Sergipano de Aracaju, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu em 24 de outubro de 2024, aos 66 anos.
Maguila, que nasceu em 12 de junho de 1958 foi o mais carismático dos pugilistas brasileiros.
Pedreiro de ofício, deixou a terra natal para se dedicar ao boxe em São Paulo, aos 17 anos de idade.
Após deixar os ringues, trabalhou como professor de escolinha da modalidade mantida pela prefeitura de São Paulo, localizada na região da rodovia Raposo Tavares.
Em 2011, já longe dos ringues, Maguila admitiu sofrer com ETC (Encefalopatia Traumática Crônica) e também de diabetes.
Fã de Eder Jofre e Cassius Clay, constituiu carreira brilhante, embora muitos a contestem. Em 86 combates venceu 81, sendo 68 por nocaute. Perdeu cinco lutas, quatro por nocaute.
O folclórico sergipano contou muito com a ajuda do jornalista Luciano do Valle, cuja empresa Luqui promoveu e muito a sua carreira. Foi neste período que foram registrados os maiores combates de Maguila. Vitórias sobre James Quebra-Ossos Smith e Daniel Falconi e jornadas tristes como as derrotas para nomes históricos como George Foreman e Evander Holyfield. Mesmo assim, deixou o ringue com um currículo expressivo. Foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano e mundial, este útimo pela pouca expressiva Federação Mundial de Boxe.
Em 19 de janeiro de 2013, aos 54 anos, foi internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo para uma avaliação médica, segundo sua então esposa, Irani Pinheiro, de quem se separou.
Mesmo debilitado, sofrendo de Mal de Alzheimer, compareceu ao sepultamento do amigo Luciano do Valle em 20 de abril de 2014, em Campinas, ao lado de sua esposa Irani.
Foi pela voz de Luciano do Valle que as exibições de Maguila ganharam notoriedade em todo o Brasil.
Em 8 de fevereiro de 2015 foi entrevistado pelo apresentador Geraldo Luis no "Domingo Show" da Rede Record. Com dificuldades para falar, Maguila estava ao lado de sua esposa Irani, em uma clínica para tratar do Mal de Alzheimer.
Em 3 de julho de 2016 o "Conexão Repórter", programa apresentado por Roberto Cabrini no SBT, apresentou matéria com Maguila, onde o ex-boxeador mostrou-se bem melhor de saúde. Seu diagnóstico, inicialmente de Alzheimer, foi alterado para Encefalopatia Traumática Crônica. Maguila, acompanhado de sua esposa Irani Pinheiro, faz sessões de fisioterapia e testes cognitivos frequentemente.
Em 15 de outubro de 2016 fez sua primeira aparição pública após deixar o Hospital Geriátrico Dom Pedro II, em São Paulo.
ABAIXO, REPORTAGEM DE 1987 EM QUE GOULART DE ANDRADE FOI CONHECER UMA ACADEMIA DE BOXE E "ENFRENTOU" MAGUILA, EM MATÉRIA VEICULADA NO PROGRAMA "VEM COMIGO" DA TV GAZETA-SP