Holandês não precisa vencer nenhum GP em 2024 para ganhar mais um título. Foto: Oracle Red Bull Racing

Holandês não precisa vencer nenhum GP em 2024 para ganhar mais um título. Foto: Oracle Red Bull Racing

Considerando Lando Norris o mais apto a barrar o tetracampeonato de pilotos de Max Verstappen, fui fazer umas contas.

Calculadora na mão (mentira, não usei calculadora, quase ninguém mais usa uma, mas sim o celular, que tem esse recurso, entre tantos). Dizem até que é possível fazer ligação telefônica com um celular, vejam só...

Contando com a prova da Bélgica no próximo domingo (28), restam 11 GPs e mais três Sprints.

Supondo que Norris vença todas estas 14 corridas, somaria mais 299 pontos aos 189 que contabiliza, chegando ao término da temporada em 488.

Imaginando que Verstappen termine todas essas 14 corridas em segundo lugar, somaria 219 pontos aos 265 que já têm, chegando a 484.

Assim perderia o campeonato para Norris por quatro míseros pontinhos.

Mas tem o bônus pela volta mais rápida em 11 GPs, não é mesmo?

Esse critério, portanto, poderia definir o campeão de 2024.

Bastaria Verstappen ter cinco voltas mais rápidas de vantagem para Norris. 

Sejamos realistas, acima da frieza dos números.

Será muito difícil que Verstappen não vença nenhum GP ou Sprint até o final do ano, bem como Norris consiga triunfar em todas elas.

Resumindo...

Com uma dupla muito mais equilibrada em termos de pontuação, a McLaren (com Norris e Piastri) pode, claro, sonhar com o título de construtores, já que a Red Bull pontua prioritariamente com Max Verstappen.

O próprio Christian Horner, chefe do time austríaco, disparou que "não dá para correr com um pé só", exaltando Vertappen e defenestrando Pérez.

Lutar pelo título de pilotos em 2024 é uma tarefa hercúlea para o time papaia.

A McLaren "acordou tarde", digamos, aproveitando-se, ainda, do momento em que a Red Bull começou a hibernar...

Porém, para quem achava que Max Verstappen venceria os mundiais de 2024 e 2025, antes da mudança drástica do regulamento, essa previsão pode não funcionar para o ano que vem.

Sem Adrian Newey, a Red Bull caminha a passos largos para uma derrocada técnica.

E a McLaren, em ascensão, só perde o título de pilotos de 2025 se não consiguir priorizar Norris ou Piastri, talvez os maiores favoritos ao caneco do ano que vem.

Mas há uma outra possibilidade para 2025...

Max Vertappen na Mercedes, que também começou a reagir...

Aí, talvez, com um carro próximo da McLaren, ele poderá fazer valer seu talento sobre a dupla papaia...

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine

Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna

Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams

Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton

É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!

Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...

É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull

A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos

Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...

O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti

Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1

Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1

Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel... 

Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço... 

Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço

Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996

Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull

Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto

Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1

Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"

Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1

Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73  

A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro

A culpa não era do Binotto

Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP

Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.

Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1

Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant

De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes

O teto e os títulos

Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen

Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1

O velotrol

Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1

Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault

Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

O cheiro do Corcel

O Fusca azul

Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?

Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren

A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos

Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno

Carros bem e mal nascidos

433, Barão de Drumond

Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis 

O livro do Flavio Gomes

Dando a partida no carro dos sonhos

O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial

Aston Marin, Somente Para Seus Olhos

Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras

Molho condimentado na F1 em 2021

Vettel e sua paixão bem resolvida

É possível dizer não à Ferrari?

Gelada com pitada de doçura

Vettel e os bombons

A menina Mercedes

Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil

O menino que chora

Piloto caranguejo

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time