Carioca do município de Valença, onde nasceu no dia 12 de maio de 1941, Sérgio Chapelin ficou nacionalmente conhecido como um dos apresentadores do "Jornal Nacional", da TV Globo, dividindo a bancada com o saudoso Cid Moreira (1927-2024), com quem trabalhou entre 1972 e 1996.
Atualmente aposentado, reside em uma fazenda no interior de Minas Gerais, no município de Itamonte.
Como a maior parte dos locutores que chegaram à televisão, Sérgio Vieira Chapelin começou sua trajetória profissional no rádio, com passagens pela Rádio Nacional, Rádio MEC e Rádio Jornal do Brasil, ingressando na Globo em 1972, inicialmente comandando o vespertino "Jornal Hoje", mas no mesmo ano já estava ao lado de Cid Moreira no "Jornal Nacional".
PERÍODO FORA DA GLOBO
Em 1983 recebeu uma proposta vantajosa de Silvio Santos para apresentar o "Show sem Limite" no SBT, substituindo J. Silvestre (1922-2000) que saiu da emissora brigado com Silvio Santos, acusando o empresário de ter registrado o nome do programa (que era dele) para o SBT.
Mas a empreitada de Chapelin não obteve o êxito de audiência esperado no SBT, e no mesmo ano de 1983 ele deixou a emissora de Silvio Santos e acabou retornando à Globo em 1984, retomando suas funções no "Jornal Nacional".
Em 1989 foi o âncora do "Fantástico", ´permanecendo no dominical noturno da Globo até 1992.
Versátil, Sérgio Chapelin também esteve à frente do semanal "Globo Repórter", deixando a atração em 27 de setembro de 2019.
EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA GLOBO, EM 2015, CID MOREIRA E SÉRGIO CHAPELIN FORAM HOMENAGEADOS NA BANCADA DO "JORNAL NACIONAL", AO LADO DE WILLIAM BONNER E RENATA VASCONCELLOS. ABAIXO, O MOMENTO DO "BOA NOITE", DISPONIBILIZADO PELO CANAL "MÚSICA & ENTREVISTA", DO YOUTUBE
Saudade: Há sete anos morria Antoninho, ex-zagueiro do Palmeiras e Ferroviária
Ele residia em Araraquara. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
A notória decadência do Grêmio e uma ducha fria na euforia colorada. Por Lino Tavares
F1: GP da Arábia Saudita encerra tríade de etapas seguidas com liderança de Norris ameaçada
'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo