Escolha de uma pista substituta (ou não) pode ser crucial para o campeonato. Foto: Divulgação

Escolha de uma pista substituta (ou não) pode ser crucial para o campeonato. Foto: Divulgação

O esperado anúncio do cancelamento do GP do Japão de Fórmula 1, feito nesta semana, tomando-se por base a disputa parelha pelo título entre Hamilton e Verstappen, certamente trará consequências agudas ao término da temporada.

É possível que a prova de Suzuka tenha uma substituta, e hoje o Bahrein e o Catar surgem como as maiores possibilidades.

Pelas características das pistas, é até possível apontar um favorito: Lewis Hamilton.

Caso a escolha recaia sobre o Bahrein, é quase uma barbada visualizar o britânico no topo do pódio, pois ele venceu os três últimos GPs no circuito de Sakhir e ainda contabiliza outros dois triunfos naquela pista de longas retas e média acima de 190 km/h.

O circuito do Catar, em Losail, nunca recebeu a Fórmula 1, mas a MotoGP aporta por lá desde 2004, e o traçado tem uma longa reta (1.068 metros) e curvas predominantemente de alta velocidade, algo que se encaixa perfeitamente ao carro de Hamilton.

A Red Bull, em que pese a franca evolução do motor Honda, ainda se sustenta em um chassi equilibrado, característica que lhe dá muito mais solidez em pistas de média e baixa velocidades.

A título de comparação, na MotoGP, a pista catari é aquela que proporcionou a maior velocidade absoluta de seu calendário, com os 351,9 km/h registrados por Danilo Petrucci em 2018, com a Ducati.

Ainda é cedo para supor a quantas estará o campeonato na ocasião da corrida que talvez substitua o Japão, pois também é possível que nenhuma outra praça entre em seu lugar, o que é pouco provável.

No final deste mês, dia 29, acontece a 12ª etapa do Mundial, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, e hoje a vantagem de Hamilton para Verstappen é de oito pontos, um a mais do que a diferença entre uma vitória (25 pontos) e um segundo lugar (18).

A Mercedes recuperou terreno após uma escalada vertiginosa da Red Bull, e Hamilton demonstra claramente não estar disposto a passar o cetro ao holandês.

Para Verstappen levantar o título de 2021, precisará contar com eventuais tropeços de Hamilton em corridas improváveis e, quem sabe, uma "zebra" na escolha da pista que eventualmente substituirá Suzuka, alguma opção mais moldada às características de seu carro.

******************************

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arreado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

Últimas do seu time