Australiano é peça importante no xadrez da categoria. Foto: McLaren F1

Australiano é peça importante no xadrez da categoria. Foto: McLaren F1

Onde há fumaça, há fogo...

A frase de domínio popular é "surrada", mas cabe perfeitamente bem à situação.

Nesta semana, por conta de uma (mais uma) polêmica declaração de Helmut Marko, o homem mais sem filtro da Fórmula 1 atual, a relativa calmaria do mercado de pilotos deu lugar a uma onda quebrando com mais força nas pedras do caminho da categoria.

Não chega a ser uma ressaca, muito menos um tsunami, mas tem um peso considerável.

Não por ela em si, mas por seu provável desdobramento.

Explico.

Marko, consultor da Red Bull, em entrevista ao portal alemão F1-Insider, relatou sem rodeios que Oscar Piastri - por meio de seu procurador -, o ex-piloto Mark Webber, que o jovem da McLaren está de olho em uma vaga no time dos energéticos.

"Coloquemos desta forma: Mark Webber está buscando um diálogo intenso", disparou Helmut.

Piastri, australiano como seu agente Webber, campeão  em seus anos de estreia por F3 (2021) e F2 (2022), pegou a manha da coisa em 2023 pela Fórmula 1 na McLaren, e na atual temporada venceu seus dois primeiros GPs (Hungria e Azerbaijão), e vem demonstrando uma frieza digna dos grandes campeões.

Subiu de patamar (ou o sarrafo), como se diz hoje em dia.

O jovem de 23 anos parece um Alain Prost potencial.

Enquanto seu companheiro papaia Lando Norris se descabela para tentar tornar-se protagonista, mas segue como um dos piores "largadores" da Fórmula 1, invariavelmente perdendo posições tão logo as luzes vermelhas se apagam, Piastri vai comendo pelas beiradas.

Prost era assim quando Senna chegou à mesma McLaren em 1988.

Experiente, o francês parecia o Pepe Le Gambá, personagem do desenho animado, saltitando calmamente para sempre alcançar a desesperada gatinha manhosa...

Mas a McLaren, anda dando preferência por Norris, apostando que ele poderá ser campeão em breve.

Piastri, que é frio mas não é bobo, percebeu que precisará lutar feito um tresloucado para ganhar a primazia no time de Woking.

E, ao que tudo indica, ele não parece disposto a isso.

Piastri tem contrato com a McLaren até o final de 2026.

Em tese, contratos deveriam servir para serem cumpridos.

Mas, na práticas, podem ser quebrados a qualquer momento.

Multas embutidas em cláusulas nada pétreas, existem para isso...

Supondo que a Red Bull se convença de que Piastri é um bom nome para o lugar de Pérez, "passando a rasteira" em Tsunoda e Lawson, o jovem australiano, teoricamente, estaria em situação ainda pior do que hoje na McLaren.

Afinal, se duelar contra Norris é uma parada dura, contra Verstappen é um prato indigesto à beça...

Mas, e se Webber, que é muitíssimo bem informado das coisas da Red Bull (onde trabalhou) saiba de algo mais?

Como, por exemplo, que Verstappen não continuará lá por muito tempo?

Nesse caso, a situação muda completamente.

Verstappen tem contrato com a Red Bull até o final de 2026, assim como Piastri em relação à McLaren.

Mas o time austríaco acumula perdas consideráveis no âmbito técnico, a mais parruda, sem dúvida, a de Adrian Newey, que estará na Aston Martin a partir de março de 2025, e vai trabalhar duro para fazer o carro de 2026, com as novas regras.

Bingo!

Verstappen será piloto da Aston Martin em 2026, abrindo caminho para Oscar Piastri na Red Bull.

Claro, a Mercedes também poderá entrar no páreo pelo concurso do holandês.

Afinal, embora não admita, Toto Wolf já se deu conta de que Russell não é um virtuose como Hamilton e, pelo jeito, não tardará a perceber que Antonelli não é um fenômeno da magnitude de Verstappen.

Em tese, a Red Bull não parece uma aposta futura das mais interessantes, mas o time tem dinheiro suficiente para se reestruturar.

E também não dá para garantir que o "casamento" Adrian Newey/Aston Martin esteja fadado ao pleno sucesso.

Times de futebol já montaram esquadrões e se arrastaram em campo.

O Flamengo do "ataque dos sonhos" viveu pesadelos com Edmundo, Romário e Sávio em 1995...

É claro que a "pachecada" deve estar pensando que o assento de Piastri "sobre" para Gabriel Bortoleto.

Sim, isso pode acontecer.

Desde que Bortoleto não "envelheça" na McLaren como Drugovich envelheceu na Aston Martin.

O tabuleiro da Fórmula 1 permite muitas mudanças de peças.

E, mudando de jogo, hoje quem está em alta pode tornar-se "carta fora do baralho" num piscar de olhos...

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