Hamilton e Alonso duelaram em 2007 e Raikkonen foi o campeão... Foto: Divulgação/McLaren

Hamilton e Alonso duelaram em 2007 e Raikkonen foi o campeão... Foto: Divulgação/McLaren

Foi em 2007.

A McLaren havia trazido Fernando Alonso, o bicampeão das duas temporadas anteriores (pela Renault), e apostava suas fichas para voltar a ser campeã.

De "quebra", promoveu seu pupilo mais promissor: Lewis Hamilton.

É bem possível que Alonso tenha pensado que teria vida fácil para conquistar seu tricampeonato consecutivo.

Caiu do cavalo...

Hamilton, fogoso e talentoso, mostrou ser um adversário duríssimo.

Ron Dennis, então o chefão da McLaren, ria de orelha a orelha, apostando que um deles seria o campeão.

A dupla, guardadas as devidas proporções, parecia ser uma reedição do que foram Senna e Prost no time de Woking.

E embora o dueto Alonso/Hamilton não tenha sido tão áspero quanto fora Senna/Prost, o molho começou a azedar ao longo da temporada de 2007.

A história é bem conhecida, e a disputa interna, que fugiu do controle de Ron Dennis, acabou do jeito que acabou...

Hamilton e Alonso dividiram pontos preciosos e fecharam o ano como vice e campeão, respectivamente.

"Comendo pelas beiradas", Kimi Raikkonen se aproveitou da situação e levantou o título de campeão, com um ponto de vantagem para a dupla da McLaren.

Aquele, aliás, foi o último título de pilotos da Ferrari, que desde então "quebra a cabeça" para voltar a ter um campeão.

A mesma McLaren, hoje, tem uma boa dupla.

Não tão boa quanto foi Alonso e Hamilton ou Senna e Prost.

Mas Piastri amadurece a passos largos e Norris é veloz o suficiente para manter-se na luta pelo campeonato.

Porém, o que sobra ao australiano Piastri (frieza) parece faltar ao afoito britânico Norris.

Eles têm em mãos o melhor carro, desde o ano passado, ainda que Verstappen tenha vencido o Mundial de 2024, como fizera nos três anos anteriores.

A Red Bull hoje não tem o melhor carro.

Mas, com folga, Verstappen é o mais talentoso dos três.

No GP do Canadá, lutando por um quarto lugar, Norris tentou passar por onde não era possível, bateu em Piastri e jogou fora dez pontos.

Piastri conseguiu salvar seu quarto lugar e abriu 22 pontos de vantagem para o companheiro de equipe.

E Verstappen parece ser o "Raikkonen" da vez...

Em terceiro no campeonato, pode se beneficiar da disputa entre Piastri e Norris e, quem sabe, ao término de 2025, levantar seu quinto campeonato (consecutivo) da Fórmula 1.

A McLaren vai levar o Mundial de Construtores "com um pé nas costas".

Mas pode ver o título de pilotos escapar pelas mãos, se achar que pode deixar a disputa rolar solta...

Sem o melhor carro do grid, Verstappen, caso consiga bater os dois, conseguirá seu feito mais admirável até hoje, sendo campeão sem ter o melhor carro.

Assim como fez o argentino Juan Manuel Fangio em 1957, pela Maserati.

Se eu pudesse dar um conselho a Zak Brown, o "Ron Dennis" de hoje da McLaren, diria para que determinasse logo qual de seus pilotos deva ter prioridade pelo título.

Afinal, cá entre nós, Verstappen é bem mais "perigoso" do que Raikkonen...

 

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)  

Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...

Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...

Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna

Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...

Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos

Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"

Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1

O cadeado de 1994 voltou

Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1... 

Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos

Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?

Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant

Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?

Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Martin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time