O holandês e o alemão estão empatados em vitórias na F1. Foto: Divulgação

O holandês e o alemão estão empatados em vitórias na F1. Foto: Divulgação

Ao igualar-se a Sebastian Vettel em número de vitórias na Fórmula 1 (53), graças ao triunfo obtido no GP de Las Vegas, o tricampeão Max Verstappen agora terá uma outra missão: a de não tornar-se um novo Vettel...

Explico.

Em 2013, ao chegar ao seu tetracampeonato consecutivo, Vettel, então na Red Bull, onde havia conseguido seus três outros campeonatos, sinalizava que seria um daqueles nomes para entrar na lista da maioria como um dos cinco melhores da história.

Não conseguiu.

Longe de mim contestar um sujeito que venceu 53 corridas na Fórmula 1, fez 57 poles e arrebatou quatro campeonatos.

Mas sua temporada apagada em 2014, ainda pela Red Bull, quando foi apenas o quinto do campeonato, e sua passagem sem o sonhado título pela Ferrari, em seis longos anos, indiscutivelmente esmaeceu o quadro de tintas fortes que ele havia pintado em sua carreira.   

Depois, mais dois anos pífios na Aston Martin e o adeus às pistas.

Max Verstappen, a exemplo de Vettel, caminha para terminar a temporada de 2024 como tetracampeão, salvo uma enorme surpresa.

A Red Bull seguirá sendo um carro próximo da perfeição e ele vive seu melhor momento.

Assim, no ano que vem, o holandês não terá apenas igualado outro recorde de Vettel, de títulos, mas o superado em muito em número de vitórias, certamente.

Então, restará saber o que será de Verstappen daí para frente.

Se continuará enfileirando vitórias e campeonatos ou, a exemplo de Vettel, fará uma aposta arriscada, como mudando de equipe.

Eu, no lugar de Verstappen, encararia um novo desafio, como fez Vettel em seu casamento com a Ferrari, para não ficar com a pecha de campeão por uma unica equipe...

Não que isso seja um demérito, mas acho muito mais interessante uma carreira diversificada, tal qual um pacote de balas Soft, com sabores variados, abacaxi, morango, limão...

Claro, apostando nisso, Verstappen vai correr riscos, mas não vai morrer engasgado, assim como eu não morri engolindo várias balas Soft ao longo da minha infância... 

De qualquer forma, mesmo que Vestappen chegue a "apenas" quatro títulos em sua carreira, no balanço final, ele terá sido o melhor dos tetracampeões da história. 

******************************

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

Últimas do seu time