Valtteri Bottas se refrescando na Arábia Saudita. Foto: Instagram/Valtteri Bottas

Valtteri Bottas se refrescando na Arábia Saudita. Foto: Instagram/Valtteri Bottas

O filme "Os Eleitos", de 1983, esmiúça fidedignamente todo o preparo necessário para um ser humano tornar-se astronauta.

A película trouxe à tona o período do chamado "Projeto Mercury", de formação dos primeiros astronautas norte-americanos, entre 1958 e 1963.

Guardadas as devidas proporções, estar no grid de um GP oficial de Fórmula 1 é algo tão especial, exclusivo, quanto ser astronauta e, quiçá, pisar na Lua.

Somente 12 seres humanos pisaram na Lua.

Hoje, apenas 20 almas alinham em um grid da Fórmula 1.

E a trupe de 2025 aparentemente já está definida, salvo alguma mudança (que não surpreenderia tanto assim).

Sem delongas, Pérez pode "dançar" e Franco Colapinto está na mira, talvez na própria Red Bull (o que seria um risco para o argentino ser confrontado com Verstappen) ou, talvez, na Racing Bulls, "passando a perna" no "garantido" australiano Jack Doohan.

A Sauber, ano que vem Sauber-Audi e Audi em 2026, dispensou sua atual dupla, Bottas e Zhou e terá Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto em 2025.

Zhou, salvo enorme zebra, dificilmente voltará a guiar na Fórmula 1.

Quanto a Bottas, há um caminho interessantíssimo para seu futuro.

De promissor na Williams a coadjuvante de Hamilton na Mercedes, o finlandês, em que pese ter adotado o papel de personagem nos últimos tempos, praticamente um "meme", pode ser útil para o time da estrela de três pontas.

Sem Hamilton, que estará se engalfinhando com Leclerc na Ferrari, a Mercedes seguirá com o insosso Russell e começa a temporada de 2025 com a promessa Kimi Antonelli.

O italianinho, considerado por muitos (incluam Toto Wolff aí) como um novo Verstappen, de fato fez coisas boas até chegar neste ano à Fórmula 2, dando um salto improvável, sem passar pela F3.

Um risco que, aparentemente, está custando caro ao novato.

Sua temporada na F2 é no mínimo decepcionante, e mesmo assim ele foi galgado à posição de titular da Mercedes para a próxima temporada.

Em seu début com o W15, em Monza, no TL1 para o GP da Itália, bateu na Parabólica com dez minutos de atividade.

Depois, no México, também no TL1, foi o 12º, defasado em 1s202 em relação ao líder da sessão, justamente George Russell, com o outro carro da Mercedes.

Posto isso, sem querer agourar Antonelli, a tomar por base estas primeiras impressões, eu não duvidaria se em menos de metade da temporada a Mercedes o saque e coloque seu reserva imediato na sua vaga.

Hoje, o posto pertence a Mick Schumacher.

Não, a Mercedes não vai colocar o filho do heptacampeão neste lugar.

Em sua época na Haas, Mick provou ser um destruidor de carros tão habitual quanto foi o italiano Andrea de Cesaris (1959-2014).

Por isso, entendo que o cargo de reserva da Mercedes em 2025 seja um dos mais interessantes.

Bottas pode ser uma boa opção, caso esteja a fim de fazer o "arroz com feijão" e trazer pontos para a equipe.

A temporada de 2024 pode não ser a derradeira para o finlandês.

Tudo vai depender de Antonelli. 

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)  

Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1

O cadeado de 1994 voltou

Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1... 

Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos

Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?

Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant

Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?

Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

 

 

 

 

    

 

 


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 

 

Últimas do seu time