Marcos Falopa

Treinador de futebol e ex-jogador
Marcos Falopa, nascido em São Paulo, em 2 de abril de 1949, ex-jogador profissional, tornou-se diretor-técnico de amplo currículo internacional e experiência em diversos clubes, nas mais diversas funções.
 
Em setembro de 2013 anunciou que foi contratado pelo Kingfisher East Bengal, um dos maiores clubes da cidade indiana de Calcutá.
 
Em 2015 foi contratado pela seleção de Barbados para a disputa das Eliminatórias da Concacaf para a Copa de 2018.
 
Em 12 de fevereiro de 2022, no Museu do Futebol, no Pacaembu (SP), lançou seu livro bilíngue, "O Jeito Brasileiro de Jogar Futebol". Clique aqui e veja fotos do evento, que contou com a presença de grandes craques do passado.
 
Falopa voltou a ser abraçado por fãs e amigos na noite de 15 de agosto de 2022 para mais uma sessão de autógrafos de seu livro "O Jeito Brasileiro de Jogar Futebol". Clique aqui e veja a cobertura completa do Portal Terceiro Tempo, por Marcos Júnior Micheletti. 
 
Abaixo, o excelente currículo do treinador:
 
Sou formado no Brasil e na Europa (Itália e Espanha). Fiz Educação Física na Universidade de Santo André, em São Paulo, e me especializei em Futebol pela USP.
 
Participei de vários trabalhos técnicos como convidado especial da UEFA.
 
Sou técnico da Seleção Nacional de Mianmar (ex- Birmânia) desde abril de 2007, tendo levado essa Seleção a duas finais em torneios internacionais da Ásia.
 
Meus mais recentes trabalhos no exterior, antes da Seleção de Mianmar, foram com a Seleção de Omã (2005 / 2006); o de Diretor Técnico da Seleção Nacional da África do Sul (de 2002 a 2004) e de Diretor Técnico da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe, abrangendo 38 paises, de 1995 a 2002).
 
Na África do Sul, qualifiquei a seleção nacional do país para a Copa da África e disputei vários jogos e torneios internacionais. Durante minha gestão técnica à frente da CONCACAF o desenvolvimento do futebol na região recebeu um grande impulso, sendo o México nesse periodo campeão da Copa das Confederações (1999) o que se refletiu também no nivel das qualificatorias e na Copa do Mundo de 2002 na Coréia e no Japão.
 
No primeiro semestre de 2008 ele disputou o campeonato brasiliense dirigindo o Legião FC.
 
Em 2012, quando ainda morava em São Paulo, Falopa fez parte da diretoria da ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol), que fica no Rio de Janeiro.

Outros títulos internacionais como técnico de futebol:

- Campeão no Japão: Copa Konica, com o Nagoya Grampus;
- Campeão em Camarões (TKC): Copa Presidente
- Campeão da MacMed em São Paulo, com equipe da Universidade Mackenzie;
- Vice-Campeão no Qatar (Copa do Rei)
- Vice-Campeão Brasileiro com o Santos em 1995 (Supervisor)
- Vice-Campeão Mundial com o Brasil no Mundialito de 1987

Fui técnico de futebol também na Arábia (Qatar, Bahrain e UAE).

No Brasil, trabalhei com vários times. Entre eles podemos destacar meu trabalho junto ao Marilia, Ponte Preta, União de Mogi, Palmeiras e Santos.

Dada à sua experiência e ao reconhecimento internacional de meu trabalho, tenho dado curso e treinamentos principalmente na área da UEFA: Inglaterra, Escócia, Turquia, Italia, Filandia, etc.

Estive nas últimas sete Copas do Mundo como observador técnico: Espanha (1982), México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998), Coréia/Japão (2002) e Alemanha (2006).

Tenho vários artigos técnicos publicados em revistas internacionais e um livro técnico sobre o futebol brasileiro.
 
No dia 14 de abril de 2019, Marcos Falopa participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES