por Marcelo Rozenberg
Nascido em 1933, Waldemar Pires foi presidente do Corinthians em uma das épocas mais gloriosas da história do clube, entre 1981 e 1985. Neste período, viu crescer um movimento denominado "Democracia Corintiana", no qual os jogadores instituíram uma cartilha particular de comportamento com regras bem menos rigorosas em relação às que estavam acostumados a seguir, como a não obrigatoriedade dos atletas casados se concentrarem para os jogos.
Comandada por Sócrates, Casagrande e Wladimir, a proposta ficou marcada pelo slogan "liberdade com responsabilidade", que por sinal caminhou lado a lado com o processo de redemocratização pelo qual o Brasil passou após anos de ditadura.
Waldemar era o presidente do Timão em 1982 e 1983, quando o alvinegro conquistou o bicampeonato paulista de futebol. Atualmente segue participando da política do Parque São Jorge como conselheiro vitalício. Em 2007, chegou a ter seu nome indicado para voltar a comandar os destinos do clube por algumas alas, mas não disputou o pleito.
Paralelamente, trabalhou como empresário da área financeira. E foi proprietário de uma corretora de valores. O ex-presidente corintiano morreu no dia 22 de outubro de 2022, aos 88 anos de idade.
ABAIXO, PARA A CBN/GLOBO, WALDEMAR PIRES FALA SOBRE SUA GESTÃO À FRENTE DO CORINTHIANS
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores de Portugal e Espanha
Eusébio, Puyol, Casillas e Luís Figo estão entre elesAchados & Perdidos: Em 1999 a estreia de Milton Neves na TV Bandeirantes
Gol, o Grande Momento do Futebol, sob comando do jornalista na emissora do MorumbiAchados & Perdidos: Craque e polêmico, Heleno de Freitas nascia há 106 anos
Saudade: Gordon Banks, goleiro da defesa milagrosa na Copa de 70, nos deixava há sete anos
F1: Leclerc supera Norris para comandar o segundo dia de testes da pré-temporada no Bahrein
Neste Dia Mundial do Rádio ouça hilárias gafes em transmissões brasileiras
Parabéns! Um dos melhores árbitros de todos os tempos, Pierluigi Collina completa 66 anos
F1: Mercedes finaliza na liderança a primeira bateria de testes da pré-temporada no Bahrein
Achados e Perdidos: O incrível gol anulado de Kevin Keegan, que hoje completa 75 anos
F1: Bortoleto fala em 'transformar todo o trabalho árduo em realidade'
Morre Paulo Planet Buarque, histórico conselheiro do São Paulo Futebol Clube
Achados & Perdidos: Há 20 anos, a memorável entrevista de Maradona a Milton Neves no Carnaval do Rio de Janeiro