Carioca do município de Valença, onde nasceu no dia 12 de maio de 1941, Sérgio Chapelin ficou nacionalmente conhecido como um dos apresentadores do "Jornal Nacional", da TV Globo, dividindo a bancada com o saudoso Cid Moreira (1927-2024), com quem trabalhou entre 1972 e 1996.
Atualmente aposentado, reside em uma fazenda no interior de Minas Gerais, no município de Itamonte.
Como a maior parte dos locutores que chegaram à televisão, Sérgio Vieira Chapelin começou sua trajetória profissional no rádio, com passagens pela Rádio Nacional, Rádio MEC e Rádio Jornal do Brasil, ingressando na Globo em 1972, inicialmente comandando o vespertino "Jornal Hoje", mas no mesmo ano já estava ao lado de Cid Moreira no "Jornal Nacional".
PERÍODO FORA DA GLOBO
Em 1983 recebeu uma proposta vantajosa de Silvio Santos para apresentar o "Show sem Limite" no SBT, substituindo J. Silvestre (1922-2000) que saiu da emissora brigado com Silvio Santos, acusando o empresário de ter registrado o nome do programa (que era dele) para o SBT.
Mas a empreitada de Chapelin não obteve o êxito de audiência esperado no SBT, e no mesmo ano de 1983 ele deixou a emissora de Silvio Santos e acabou retornando à Globo em 1984, retomando suas funções no "Jornal Nacional".
Em 1989 foi o âncora do "Fantástico", ´permanecendo no dominical noturno da Globo até 1992.
Versátil, Sérgio Chapelin também esteve à frente do semanal "Globo Repórter", deixando a atração em 27 de setembro de 2019.
EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA GLOBO, EM 2015, CID MOREIRA E SÉRGIO CHAPELIN FORAM HOMENAGEADOS NA BANCADA DO "JORNAL NACIONAL", AO LADO DE WILLIAM BONNER E RENATA VASCONCELLOS. ABAIXO, O MOMENTO DO "BOA NOITE", DISPONIBILIZADO PELO CANAL "MÚSICA & ENTREVISTA", DO YOUTUBE
Ismael Kurtz debate com Marcos Falopa a reta final da Copa do Mundo de Clubes
Encontro será nesta segunda-feiraParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Copa Santa Catarina 1992: a versão catarinense do Brasileirão de 1987
Achados & Perdidos: Com golaço de Zenon, o massacre do Guarani diante do Inter no Brasileirão de 78
Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha