por Marcos Júnior Micheletti
Milton Neves Filho, considerado por muitos o "Pelé da crônica esportiva brasileira", nascido em 6 de agosto de 1951, é mineiro de Muzambinho, cidade do Sul de Minas Gerais que ele, desde o começo de sua carreira, em 1972, popularizou a partir do rádio e de todas as outras mídias em que trabalhou, incluindo jornais, revistas, televisão e internet.
Filho de Milton Neves e de Carmen Fernandes Neves, ambos falecidos, irmão mais novo de Homero Neves, Milton começou sua trajetória de maneira peculiar, quando Benedito Dino (1928-2011) colocou um microfone em suas mãos para que ele anunciasse a quermesse da Igreja São José, na Av. Dr. Américo Luz, no centro de Muzambinho. Lá mesmo em sua cidade natal ele emprestou sua potente voz para a Rádio Continental, e depois para a Rádio Colombo, de Curitiba-PR.
Trabalhou como setorista da Rádio Jovem Pan no Detran de São Paulo em 1972, fazendo boletins sobre o caótico trânsito paulistano, e depois foi escrivão de polícia no mesmo Detran-SP, na Corregedoria de Polícia do órgão paulista, ao lado do saudoso escrivão de polícia Cyro Vidal (1939-2011).
Milton Neves, que formou-se em jornalismo nas Faculdades Objetivo (hoje UNIP), lembra da importância que João Carlos Di Genio (1939-2022), diretor da instituição, teve em sua vida.
"Devo muito ao querido e saudoso Di Genio e ao Objetivo. Lá, conheci professores e jornalistas que me encaminharam a Fernando Vieira de Melo, na Rádio Jovem Pan. À época (1972) eu não tinha condições de pagar o financiamento ao Banco Itaú. Minha tia Antonia, de Muzambinho-MG, com muita dificuldade pagava minhas despesas em São Paulo, com moradia (pensão na rua Alfredo Elis, 185), alimentação e transporte. Ingressei como escrivão na Polícia e ganhei uma providencial bolsa de estudos, apresentado a João Carlos Di Genio e Jorge Brihy por Paulo Saab e Ricardo Carvalho. E, depois, já trabalhando na Jovem Pan e no Detran, mas ainda com o `dinheiro contado´, mais uma vez tive a ajuda de Di Genio, para bolsas de estudos para meus filhos, que estudaram no Objetivo da rua Alves Guimarães, em Pinheiros. Grande e querido João Carlos Di Genio, devo muito a você!", emociona-se, grato, Milton Neves.
CASAMENTO
Milton se casou com a saudosa Lenice Chame Magnoni Neves (1954-2020) em 7 de janeiro de 1978. Eles começaram a namorar em 1969, e desta união nasceram três filhos: o publicitário e empresário Rafael Eduardo Magnoni Neves, o jornalista e empresário Fábio Lucas Neves e o publicitário e empresário Milton Neves Neto, o Netto Neves.
Fábio, o filho do meio de Lenice e Milton, casado com a jornalista Roberta Peporine, lhe deu duas netas: Giulia e Maria Beatriz, a Mabê.
"Foram dez anos de namoro e noivado esperando obter condições para nos casarmos. E foi um grande casamento, de 42 anos, que na madrugada de hoje (30 de agosto de 2020) foi interrompido pela força do maldito câncer. Nice, Deus te pague, minha primeira namorada, única noiva e única esposa. Vá com Deus e fique tranquila no céu, porque nossos três meninos hoje cuidam de mim como tão bem você cuidou deles enquanto eu trabalhava feito louco. Deus te pague!", escreveu Milton Neves em suas redes sociais em 30 de agosto de 2020, dia da morte de sua esposa.
Outra figura fundamental na vida de Milton Neves foi sua tia, Antonia Carlos Fernandes Neves (1925-2015), que além de todo amor que dispensou ao sobrinho, também foi responsável para um dia absolutamente inesquecível para Milton Neves, quando este viu Pelé e o Santos Futebol Clube pela primeira vez em um estádio, em 10 de outubro de 1965, na vitória santista diante do Comercial em Ribeirão Preto. Clique aqui e veja uma matéria especial sobre este momento, "O dia em que Pelé me viu graças a minha tia Antonia".
RÁDIO
A carreira de Milton Neves deslanchou a partir do trabalho na Rádio Jovem Pan, onde atuou entre 1972 e 2005, período em que consolidou a principal marca do pós-jogo, o "Terceiro Tempo", nome que também acabou sendo adotado em seus programas de televisão na TV Record e na TV Bandeirantes.
Em 2005 deixou a Rádio Jovem Pan para se transrferir para a rádio que escutava em sua infância, a Rádio Bandeirantes, onde permaneceu até dezembro de 2022. Milton deixou a emissora do Morumbi em comum acordo, pedindo demissão um mês antes, cumprindo contrato até o último mês daquele ano.
Seu último programa na Rádio Bandeirantes foi em 31 de dezembro de 2023, e na ocasião ele comandou a edição especial, e seu companheiro de estúdio, Guilherme Cimatti, produtor do programa, iniciou a atração com uma linda homenagem, que você pode ouvir, no link abaixo.
TELEVISÃO
O primeiro programa que apresentou na televisão foi o "Canal 100", pela extinta TV Manchete, entre 1994 e 1998.
Na Band, foram diversas atrações, como o "Gol, O grande Momento do Futebol", o "SuperTécnico", um divisor de águas no segmento do debate esportivo e o Terceiro Tempo.
Em 2001 foi contratado pela TV Record, onde foi a principal estrela da emissora da Barra Funda, comandando diversos programas, vários deles de forma simultânea, a saber: "Debate Bola", "Terceiro Tempo", "Roleta Russa, "Cidade Alerta" e ainda, o "Golaço", este pela Rede Mulher, que pertencia ao grupo da Record. Ainda fez uma participação especial na "Escolinha do Barulho", como professor da turma que contava com diversos humoristas, como Paulo Silvino, Marcos Plonka e Tiririca, entre outros.
Seu retorno à Band foi em 2008, onde comandou o "Terceiro Tempo", "Band Mania" e "Show do Esporte". A atração integrou a grade da emissora do Morumbi até 9 de julho de 2023, dia em que a atração foi ao ar pela última vez.
JORNAIS E REVISTAS
Manteve a coluna "Terceiro Tempo" por mais de 20 anos, primeiro no "Diário Popular", e depois no "Agora S. Paulo", do Grupo Folha de S. Paulo.
Foi colunista da "Revista Placar" por vários anos e atua hoje na "Revista Caminhoneiro", com uma coluna mensal.
SITE
O Portal Terceiro Tempo foi o primeiro site individual de um jornalista brasileiro, tendo como primeiro foco a preservação da memória esportiva do País, graças ao trabalho dos jornalistas Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann, que o assessoravam na época.
Depois, o portalterceirotempo.com.br ampliou enormemente sua abrangência, com noticiário diário, não apenas de futebol, mas também de automobilismo, este uma criação do jornalista Marcos Micheletti, com uma seção voltada ao esporte a motor chamada "Bella Macchina.
Atualmente o site de Milton Neves conta com o trabalho dos jornalistas Thiago Tufano Silva e Marcos Micheletti. Além deles, também trabalham na redação do Portal Terceiro Tempo, em diversos setores, Kennedy Andrés e Marcianno Ferreira.
FOTO ILUSTRATIVA
A foto que ilustra esta página inicial é de junho de 1972 quando eu, Milton Neves, iniciava minha longa e feliz permanência como funcionário da Rádio Jovem Pan AM de São Paulo. Era repórter de trânsito, o motorista é o saudoso Silvério Rodrigues e a viatura, uma C-14 azul da Chevrolet.
Em 5 de novembro de 2019, em evento realizado no Tom Brasil, Milton Neves conquistou dois troféus do Prêmio Comunique-se, nas categorias "Mídia Escrita/Esportes" e "Jornalista Empreendedor/Economia". Clique aqui e veja a matéria publicada no Portal Terceiro Tempo.
Ainda sobre a edição de 2019 do Prêmio Comunique-se, clique aqui e veja a cobertura completa do evento, também publicada no Portal Terceiro Tempo.
Em 6 de agosto de 2021, quando comemorou 70 anos, Milton foi destaque no UOL, no "Na Telinha", uma entrevista robusta que deu ao jornalista Thiago Forato. Clique aqui e veja, na íntegra.
ABAIXO, VÍDEO GRAVADO POR MILTON NEVES EM SUA SALA NA REDAÇÃO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, SOBRE O DIA EM QUE VIU PELÉ PELA PRIMEIRA VEZ
ENTREVISTA AO UOL
Em março de 2024, Milton Neves concedeu uma longa entrevista ao UOL, veiculada no site e publicada na "Folha de S Paulo" em 24 de março. Clique aqui e veja, na íntegra.
Em 2001, Milton Neves fez uma participação especial como professor da Escolinha do Barulho, programa exibido pela Rede Record.
No trecho abaixo, Zé Bonitinho, personagem do ator Jorge Loredo, falecido no dia 26 de março de 2015, contracena com Milton logo no começo do vídeo, emprestando seus famosos óculos a Milton Neves.
Também participam o igualmente saudoso Marcos Plonka, Castrinho, Paula Melissa (a dona Fifi de Assis) e o saudoso Paulo Silvino, entre outros.
Abaixo, confira a chamada do programa “Mesa Redonda” de 1987, com Roberto Avallone, Cléber Machado, Mário Marinho e Milton Neves:
ABAIXO, O DOCUMENTÁRIO "DE MILTIN A MILTÃO - OS TEMPOS DE MILTON NEVES", TRABALHO DOS ESTUDANTES MARCOS ANTOMIL, LUCAS HERRERO, MATHEUS GODOY, MATHEUS DIETRICH, OTÁVIO RODRIGUES E JOÃO VARELLA, FINALIZADO EM DEZEMBRO DE 2018
ABAIXO, HOMENAGEM DA RÁDIO BANDEIRANTES PELOS 70 ANOS DE MILTON NEVES. O PRIMEIRO DEPOIMENTO É DE SEU FILHO CAÇULA, NETTO NEVES:
ABAIXO, ESPECIAL EM HOMENAGEM A MILTON NEVES NO PROGRAMA "MELHOR DA TARDE", COM APRESENTAÇÃO DE CÁTIA FONSECA, PELA BAND, EXIBIDO EM 1º DE JULHO E 2022
ABAIXO, PODCAST DENILSON SHOW, COM A PARTICIPAÇÃO DE MILTON NEVES, EM 08 DE AGOSTO DE 2022
ABAIXO, O "ARQUIVO PESSOAL" DO "FAUSTÃO NA BAND" COM A HOMENAGEM A MILTON NEVES, EXIBIDA EM 14 DE DEZEMBRO DE 2022
ABAIXO, NO "DOMINGO ESPETACULAR" DA TV RECORD, ESPECIAL COM MILTON NEVES, NAS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AOS 70 ANOS DA EMISSORA DA BARRA FUNDA
ABAIXO, MILTON NEVES NO CANAL DO JORNALISTA COSME RÍMOLI NO YOUTUBE EM JUNHO DE 2023
ABAIXO, OS DOIS VÍDEOS DO PROGRAMA GRAVADO COM MILTON NEVES, NA REPORTAGEM FEITA POR ROBERTO CABRINI PARA O "CÂMERA RECORD", EXIBIDO EM 31 DE ABRIL DE 2024
ABAIXO, A ÍNTEGRA DO PROGRAMA THE NOITE, APRESENTADO POR DANILO GENTILI COM MILTON NEVES COMO CONVIDADO, EXIBIDO EM 27 DE JUNHO DE 2024 NO SBT
ABAIXO, O QUADRO "HOJE NÃO, HOJE SIM" DO ARENA SBT, EM 08/07/2024, COMANDADO POR CLÉBER MACHADO. MILTON NEVES E MAURO BETING SE ENFRENTARAM
Live pergunta: Vencer a Copa América muda o status da seleção?
João Antonio e Frank Fortes durante a Live desta segunda-feira (08 de julho. Foto: ReproduçãoEm confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 129 anos!
Achados & Perdidos: Gols raros de Pelé, contra Juventus, Palmeiras e Briosa
Saudade: Há dois anos morria Isabel, ícone do vôlei brasileiro
Após garantir acesso, o campeão Santos recebe o CRB em seu penúltimo jogo pela Série B; as equipes
Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama