O português Abel Ferreira, o Abel Fernando Moreira Ferreira, ex-lateral-direito, é o atual treinador do Palmeiras, clube que assumiu em 30 de outubro de 2020, após rescindir contrato com o PAOK, da Grécia.
Natural da cidade de Penafiel, onde nasceu em 22 de dezembro de 1978, Abel Ferreira iniciou sua trajetória futebolística no Penafiel, clube de sua cidade natal, pelo qual se profissionalizou em 1997, e permaneceu até 2000.
Passou por Vitória de Guimarães e Braga para em seguida cumprir uma longeva trajetória pelo Sporting, entre 2006 e 2011, clube pelo qual conquistou duas Supertaças e duas Taças de Portugal.
Deixou sua carreira como jogador exatamente pelo Sporting em 2011, em razão de uma séria contusão de ligamentos em seu joelho direito, para iniciar trajetória como treinador no mesmo clube, pelas divisões de base.
Em seguida ele comandou a equipe B do Braga e depois o elenco profissional, onde esteve entre 2017 e 2019, sendo contratado em seguida pela equipe grega do PAOK, em julho de 2019.
Ficou no clube grego até outubro de 2020, quando aceitou o convite para dirigir a equipe do Palmeiras, iniciando uma trajetória de sucesso pelo clube brasileiro, com as conquistas da Copa do Brasil (contra o Grêmio) e da Libertadores da América (contra o Santos), ambas em 2020.
Em 2021 repetiu a dose na Libertadores da América para vencer novamente comandando a equipe do Palmeiras, desta vez diante do Flamengo, em Montevidéu (Uruguai), por 2 a 1. Assim, tornou-se o único treinador estrangeiro a conquistar dois títulos na Libertadores comandando uma equipe brasileira.
Ainda pelo Palmeiras, Abel Ferreira emplacou mais três títulos em 2022: a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro. E começou 2023 com mais uma conquista, a da Supercopa do Brasil.
Abel Ferreira é casado com Ana Xavier, com quem tem duas filhas.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
NO VÍDEO ABAIXO, DO CANAL CICERO THRUM (DO YOUTUBE), JOGADAS E GOLS MARCADOS POR ABEL FERREIRA
Olhos no retrovisor: A primeira das 11 dobradinhas brasileiras na F1, há 51 anos
Foi a única vitória de Pace na categoria, exatamente no GP do Brasil. Foto: DivulgaçãoMuito além dos resultados: os bastidores explosivos do Real Madrid. Por Ricardo Setyon
Saudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Uma foto, uma história! Craques da bola e do microfone na TV Cultura de São Paulo
Parabéns, Jenson Button! Relembre a maior conquista do aniversariante que completa 46 anos
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Há um ano morria Léo Batista, marcante voz do microfone brasileiro
Achados & Perdidos: O dia memorável em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou um rival
Timão seguirá com desfalque importante no clássico contra o Santos
Má forma física de Gabriel preocupa o Santos. Por Wladimir Miranda