Ao igualar-se a Sebastian Vettel em número de vitórias na Fórmula 1 (53), graças ao triunfo obtido no GP de Las Vegas, o tricampeão Max Verstappen agora terá uma outra missão: a de não tornar-se um novo Vettel...
Explico.
Em 2013, ao chegar ao seu tetracampeonato consecutivo, Vettel, então na Red Bull, onde havia conseguido seus três outros campeonatos, sinalizava que seria um daqueles nomes para entrar na lista da maioria como um dos cinco melhores da história.
Não conseguiu.
Longe de mim contestar um sujeito que venceu 53 corridas na Fórmula 1, fez 57 poles e arrebatou quatro campeonatos.
Mas sua temporada apagada em 2014, ainda pela Red Bull, quando foi apenas o quinto do campeonato, e sua passagem sem o sonhado título pela Ferrari, em seis longos anos, indiscutivelmente esmaeceu o quadro de tintas fortes que ele havia pintado em sua carreira.
Depois, mais dois anos pífios na Aston Martin e o adeus às pistas.
Max Verstappen, a exemplo de Vettel, caminha para terminar a temporada de 2024 como tetracampeão, salvo uma enorme surpresa.
A Red Bull seguirá sendo um carro próximo da perfeição e ele vive seu melhor momento.
Assim, no ano que vem, o holandês não terá apenas igualado outro recorde de Vettel, de títulos, mas o superado em muito em número de vitórias, certamente.
Então, restará saber o que será de Verstappen daí para frente.
Se continuará enfileirando vitórias e campeonatos ou, a exemplo de Vettel, fará uma aposta arriscada, como mudando de equipe.
Eu, no lugar de Verstappen, encararia um novo desafio, como fez Vettel em seu casamento com a Ferrari, para não ficar com a pecha de campeão por uma unica equipe...
Não que isso seja um demérito, mas acho muito mais interessante uma carreira diversificada, tal qual um pacote de balas Soft, com sabores variados, abacaxi, morango, limão...
Claro, apostando nisso, Verstappen vai correr riscos, mas não vai morrer engasgado, assim como eu não morri engolindo várias balas Soft ao longo da minha infância...
De qualquer forma, mesmo que Vestappen chegue a "apenas" quatro títulos em sua carreira, no balanço final, ele terá sido o melhor dos tetracampeões da história.
******************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
20/11/2024Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
20/11/2024Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
20/11/2024Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
20/11/2024Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
20/11/2024