Holandês não tomará nenhuma decisão de forma precipitada. Fotomontagem/Reprodução

Holandês não tomará nenhuma decisão de forma precipitada. Fotomontagem/Reprodução

Tenho ouvido e lido que a chance de Max Verstappen trocar a Red Bull pela Mercedes, a partir de 2027, é grande.

Tenho ouvido mais do que lido, é verdade.

A modalidade escrita vem sendo impiedosamente pisoteada por vídeos curtinhos, os chamados "cortes" em podcasts.

Cá entre nós, detesto. 

Sou da "velha escola", digamos.

Gosto de palavras e as uso com cuidado e esmero, sem recursos artificiais, se é que me entendem...

Em resumo, estou remando contra a maré.

E acho ótimo não me subverter.

Prefiro usar da minha inteligência natural, alcançada a duras penas, incluindo um concorrido vestibular que me colocou na melhor universidade da América Latina, a USP.

Feito o preâmbulo (será que as inteligências artificiais costumam fazer preâmbulos?), mergulhemos no tema que levanto nesta semana: Max Verstappen e seu futuro na Fórmula 1.

O campeonato de 2025 ainda não está definido, em que pese o amplo favoritismo da McLaren, com Piastri e Norris.

O holandês, para usar um jargão manjado, "corre por fora".

E como corre, não é mesmo?

Com um carro nitidamente inferior à concorrência papaia, Max segue no jogo pelo simples fato de ser o melhor piloto do mundo. 

Simples assim.

Se conseguir o pentacampeonato consecutivo, seu feito será comparável, talvez, àquele mais espetacular da história da Fórmula 1, o de 1957, quando Juan Manuel Fangio (de Maserati) superou Ferrari e Vanwall, superiores.

O argentino, que nos deixou em 1995, aos 84 anos, passa longe dos "cortes" dos podcasts atuais.

A turma lembra até do insosso Kimi Räikkönen com seu lotérico título de campeão de 2007, graças, principalmente, à "briga de galos" da McLaren, entre Alonso e Hamilton.

Durante as chamadas férias de verão na Europa, quando a Fórmula 1 fez sua pausa, Verstappen e Toto Wolff, chefe da Mercedes, passaram alguns dias com suas respectivas famílias juntos na Sardenha, no barco de Wolff.

Fervilharam rumores de, quem sabe, uma transferência do holandês para a Mercedes já em 2026.

Essa página já foi virada, pois Max logo depois disse que seguiria na Red Bull no ano que vem.

Nas entrelinhas, disse que não valeria a pena uma mudança justamente no ano em que mudanças vigorosas entrarão em vigor, tanto nos motores como na configuração dos carros.

E "bater o martelo" de que ele vá para a Mercedes em 2027 é puro achismo.

A Red Bull, claro, perdeu com a saída de Adrian Newey, mas é bom lembrar que a Mercedes enfileirou títulos sem ter alguém do calibre dele...

Quero dizer com isso que a Red Bull sem Newey pode muito bem fazer um ótimo carro em 2026 e sepultar qualquer possibilidade em mudança de seu principal piloto para a rival Mercedes.

Ninguém sabe, de fato, qual será a relação de forças quando a temporada do ano que vem estiver em sua reta final.

Lembram do fiasco da Mercedes "zero sidpods"?

Vai que a Mercedes faz uma "carroça" em 2026...

Isso, claramente, não animaria Verstappen em mudar-se de Milton Keynes para Brackley.

"Correndo por fora", mas não tão "fora" assim, temos a Aston Martin.

Sim, o time inglês com o genial Newey comandado o projeto do novo carro, pode ser a equipe dos sonhos em 2027.

E, com dinheiro de sobra, pode, ela, mais que a Mercedes, ser uma morada mais provável para Verstappen.

Afora isso, é bom lembrar que a apagadíssima temporada de Hamilton na Ferrari pode ter feito acender a luz amarela para o holandês.

Hamilton deixou a Mercedes, onde estava totalmente ambientado, pela novidade de Maranello, onde até agora não se encontrou.

Será que Max estaria disposto a fazer o mesmo, trocando o certo pelo duvidoso?

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE) 

Penta improvável de Verstappen passa por Mercedes como "fiel da balança"

A decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta

Teto de gastos só não afetará a disputa interna da McLaren pelo título

Carros da F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário

Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos

McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...

Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...

Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...

Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna

Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...

Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos

Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"

Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1

O cadeado de 1994 voltou

Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1... 

Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos

Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?

Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant

Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?

Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Martin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time