Sede da Red Bull, em Milton Keynes, no Reino Unido. Foto: Red Bull Racing

Sede da Red Bull, em Milton Keynes, no Reino Unido. Foto: Red Bull Racing

Não vai dar em nada, creio.

Mas chega a ser curiosa a discussão sobre o tal teto de gastos criado pela FIA.

Nesta semana veio à tona, de vez, aquilo que se comentava à boca pequena.

Que a Red Bull, em 2021, ultrapassou o limite de gastos de US$ 145 milhões.

Em comunicado, a entidade máxima do automobilismo mundial salientou que o time austríaco incorreu em uma "quebra mínima".

No popular, "mordeu e depois assoprou".

Também, por meio do comunicado, Williams e Aston Martin entraram na mira.

Ambas por "erros burocráticos e processuais".

Entendo, por isso, alguma informação tortuosa ou até erro de redação nas explicações sobre os gastos.

O caso da Red Bull, embora dê pinta de ser mais grave, com sansões que poderiam envolver perda de pontos dos pilotos e do time (no Mundial de Construtores), tem tudo para ser relevado.

Ao mencionar, "quebra mínima", a FIA já indica que seja algo contornável.

Para Toto Wolf, o poderoso da Mercedes, "estourar" o teto de gastos implica em resultados imediatos (da temporada em curso) e das duas seguintes.

Assim, ela (Mercedes) teria sido prejudicada em 2021, com o título conquistado por Verstappen, e a Ferrari agora, em 2022.

E, pela previsão de Toto Wolff, a Red Bull ainda levará alguma vantagem em 2023, independente do (s) adversário (s).

A Ferrari, depois do acordo intramuros que conseguiu com a FIA, que não puniu o time italiano por irregularidades na unidade de potência em 2019, ficou com telhado de vidro e não vai esmurrar a mesa de toalha quadriculada e derrubar o prato de ravióli no chão.

A Mercedes talvez fique dando uma indireta aqui e outra ali, mas no final das contas, já que as contas da rival não estouraram tanto assim, não deve protelar a discussão.

De qualquer forma, o que acho curioso, é a Fórmula 1 ter inventado essa do teto orçamentário.

Num segmento esportivo em que o capitalismo reina absoluto, querer nivelar todas as bilionárias equipes chega a ser engraçado.

Nem no futebol existe isso.

Os portugueses têm uma boa definição para o sucesso de uns e o fracasso dos outros, que resumem numa frase:

"Quem não tem competência que não se estabeleça".

A Fórmula 1 não é para amadores.

Nem para quem está no sufoco, preenchendo formulários atrás de um crédito consignado.

Um dia desses, um amigo dos tempos de infância me disse que achava um absurdo a desigualdade entre as equipes na Fórmula 1.

Justo ele, defensor da tal meritocracia, trabalhando em uma empresa multinacional... 

Ironicamente sugeri a criação de uma Fórmula 1 socialista, com carros e motores iguais para todos e pilotos sem diferenças salariais.

Ele desconversou inicialmente e depois admitiu o erro de pensamento.

Eu até finalizei a breve discussão com a sugestão de uma nova prova no calendário, o GP de Cuba.

Aliás, até já aconteceu um em Havana, sem valer pelo Mundial, em 1957, com direito a um amistoso sequestro de Juan Manuel Fangio, que na ocasião disse concordar com as intenções dos revolucionários.

De certo, um GP em Cuba seria bem mais legal do que é o GP da Hungria.

 

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