Largada da corrida curta em Baku. Foto: Oracle Red Bull Racing

Largada da corrida curta em Baku. Foto: Oracle Red Bull Racing

Costumo desenvolver minhas crônicas depois de escolher um bom título.

Claro, antes, preciso de um assunto que me motive para a empreitada.

Depois, parto para tentar traduzir a ideia central do texto.

No caso deste título, escolhi uma palavra que gosto, que também dá nome ao primeiro livro do essencial Chico Buarque de Holanda.

Que bom que este país voltou a ser reconhecido lá fora e Chico Buarque recebeu o seu prêmio ao lado de um presidente que não tem suas mãos manchadas de sangue.

Assim, este título, humildemente presta homenagem a este brasileiro maravilhoso chamado Chico Buarque de Holanda.

Estorvo é uma palavra que eu já gostava antes do livro do Chico, 

Estorvo é um obstáculo, uma pedra no meio do caminho...

Bom, aí eu bebi da fonte mineira de Carlos Drummond de Andrade.

Estou bem acompanhado nesta semana...

Às vezes o estorvo é alguma coisa, mas também pode ser uma pessoa que atravessa o nosso caminho.

Alguém que atravanca a passagem, dificulta a caminhada.

Quem nunca, não é mesmo?

No caso do mundinho da Fórmula 1, desconfio seriamente que essa invenção das corridas curtas, aos sábados, as Sprint, são um estorvo na vida dos pilotos e das equipes.

Nesta temporada, ainda as deixaram "independentes" da corrida principal.

Assim, na prática, o final de semana com elas não passa de uma rodada dupla.  

Fico imaginando mecânicos nos boxes, na hora da classificação da Sprint, torcendo para que seus pilotos não encostem no muro, porque logo depois tem a tal corridinha.

E, depois, na tal corridinha, também tragam seus equipamentos os mais íntegros possíveis para que não virem a noite fazendo reparos para a corrida de domingo...

Eu, se fosse piloto, também acharia um estorvo ter que disputar esta corridinha, arriscando meu pescoço por uma ninharia de pontos, ou pior, se eu fosse um daqueles do meio do pelotão, que não briga pelos oito primeiros lugares.

A empresa que administra a F1, a Liberty Media, tem DNA norte-americano, por isso quer transformar a categoria em um show mirabolante e pirotécnico aos moldes do que acontece por lá, na NASCAR, basquete e futebol americano.

É claro que o Bernie Ecclestone precisava ser freado depois de tantas barbeiragens que fez, mas se hoje a F1 chegou neste patamar, foi por sua capacidade.

Acharam que ele era um estorvo e criaram, entre outras coisas, as Sprint, um estorvo dos infernos...  

 ******************************

 COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

Últimas do seu time