Zé Carlos disputou a Copa do Mundo de 1998 pela seleção brasileira

Ontem mesmo publiquei um texto neste mesmo espaço exaltando a semana do futebol brasileiro.

Andava animado com as atuações de Vini e de Raphinha, pelo Real e pelo Barça, respectivamente, e também pelas goleadas do Atlético-MG, contra o River, e do Botafogo, diante do Peñarol.

Mas agora eu vejo que tais feitos impressionantes de nossos atletas e clubes estão servindo apenas para amenizar toda a tristeza que dominou o esporte brasileiro nos últimos dias.

Na terça-feira (22), nos despedimos de Tonhão, zagueiro histórico e raiz, ídolo do Palmeiras.

Tonhão - Ex-zagueiro do Palmeiras

Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Na quinta, começamos o dia com a triste notícia da partida de Tomires, ex-goleiro e um dos maiores símbolos do Comercial de Ribeirão Preto.

Tomires - Ex-goleiro do Comercial e XV de Jaú

À tarde, por mais que tenha significado o fim de um grande sofrimento, ficamos devastados com a morte de Maguila, ídolo subestimado do esporte nacional.

Maguila   - O mais carismático pugilista brasileiro de todos os tempos

E hoje nos choca a informação do falecimento de Zé Carlos, o Imitador, grande lateral do São Paulo que disputou a batalha contra a Holanda na semifinal da Copa do Mundo de 1998, substituindo o suspenso Cafu.

Sinônimo de alegria, principalmente por ser um grande imitador de bichos, Zé Carlos foi um cigano da bola.

Além do São Paulo, o lateral defendeu São José (onde foi revelado), o Nacional da Comendador Souza (91 e 92), o São Caetano (93), a Portuguesa de Desportos (94), o União São João (95), o Juventude (96), o Grêmio (99), a Ponte Preta (2000) e o Joinville, antes de ser contratado pelo Noroeste.

Ah, gente, quanta tristeza nesta semana...

Abaixo, compartilho belíssimas fotos da carreira do querido Zé Carlos.

E aproveito a oportunidade também para, mais uma vez, desejar toda a força do mundo aos familiares do Tonhão, do Tomires e do Maguila.

Ex-lateral Zé Carlos em ação contra a Holanda na Copa de 98; hoje ele é secretário da cidade de Nova Mutum-MT. Crédito da foto:  Juca Varella/Folha Imagem, via Portal UOL.

Ex-lateral Zé Carlos em ação contra a Holanda na Copa de 98; hoje ele é secretário da cidade de Nova Mutum-MT. Crédito da foto: Juca Varella/Folha Imagem, via Portal UOL.

 

Veja o são-paulino Zé Carlos enfrentando o lateral corintiano Silvinho, na final do Campeonato Paulista, em 10 de maio de 1998, onde o Tricolor Paulista sagrou-se campeão ao vencer o Timão por 3 a 1.

Veja o são-paulino Zé Carlos enfrentando o lateral corintiano Silvinho, na final do Campeonato Paulista, em 10 de maio de 1998, onde o Tricolor Paulista sagrou-se campeão ao vencer o Timão por 3 a 1.

 

Com a camisa da Seleção Brasileira. Foto: iG

Com a camisa da Seleção Brasileira

 

Neste dia ambos os jogadores defenderam a equipe do ADC Valtra, em amistoso contra o Corinthians Masters, em janeiro de 2010, no Estádio Nogueirão em Mogi das Cruzes. Foto eviada por André Martinez

Neste dia ambos os jogadores defenderam a equipe do ADC Valtra, em amistoso contra o Corinthians Masters, em janeiro de 2010, no Estádio Nogueirão em Mogi das Cruzes. Foto eviada por André Martinez

 

Zé Carlos (com o rosto encoberto) disputa a bola com o meia Zico, durante treino do São José na ADC Philips, em 1990. Crédito da foto: Nelson Almeida

Zé Carlos (com o rosto encoberto) disputa a bola com o meia Zico, durante treino do São José na ADC Philips, em 1990. Crédito da foto: Nelson Almeida

 

Eternos craques da Seleção Brasileira. Da esquerda para a direita, à frente: Rivaldo e Paulo Sérgio (o terceiro). Atrás: Amaral, Zé Carlos (o sexto) e Dunga (o sétimo). Ao fundo: Viola (com uma faixa na cabeça) e Edmílson (de braços abertos). Foto enviada por Lenice

Eternos craques da Seleção Brasileira. Da esquerda para a direita, à frente: Rivaldo e Paulo Sérgio (o terceiro). Atrás: Amaral, Zé Carlos (o sexto) e Dunga (o sétimo). Ao fundo: Viola (com uma faixa na cabeça) e Edmílson (de braços abertos). Foto enviada por Lenice

 

Em 1998, na Copa do Mundo da França, Brasil x Holanda se enfrentaram na semifinal e a disputa terminou nos pênaltis. Na foto estão Denilson Show, Zé Carlos e Jr.Baiano. O Denílson rezou tanto para o Ronald de Boer perder a cobrança, que deu certo. Assim o talentoso atacante não precisou bater. Mas ele tava morrendo de medo hein?

Em 1998, na Copa do Mundo da França, Brasil x Holanda se enfrentaram na semifinal e a disputa terminou nos pênaltis. Na foto estão Denilson Show, Zé Carlos e Jr.Baiano. O Denílson rezou tanto para o Ronald de Boer perder a cobrança, que deu certo. Assim o talentoso atacante não precisou bater. Mas ele tava morrendo de medo hein?

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Olhos no retrovisor: O tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1, há 33 anos

Em 20 de outubro de 1991, há exatos 33 anos, Ayrton Senna (1960-1994) comemorava seu terceiro (e último) título mundial na Fórmula 1, concluindo o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, na segunda colocação, restando ainda uma prova para o término da temporada.

O brasileiro, que competia com o modelo MP4/6 da McLaren, impulsionado pelo fortíssimo motor Honda V12, largou em segundo lugar, ao lado do companheiro de equipe, o austríaco Gerhard Berger, o pole.

O GP do Japão era o penúltimo da temporada, e Senna chegou para a disputa com 11 pontos de vantagem sobre Nigel Mansell (Williams-Renault), o que obrigava o inglês a fazer sete pontos a mais que o brasileiro.

Berger assumiu a ponta e abriu boa vantagem para Senna, que sofria pressão constante da Williams do inglês Nigel Mansell, seu concorrente direto pelo campeonato.

Após várias tentativas, Mansell acabou perdendo o controle de sua FW14 e deu adeus à tentativa de seu primeiro campeonato (ele foi campeão no ano seguinte), abandonando na caixa de brita.

Senna apertou o ritmo e acabou ultrapassando Berger, mas na volta final o brasileiro abriu passagem para o austríaco, que recebeu a bandeira quadriculada em primeiro. Aquela foi a primeira vitória de Berger pela McLaren, depois de triunfos por Benetton (um) e Ferrari (quatro), entre 1986 e 1989. O pódio foi completado por Ricardo Patrese, da Williams.

A última prova do Mundial de 1991, o GP da Austrália, duas semanas depois, teve vitória de Ayrton Senna, seguido por Nigel Mansell e Gerhard Berger. Senna fechou o campeonato com 96 pontos, 24 a mais que Mansell.

Os seis primeiros colocados na temporada de 1991:

1º Ayrton Senna (McLaren-Honda): 96 pontos, com sete vitórias e oito poles;
2º Nigel Mansel (Williams-Renault): 72 pontos, com cinco vitórias e duas poles;
3º Ricardo Patrese (Williams-Renault): 53 pontos, com duas vitórias e quatro poles;
4º Gerhard Berger (McLaren-Honda): 43 pontos, com uma vitória e duas poles;
5º Alain Prost (Ferrari): 34 pontos, sem nenhuma vitória;
6º Nelson Piquet (Benetton-Ford): 26,5 pontos, com uma vitória.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, A ÚLTIMA VOLTA DO GP DO JAPÃO DE F1 DE 1991, QUE CONSAGROU AYRTON SENNA COMO TRICAMPEÃO MUNDIAL. GALVÃO GRITA "EU SABIA, EU SABIA!" QUANDO SENNA ABRE PASSAGEM PARA BERGER ULTRAPASSÁ-LO NA ÚLTIMA CURVA DE SUZUKA

      

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Parabéns, Jair Picerni! Ex-lateral e treinador completa 80 anos neste domingo

Paulistano, descendente de italianos, Jair Picerni, ex-lateral-direito e treinador de futebol, completa 80 anos neste domingo (20).

Embora tenha se profissionalizado pelo Nacional (SP), clube do bairro da Zona Oeste da capital paulista, e tendo passado pelo Guarani, foi pela outra agremiação campineira, a Ponte Preta, que acabou ficando nacionalmente conhecido, quando integrou o forte elenco da equipe do interior paulista no vice-campeonato estadual de 1977, ocasião em que o Corinthians quebrou o jejum de títulos que durava desde 1974.

Deixou os gramados em 1978, e em 1980 já estava trabahando como treinador, da mesma Ponte Preta, e após alguns vice-campeonatos paulistas em 1984 (comandando o Corinthians) e em 1985 (à frente da Portuguesa de Desportos), teve sua primeira grande conquista, esta de âmbito nacional, o Brasileiro de 1987, pelo Sport Recife.

Foi o treinador da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles (EUA), ocasião em que a equpe, cuja base era o Internacional (RS) trouxe a medalha de prata.

Falando em 1984, foi também neste ano que ele chegou ao vice-campeonato paulista comandando o Corinthians, conquistado pelo Santos, título que impediu o clube de Parque São Jorge de chegar ao tri estadual seguido.

Também viveu ótimos momentos como treinador do São Caetano, quando o Azulão foi campeão da Série A2 em 2000 e vice-campeão do Brasileiro em 2000 e 2001.

Seu último trabalho como treinador foi em 2012, pelo União São João. Hoje aposentado, reside em Vinhedo, na região de Campinas.

 

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F1: Leclerc comanda a dobradinha da Ferrari em Austin; Verstappen garante pódio

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, venceu neste domingo (20) o GP dos Estados Unidos, disputado no Circuito das Américas, em Austin, 19ª etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi sua sétima vitória na categoria, terceira nesta temporada (as outras duas foram nos GPs de Mônaco e da Itália). 

No fim de semana que começou favorável a Max Verstappen, vencedor da Sprint no sábado  (19), a prova norte-americana começou com temperatura ambiente em 28ºC e do asfalto em 48ºC, as maiores desde sexta-feira.  

Depois de largar em quarto e assumir a liderança na primeira curva, Leclerc deixou claro que o ritmo de sua Ferrari era muito bom, e não teve nenhuma ameaça clara pelo primeiro lugar. A Ferrari comemorou não apenas a vitória de Charles, mas também o segundo lugar de Carlos Sainz, que fechou a dobradinha do time italiano.

A disputa pelo último lugar no pódio foi frenética nas últimas voltas, entre Verstappen e Norris. O holandês resistiu bravamente mas Norris o superou na volta 53, para assumir o terceiro posto. Porém, a manobra do piloto da McLaren foi por fora da pista na Curva 1, e teve cinco segundos acrescidos em seu tempo final. Assim, Max subiu ao pódio em terceiro lugar.

Norris fechou em quarto, Piastri foi o quinto e Russell ganhou o o sexto lugar de Pérez na última volta.

Assim, Pérez foi o sétimo, Hulkenbeg o oitavo e em seguida, dois dos mais jovens do grid, Lawson e Colapinto.  

CAMPEONATO

Com os resultados, Vestappen, líder do campeonato, ampliou sua vantagem em relação Norris para 57 pontos. O holandês tem 354 pontos contra 297 do britânico. Leclerc, em terceiro, chegou aos 275 pontos e ainda tem chance matemática de título. 

Entre os construtores, a McLaren segue em primeiro, com 544 pontos, seguida da Red Bull, que está com 504. A Ferrari, com a dobradinha, chegou aos 496, e pode tomar o posto do time austríaco no próximo fim de semana, no México.

A PROVA

Leclerc fez uma ótima largada, aproveitando que Norris e Verstappen se digladiavam na Curva 1, e subiu do quarto lugar para a liderança, seguido por Vestappen, Sainz e Norrris, aquele que teve o maior prejuízo logo na primeira volta.

Sainz imprimiu um ritmo forte e ameaçou Verstappen no começo, enquanto Leclerc aproveitava para abrir, mas o incidente de Hamilton, que perdeu o controle de sua Mercedes e ficou atolado na caixa de brita, provocou bandeira amarela na volta 3.

A prova foi retomada na volta 6 e as posição não foram alteradas nos giros subsequentes, com Leclerc, Verstappen, Sainz, Norris, Piastri e Gasly.

Até que os primeiros colocados fizeram suas paradas obrigatórias para troca de pneus, a vantagem de Leclerc para Verstappen foi gradativamente aumentando, evidenciando que o ritmo da Ferrari era bem melhor que o da Red Bull. Na volta 20 a diferença entre os dois era de 7,5s.

Sainz, o quarto, foi o primeiro do top-6 a fazer sua parada e se deu melho que Verstappen, que trocou os pneus depois e perdeu a posição para o espanhol.

Leclerc fez sua parada, enquanto Norris permaneceu na pista e liderou momentaneamente, até precisar trocar seus pneus.

Com as paradas obrigatórias de todos, os seis primeiros na volta eram Leclerc, Sainz, Verstappen, Norris, Piatri e Pérez.

Com pneus mais novos, e um carro mais estável, Norris foi se aproximando rapidamente de Verstappen na luta pelo terceiro lugar.

Norris até conseguiu superar Verstappen depois de muito insistir, mas como ultrapassou o tricampeão por fora na Curva 1, na penúltima volta, acabou punido em cinco segundos. no tempo final.

PRÓXIMA ETAPA

Já no próximo domingo (27) acontece o GP da Cidade do México, 20ª etapa do Mundial, no Autódromo Hermanos Rodriguez. A pole no ano passado foi de Charles Leclerc, em 1min17s166. A vitória, no entanto, foi de Max Verstappen, seguido por Hamilton e Leclerc. Clique aqui e veja como foi a etapa mexicana em 2023.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.

12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris 

13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.

14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.

15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec. 

16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.

17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.

18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.

19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

PRÓXIMAS ETAPAS 

20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

  

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Felicidades, Mineirinho! O fanático pontepretano completa 67 anos!

Antônio Carlos Vieira, o "Mineirinho", fanático torcedor da Associação Atlética Ponte Preta, completa 67 anos neste domingo (20).

Natural do município mineiro de Juréia, ele reside em Campinas desde 1971, e trabalha no comércio de produtos eletrônicos na cidade desde 1976, comandando a loja Minasom.

Apenas a saudosa Conceição (1937-2018) "rivalizava" com Mineirinho em amor à Macaca Campineira.

A torcida de Mineirinho neste ano de 2021 é para que a Ponte não seja rebaixada para a Série C do Brasileirão, uma vez que a equipe atualmente está em 16º lugar da Série B, e no próximo domingo (24) tem compromisso em Belém, diante do Remo.

Grande Mineirinho, parabéns!

 

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Uma foto, uma história! Beques atônitos no dia em que Pelé desmaiou em campo

Uma tarde de domingo em Campinas, interior de São Paulo.

Mais precisamente em 03 de dezembro de 1967, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani, quando o time local recebeu o Santos para uma partida válida pelo 2º turno do Campeonato Paulista.

A foto que ilustra esta matéria especial é uma das mais elucidativas acerca da trajetória de Pelé (1940-2022), pois o Rei do Futebol, então aos 27 anos de idade, ficou diante de nada menos que cinco defensores bugrinos na grande área esmeraldina, incluindo o goleiro Dimas, um dos mais atônitos entre os flagrados na imagem.

O Santos, que foi campeão naquele ano, não teve vida fácil diante do Guarani.

Pelé abriu o placar aos 14 minutos da etapa inicial, mas Milton empatou ainda no primeiro tempo, aos 28.

Mas o momento dramático da partida aconteceu quando Pelé sofreu um desmaio, exatamento no momento em que fez o gol.

"De acordo com o relago do jornalista Edmilson Siqueira, então com 16 anos, presente ao estádio, o ponta-esquerda Edu cruzou a bola com força em direção à pequena área e Pelé escorou de cabeça e, no embalo do mergulho, bateu sua cabeça contra a trave, ficando desacordado no local, causando preocupação no estádio campineiro.

Foram cinco minutos de silêncio até que Pelé recobrou os sentidos e seguiu na partida, algo impensável hoje em dia, em que se toma todos os cuidados para este tipo de situação.

 

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Em vídeo, "Antes e Depois" de jogadores que marcaram época pela Portuguesa de Desportos

Depois da seleção de jogadores com nomes de comida (aqui), esta semana a homenagem do nosso "Antes & Depois" da seção "Que Fim Levou?" é para futebolistas que marcaram época com a gloriosa camisa da Portuguesa de Desportos.

Uma vez por semana traremos uma seleção de imagens, em edição especial, com jogadores, treinadores, dirigentes, jornalistas esportivos, atletas de outras modalidades (automobilismo, esportes olímpicos, etc).

É uma forma de manter viva a memória do esporte, mostrando dois momentos de cada um dos retratados, um em seu início de carreira, e outro quando esta já estava consolidada.

Veja, no vídeo abaixo, com edição de Kennedy Andrés, do Portal Terceiro Tempo.

 

 

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Saudade: Há sete anos morria Zé Carlos Coelho, ex-meia-atacante da Lusa

Há exatos sete anos, em 21 de outubro de 2017, vítima de câncer, morria Zé Carlos Coelho, meia-atacante que brilhou na Portuguesa de Desportos no final da década de 1950. Ele estava com 81 anos e residia no município paulista de Bauru.

Natural de Batatais (SP), onde nasceu em 09 de janeiro de 1936, Zé Carlos Coelho deixou esposa (Lourdes Correa), quatro filhos, dois netos e um bisneto.

CARREIRA COMEÇOU NA VÁRZEA PAULISTANA

Em 1955, vindo do Vasquinho da Vila Matilde (time da várzea paulistana), ingressou na Portuguesa de Desportos, seu primeiro time profissional. Lá, atuou ao lado de craques como Djalma Santos, Servílio e Ipojucan.

Zé Carlos teve uma curta passagem pelo futebol paranaense em 1957, quando foi emprestado ao Londrina, e em meados de 1960 transferiu-se para o Noroeste de Bauru, no interior de São Paulo, onde ficou até 1966.

Um ano depois, voltou para a capital paulista, desta vez para atuar pelo Juventus. Em 1968 ele foi emprestado para o Araçatuba, onde disputou as finais da Segunda Divisão do Paulistão.

Em 1970, no time do Garça, Zé Carlos encerrou sua carreira como jogador de futebol, mas iniciou outra: a de treinador.

Teve várias passagens pelo Noroeste, onde ficou conhecido como "o eterno interino". Comandou por três vezes o Garça, e passou também por São Carlense e pela Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

 

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Parabéns! Alcindo, revelado pelo Mengo e ídolo do futebol japonês, completa 57 anos!

Alcindo, hoje atuando no agronegócio, em cultivos de soja, milho e trigo, completa 57 anos nesta segunda-feira (21).

Rápido ponta-direita, natural de Medianeira (PR), Alcindo Sartori começou sua carreira pelo Flamengo em 1986, permanecendo no clube da Gávea até 1990, ano em que se transferiu para o São Paulo, mas sua passagem pelo Tricolor do Morumbi foi rápida, e em seguida, em 1991, transferiu-se para o Grêmio, clube pelo qual conquistou o Campeonato Gaúcho em 1983.

Na sequência, engrenou uma longa permanência no futebol japonês, começando pelo Kashima Antlers, onte atuou ao lado de Zico, que havia sido seu companheiro de time no Flamengo.

Ainda na Terra do Sol Nascente, Alcindo vestiu as camisas do Verdy Kawasaki e do Consodole Sapporo, retornando ao Brasil para jogar pelo Corinthians. Ainda passou pelo Fluminense, retornou ao Japão pelo Verdy Kawasaki, novamente no Flu, Cabofriense (RJ) e CFZ (RJ), este o seu último clube, em 2000. 

 

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Morre Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras

A nação alviverde está de luto.

Morreu nesta terça-feira (22), aos 55 anos de idade, o ex-zagueiro Tonhão, que marcou época defendendo a Sociedade Esportiva Palmeiras, seu primeiro clube profissional, após ter sido revelado no tradicional Pequeninos do Jockey.

Ele estava internado, e a informação sobre seu óbito foi divullgada por sua filha, por meio de uma rede social.

"Com a maior dor que já senti, comunico que meu pai descansou hoje. Ele foi muito forte, muito guerreiro e lutou até o fim. Meu maior amor agora cuida da gente de lá do céu. Obrigada de coração a quem rezou, torceu e por todo carinho que sempre tiveram com ele", escreveu a filha do agora saudoso atleta.

O velório será restristo aos familiares.

Antônio Carlos da Costa Gonçalves, o Tonhão, notabilizou-se pelo espírito de luta, por isso recebeu tanto carinho dos torcedores esmeraldinos, que gritavam seu nome com o mesmo entusiasmo que faziam com Edmundo, Evair e Roberto Carlos, entre outros.

Ele formou a dupla de zaga do Palmeiras com Antonio Carlos no emblemático título paulista de 1993, após um jejum que durava desde 1976.

Ainda fez parte do elenco palmeirense nas conquistas do Paulista em 1994 e 1996, no bicampeonato brasileiro de 1993/94 e no Rio-São Paulo de 1993.

Depois de atuar pelo Verdão entre 1988 e 1986, foi emprestado para vários clubes, como Araxá, Nacional (SP), Atlético-PR e Internacional (RS) até ser negociado em definitivo com a Internacional de Limeira.

Teve duas passagens pelo exterior: a primeira no Arsenal Tula da Rússia (1998) e a segunda no Cerezo Osaka, do Japão (1999). 

Encerrou sua carreira profissional pelo Guaratinguetá, em 1993.

Trabalhou com sua escolinha de futebol e também teve uma franquia de inspeção veicular na capital paulista.

Durante o período em que o Palmeiras promoveu suas festas de veteranos (evento descontinuado desde que Leila Pereira assumiu a presidência do clube), era presença constante (como você pode constatar em diversas fotos abaixo), sempre saudado pelos torcedores e amigos palmeirenses.

 

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Edu, ex-ponta do Santos, é o convidado de hoje na live de Marcos Falopa

Edu, ex-ponta do Santos e da Seleção Brasileira, é o convidado desta terça-feira (22) a partir das 16h00, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Atualmente com 75 anos, completados no último 6 de agosto, Jonas Eduardo Américo, o Edu, brilhou pelo Santos Futebol Clube entre 1966 e 1976, período em que conquistou muitos títulos, e teve ainda uma curta passagem pelo Corinthians em 1977, fazendo parte da campanha da equipe no icônico Campeonato Paulista daquele ano, quebrando um jejum que durava desde 1954. Também fez parte do grupo da Seleção Brasileira na Copa de 1970, ano do tricampeonato canarinho.

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h00 (clique aqui para acessar).

 

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O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Tricordiano

Foi há 14 anos, em outubro de 2010, que Milton Neves  recebeu o Título de Cidadão Tricordiano, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas Gerais.
 
Para Milton, esta outorga teve um sabor especial, pois Três Corações é a cidade natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022), ídolo maior de Milton Neves, que o jornalista sempre cita como referência para sua vida profissional, ao lado do Santos Futebol Clube.
 
"Foi uma emoção enorme ter sido lembrado para receber o Título de Cidadão Tricordiano. Pelé é a maior referência que tenho, desde a infância. Ele e o Santos Futebol Clube nortearam a minha vida. Só tenho a agradecer", lembra Milton, que é natural de outro município mineiro, Muzambinho, também no sul mineiro.
 
 
VEJA AS IMAGENS DO EVENTO, ABAIXO. FOTOS: LUMA STÚDIO
 




 
 
 
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Saudade: Há um ano morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corinthiana
 

Há exatamente dois anos morria o empresário Waldemar Pires, que foi presidente do Corinthians entre 1981 e 1985, período em que o clube viveu uma experiência única no futebol, na chamada Democracia Corintiana. Pires estava com 88 anos, era casado com a Sra. Neide e deixou três filhos e netos.

No período em que esteve comandando o clube de Parque São Jorge, foram dois títulos consecutivos, ambos estaduais contra o São Paulo, em 1982 e 1983, no time liderado por Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon.

O movimento, apoiado pela diretoria, da qual também fazia parte Adilson Monteiro Alves, então diretor de futebol, era uma clara resposta à situação vivida no País, de abertura política, com as inúmeras manifestações em prol de eleições diretas ante à ditadura militar, que estava no final de seu curso.

 

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Ocon fala em "aprendizados com atualizações em Austin" para melhor desempenho no México

O fim de semana passado em Austin, no GP dos Estados Unidos, não foi bom para a Alpine, que passou sem pontuar na Sprint e no GP, mas ainda assim, o francês Esteban Ocon está otimista para O GP da Cidade do México no próximo domingo (27), 20ª etapa do Mundial de Fórmula 1 em 2024, com largada às 17h00.

"Estou ansioso para voltar à Cidade do México neste fim de semana. É um circuito emocionante, com uma mega atmosfera. Uma das melhores partes para todos os pilotos é a seção do estádio lotada, onde é sempre muito especial dirigir por lá e isso me deixa ainda mais animado antes do início da corrida. A pista é boa para guiar, e o carro se comporta de forma diferente de quase todos os outros lugares do calendário por causa da alta altitude. Usaremos nossos aprendizados com as atualizações em Austin para extrair o máximo de desempenho possível para maximizar o fim de semana", comentou Ocon, de 28 anos, que na próxima temporada se juntará aos norte-americanos da Haas, formando dupla com o britânico Oliver Bearman.

A "briga" da Alpine nesta temporada é com a Williams, pelo oitavo lugar entre os construtores. O time britânico, que conta com Alex Albon, ganhou muito com a substituição do norte-americano Logan Sargeant pelo argentino Franco Colapinto, soma 17 pontos. A Alpine soma 13 pontos (oito de Gasly e cinco de Ocon).

A QUESTÃO DA ALTITUDE...

A elevada altitude do Autódromo Hermanos Rodriguez (2.200 metros) é um desafio para as equipes, que por conta do ar ser menos denso, precisam utilizar maior carga aerodinâmica nos carros, então o equilíbrio é fundamental, pois se por um lado o ar rarefeito seja positivo para os trechos de reta, para as curvas a realidade é bem diferente.

Afora isso, com menos ar, os motores também são penalizados, mesmo com o artifício do turbo, que trabalha em rotações mais elevadas para compensação e gera mais calor. Por outro lado, é bem complicado manter os freios na temperatura ideal.

A ALPINE NO GP DO MÉXICO DE 2023

A prova mexicana não foi das melhores para a Alpine no ano passado. Apenas Esteban Ocon coseguiu pontuar, em décimo lugar, após partir do 15º posto no grid. Pierre Gasly recebeu a bandeira quadriculada em 11º, mesma posição que alinhou no grid.

O GP DO MÉXICO DE 2023

A pole no GP do México do ano passado foi de Charles Leclerc, em 1min17s166. A vitória, no entanto, foi de Max Verstappen, seguido por Hamilton e Leclerc. Clique aqui e veja como foi a etapa mexicana em 2023.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO MÉXICO (HERMANOS RODRIGUEZ), 20ª ETAPA DO MUNDIAL -HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (25)

Treino livre 1 - 15h30 às 16h30
Treino livre 2 - 19h00 às 20h00

Sábado (26)

Treino livre 3 - 14h30 às 15h30
Classificação- 18h00 às 19h00

Domingo (27)

Largada para a corrida - 17h00 (71 voltas pelos 4.304 metros do traçado mexicano) 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.

12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris 

13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.

14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.

15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec. 

16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.

17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.

18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.

19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

PRÓXIMAS ETAPAS 

20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

  

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Saudade: Há três anos morria Diogo, o goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos

Diogo, goleiro da histórica vitória do Corinthians sobre o Santos em 6 de março de 1968 por 2 a 0, na quebra do tabu, jejum que durava 11 anos, morreu há exatamente três anos, na manhã de 22 de outubro de 2021.

Diogo estava com 82 anos e residia em Santana do Livramento, interior do Rio Grande do Sul.

Ele enfrentara alguns problemas de saúde e chegou a ficar internado na Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, mas seu quadro piorou em seus últimos dias de vida.

Gaúcho de São Borja, onde nasceu em 18 de fevereiro de 1939, Olinto Lul Diogo começou sua carreira no extremo sul do País, pelo Brail de Pelotas, e chegou ao Cointhians após passagem pelo Internacional.

Em Vacaria-RS foi fazendeiro criador de ovelhas, bois e cultivava milho. Pai de um único filho, Cassius Diogo, advogado, Diogo teve uma bela trajetória à frente da meta corintiana, clube que defendeu entre 1967 e 1970.

 

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Achados & Perdidos: Pelé, que faria 84 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame

Durante e após sua carreira nos gramados, Pelé (1940-2022), que faria 84 anos nesta quarta-feira (23), participou de diversas campanhas publicitárias, entre elas para as pilhas Rayovac, o vídeogame Atari, Vitasay, Bom Bril, Café Pelé, Casas Bahia, Honda, Imobiliária Trabulsi (com Milton Neves), Biotonico Fontoura e Ducal, entre outras.

Separamos algumas imagens e três vídeos do saudoso Rei do Futebol.

Os dois primeiros, de 1978, um ano após encerrar sua carreira pelo Cosmos (EUA), onde jogou por dois anos.

No primeiro, Pelé diz que saiu do futebol para jogar Atari mas a menina que aparece com ele no filme diz que ele precisava treinar mais.

No segundo, uma versão em que Pelé está ao lado do então astro de basquete norte-americano Kareem Abdul-Jabba e do piloto Mario Andretti, campeão mundial de Fórmula 1 em 1978.

A curiosidade é pelo fato de terem sido dublados em castelhano, pois foram veiculados na América Latina.

O terceiro é contracenado por Pelé e Xuxa, então sua namorada, na década de 80. Eles desejam feliz natal em nome de uma imobiliária, a Francisco Xavier Imóveis.

No último, de 2018, Pelé contracena com Gabriel Jesus, em peça publicitária da Vivo, para a Copa da Rússia. Pelé dá conselhos ao centroavante, mas no Mundial, Gabriel Jesus passou em branco, não marcou nenhum gol pela seleção, que acabou eliminada pela Bélgica nas quartas de final.

 

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O primeiro "encontro" de Pelé e Milton Neves, em Ribeirão Preto, e muitos outros

Milton Neves tinha 14 anos na tarde de 10 de outubro de 1965, um domingo de muito calor, a tônica climática da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

No gramado, o Santos não teve vida fácil para enfrentar o bom time do Comercial, e o primeiro gol saiu apenas aos 43 minutos do primeiro tempo, pênalti convertido por Pelé, que completaria 84 anos nesta quarta-feira (23). O Rei do Futebol nos deixou em 29 de dezembro de 2022, após lutar contra um tumor iniciado no cólon.

Dorval, aos 7 minutos da etapa derradeira, deu números finais ao placar, na vitória do time da Vila.

Milton havia saído de Muzambinho, Sul de Minas, com os amigos Amintas, Moisés, Biga, Mauro Chame, Gleninho, Mirtinho "Chupa Dedo", André Pirata, SerroteJoão Mula e Carlinho Murila".

"Foi graças a Deus e à minha saudosa tia Antonia que pude ver Pelé. Ela pediu mais ou menos R$ 90,00 em dinheiro de hoje emprestados de primos para o seu sobrinho "Mirtinho" não ficar triste, e ver o Pelé.

"O dinheiro era o preço do pacote composto pelo aluguel da Kombi, gasolinam, lanche e ingresso", relembra Milton.

Antes do primeiro gol, uma bola "prensada" entre Nonô e Dorval foi em direção a Milton, na mureta, junto ao alambrado.

"Aí, chegou o Pelé apressado, nervoso, tenso e suado para bater o lateral, e ao levantar o corpo curvado com a bola na mão, `olhou para mim´. Devo isso à minha tia Antonia. Foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida, porque o Pelé me viu!", emociona-se Milton Neves.

O Rei do Futebol recupera-se de cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, e está fazendo quimioterapia, após um mês de internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, entre agosto e setembro deste ano.

 

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F1: Interlagos, com total recapeamento, está nos detalhes finais para o GP São Paulo

Em exatamente nove dias os 20 carros das dez equipes estarão acelerando para o a primeira atividade do GP São paulo de Fórmula 1, 21ª etapa do Mundial, 52ª edição no Brasil.

E o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, está em fase final de preparação para receber todo o staff da categoria máxima do automobilismo mundial, bem como o grande público que estará presente ao evento, entre os dias 1º e 3 de novembro próximos, mais uma vez com Sprint no sábado anterior à prova.

Nesta quarta-feira (23), nas dependências do autódromo, aconteceu a coletiva oficial promovida pela organização da prova, convocada pelos jornalistas Castilho de Andrade (diretor de imprensa do GP) e Marília Frias, da assessoria de imprensa da prova, que reuniu o prefeito paulistano Ricardo Nunes e o CEO do GP São Paulo de Fórmula 1, Alan Adler. 

Alan Adler, CEO do GP São Paulo de Fórmula 1, e o prefeito Ricardo Nunes. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

PÚBLICO

"O público presente ao GP São Paulo de Fórmula 1 teve um crescimento de 30% em relação a 2019, e com os 15 mil novos lugares, o autódromo pode acomodar 80 mil espectadores", frisou Alan Adler, que enfatizou que a presença feminina subiu para 37%.

Vale lembrar, que o atual recorde de público para os três dias do evento é do ano passado, com 267 mil espectadores.

Pit-lane já está tomado por containers. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

O CEO do GP São Paulo de Fórmula 1 também lembrou sobre a presença de turistas, que passam em média quatro noites na cidade e gastam R$4.600,00, com 75% de espectadores de fora de São Paulo.

Alan Adler também divulgou que serão presetadas homenagens aos ex-pilotos Wilsinho Fittipaldi, que nos deixou em 23 de fevereiro deste ano, e Gil de Ferran, que morreu pouco depois do GP do ano passado, em 29 de dezembro de 2023. Além disso, reforçou uma outra homenagem que já divulgamos aqui no Portal Terceiro Tempo, sobre a presença da McLaren-Honda V10 que Ayrton Senna pilotou na temporada de 1990, ano de seu segundo título na F1, mantendo o mistério sobre o piloto que guiará o carro no sábado (2 de novembro), por volta das 17h00.

Visão da reta principal com o seu asfalto novo e máquinas em circulação. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

 

INVESTIMENTOS

O prefeito Ricardo Nunes, depois de fazer os agradecimentos à equipe que trabalha nas diversas secretarias envovidas com o eventos da Fórmula 1, pontuou os investimentos e o retorno que o GP traz à cidade.

Zebras agora estão pintadas em azul, amarelo e verde no "S" do Senna, em grafia alusiva ao capacete de Ayrton Senna, que morreu há 30 anos. Detalhe para a tampa do bueiro, na primeira "perna" do "S" do Senna. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Além do total recapeamento dos 4.309 metros do traçado paulistano, Interlagos segue passando por diversas benfeitorias, entre elas novas áreas para o público, dois túneis para facilitar o transporte feito por caminhões de forma direta, sem utilizar a pista, um novo prédio (área de hospitality) que passa de uma área construída de 6 mil m2 para 21 mil m2.

Ainda no "S" do Senna, a barreira de segurança com a proteção plástica totalmente parafusada aos pneus.  Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

O total de investimentos, que ainda contemplou a ampliação das placas fotovoltáicas, que alimentam boa parte das arquibancadas e outros setores, está na casa dos R$145 milhões. São 16 mil empregos gerados e um retorno de R$ 1,6 bilhão.

Autoridades e profissionais da imprensa durante a coletiva oficial. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo  

 

Castilho de Andrade, diretor de imprensa do GP São Paulo de Fórmula 1. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

Além de toda a estrutura para receber o público, que está finalizada, com todos os setores de arquibancadas e áreas ao ar livre, alguns pequenos detalhes ficarão prontos nos próximos dias.

Antes da etapa paulistana, o circo da Fórmula 1 estará neste final de semana no continente americano para o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) segue na liderança do campeonato, com 57 pontos de frente para o segundo colocado, o britânico Lando Norris (McLaren). 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.

12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris 

13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.

14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.

15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec. 

16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.

17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.

18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.

19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

PRÓXIMAS ETAPAS 

20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

  

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Saudade: Promissor piloto da Moto GP, Marco Simoncelli morria há 13 anos

Há exatos 13 anos, em um acidente durante a etapa da Malásia da Moto GP, em Sapang, morria o piloto italiano Marco Simoncelli, um dos mais promissores de sua geração. aos 24 anos de idade.
 
Simoncelli, que havia largado na quarta colocação, perdeu o controle de sua Honda, da equipe Gresini, e foi atingido em cheio pela moto do norte-americano Colin Edwards.
 
O impacto foi tão forte que o capacete de Simoncelli foi arrancado, e o piloto ficou inerte na pista.
 
Ele foi lencaminhado ao centro médico do autódromo e depois para um hospital local, mas as tentativas para reanimá-lo, que duraram 45 minutos, não surtiram efeito.
 
Irreverente, arrojado e criticado por muitos por seu estilo de pilotagem, Marco Simoncelli nasceu na pequena cidade italiana de Cattolica em 20 de janeiro de 1987, estreando no motociclismo em 2002, na categoria 125 cilindradas, onde permaneceu até 2005.
 
Entre 2006 e 2009 guiou pela categoria imediatamente superior, as 250 cilindradas, conquistando o título de 2008.
 
Passou à elite do motociclismo em 2010, a Moto GP, terminando o ano na oitava colocação, pela mesma equipe pela qual competia na temporada de 2011, a Gresini Honda.
 
Na Moto GP, subiu ao pódio em apenas duas oportunidades, ambas em 2011: no GP da República Tcheca e no GP da Austrália, em terceiro e segundo lugares, respectivamente.
 
 
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F1: Recordista de vitórias no México, Verstappen pode ficar muito perto do tetra; a programação
 

Com cinco vitórias no GP do México de Fórmula 1, recorde absoluto, o holandês Max Verstappen pode ficar ainda mais próximo da conquista do tetracampeonato consecutivo neste fim de semana no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a disputa da 20ª etapa do Mundial, o GP da Cidade do México, que acontece no domingo (27).

Depois de vencer a Sprint e subir ao pódio com o terceiro lugar no GP dos Estados Unidos, em Austin, Verstappen chegou aos 354 pontos, 57 a mais que o vice-líder, o britânico Lando Norris (McLaren), que contabiliza 297. Leclerc, em terceiro, vencedor em Austin, comandando a dobradinha da Ferrari, está com 275 pontos.

Norris ficou em situação delicada após a etapa texana, pois agora tem apenas 22 pontos de margem para Leclerc, o terceiro colocado. Ou seja, caso Leclerc vença no México e Norris passe em branco, o monegasco toma o seu segundo lugar na tabela.

A Red Bull mostrou progresso em Austin (com Verstappen), e o domínio ferrarista no GP favoreceu o holandês de 27 ano. Esta ascensão do time italiano pode ser o fiel da balança para que Max assegure o tetracampeonato.

Diferente da etapa norte-americana do último fim de semana, o México terá apenas o GP no domingo, sem a Sprint, então, o máximo de pontos possível é 26 (25 pela vitória e um de bonificação pela volta mais rápida na corrida). Aliás, esta bonificação não permanecerá em 2025.

CONSTRUTORES

Entre os construtores, a McLaren segue em primeiro, com 544 pontos, seguida da Red Bull, que está com 504. A Ferrari, com a dobradinha em Austin, chegou aos 496, e pode tomar o posto do time austríaco já neste fim de semana, uma vez que a Red Bull vem contando com parca contribuição do mexicano Sergio Pérez. 

EM 2023...

A pole no GP do México do ano passado foi de Charles Leclerc, em 1min17s166. A vitória, no entanto, foi de Max Verstappen, seguido por Hamilton e Leclerc. Clique aqui e veja como foi a etapa mexicana em 2023.

HISTÓRICO DA PROVA

Max Verstappen é o recordista de vitórias no GP do México. Ele venceu em cinco edições: 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023.

Jim Clark, que detém o recorde de poles no GP do México (quatro) teve três triunfos, em 1962 e 1963 com Lotus-Climax e 1967 com Lotus-Cosworth.

Outro nome que integra com destaque o ranking da prova mexicana é Lewis Hamilton, que mais vezes subiu ao pódio (seis).

Apenas um brasileiro venceu no México pela Fórmula 1, Ayrton Senna (1960-1994), que ganhou em 1989, com McLaren-Honda.

PNEUS

A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus, disponibilizará o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, um degrau mais macio do que anteriormente, como já foi o caso no ano passado, decisão tomada pela fabricante italiana com o intuito de ampliar as opções estratégicas para a corrida.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO MÉXICO (HERMANOS RODRIGUEZ), 20ª ETAPA DO MUNDIAL -HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (25)

Treino livre 1 - 15h30 às 16h30
Treino livre 2 - 19h00 às 20h00

Sábado (26)

Treino livre 3 - 14h30 às 15h30
Classificação- 18h00 às 19h00

Domingo (27)

Largada para a corrida - 17h00 (71 voltas pelos 4.304 metros do traçado mexicano) 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.

11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.

12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris 

13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.

14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.

15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort – Pole de Lando Norris, em 1min10s673 - Vitória Norris, seguido por Verstappen e Leclec. 

16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza – Pole de Lando Norris, em 1min19s327 - Vitóia de Leclerc, seguido por Piastri e Norris.

17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc, em 1min40s365 - Vitória de Piastri, seguido por Leclerc e Russell.

18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Marina Bay – Pole de Lando Norris, em 1min29s525 - Vitória de Norris, seguido por Verstappen e Piastri.

19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas - Austin*** – Pole de Lando Noris, em 1min32s330 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Leclerc no GP principal, com Sainz em segundo e Verstappen em terceiro.

PRÓXIMAS ETAPAS 

20ª ETAPA -27/10/2024 – GP da Cidade do México – Hermanos Rodríguez –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP de São Paulo– Interlagos*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)

  

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Achados & Perdidos: Gylmar dos Santos Neves e Vicente Matheus em vídeo, com Milton Neves

Uma edição especial do "Jornal de Esportes" pela Jovem Pan-AM foi ao ar em 1º de março de 1994, alusiva aos 40 anos do IV Centenário da Cidade de São Paulo, foi gravado no centro da capital paulista com duas presenças ilustres e saudosas: Vicente Matheus (1908-1997) e Gylmar do Santos Neves (1930-2013), entrevistados por Milton Neves, que contou ainda com as presenças de José Silvério e Wanderley Nogueira.

Gylmar relembrou o gol de Luizinho, o Pequeno Polegar, na decisão do Campeonato Paulista de 1954, justamente o do IV Centenário de São Paulo, quando o Corinthians empatou com o Palmeiras em 1 a 1 e sagrou-se campeão. Gylmar era o goleiro do Corinthians e Luizinho era o camisa 8 da equipe alvinegra.

Vicente Matheus, que já era ligado ao clube de Parque São Jorge, relembrou de toda a festa pela cidade, com a comemoração da histórica conquista.

Aliás, o próprio Vicente Matheus era o presidente do Corinthians 23 anos depois, em 1977, quando o Alvinegro voltou a vencer um título, na decisão contra a Ponte Preta, com o gol de Basílio no jogo final.

ABAIXO, VÍDEO DE 1º DE MARÇO DE 1994, PROGRAMA ESPECIAL DA RÁDIO JOVEM PAN-SP (JORNAL DE ESPORTES) ALUSIVO AOS 40 ANOS DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. APRESENTAÇÃO DE MILTON NEVES, COM PARTICIPAÇÕES DE JOSÉ SILVÉRIO E WANDERLEY NOGUEIRA. OS CONVIDADOS FORAM: VICENTE MATHEUS E GYLMAR DOS SANTOS NEVES 

 

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Morre Tomires, ídolo do Comercial-SP que deixou Leão na reserva

Antonio Carlos Milano, o Tomires, competentíssimo goleiro que marcou época no Comercial de Ribeirão Preto-SP, morreu nesta quinta-feira (24), aos 79 anos. De acordo com o jornalista Edvaldo Tietz, Tomires não enfrentava graves problemas de saúde e foi encontrado sem vida no hotel em que estava morando em Ituverava-SP.

No Comercial, Tomires alcançou um feito que poucos goleiros conseguiram repetir. Deixou o jovem Emerson Leão em sua reserva, fato que o próprio ex-arqueiro palmeirense comenta em muitas entrevistas para TV, rádio e internet.

Além do Bafo, Tomires defendeu as metas também do XV de Jaú e do Ituveravense. Após pendurar as luvas, o ex-arqueiro trabalhou em diversos cargos no Comercial, sendo o último secretário do Conselho Administrativo.

Tomires era casado com Maria Isabel e deixa três filhos, Júnior, Fabrícia, e Bianca, além dos netos Luan Arthur e Bruno.

Abaixo, a nota de pesar do Comercial sobre a morte de Tomires:

É com imenso pesar que o Comercial Futebol Clube informa a morte do ex-goleiro e ex-funcionário do clube, Tomires, aos 79 anos de idade, no fim da manhã desta quinta-feira (24). Tomires é figura lendária do Leão do Norte e trabalhava na recepção do estádio Palma Travassos até dezembro do ano passado, quando se aposentou oficialmente. Totalmente devastados, a família comercialiana, seus torcedores, funcionários, amigos e parentes estão em luto e o clube declara luto oficial de três dias.

 

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Parabéns, Mancini! Treinador do Goiás completa 58 anos

Atual treinador do Goiás, equipe que começou a comandar no último 07 de agosto, na Série B, Vagner Mancini completa 58 anos quinta terça-feira (24).

Natural de Ribeirão Preto, Mancini foi um dos bons volantes de sua geração, tendo começado sua carreira pelo Gurani, em 1988. Passou por diversos clubes, entre eles a Portuguesa de Desportos, o próprio Ceará, o Honda FC (Japão) e o Grêmio, neste último tendo conquistado o Campeonato Gaúcho e a Libertadores, ambos em 1995.

Como treinador, seu maior feito, sem dúvida, foi a Copa do Brasil de 2005, então comandando o Paulista de Jundiaí.  

 

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Parabéns! Ídolo do Inter, autor do "Gol Iluminado", Figueroa completa 78 anos

Um dos maiores ídolos do Sport Club Internacional, Elias Ricardo Figueroa Brander, o ex-zagueiro chileno Figueroa, completa 78 anos nesta sexta-feira (25). Ele foi autor de um dos gols mais importantes da história do clube gaúcho, na decisão do Brasileiro de 1975, o chamado "Gol Iluminado", contra o Cruzeiro.

Depois de começar sua carreira profissional no Chile, com passagens pelo Unión La Calera e Santiago Wandereres, Figueroa transferiu-se para o futebol uruguaio, onde defendeu o Peñarol entre 1967 e 1971.

Depois, chegou ao Beira-Rio, onde permaneceu até o final de 1976, período em que levantou o hexacampeonato gaúcho (1971, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1976) e o bicampeonato brasileiro (1975 e 1976).

Aliás, falando em 1975, ano em que o Inter conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, foi justamente de Figueroa o gol do título, na decisão diante do Cruzeiro, no Beira Rio, um gol especial , que vale um registro especial.

COLORADO FANÁTICO

O cantor e compositor Kledir Ramil, da dupla gaúcha Kleiton & Kledir, foi entrevistado em 2015 pelo Portal Terceiro Tempo relembrando a conquista do Campeonato Brasileiro de 1975 e o icônico "Gol Iluminado"de Figueroa naquele jogo.

Kledir, que inclusive é embaixador do Inter, estava começando sua carreira musical pelo grupo "Almôndegas", na época do primeiro título brasileiro do seu time de coração, alguns anos antes de iniciar uma trajetória de enorme sucesso ao lado do irmão, com músicas marcantes, como "Deu Pra Ti", "Vira Virou", "Fonte da Saudade" e "Paixão", entre outras.

"Essa data ficou inesquecível pra mim, eu não estava no jogo, mas não canso de assistir esse 1 a 0 em cima do Cruzeiro. E não só o jogo que nos deu o primeiro título do Brasileirão, mas aquele "Gol Iluminado" do Figueroa, aquilo é divino, uma presença de Deus, na hora em que ele foi meter a cabeça na bola e veio um raio de luz iluminando", emociona-se Kledir, emociona-se Kledir, que ao lado do irmão, Kleiton, estará retomando em breve os shows presenciais, para que comemorem os 40 anos da dupla.. 

CLIQUE ABAIXO E OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA DE KLEDIR RAMIL EM 2015 A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

O GOL ILUMINADO DE FIGUEROA NA DECISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1975

Tarde nublada em Porto Alegre no dia 14 de dezembro de 1975.

Final do Campeonato Brasileiro daquele ano, jogo único no Beira-Rio entre Internacional e Cruzeiro.

O ponta-direita Valdomiro sofreu falta no lado direito, próximo à grande área da equipe mineira.

Aos 11 minutos do segundo tempo, o próprio Valdomiro, camisa 7 da equipe colorada, cobrou a falta. A bola passou por Paulo César Carpegiani e encontrou o zagueiro chileno Figueroa, que testou de cabeça, sem nenhuma chance para o goleiro Raul Plassmannn, decretando a vitória do time dirigido por Rubens Minelli, o primeiro título brasileiro do Inter, primeiro nacional também de um clube gaúcho.

O gol de Elias Ricardo Figueroa Brander ganhou até alcunha: "Gol Iluminado", em razão de uma nesga de sol romper o céu encoberto da capital portoalegrense e iluminar justamente o zagueiro do Inter no momento do cabeceio.

O técnico Rubens Minelli, que havia chegado ao Inter no ano anterior, vindo do Améria de Rio Preto-SP, contava com um elenco forte, e se lembra muito bem daquela partida final contra o Cruzeiro e da semi-final, diante do Fluminense.

"O Inter tinha um time muito bom. Uma equipe praticamente formada naquele ano Tivemos contratações de alguns reforços e jogava um futebol muito bom. Na semi-final, chegamos ao Rio de Janeiro para jogar e na televisão o treinador, o Didi, dizia que a "Máquina" estava "azeitada", que nós deveríamos jogar fechados. E eu aproveitei isso na minha preleção, para motivar os meus jogadores. E, na partida, anulamos o adversário completamente, ganhamos por 2 a 0 (gols de Lula e Carpegiani), poderíamos ter feito até mais", relembrou Minelli em entrevista ao Portal Terceiro Tempo em dezembro de 2015.

ABAIXO, O "GOL ILUMINADO" DE FIGUEROA

 

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Saudade: Há oito anos morria Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção na conquista do Tri

Um dos principais destaques da seleção brasileira na Copa de 70, ocasião em que foi o capitão do time no torneio disputado no México e vencido pelo time canarinho, Carlos Alberto Torres nos deixava há exatos oito anos, em 25 de outubro de 2016, vítima de um infarto.

Carioca, revelado pelo Fluminense, Carlos Alberto Torres integrou o fortíssimo elenco do Sanos Futebol Clube entre entre 1965 e 1974, tendo uma curta passagem pelo Botafogo em 1971.

Retornou ao Fluminense, onde já havia sido campeão carioca em 1964, para mais dois títulos estaduais, na chamada "Máquina Tricolor", em 1975 e 1976, ao lado de Rivellino, Doval e Carlos Alberto Pintinho, entre outros.

A exemplo de Pelé (1940-2022), também brilhou no futebol norte-americano, pelo Cosmos e California Surf. Despediu-se dos gramados pelo Cosmos, em 1982.

Como técnico, liderou o Fluminense na conquista do Campeonato Carioca de 1984 e ganhou o Brasileiro de 83 pelo Flamengo. O último time que comandou foi o Paysandu, em 2005.

Seu filho, Alexandre Torres, também foi jogador profissional, com passagens por Fluminense ,Vasco e Nagoya Grampus (Japão).

 

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Achados & Perdidos: Milton Neves nos municípios catarinenses de Nova Veneza e Criciúma

O município de Nova Veneza é um dos pontos turísticos mais interessantes entre tantos de Santa Catarina.

Milton Neves tem registros memoráveis da viagem que fez ao estado da região sul do Brasil entre os dias 4 e 6 de outubro de 2012,  incluindo as duas primeiras fotos, dentro de uma gôndola original de Veneza.

A embarcação foi especialmente trazida da icônica cidade italiana para ficar exposta em um dos ótimos restaurantes da cidade, em que Milton também aparece em algumas fotos, jantando com novos amigos que fez na ocasião.

Aproveitando a estada, Milton Neves foi ao Estádio Heriberto Hülse, onde assistiu a vitória do Criciúma sobre o Ceará por 2 a 1, confronto válido pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2012.

"Depois dizem que eu sou pé-frio... Dei sorte ao Criciúma (risos)", comentou Milton após a partida realizada naquela ocasião.

E, recentemente, Milton comentou sobre um menino que estava entre aqueles no gramado do Heriberto Hülse, o hoje famoso Rodrygo, do Real Madrid e da Seleção Brasileira.

"Ele estava ali do lado, me disse isso recentemente, o que me deixou muito feliz", diz Milton.

 

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Olhos no retrovisor: Christian e e seu pai Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear

O ano era 1988, e o piloto Christian Fittipaldi, recém saído do kart, competia pela F3 Sul-Americana. O carro de Christian estampava o nome Philishave, seu patrocinador master.

No filme, veiculado para o Dia dos Pais daquele ano, Christian contracena com seu saudoso pai Wilsinho Fittipaldi (1943-2024), que era seu chefe de equipe. Ao término da propaganda, Christian, então com 17 anos, o presenteia com um Philishave.

Ambos competiram na Fórmula 1, Wilsinho foi piloto da Brabham (1972 e 1973) e Copersucar-Fittipaldi (1975).

Christian Fittipaldi, hoje aposentado como piloto, é comentarista da ESPN para as provas da IndyCar e também participa do programa "Pelas Pistas", podcast veiculado no YouTube, apresentado pelo jornalista Thiago Alves, que ainda conta com Nelsinho Piquet.

Christian  foi piloto da Indy, Nascar, Stock Car, Trofeo Linea e foi bicampeão nos Estados Unidos pelo IMSA WeatherTech SportsCar Championship (em 2014 e 2015),  e esteve na Fórmula 1 por três temporadas: em 1992 e 1993 pela Minardi e em 1994 pela Footwork.

Wilsinho nos deixou em 23 de fevereio de 2024, em decorrência de uma parada cardíaca, aos 80 anos.

ABAIXO, O VÍDEO

Wilsinho e Christian 22 anos depois da gravação do comercial, em 3 de setembro de 2010, em Interlagos. Na ocasião, Christian competia pela Stock Car. Foto: Marcos Júnior Micheletti /Portal Terceiro Tempo

 

Christian Fittipaldi ao lado do pai Wilsinho Fittipaldi em 5 de novembro de 2023, em Interlagos, dia do GP de São Paulo de Fórmula 1. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

  

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Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve derrotava Schumacher há 27 anos para conquistar seu Mundial de F1

Há exatos 27 anos, em 26 de outubro de 1997, no GP da Europa, disputado no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, o canadense Jacques Villeneuve tornava-se campeão mundial de Fórmula 1, seu único título na categoria, e último da Williams, entre pilotos e construtores.

Aquele foi o último GP da temporada, e apenas Villeneuve e Michael Schumacher (Ferrari) poderiam conquistar o título.

O alemão tinha um ponto de vantagem sobre o canadense. Assim, quem terminasse à frente do outro, seria campeão.

Um dia antes, na classificação Villeneuve conquistou a pole com a marca de 1min21s072. Por incrível que pareça, Michael Schumacher (Ferrari) e Heinz-Harald Frentzen (Williams) fizeram o mesmo tempo, mas como Villeneuve cravou sua volta antes, ficou com o primeiro posto no grid, com Schumacher em segundo e Frentzen em terceiro.

Na largada, Schumacher assumiu a ponta. Villeneuve caiu para segundo, mas teve uma melhor estratégia de pit-stops e encostou no alemão para ultrapassá-lo, ainda que Schumacher tenha feito uma manobra desleal, batendo propositalmente contra a Williams do canadense.

Porém, foi Schumacher o prejudicado. Sua Ferrari ficou travada na brita e Villeneuve permaneceu na pista, precisando apenas do sexto lugar (que na época rendia um ponto) para ser campeão, pois ainda que ficassem empatados na tabela, tinha duas vitórias a mais que Schumacher (7 a 5).

Cauteloso, Villeneuve terminou em terceiro, superado pelos dois carros da McLaren, de Mika Hakkinen (que conseguiu sua primeira vitória na F1) e de David Coulthard.

Em terceiro, no pódio, Jacques marcou quatro pontos e terminou o Mundial com 78 pontos, três a mais que Michael, que conqusitara os títulos de 1994 e 1995 e perseguia seu primeiro campeonato pelo time de Maranello, feito que acabou conquistando somente em 2000, para "deslanchar" e ganhar outros quatro, consecutivamente, entre 2001 e 2004, todos pelo time italiano, chegando à marca que até hoje não foi batida, de sete títulos.

Jacques Villeneuve a bordo da Williams FW19 com motor Renault V10 em 1997, carro com o qual conquistou seu título na F1. Foto: Divulgação

Filho do mítico Gilles Villeneuve (1950-1982), Jacques foi ampeão da Indy em 1995. Estreou na F1 em 1996 pela mesma Williams (foi vice-campeão), permanecendo na equipe inglesa em 1998 (ficou em quinto lugar, sem vitórias). Aliás, Jacques jamais voltou a vencer na F1, competindo por BAR (1999 a 2003), Renault (2004), Sauber (2005) e BMW Sauber (2006).

Esteve no Brasil disputando duas provas da Stock Car: em 2011 (Corrida do Milhão, em Interlagos) e em 2015 (Corrida de Duplas, em Goiânia). Veja imagens exclusivas das duas participações de Jacques na Stock na galeria, abaixo.

Teve uma breve passagem pela F-E na temporada 2015-2016, disputando duas provas: Beijing (China) e Putrajaya (Malásia).

Há pouco mais de dois anos, no dia 14 de setembro, aos 51 anos, ele voltou ao cockpit de um carro de Fórmula 1, o A521 da Alpine para algumas voltas  no traçado italiano de Monza, à convite da equipe francesa. Mostrando bom ritmo, ele ficou a um segundo da marca obtida pelo francês Esteban Ocon, titular do time de Enstone.

Em 2011, em Interlagos, quando participou da Corrida do Milhão da Stock Car. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

   

 

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Achados & Perdidos: O heroico empate do Corinthians contra o Santos de Pelé no Paulista de 71

O Corinthians nunca teve vida fácil diante do Santos, sobretudo no período em que Pelé (1940-2022) vestiu a camisa 10 do time da Vila Belmiro. 

É verdade que em 20 de junho de 1971 o time santista não era mais aquele que assombrou a vida dos corintianos por longos 11 anos do tabu que foi quebrado em 1968, mas Pelé estava em campo e as condições do empate em 3 a 3 conseguido pelo Timão no Pacaembu foram incríveis.

O jogo, válido pelo Campeonato Paulista pelo 2º turno de 1971, parecia fácil para o Santos, que abriu frente de três gols, com Rogério e Pelé ainda na primeira etapa e Ferretti logo no começo do segundo tempo.

Mas o bom time corintiano não se deu por vencido. Após cruzamento do ponta Paulo Borges, o zagueiro Marçal tentou afastar de cabeça mas jogou contra seu próprio gol, então defendido pelo argentino Cejas, diminuindo o placar.

O segundo gol corintiano aconteceu quatro minutos depois, quando Lindóia recebeu nas proximidades da grande área santista e tentou driblar Cejas, que tocou na bola, mas esta sobrou livre para o centroavante Mirandinha estufar a rede santista.

Já o terceiro gol, o de empate, foi suado. Um bate e rebate na grande área e a bola sobrou para Mirandinha, que de perna canhota deixou tudo igual em 3 a 3 ,fazendo seu segundo tento no eletrizante jogo.

Uma partida memorável com sabor de vitória para o Corinthians e de derrota para o Santos.

As duas equipes eram treinadas por ex-jogadores de belas histórias por seus clubes, Baltazar comandava o Timão e Mauro Ramos de Oliveira era o treinador do Peixe.

Nem Corinthians nem Santos chegaram à final do Campeonato Paulista daquele ano. O título ficou com o São Paulo, e o Palmeiras foi o vice-campeão

ABAIXO, OS SEIS GOLS DE CORINTHIANS 3 X 3 SANTOS NO PACAEMBU, EM 20 DE JUNHO DE 1971. ORLANDO DUARTE NARRA OS GOLS NO PRIMEIRO TEMPO E LUIZ NORIEGA NA ETAPA FINAL, PELA TV CULTURA (SP).

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA 

Corinthians 3 x 3 Santos-SP (Campeonato Paulista)
Estádio: Pacaembu, em 30 de junho de 1971

Árbitro: José Favilli Neto

Público: 29.502
Corinthians: Ado, Zé Maria, Almeida, Luís Carlos e Pedrinho; Tião e Rivelino; Paulo Borges (Lindóia), Adãozinho (Suingue), Mirandinha e Aladim. Técnico: Baltazar. 
Santoas: Cejas, Moreira (Lima), Ramos Delgado (Djalma Dias), Marçal e Turcão; Clodoaldo e Nenê; Rogério, Ferreti, Pelé e Edu. Técnico: Mauro Ramos.

Gols: Rogério aos 15 e Pelé aos 36 do 1º Tempo; Ferreti aos 3, Marçal (contra) aos 16, Mirandinha aos 20 e aos 35 do 2º Tempo.

 

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