Se você não vai muito com a fuça do Max Verstappen, tenho uma péssima notícia: salvo algum fato absolutamente fora do normal, ele vai conquistar seu terceiro título na Fórmula 1.
E o que seria um fato absolutamente fora do normal?
Algo como aconteceu com Michael Schumacher em 1999, ano em que o alemão poderia ter levantado seu primeiro caneco pela Ferrari. Mas ele fraturou a perna direita no começo do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, batendo em um muro mequetrefe com meia dúzia de pneus servindo de proteção.
Perdeu aquela e outras seis corridas. E, veja, seu medianíssimo companheiro de equipe, o irlandês Eddie Irvine, terminou o campeonato como vice-campeão, apenas dois pontos atrás de Mika Hakkinen. Dá para concluir que Michael teria feito coisa bem melhor...
Então, se não tiver nenhum contratempo, pelo que mostrou no Bahrein, naquilo que chamam de pré-temporada, irrisórios três dias, Max Verstappen é favorito com sobras.
As duas equipes com pedigree para tentar fazer frente à Red Bull, Ferrari e Mercedes, não provocaram suspiros nestes enxutos testes.
O time italiano, de chefe novo, não parece ter evoluído tanto, e ainda conta com uma dupla de pilotos muito mais badalada do que efetivamente boa.
A Mercedes, que errou feio a mão no carro do ano passado, ainda que tenha melhorado ao longo da temporada, parece não ter se convencido de que deveria copiar um pouquinho o carro da Red Bull...
A teimosia pode cobrar caro mais uma vez...
De qualquer forma, encerrou os testes com Hamilton em segundo lugar, mas o heptacampeão precisou do composto mais macio para alcançar este feito. Pode ser enganoso.
No final das contas, Pérez, que encerrou os trabalhos com a Red Bull, anotou a melhor marca, com 1min30s305.
Por outro lado, a Aston Martin, que também usa motor Mercedes, precisava mesmo dar uma guinada para tentar fazer uma temporada melhor.
Eu suspeitava que Alonso ter trocado a Alpine pela Aston Martin deveria ter algum motivo bom.
O espanhol, que não é bobo, se assegurou bem do projeto do carro e tem tudo para beliscar pódios ao longo do ano.
Dificilmente vai andar perto de Vertappen o tempo todo, mas pode superar Sergio Pérez, motorista nota 6,0.
Aliás, falando em Aston Martin, tudo se encaminha para que Drugovich alinhe no grid do GP do Bahrein no próximo dia 5 de março, substituindo o lesionado Lance Stroll.
A equipe não dá detalhes, não emitiu nenhum comunicado oficial, e tudo que se fala é mera especulação, mas as chances do canadense parecem ser remotas.
O brasileiro fez tudo direitinho nas duas manhãs em que guiou o carro verde.
O outro reserva do time, o belga Stoffel Vandoorne, está na África do Sul, na Cidade do Cabo, para disputar uma etapa da Fórmula E.
Em tese, Drugovich ganhou esta disputa, mas eu não "cravo" sua estreia na Fórmula 1 até o início dos treinos no próximo final de semana.
É que Vandoorne disputou 41 GPs na categoria, com duas temporadas completas pela McLaren, em 2017 e 2018.
Daí, com uma bagagem bem mais robusta, eu não me surpreenderia se ele "atropelar" o brasileiro para fazer par com Alonso na abertura do Mundial.
O "fiel da balança" que pode pender para o brasileiro, é o fato dele ter carimbado sua vaga como reserva da Aston Martin com os dois patrocinadores que levou: XP e Porto Seguro.
Porém, e sempre existe um porém, um velho conhecido pode estar "correndo por fora": Sebastian Vettel.
A confiável BBC divulgou nota aventando esta hipótese, cravando que a Aston Martin conversou com o tetracampeão assim que Stroll se contundiu.
Vettel certamente disse não. Está em outra, já deu uma banana para a Fórmula 1 bem antes de anunciar sua aposentadoria.
E, depois de 117 voltas com o carro, seria quase insano que o time colocasse outro piloto que não ele no GP do Bahrein.
Não levem em consideração a liderança do chinês Zhou Guanyu no segundo dia de testes e nem o terceiro lugar de Bottas na última sessão.
A Alfa Romeo, que na real é a medíocre Sauber - e que futuramente será Audi-, andou com o pneu mais macio e certamente só com um "cheirinho de gasolina" no tanque. Desconsiderem esse desempenho fora da curva.
Claro, é só um palpite, mas a tomar por base os olhares trocados por Verstappen e sua turma da Red Bull, tudo indica que eles melhoraram um carro que já era bom demais. Até Pérez "assombrou" fazendo o melhor tempo nos minutos derradeiros da última sessão.
Quem, como eu, gosta muito de Fórmula 1, não deve se aborrecer.
Teremos ótimas corridas e veremos Verstappen bater o recorde de vitórias de Senna bem antes da metade da interminável temporada.
ATUALIZAÇÃO...
A Aston Martin informou no domingo (26/02) que Felipe Drugovich será o substituto de Lance Stroll no GP do Bahrein se este não puder competir.
******************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
20/11/2024Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
20/11/2024Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
20/11/2024Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
20/11/2024Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
20/11/2024