Tomaszewski, o Jan Tomaszewski, brilhante goleiro polonês que defendeu a seleção de seu país nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, hoje está aposentado, morando na Polônia.
Ficou notabilizado por sua esmerada qualidade em defender penalidades máximas, ele inclusive foi o primeiro goleiro a defender dois pênaltis em uma Copa do Mundo, a de 1974, um contra a Suécia e outro contra a Alemanha Ocidental.
Nascido em 9 de janeiro de 1948 na cidade da Breslávia, no sudoeste polonês, Tomaszewski começou sua carreira profissional em 1963, pelo Gwardia Wroclaw.
Ainda passou por outros três clubes poloneses até chegar ao extinto Beerschot, da Bélgica, e entre 1981 e 1982 jogou pelo Hércules (Espanha), retornando ao seu país para encerrar sua carreira no Łódzki Klub Sportowy, onde já havia atuado antes. Neste último clube, Tomaszewki jogou entre 1982 e 1984.
BOA COPA EM 1974
A equipe da Polônia fez uma boa Copa em 1974, disputada na Alemanha, ocasião em que terminou na terceira posição, vencendo a disputa o Brasil na derradeira por 1 a 0, gol de Lato. A equipe havia perdido a chance de disputar a decisão após a derrota para a Alemanha Ocidental (que acabou campeã) por 1 a 0.
COPA DE 1978
Embora tenha avançado em primeiro lugar no seu grupo na primeira fase da Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina, a Polônia acabou parando na fase seguinte, com derrotas para a Argentina e o Brasil e vitória diante do Peru.
OLIMPÍADAS
Ian Tomaszewski, então com 28 anos, disputou os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá) pela Polônia, que nesta ocasião chegou à finalíssima, perdendo para a Alemanha Oriental por 3 a 1, jogo disputado no Estádio Olímpico de Montreal.
De qualquer forma, entre as boas recordações de sua carreira, Tomaszewski tem esta medalha de prata conquistada como goleiro da Polônia nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976.
As tornozeleiras amarelas do Sócrates
O sol brilhou no dia de sua despedida. Foto: Reprodução/PlacarÉ improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon
F1: Com Verstappen mais próximo de Norris, Catar recebe a penúltima etapa do Mundial
Olhos no retrovisor: Há 14 anos, em Interlagos, Barrichello disputava seu último GP na Fórmula 1
Parabéns, Aimé Jacquet! Treinador da França na conquista da Copa de 1998 completa 84 anos
Achados & Perdidos: Ajax vencia o Grêmio há 30 anos e conquistava a Copa Intercontinental
Achados & Perdidos: Milton Neves em evento da APAS de 2015 com o Divino Ademir da Guia
Saudade: Há seis anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo
Saudade: Há quatro anos morria Frank Williams, fundador de uma das principais equipes da Fórmula 1
Achados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo marcou jogando pelo Corinthians