Foi em 2007.
A McLaren havia trazido Fernando Alonso, o bicampeão das duas temporadas anteriores (pela Renault), e apostava suas fichas para voltar a ser campeã.
De "quebra", promoveu seu pupilo mais promissor: Lewis Hamilton.
É bem possível que Alonso tenha pensado que teria vida fácil para conquistar seu tricampeonato consecutivo.
Caiu do cavalo...
Hamilton, fogoso e talentoso, mostrou ser um adversário duríssimo.
Ron Dennis, então o chefão da McLaren, ria de orelha a orelha, apostando que um deles seria o campeão.
A dupla, guardadas as devidas proporções, parecia ser uma reedição do que foram Senna e Prost no time de Woking.
E embora o dueto Alonso/Hamilton não tenha sido tão áspero quanto fora Senna/Prost, o molho começou a azedar ao longo da temporada de 2007.
A história é bem conhecida, e a disputa interna, que fugiu do controle de Ron Dennis, acabou do jeito que acabou...
Hamilton e Alonso dividiram pontos preciosos e fecharam o ano como vice e campeão, respectivamente.
"Comendo pelas beiradas", Kimi Raikkonen se aproveitou da situação e levantou o título de campeão, com um ponto de vantagem para a dupla da McLaren.
Aquele, aliás, foi o último título de pilotos da Ferrari, que desde então "quebra a cabeça" para voltar a ter um campeão.
A mesma McLaren, hoje, tem uma boa dupla.
Não tão boa quanto foi Alonso e Hamilton ou Senna e Prost.
Mas Piastri amadurece a passos largos e Norris é veloz o suficiente para manter-se na luta pelo campeonato.
Porém, o que sobra ao australiano Piastri (frieza) parece faltar ao afoito britânico Norris.
Eles têm em mãos o melhor carro, desde o ano passado, ainda que Verstappen tenha vencido o Mundial de 2024, como fizera nos três anos anteriores.
A Red Bull hoje não tem o melhor carro.
Mas, com folga, Verstappen é o mais talentoso dos três.
No GP do Canadá, lutando por um quarto lugar, Norris tentou passar por onde não era possível, bateu em Piastri e jogou fora dez pontos.
Piastri conseguiu salvar seu quarto lugar e abriu 22 pontos de vantagem para o companheiro de equipe.
E Verstappen parece ser o "Raikkonen" da vez...
Em terceiro no campeonato, pode se beneficiar da disputa entre Piastri e Norris e, quem sabe, ao término de 2025, levantar seu quinto campeonato (consecutivo) da Fórmula 1.
A McLaren vai levar o Mundial de Construtores "com um pé nas costas".
Mas pode ver o título de pilotos escapar pelas mãos, se achar que pode deixar a disputa rolar solta...
Sem o melhor carro do grid, Verstappen, caso consiga bater os dois, conseguirá seu feito mais admirável até hoje, sendo campeão sem ter o melhor carro.
Assim como fez o argentino Juan Manuel Fangio em 1957, pela Maserati.
Se eu pudesse dar um conselho a Zak Brown, o "Ron Dennis" de hoje da McLaren, diria para que determinasse logo qual de seus pilotos deva ter prioridade pelo título.
Afinal, cá entre nós, Verstappen é bem mais "perigoso" do que Raikkonen...
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos
Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"
Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1
Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1...
Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos
Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?
Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant
Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?
Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Martin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...
16/06/2025Saudade: Há três anos morria o jornalista Charles Marzanasco Filho, que foi assessor de Ayrton Senna e da Audi no Brasil
16/06/2025Uma foto, uma história! Rubens Minelli chegando ao Paraguai para jogos do Inter pela Libertadores de 76
16/06/2025Nuvens negras sobre o Beira-Rio e uma luz no fim do túnel da Arena do Grêmio
16/06/2025Achados & Perdidos: O aniversariante Paulo Cézar Caju e os barris do 'crowdfunding' corintiano em 1971
16/06/2025