Costumo desenvolver minhas crônicas depois de escolher um bom título.
Claro, antes, preciso de um assunto que me motive para a empreitada.
Depois, parto para tentar traduzir a ideia central do texto.
No caso deste título, escolhi uma palavra que gosto, que também dá nome ao primeiro livro do essencial Chico Buarque de Holanda.
Que bom que este país voltou a ser reconhecido lá fora e Chico Buarque recebeu o seu prêmio ao lado de um presidente que não tem suas mãos manchadas de sangue.
Assim, este título, humildemente presta homenagem a este brasileiro maravilhoso chamado Chico Buarque de Holanda.
Estorvo é uma palavra que eu já gostava antes do livro do Chico,
Estorvo é um obstáculo, uma pedra no meio do caminho...
Bom, aí eu bebi da fonte mineira de Carlos Drummond de Andrade.
Estou bem acompanhado nesta semana...
Às vezes o estorvo é alguma coisa, mas também pode ser uma pessoa que atravessa o nosso caminho.
Alguém que atravanca a passagem, dificulta a caminhada.
Quem nunca, não é mesmo?
No caso do mundinho da Fórmula 1, desconfio seriamente que essa invenção das corridas curtas, aos sábados, as Sprint, são um estorvo na vida dos pilotos e das equipes.
Nesta temporada, ainda as deixaram "independentes" da corrida principal.
Assim, na prática, o final de semana com elas não passa de uma rodada dupla.
Fico imaginando mecânicos nos boxes, na hora da classificação da Sprint, torcendo para que seus pilotos não encostem no muro, porque logo depois tem a tal corridinha.
E, depois, na tal corridinha, também tragam seus equipamentos os mais íntegros possíveis para que não virem a noite fazendo reparos para a corrida de domingo...
Eu, se fosse piloto, também acharia um estorvo ter que disputar esta corridinha, arriscando meu pescoço por uma ninharia de pontos, ou pior, se eu fosse um daqueles do meio do pelotão, que não briga pelos oito primeiros lugares.
A empresa que administra a F1, a Liberty Media, tem DNA norte-americano, por isso quer transformar a categoria em um show mirabolante e pirotécnico aos moldes do que acontece por lá, na NASCAR, basquete e futebol americano.
É claro que o Bernie Ecclestone precisava ser freado depois de tantas barbeiragens que fez, mas se hoje a F1 chegou neste patamar, foi por sua capacidade.
Acharam que ele era um estorvo e criaram, entre outras coisas, as Sprint, um estorvo dos infernos...
******************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
20/11/2024Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
20/11/2024Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
20/11/2024Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
20/11/2024Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
20/11/2024