Zé Carlos, o Imitador

Ex-lateral do São Paulo, Seleção, Grêmio e Portuguesa
por Rogério Micheletti
 
José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, morreu em 25 de outubro de 2024, aos 56 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele estava na casa de uma sobrinha em Osasco, cidade em que residia. 
 
Natural de Presidente Bernardes, interior paulista, onde nasceu em 14 de novembro de 1968, explodiu tarde para o futebol, aos 29 anos, mas mesmo assim conseguiu realizar o sonho de qualquer jogador de futebol: disputar uma Copa do Mundo. José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, reserva de Cafu no Mundial da França de 98 e ex-lateral-direito do São Paulo.
 
Em 10 de fevereiro de 2013, foi entrevistado por MIlton Neves no programa Domingo Esportivo Bandeirantes, ocasião em que revelou ter se tornado secretário municipal de esportes da cidade de Nova Mutum, no Mato Grosso.

Antes, residiu em Presidente Bernardes (SP), sua cidade natal, onde trabalhou na revelação de jogadores. Pouco antes de encerrar a carreira, defendeu o Noroeste, o popular Norusca.
 
Em 2008, Zé Carlos jogou na várzea paulistana, pela ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar - na zona leste de São Paulo, ao lado de ex-jogadores como Silva, o "artilheiro de um gol só", aquele ex-atacante do Juventus que fez um gol de bicicleta contra o Corinthians, em 1989, no Pacaembu.
 
Zé Carlos começou a carreira no São José (SP) e passou por várias equipes antes de se destacar no São Paulo em 97 e 98, ano que o São Paulo conquistou o Paulistão em uma final contra o Corinthians.

Sinônimo de alegria, principalmente por ser um grande imitador de bichos, Zé Carlos foi um cigano da bola. Além do São José (em 89) e São Paulo, o lateral defendeu o Nacional da Comendador Souza (91 e 92), o São Caetano (93), a Portuguesa de Desportos (94), o União São João (95), o Juventude (96), o Grêmio (99), a Ponte Preta (2000) e o Joinville, antes de ser contratado pelo Noroeste.

Na Copa de 98, Zé Carlos jogou apenas uma partida como titular da Seleção Brasileira. Ele substituiu Cafu, suspenso, na partida contra a Holanda pelas semifinais. 
 
No dia 28 de novembro de 2013, o portal UOL publicou uma matéria sobre  o ex-lateral Zé Carlos, reproduzida abaixo:

 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES