Tenho ouvido e lido que a chance de Max Verstappen trocar a Red Bull pela Mercedes, a partir de 2027, é grande.
Tenho ouvido mais do que lido, é verdade.
A modalidade escrita vem sendo impiedosamente pisoteada por vídeos curtinhos, os chamados "cortes" em podcasts.
Cá entre nós, detesto.
Sou da "velha escola", digamos.
Gosto de palavras e as uso com cuidado e esmero, sem recursos artificiais, se é que me entendem...
Em resumo, estou remando contra a maré.
E acho ótimo não me subverter.
Prefiro usar da minha inteligência natural, alcançada a duras penas, incluindo um concorrido vestibular que me colocou na melhor universidade da América Latina, a USP.
Feito o preâmbulo (será que as inteligências artificiais costumam fazer preâmbulos?), mergulhemos no tema que levanto nesta semana: Max Verstappen e seu futuro na Fórmula 1.
O campeonato de 2025 ainda não está definido, em que pese o amplo favoritismo da McLaren, com Piastri e Norris.
O holandês, para usar um jargão manjado, "corre por fora".
E como corre, não é mesmo?
Com um carro nitidamente inferior à concorrência papaia, Max segue no jogo pelo simples fato de ser o melhor piloto do mundo.
Simples assim.
Se conseguir o pentacampeonato consecutivo, seu feito será comparável, talvez, àquele mais espetacular da história da Fórmula 1, o de 1957, quando Juan Manuel Fangio (de Maserati) superou Ferrari e Vanwall, superiores.
O argentino, que nos deixou em 1995, aos 84 anos, passa longe dos "cortes" dos podcasts atuais.
A turma lembra até do insosso Kimi Räikkönen com seu lotérico título de campeão de 2007, graças, principalmente, à "briga de galos" da McLaren, entre Alonso e Hamilton.
Durante as chamadas férias de verão na Europa, quando a Fórmula 1 fez sua pausa, Verstappen e Toto Wolff, chefe da Mercedes, passaram alguns dias com suas respectivas famílias juntos na Sardenha, no barco de Wolff.
Fervilharam rumores de, quem sabe, uma transferência do holandês para a Mercedes já em 2026.
Essa página já foi virada, pois Max logo depois disse que seguiria na Red Bull no ano que vem.
Nas entrelinhas, disse que não valeria a pena uma mudança justamente no ano em que mudanças vigorosas entrarão em vigor, tanto nos motores como na configuração dos carros.
E "bater o martelo" de que ele vá para a Mercedes em 2027 é puro achismo.
A Red Bull, claro, perdeu com a saída de Adrian Newey, mas é bom lembrar que a Mercedes enfileirou títulos sem ter alguém do calibre dele...
Quero dizer com isso que a Red Bull sem Newey pode muito bem fazer um ótimo carro em 2026 e sepultar qualquer possibilidade em mudança de seu principal piloto para a rival Mercedes.
Ninguém sabe, de fato, qual será a relação de forças quando a temporada do ano que vem estiver em sua reta final.
Lembram do fiasco da Mercedes "zero sidpods"?
Vai que a Mercedes faz uma "carroça" em 2026...
Isso, claramente, não animaria Verstappen em mudar-se de Milton Keynes para Brackley.
"Correndo por fora", mas não tão "fora" assim, temos a Aston Martin.
Sim, o time inglês com o genial Newey comandado o projeto do novo carro, pode ser a equipe dos sonhos em 2027.
E, com dinheiro de sobra, pode, ela, mais que a Mercedes, ser uma morada mais provável para Verstappen.
Afora isso, é bom lembrar que a apagadíssima temporada de Hamilton na Ferrari pode ter feito acender a luz amarela para o holandês.
Hamilton deixou a Mercedes, onde estava totalmente ambientado, pela novidade de Maranello, onde até agora não se encontrou.
Será que Max estaria disposto a fazer o mesmo, trocando o certo pelo duvidoso?
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Penta improvável de Verstappen passa por Mercedes como "fiel da balança"
A decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta
Teto de gastos só não afetará a disputa interna da McLaren pelo título
Carros da F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...
Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos
Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"
Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1
Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1...
Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos
Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?
Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant
Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?
Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Martin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!
16/10/2025Verstappen na Mercedes em 2027? É mais provável que isso não aconteça
16/10/2025Festival de Cinema Acessível Kids exibe filme na União de Cegos do Rio Grande do Sul
16/10/2025Santos com alma argentina. Por Odir Cunha
16/10/2025F1: Com Verstappen tentando reduzir a diferença para a dupla da McLaren, Mundial chega a Austin
16/10/2025