Piastri e Norris estão pulverizando a concorrência. Foto: McLaren F1

Piastri e Norris estão pulverizando a concorrência. Foto: McLaren F1

Eu duvidei bastante quando a Fórmula 1 resolveu implementar o tal "teto de gastos".

Meu amigo querido Claudio Carsughi me disse, antes desta resolução, quando falávamos sobre os gastos de uma equipe de Fórmula1, que comungava de um ditado português, de que "quem não tem competência, que não se estabeleça".

Foi quando se começou a restringir os treinos, aqueles feitos antes, durante e imediatamente após as temporadas.

"É mais ou menos como você proibir um time de futebol de treinar", diz Carsughi.

Concordo integralmente com o Mestre!

O automobilismo, que se gaba em ser o suprassumo do capitalismo selvagem em termos de esporte, vira e mexe flerta com o bom e velho socialismo.

Em algumas categorias, como a brasileira Stock Car, o piloto com mais pontos, por exemplo, "ganha de presente" um lastro.

Um peso extra de chumbo...

A finalidade?

Permitir àqueles que não tiveram competência em fazer tantos pontos possam encostar na tabela...

Eles ainda chamam de "Lastro do Sucesso".

Eu chamo de "Lastro do Castigo".

Você pune a equipe melhor, o piloto de desempenho superior...

É o fim da picada!

Tudo para manter acesa a chama da disputa pelo título até a derradeira etapa da temporada...

Como se isso fosse o motivo principal para que o público ocupasse as arquibancadas de Interlagos, onde normalmente se encerra o campeonato.

Conversa mole...

A maior parte do público que vai às corridas domésticas no autódromo paulistano quer uma "boquinha" em um camarote.

A corrida, em si, pouco importa.

Vale mesmo postar no Instagram com uma taça de espumante em uma mão e um acepipe qualquer na outra.

As patrocinadoras se encarregam de "encher" as arquibancadas, ofertando ingressos a funcionários.

De volta à Fórmula 1.

O campeonato deste ano está nas mãos da McLaren.

O de Construtores é barbada.

Com uma dupla afiada, Piastri e Norris, a tabela mostra o time papaia com mais que o dobro em relação à segunda colocada, a Ferrari.

E somente perderá o título de Pilotos se fizer muita presepada.

A superioridade técnica é tamanha em relação aos adversários, que a McLaren pode se dar ao luxo de abdicar de atualizações robustas para o restante do ano e centralizar esforços no carro do ano que vem.

Ferrari, Mercedes e Red Bull já sentiram o "golpe".

Levaram "diretos no queixo" na maior parte das etapas de 2025 e sabem que brigar por títulos não faz sentido.

Para quê chegar ao limiar do teto de gastos em uma temporada perdida?

A McLaren, com o que tem, pode "empurrar o ano com a barriga" e faturar tudo.

Assim, Piastri ou Norris, um dos dois, entrará para a galeria dos campeões da Fórmula 1, que desde 2017 só viu Hamilton ou Verstappen vencedores.

Está mais do que na hora mesmo de aparecer um novo campeão.

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE) 

Carros da F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário

Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos

McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...

Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...

Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...

Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna

Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...

Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos

Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"

Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1

O cadeado de 1994 voltou

Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1... 

Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos

Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?

Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant

Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?

Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Martin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time