Catalunha foi libertado para os treinos, advinhem só quem encabeçou a tabela de tempos?
A Arrows, deixando gigantes da estirpe de McLaren e Ferrari comendo poeira...
Os pilotos, o holandês Jos Verstappen (pai de Max), e o espanhol Pedro de La Rosa, nunca deram tantas entrevistas...
Com pneus macios na maior parte do tempo, um "cheirinho" de gasolina no tanque e, proavelmente abaixo do peso regulamentar, a Arrows provocou o impacto necessário para que, em pouco tempo, fechasse contrato com a Orange, gigante das telecomunicações da França, e mais algumas outras empresas que complementaram o orçamento para a temporada, entre elas a Repsol e a Eurobet.
O carro ficou lindo, laranja e preto, mas o que se viu ao longo do ano foi o que poderia se supor: de que a pré-temporada foi uma pataquada das boas.
Na primeira corrida da temporada, o GP da Austrália, De La Rosa largou em 12º e Jos Verstappen em 13º. Nenhum deles terminou a corrida, ambos com problemas de suspensão.
Ao término do ano, o sétimo lugar entre as 15 equipes.
Nenhum pódio... O melhor resultado, um quarto lugar com Jos Verstappen no GP da Itália, em Monza.
Atualmente, com tão poucos treinos antes do início de um campeonato, não há tempo para chistes.
Na F1, pelo menos, a verdade costuma imperar.
Fora dela, sempre é bom tomar cuidado.
De qualquer forma, mais dia, menos dia, a verdade sempre aparece...
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arreado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
20/11/2024Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
20/11/2024Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
20/11/2024Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
20/11/2024Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
20/11/2024