Biga

Ex-atleta de Muzambinho-MG

por Milton Neves

Biga, o Valdecir Teodoro dos Santos, figura querida, carismática e folclórica do futebol amador de Muzambinho-MG nos anos 50, 60 e 70, morreu lá mesmo em sua cidade natal no dia 25 de maio de 2007.
 
Biga tinha muita "panca", chuteiras Gaeta (um privilégio à época) e o melhor material esportivo possível, mas nunca foi craque.
 
Entretanto, era muito esforçado, e jogou em várias equipes da cidade, formou times amadores, revelou jogadores e foi também técnico, dirigente e massagista de seu amado "Comércio EC" de Muzambinho.
 
Falava mais enrolado do que Tevez, ninguém entendia nada, mas era muito querido e torcedor fanático do Santos.
 
Em 1965 foi um dos integrantes da "comitiva" muzambinhense formada pra ver o inesquecível Comercial 0 x 2 Santos (gols de Pelé e Dorval) pelo 2º turno daquele campeonato paulista. Foi quando os saudosos Amintas Inacarato, Moisés e Mauro Chame alugaram uma Kombi e foram assistir ao grande jogo.
 
Biga, o menino Milton Neves, então com 13 anos, e outros sete muzambinhenses lotaram a Kombi alugada e dividiram os custos com Mauro, Amintas e Moisés.
 
Grande Biga, descanse em paz!
Em 3 de fevereiro de 2013 recebemos o e-mail de Carlos Tomaz, advogado da cidade cidade mineira de Juruaia, que nos relata uma história envolvendo o saudoso Biga:
 
"Oi Miltinho. Aqui é o CARLOS TOMAZ de JURUAIA, Carlinho Tomaz dos velhos tempos do futebol de MUZAMBINHO E JURUAIA. Voce sabe da história do jogo que não aconteceu. O BIGA O VALDECI TEODORO irmão do Jair, combinou um jogo em 1966 como TIÃO SILVEIRA. O biga falava uma linguagem que ninguem entendia um PORTUBINHO e o TIÃO SILVEIRA GAGO, voce imagina o que foi combinado. No dia 14.06.1966 um telefone de 20 minutos foi fechado o jogo para o domingo seguinte sendo que para o BIGA dizendo: ÓIA TIÃO NÓIS VAI AÍ E O C ES VEM AQUI domingo 15,00 horas. Falou tiãozinho. Combinado. Oceis vem ? Então táo combinado, nós vai aí domingo. O Tião. Biiiga.Ceeeeis vem ou nóooois vamos. Então commmmbinado Voces esperam. Domingo 14,00 horas sai o time de Muzambinho o poeirão e sai o caminhão de Juruaia e lá na Santa Esméria cruzam os dois caminhões e o biga diz. O Tião tá o caminhão. E O tião diz pro pessoal de Juruaia. Uai onde o Biga tá indo. O Tião cabelo louro, havia passado brilhante glostora e com o vento ficou espetado a lá Newmar e chegando em Muzambinho. O campo fechado. Chegando em Juruaia o campo fechado. Ponto final. O jogo que não aconteceu. Nasegunda feira Tião gaguejando e o Biga se encontram na Sapataria do José Sales e tentaram explicar o que tinha aconecido. levou 3 horas e até hoje não chegaram a um acordo. Grande Biga lá no céu".
Carlos Tomaz

Em 11 de setembro de 2013 recebemos o e-mail de
Mateus Santos, filho de Biga, que segue abaixo:

Olá Milton, boa tarde!

Tive olhando seu site e vi uma matéria do meu Pai, tenho uma correção pra fazer..

Meu Pai era Santista fanático e não flamenguista como esta no site. hehehe...

Lembro de meu pai me contar essa história em que voces foram até ribeirão preto pra ver o Santos, que vc se perdeu e ele encontrou vc na kombi e levou para o estadio. eu gostava muito de ouvir suas histórias, uma melhor que a outra.

Ele que foi uma pessoa muito querida e carismática da nossa pequena Muzambinho.

Acho que é isso! Tudo de bom Sucesso

Mateus Santos

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES