Considerando Lando Norris o mais apto a barrar o tetracampeonato de pilotos de Max Verstappen, fui fazer umas contas.
Calculadora na mão (mentira, não usei calculadora, quase ninguém mais usa uma, mas sim o celular, que tem esse recurso, entre tantos). Dizem até que é possível fazer ligação telefônica com um celular, vejam só...
Contando com a prova da Bélgica no próximo domingo (28), restam 11 GPs e mais três Sprints.
Supondo que Norris vença todas estas 14 corridas, somaria mais 299 pontos aos 189 que contabiliza, chegando ao término da temporada em 488.
Imaginando que Verstappen termine todas essas 14 corridas em segundo lugar, somaria 219 pontos aos 265 que já têm, chegando a 484.
Assim perderia o campeonato para Norris por quatro míseros pontinhos.
Mas tem o bônus pela volta mais rápida em 11 GPs, não é mesmo?
Esse critério, portanto, poderia definir o campeão de 2024.
Bastaria Verstappen ter cinco voltas mais rápidas de vantagem para Norris.
Sejamos realistas, acima da frieza dos números.
Será muito difícil que Verstappen não vença nenhum GP ou Sprint até o final do ano, bem como Norris consiga triunfar em todas elas.
Resumindo...
Com uma dupla muito mais equilibrada em termos de pontuação, a McLaren (com Norris e Piastri) pode, claro, sonhar com o título de construtores, já que a Red Bull pontua prioritariamente com Max Verstappen.
O próprio Christian Horner, chefe do time austríaco, disparou que "não dá para correr com um pé só", exaltando Vertappen e defenestrando Pérez.
Lutar pelo título de pilotos em 2024 é uma tarefa hercúlea para o time papaia.
A McLaren "acordou tarde", digamos, aproveitando-se, ainda, do momento em que a Red Bull começou a hibernar...
Porém, para quem achava que Max Verstappen venceria os mundiais de 2024 e 2025, antes da mudança drástica do regulamento, essa previsão pode não funcionar para o ano que vem.
Sem Adrian Newey, a Red Bull caminha a passos largos para uma derrocada técnica.
E a McLaren, em ascensão, só perde o título de pilotos de 2025 se não consiguir priorizar Norris ou Piastri, talvez os maiores favoritos ao caneco do ano que vem.
Mas há uma outra possibilidade para 2025...
Max Vertappen na Mercedes, que também começou a reagir...
Aí, talvez, com um carro próximo da McLaren, ele poderá fazer valer seu talento sobre a dupla papaia...
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
20/11/2024Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
20/11/2024Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
20/11/2024Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
20/11/2024Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
20/11/2024