Emerson Leão, Luis Pereira, Dudu e Ademir da Guia estão entre eles

Emerson Leão, Luis Pereira, Dudu e Ademir da Guia estão entre eles

Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores do Palmeiras da década de 1970.

Escolhemos a formação que mais esteve presente em campo, sobretudo na metade daquela década, com a defesa liderada por Emerson Leão e Luis Pereira e o meio-campo de enorme qualidade, que tinha Dudu e Ademir da Guia.

Emerson Leão, hoje com 76 anos, marcou não apenas por sua impressionante qualidade técnica, mas também por sua personalidade forte, que o fez sempre liderar as equipes que defendeu e comandou como treinador. Chegou ao Verdão em 1969, vindo do Comercial de Ribeirão Preto. Ainda passou por Vasco da Gama, Grêmio, Corinthians, teve um retorno ao Palmeiras e encerrou sua trajetória nos gramados pelo Sport (PE) em 1987, clube pelo qual iniciou sua trajetória como treinador e naquele mesmo ano conquistou seu primeiro título nesta função, no polêmico (para alguns) título do Campeoanto Brasileiro. Também esteve presente em quatro Copas do Mundo: 1970 (terceiro reserva); 1974 (titular); 1978 (titular) e 1986 (terceiro reserva). Mesmo vivendo grande fase em 1982, foi preterido por Telê Santana (1931-2006) para a Copa da Espanha. O então treinador levou Waldir Peres, Paulo Sérgio e Carlos.

Luis Pereira, atualmente residindo em Madrid, com 76 anos, ainda ligado ao Atletico de Madrid, foi um daqueles zagueiros que não se limitava a ser um ótimo defensor, afinal era quase sempre um elemento surpresa, fazendo gols de cabeça e também com a bola rolando. Assim como Leão, Luis Pereira também chegou ao Palestra Itália vindo de um clube do interior paulista, o São Bento de Sorocaba. Mas, diferente do ex-goleiro, enfileirou inúmeras passagens por clubes, incluindo o Flamengo e o Corinthians, além do já citado Atlético de Madrid, onde jogou entre 1975 e 1980. Foi titular da zaga brasileira na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha.

O saudoso Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu (1939-2024) também chegou ao Alviverde após defender a forte Ferroviária de Araraquara. Volante nato, camisa 5 "raiz", embora franzino, Dudu compensava com tremenda habilidade para "roubar" bolas e servir seu fiel companheiro de meio-campo, Ademir da Guia. Dorival Júnior, ex-jogador, atualmente treinador, é sobrinho de Dudu, que deixou os gramados em 1979 pelo Confiança (SE), e assim como o sobrinho, também foi treinador, inclusive do Palmeiras.

Ademir da Guia, o Divino, hoje com 83 anos, filho de outro gênio do futebol, o saudoso zagueiro Domingos da Guia (1912-2000), é o recordista de jogos pela Sociedade Esportiva Palmeiras, com 902 jogos disputados. O camisa 10 chegou ao clube esmeraldino em 1961, vindo do Bangu. Apesar de sua irrefutável qualidade técnica, não teve boas oportunidades na Seleção Brasileira. Esteve presente apenas na Copa do Mundo de 1974, atuando como titular somente na disputa pelo terceiro lugar, quando o time comandado por Zagallo perdeu para a Polônia por 1 a 0, gol marcado por Lato.

Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.

VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time