Fábrica da Mercedes F1 na cidade britânica de Brackley. Foto: Divulgação

Fábrica da Mercedes F1 na cidade britânica de Brackley. Foto: Divulgação

O regozijo das férias... 

Ledo engano, pelo menos no mundinho da Fórmula 1.

Depois da última etapa, em Melbourne, no começo do mês, uma longa pausa para os padrões atuais do inchadíssimo calendário.

Os carros voltam à pista apenas no próximo dia 30, com a prova em Baku.

E por mais que a FIA tente ser controladora da categoria, com o infame "teto de gastos", o trabalho rola solto nas sedes dos times.

Considero infâme o "teto de gastos" pois entendo que em uma categoria de topo como a Fórmula 1, onde a tecnologia de ponta impera, restringir os gastos das equipes é um contrassenso.

Partilho daquele ditado lusitano: "quem não tem competência que não se estabeleça". 

Vejam a que ponto chegaram.

A campeoníssima Red Bull tem menos tempo de túnel de ar que as outras...

Os engenheiros trabalham melhor que os outros e, de presente, "ganham" uma restrição de tempo de trabalho...

Presente de grego, diga-se.

É mais ou menos o que a Stock Car inventou em 2020, com a adoção dos novos carros.

O tal "lastro do sucesso" que eu entendo muito mais como um "lastro do castigo".

Com duas marcas diferentes, Chevrolet e Toyota, isso até se justificaria em um primeiro momento, embora, de fato, os carros sejam praticamente iguais em termos estruturais.

Já estamos na quarta temporada com esse regulamento injusto, que pune com mais peso embarcado no carro aquele que tem mais pontos no campeonato...

O líder do certame, por exemplo, leva 30 quilos para a etapa seguinte.

Absurdo!

Já deu tempo de todos se equalizarem, não é mesmo?

E quem não conseguiu, azar!

Mérito de quem conseguiu, oras!

Até parece que a turma da Vila Olímpia é comunista...

Bom, esse assunto me incomoda e por isso acabei desviando do foco.

De volta à Fórmula 1.

Esse período sem corridas servirá, de certo, para quem se aproximou da Red Bull (Aston Martin), tentar melhorar um pouquinho e fazer Alonso voltar a ganhar um GP, o que não acontece desde 2013...

Para quem andou para trás (Ferrari), recuperar aquilo que perdeu no novo carro...

E, para não me estender muito, para a Mercedes, que começou tudo errado de novo, manter as garrafas térmicas de café cheias para que projetistas, engenheiros e mecânicos consigam fazer um carro novo até a sexta etapa, no GP da Emília-Romanha, em Ímola.

A turma da Red Bull, claro, não vai domir em sua fábrica, na pacata Milton Keynes.

Mesmo porquê latinhas de energéticos não faltam por lá.

A cafeína sempre está garantida... 

 ******************************

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time