CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE ROBERTO CARMONA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Ah, aquele domingo pela manhã...
Foi ali por 1998, 2000, 2002, 2003 ou teria sido em 2004?
Estava chegando, como hoje já há 48 anos, para meus inesquecíveis plantões de domingo no rádio brasileiro em mais uma “rápida” jornada dominical de 12 ou 15 horas de microfone também de TV, aí a partir de 1999.
Foi na Jovem Pan.
Chovia naquela manhã e meu inseparável e saudoso Teletrim começou “a disparar e a berrar” como nunca.
Afinal, não estava ainda no ar e “por que meu Teletrim está tão agitado?”, pensei.
O Teletrim, aparelho de comunicação muito popular entre os ano 80 e 90, foi bastante difundido nas tribunas de Milton Neves, que criou uma ligação muito próxima com seus fãs e colaboradores, carinhosamente apelidados de "Teletrinzistas"
Antes, dirigindo, fui pensando no Carmona, metro a metro, quilometro a quilometro.
De cara foram umas 60 mensagens de meus fiéis teletrinzistas, todos informando da morte do eterno e bom repórter esportivo... Roberto Carmona!!!
Enquanto dirigia do bairro do Campo Belo, onde morava, em direção à Avenida Paulista, o Teletrim não se calava.
Ao chegar na rádio já eram umas 250 mensagens “alertando” da “morte” de uma das maiores testemunhas da época áurea do futebol brasileiro.
Pelé é entrevistado pelo ótimo repórter Roberto Carmona
O jogo acabou, mas Pelé pacientemente atende aos petrificados repórteres no Pacaembu, em 1969. Da esquerda para a direita, de costas, o primeiro é Clóvis Messias (ex-Jovem Pan e Bandeirantes), o terceiro é Roberto Carmona, seguido por Chico de Assis, e o último (à direita) é Vitor Moran. E o camisa 10 de branco, quem seria? (risos)
Ademar Pantera, nos tempos de Palmeiras, sendo entrevistado por Roberto Carmona
E lembrando dele principalmente dos seus tempos de Rádio Gazeta AM que eu tanto ouvia e onde ele foi também incansável e preciso.
Mas, pronto, cheguei lá na Jovem Pan, tomei conta de minha “poltrona”, calibrei o fone, dei bom dia ao meu fiel operador flamenguista Arthur Bolsonaro Figueroa, ajeitei do lado meus textos publicitários, tão incomodantes para patrulheiros invejosos e sofredores, e mandei para o ar: “Morreu Roberto Carmona, o repórter esportivo!”.
Nos anos 90, ao lado de meu fiel operador flamenguista Arthur Bolsonaro Figueroa
Aí, já não estava mais sonado porque, há quase meio século, só acordo mesmo para valer no domingo cedo quando a luz vermelha acende no estúdio.
Com meu eterno companheiro Nini Rosso no ar interpretando seu épico “Il Silenzio”, desfilei tudo que sabia de Roberto Carmona, “o morto”.
Enfim, dei a notícia sem checar, afinal meus teletrinzistas nunca erraram comigo e era impossível três centenas deles estarem enganados.
Mas estavam!
E como!
Enquanto eram reprisados os gols do sábado, o saudoso operador-chefe, Paulo Barreiros Freire, socava o vidro que separava a técnica central do meu estúdio.
Aflito, ele, sinalizando com a mão no ouvido, exigia que eu tirasse do gancho o telefone-ramal, do meu lado.
Atendi e do outro lado da linha estava um furibundo Roberto Carmona, aos berros: “Seu imbecil, aqui é o Carmona! Eu não morri, não, estou aqui no velório de minha mãe, foi ela que morreu, eu não!”.
Meu Deus, fiquei sem ação, pedi desculpas, que ele nem ouviu, batendo o telefone, cortei a reprise dos gols que estava no ar e anunciei, com ênfase: “Atenção para esta retificação! Eu tenho uma `grande´ notícia. Há pouco dei a morte do jornalista Roberto Carmona, mas eu estava enganado, felizmente. A grande notícia é que Roberto Carmona não morreu, quem morreu foi a... mãe dele!!!”.
Foi o clássico “pior a emenda do que o soneto”.
Errei e errei feio, já pedi desculpas 1000 vezes, mas ele não me perdoa.
Quem sabe agora? Por favor, Carmona!
A imagem acima, claro, é uma montagem. Mas bem que Carmona poderia me perdoar para termos uma foto original, não é mesmo?
****************************************************
Bastidores do Domingo Esportivo do dia 23 de junho de 2019
Pela Rádio Bandeirantes, veja os bastidores do programa "Domingo Esportivo" neste 23 de junho de 2019, diretamente dos estúdios da rádio no Morumbi, com Milton Neves, que apresenta o programa ao lado de Guilherme Cimatti.
O "Empório do Miltão” mais uma vez está representado pelas seguintes empresas (clique nos nomes e acesse os respectivos sites):
Celulares Quantum, Rancho 53, Pão de Queijo Estrela Mineira, Nicom - O Gigantão da Construção, Loja do Mecânico, Sidra Cereser, Shopping Frei Caneca, Adega Alentejana, Sonda Supermercados, Rancho Português, Gerovital, Vinhos Dom Bosco, Esfihas Dozza, Empório Frei Caneca, Espaço Itaú de Cinema, Barbacoa, Arsenal Car, Tenys Pé Baruel, Mortadela Brasil, Sucos Fazenda Bela Vista, Atacado Higa, Rede Graal, Sicredi, Hotel Terras Altas, Café Canecão, Restaurante O Gato Que Ri, Makro Atacadista, Tintas MC, Suvinil, Universidade Brasil, Grill Hall Prazeres da Carne, Lellis Trattoria da Alameda Campinas, Rommac Distribuidora, Produtos Cepam da Village, Aurora Alimentos, Alimentos Magnus para cães e gatos, Polo Ar e STR.
****************************************************
Voz mais conhecida do Brasil, Cid Moreira revisita carreira em entrevista ao Domingo Esportivo
Apresentador do Jornal Nacional durante 27 anos, Cid Moreira relembrou momentos da carreira em entrevista exclusiva à Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes.
O profissional falou, inclusive, sobre os primeiros passos na carreira, onde trabalhou por dois anos antes de seguir para o Rio de Janeiro.
Paulista de Taubaté, Cid relatou a experiência de narrar salmos e histórias da Bíblia Sagrada. O locutor declamou o Salmo 23 durante a entrevista.
Cid Moreira também tem estreita relação com o esporte. "Tênis eu joguei até três anos atrás, mas a idade pesa", justificou o jornalista, prestes a completar 92 anos. "O tênis foi uma grande paixão minha", relembra.
Profissionalmente, Cid Moreira deu voz a um dos mais marcantes programas sobre futebol no Brasil: o Canal 100. "O Canal 100 fazia o que a TV faz hoje: close de jogadores. Tem gente que ia ao cinema só para assistir o jornal. Via o jornal de caía fora", recorda o apresentador.
Ouça a íntegra da entrevista:
CONFIRA A PÁGINA DE CID MOREIRA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
****************************************************
Auxiliar de Felipão elogia Borja, mas avisa: "oportunidade vai aparecer. Cabe a ele agarrar"
Paulo Turra garante que o atacante Borja não está esquecido no Palmeiras. Em entrevista ao apresentador Milton Neves, no Domingo Esportivo Bandeirantes, o auxiliar do técnico Luiz Felipe Scolari, elogiou o profissionalismo do colombiano, mas disse que uma nova chance entre os titulares dependerá do próprio atleta:
"O Borja é um grande profissional. Foi goleador das duas últimas edições da Copa Libertadores, ajudou muito o Palmeiras e continua ajudando. No momento não está jogando com regularidade. Está procurando retomar nos treinos a confiança, trabalhando bastante e a oportunidade dele vai aparecer novamente. Aí cabe a ele pegar e agarrar", afirmou Turra.
O ex-zagueiro também enalteceu o futebol apresentador por Dudu e disse que espera uma convocação do camisa 7 do Verdão para a seleção brasileira até o fim do ano: "O ano passado foi o melhor jogador do Brasil. Este ano está entre os cinco melhores do Campeonato Brasileiro. Espero que, ao final do ano, ele seja escolhido mais uma vez o melhor do Brasileiro. E quem estiver à frente da seleção, ou o Tite ou outro, possa premiar o melhor jogador do Brasil com uma ida à seleção. Pelo menos isso é o que a gente espera" ponderou.
Ouça um trecho da entrevista exclusiva concedida por Paulo Turra ao apresentador Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes:
****************************************************
Live do Terceiro Tempo: Qual a maior decepção da primeira fase da Copa América?
A Live desta segunda-feira (24) fez um apanhado da primeira fase da Copa América disputada no Brasil. Afinal de contas, com apenas dois jogos para o encerramento da fase eliminatória, qual a maior decepção do torneio?
Além da questão técnica, outros aspectos foram abordados pelo comentarista João Antonio de Carvalho e os internautas, como o valor dos ingressos, a baixa presença do público e o estado dos gramados dos estádios que recebem os jogos.
Além da Copa América, destaque para a seleção brasileira de futebol feminino. Após a eliminação no Mundial da França, qual será o futuro da modalidade no Brasil?
Confira a íntegra do programa:
****************************************************
Baú do Miltão: A história feita por imagens
O Vitória, da Bahia, era dirigido pelo experiente Tim, Elba de Pádua Lima, no ano de 1976 e tinha em seu elenco dois jogadores que tinham brilhando no futebol carioca, Andrada, que foi goleiro do Vasco e sofreu o gol 1.000 de Pelé, e Fischer, que atuou no Botafogo.
Em 13 de junho daquele ano, o time baiano faria uma parceria com o Fluminense e foi marcado um amistoso contra uma seleção de estrangeiros, na Fonte Nova. Foi feita uma seleção dos dois times, mas a camisa a ser vestida era a do Vitória.
Com isso, o rubro-negro contou com Carlos Alberto Torres, Carlos Alberto Pintinho, Rodrigues Neto, Rivellino, Paulo Cézar Caju e Dirceu. Completaram o time Andrada, Fischer, Joãozinho, Altivo e Osni, que depois foi jogar no Flamengo.
O combinado de estrangeiros tinha o goleiro Buttice, que em 1974, jogando pelo Corinthians, levou o famoso gol de Ronaldo, o meia Brindisi, que fez um gol pela argentina em cima do Brasil na Copa de 1974, e Narciso Doval, ídolo das torcidas do Flamengo e Fluminense.
Amancio abriu o placar para o combinado de fora, mas ainda no primeiro tempo Osni empatou para o reforçado Vitória. No segundo tempo, Rivellino virou para o time rubro-negro e Osni fechou o placar em 3 a 1. O árbitro da partida foi Armando Marques.
O combinado Vitória/Fluminense teve Andrada (Renato), Carlos Alberto Torres (Uchoa), Joãozinho, Altivo e Rodrigues Neto (Jorge Valença), Pintinho (Leo Oliveira), Rivellino e Paulo Cézar Caju, Osni, Fischer e Dirceu (Valdo). O Combinado Estrangeiro jogou com Buttice, Ropero, Paollino, Freitas e Cardoso, Brindisi e Dogliani e Kuntz, Amancio, Doval e Guernice (Cristiani).
Foi um grande momento da história do Esporte Clube Vitória, ao ter três tricampeões mundiais jogando com sua camisa rubro-negra.
Clique no nome e confira mais sobre a carreira dos jogadores na seção Que Fim Levou?
****************************************************
GP da França de F1: Hamilton vence pela quinta vez na temporada
Partindo da pole, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu de ponta a ponta o GP da França de Fórmula 1, oitava etapa do campeonato, disputada neste domingo (23) em Paul Ricard, circuito localizado na Riviera Francesa.
Na largada, Hamilton sustentou-se à frente assim que as luzes se apagaram, seguido por Bottas, Leclcerc e Verstappen. E foram estas as posições dos quatro primeiros colocados ao término das 53 voltas. Vettel, que largou em sétimo, terminou em quinto, seguido pela McLaren de Sainz Jr, o sexto. Daniel Ricciardo (Renault) fez uma ultrassagem em Lando Norris (McLaren) na última volta, ganhando a sétima colocação, mas os comissários, consideraram a manobra irregular, acrescentando cinco segundos ao tempo do australiano. Na sequência da manobra, mais cinco segundos de punição a Ricciardo, por ter cortado pela faixa azul para ganhara a posição de Raikkonen. Assim, o piloto do carro 3 a Renault acabou ficando com o 11º posto. Ricciardo ainda recebeu dois pontos em sua superlicença.
Foi a quinta vitória de Hamilton na temporada, quarta consecutiva e 79ª desde que estreou na F1, em 2007, pela McLaren.
O resultado deixa Hamilton com 187 pontos, ainda mais líder do campeonato, com 36 pontos de vantagem para Bottas, o segundo colocado, que está com 151. O ponto de bonificação ficou com Vettel, que fez a melhor volta da prova, exatamente no último giro pelos 5.842 metros do traçado francês. Vettel, aliás, é o terceiro colocado do Mundial, com 110 pontos. Verstappen, com 100 pontos, está em quarto e Leclerc soma 87, na quinta colocação.
PRÓXIMA ETAPA
Já no próximo domingo (30) acontece a nona etapa do campeonato, o GP da Áustria, em Spielberg. A pole no ano passado foi de Bottas (1min06s957), mas a vitória ficou com Verstappen, seguido pelos dois carros da Ferrari, com Raikkonenn em segundo e Vettel em terceiro. Foi uma jornada ruim para a Mercedes no Red Bull Ring. O time prateado ficou sem concluir a prova. Bottas abandonou com problema hidráulico e Hamilton por pane na bomba de combustível.
RESULTADO FINAL DO GP DA FRANÇA - PAUL RICARD - 8ª ETAPA DO CAMPEONATO
(Daniel Ricciardo acabou punindo em cinco segundos por ultrapassagem irregular sobre Lando Norris e caiu para 11º)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR
****************************************************
Terceiro Tempo presenteia menino Davi com camisas de clubes europeus
O projeto Passos Para Davi, que busca arrecadar fundos para a realização de uma cirurgia nos Estados Unidos para o pequeno Davi, ganhou mais uma ajuda esta semana. o Portal Terceiro Tempo vai presentear a campanha com duas camisas de clubes europeus: uma do Real Madrid, outra do Arsenal.
A camisa do clube espanhol foi uma lembrança encaminhada à redação pelo craque Robinho, quando atuava por lá. Já a vestimenta dos ingleses fazia parte do acervo do Portal. Para entrar na campanha Passos Para Davi, o manto dos ingleses ganhou a assinatura de Milton Neves.
As duas peças serão encaminhadas à família Estraioto, em São Bernardo do Campo, e poderão ser rifadas para, assim, contribuir com a campanha.
Conheça o caso de Davi
Davi e a irmão gêmea, Valentina, nasceram extremamente prematuros e tiveram paralisia cerebral. Valentina tem uma condição mais severa que o irmão. Davi consegue frequentar uma escolinha, é bastante expansivo e anda com o auxílio do carrinho. Ele adora futebol e é torcedor fanático do Corinthians. Seu sonho é andar e jogar futebol com os amiguinhos.
Mas isso só será possível se o Davi for submetido a uma Rizotomia Dorsal Seletiva, procedimento que até já existe no Brasil, mas aqui ainda é algo que está começando. Nos Estados Unidos mais de quatro mil cirurgias desse tipo foram realizadas com sucesso.
O projeto Passos Para Davi foi criado pela mãe do Davi, a Rita Estraioto, para arrecadar fundos para bancar o procedimento e o tratamento nos Estados Unidos, que fica em torno de US$ 55 mil.
Siga nas redes sociais
Para saber mais sobre o projeto, conhecer as ações e colaborar acesse:
Leia também:
Vamos ajudar o pequeno Davi a realizar o sonho de jogar futebol
****************************************************
Achados & Perdidos: A invicta excursão do Inter pela Europa em 1975 com fotos maravilhosas
Em 1975, por mais de um mês, o Internacional excursionou pela Europa para uma série de 14 jogos amistosos e retornou a Porto Alegre com um saldo amplamente positivo, invicto, com 12 vitórias e dois empates.
A equipe, então dirigida por Rubens Minelli, iniciou sua jornada na Bélgica em 23 de fevereiro daquele ano, vencendo o Ostende por 1 a 0, gol marcado pelo ponta-esquerda Lula.
O Colorado ainda esteve na Inglaterra, Alemanha, Itália e Turquia, com destaque para os triunfos diante do Newcastle por 3 a 0 (gols de Tadeu Bauru, Vacaria e Tovar) e contra o Besiktas por 2 a 0, tentos assinalados por Cláudio Duarte e Claudiomiro.
O último confronto na vitoriosa excursão foi no dia 30 de março, vitória por 1 a 0 contra o Fenerbahce (gol de Falcão).
A maior goleada do Inter na excursão aconteceu diante do Combinado Olbia-Arzachena, na Sardenha (Itália), ocasião em que a equipe gaúcha impôs um acachapante 12 a 0.
Foi uma pré-temporada dando indícios de que aquele seria um ano especial para o Colorado, o que a ca bou se confirmado, uma vez que tornou-se hexacampeão gaúcho e campeão brasileiro pela primeira vez.
SOBRE AS FOTOS. AS IMAGENS FORAM PUBLICADAS NO FACEBOOK "HISTÓRIA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL". DE ACORDO COM A PÁGINA, A MAIORIA DELAS FORAM FEITAS PELO FOTÓGRAFO TELMO CURCIO (JORNAL ZERO HORA).
OS JOGOS DISPUTADOS PELO INTER NA EUROPA EM 1975, DE ACORDO COM O FACEBOOK "HISTÓRIA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL", PESQUISA DE JÚLIO CEZAR
23/02/1975 - Ostende (Bélgica) - Internacional 1x 0 Ostende, gol: Lula.
25/02/1975 - Lancashire (Inglaterra) - Internacional 1x 0 Oldham Athletic, gol: Tovar.
04/03/1975 - Olbia (Itália) - Internacional 12 x 0 Combinado Olbia-Arzachena, gols: Claudiomiro (4), João Ribeiro (3), Lula (2), Tovar e Figueroa.
06/03/1975 - Cesena (Itália) - Internacional 1x 0 Cesena, gol: Jair.
08/03/1975 - Newcastle (Inglaterra) - Internacional 3 x 0 Newcastle, gols: Tadeu Bauru, Vacaria e Tovar.
11/03/1975 - Stuttgart (Alemanha) - Internacional 2x 2 VfB Stuttgart, gols: Falcão e João Ribeiro.
13/03/1975 - Pescara (Itália) - Internacional 2 x 0 Seleção de Pescara, gols: Falcão e Lula.
16/03/1975 - Benveneto (Itália) - Internacional 1x1 Seleção de Benevento, gol: Valdomiro.
19/03/1975 - Oristano (Itália) - Internacional 6 x 0 Tharros, gols: Claudiomiro, Caçapava, Tadeu Bauru, Valdomiro, Borjão e Tovar.
23/03/1975 - Arzachena (Itália) - Internacional 7 x 0 Arzachena, gols: Valdomiro (2), Tadeu Bauru (2), Lula, Falcão e Claudiomiro.
25/03/1975 - Calangianus (Itália) - Internacional 9 x 0 Calangianus, gols: Cláudio, Falcão, Borjão (2), Tadeu Bauru, Caçapava e Claudiomiro (3).
26/03/1975 - Torres Sassari (Itália) - Internacional 3 x 0 Torres, gols: Lula (3).
29/03/1975 - Istambul (Turquia) - Internacional 2 x 0 Besiktas, gols: Cláudio e Claudiomiro.
30/03/1975 - Istambul (Turquia) - Internacional 1x 0 Fenerbahçe, gol: Falcão.
CURIOSIDADES SOBRE A EXCURSÃO
Artilheiro: Claudiomiro (dez gols)
Melhor jogador: Falcão
Revelação: Caçapava
ABAIXO, AMPLA GALERIA DE FOTOS, PUBLICADAS NO FACEBOOK "HISTÓRIA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL". DE ACORDO COM A PÁGINA, A MAIORIA DAS IMAGENS SÃO DO FOTÓGRAFO TELMO CURCIO (JORNAL ZERO HORA).
****************************************************
Achados & Perdidos: Milton Neves, em 1994, no Canal 100 pela TV Manchete
Foi uma semana após a morte de Ayrton Senna, em 8 de maio de 1994, que Milton Neves estreava como apresentador pela extinta TV Manchete, no programa "Canal 100", que trazia para a televisão as imagens inesquecíveis exibidas por décadas nas salas de cinema de todo o Brasil, com jogos filmados em película por ângulos que aproximavam o público do gramado, sobretudo em partidas disputadas no Maracanã.
Na edição de estreia, Milton Neves recebeu Blota Júnior (1920-1999), Roberto Dias (1943-2007) e Edu, o Jonas Eduardo Américo.
Blota Júnior não economizou elogios a Milton Neves.
"Eu disse a ele (Milton) com muita sinceridade, com muito carinho e especial ternura que tenho por aqueles que surgem e marcam uma presença magnífica na televisão que ele foi uma gratíssima revelação, a gente que acompanha pelo Terceiro Tempo, com toda sua exuberância e capacidade de comando, ao vê-lo na televisão, eu que me dedico à televisão e ao rádio há`apenas´ 55 anos, tenho que olhar lá de cima ao meu passado esses meninos que surgem, está de parabéns a TV Manchete", ressaltou Blota Júnior.
Roberto Dias também felicitou Milton no programa de estreia, dizendo que não era de falar muito, e no seu poder de síntese deixou sua marca.
"Você está de parabéns, eu não gosto de ficar falando muito, e você para mim é o melhor do momento", resumiu Dias.
Edu, considerado por Milton Neves o melhor ponta-esquerda de todos os tempos, relembrou a data de nascimento do ex-jogador, também um 6 de agosto, mas Edu nasceu dois anos antes de Milton, em 1949.
"Quero aproveitar a oportunidade para parabelizá-lo por este magnífico programa", ponderou Edu.
ABAIXO, A ESTREIA DE MILTON NEVES NO "CANAL 100" DA TV MANCHETE, EM DUAS PARTES
****************************************************
Qual partida das quartas de final da Copa América será a mais equilibrada? Análise na Live
Com os resultados da segunda-feira e a definição dos confrontos da próxima fase, a Live do Terceiro Tempo desta terça-feira (25) analisou os jogos das quartas de final da Copa América.
Brasil x Paraguai, Venezuela x Argentina, Colômbia x Chile e Uruguai x Peru. Para você qual partida será mais difícil e mais disputada? Alguma seleção entra com favoritismo?
João Antonio de Carvalho e Frank Fortes analisaram as disputas e ainda projetaram as semifinais. O programa também teve informações da Copa do Mundo de futebol feminino e os destaques olímpicos.
Confira a íntegra:
****************************************************
Baú do Miltão: A história feita por imagens
No final do ano de 1971 e Colômbia sediou o torneio Pré-Olímpico, que daria vaga ao campeão para disputar os Jogos Olímpicos do ano seguinte, que seriam realizados em Munique, na Alemanha.
O treinador era Antonio Ferreira, o Antoninho, e a comissão técnica tinha nomes como Carlos Alberto Parreira e Raul Carlesso. Na primeira fase o Brasil iria enfrentar Equador, Bolívia, Argentina e Chile.
O Brasil estreou empatando em 1 a 1 com o Equador, gol de Nílson Dias. Depois venceu a Bolívia, por 2 a 1, com gols de Roberto Carlos e Nílson Dias, empatou em 0 a 0 com a Argentina e bateu o Chile por 1 a 0, com novo gol de Nílson Dias.
No quadrangular decisivo empatou em 1 a 1 com a Colômbia, a dona da casa, com gol de Enéas, e a seguir venceu a Argentina, por 1 a 0, gol de Zico, e o Peru, por 1 a 0, com outro gol de Enéas, terminando em primeiro lugar e conquistando vaga para Munique.
Desse grupo, dois jogadores disputaram depois Copas do Mundo, Zico, que jogava no Flamengo e esteve nos Mundiais de 1978, 1982 e 1986, e o zagueiro Abel Braga, então no Fluminense, que participou da Copa de 1978, na Argentina.
Os demais integrantes que jogaram o Pré-Olímpico foram os seguintes, e os times onde eles atuavam na época:
Nielsen (goleiro/Fluminense), Aloísio (lateral-direito/Flamengo), Fred (zagueiro/Flamengo), Vágner (zagueiro/Corinthians), Celso (lateral-esquerdo/Palmeiras), Rubens Galaxe (volante/Fluminense), Ângelo (volante/Atlético-MG), Marco Aurélio Moreira (Marquinhos/meia/Fluminense), Ademir (meia/Remo), Enéas (meia/Portuguesa), Roberto Carlos (ponta-direita/Botafogo), Nílson Dias (centroavante/Botafogo), Clayton (centroavante/Guarani) e Galdino (ponta-esquerda/Botafogo).
O curioso é que desses jogadores, apenas sete deles disputaram a olimpíada em 1972, o goleiro Nielsen, os zagueiros Fred, Abel e Vágner, o lateral Celso, e os volantes Rubens Galaxe e Ângelo.
O próprio Zico confessou que seu corte dos Jogos de Munique foi um dos piores momentos de sua carreira, e ele até pensou em abandonar o futebol. Mas se Zico não foi, um outro craque que depois se tornaria um dos maiores jogadores do mundo foi chamado, Paulo Roberto Falcão.
Mas os Jogos de Munique ficam para outra oportunidade.
Clique nos nomes para saber mais das carreiras desses jogadores na seção Que Fim Levou?
****************************************************
Tem Mortadela Brasil em Campos do Jordão!
Pela primeira vez o bar Mortadela Brasil, conhecida casa do Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, devido a seus sanduíches que unem quantidade e qualidade, está em Campos do Jordão para a Temporada de Inverno.
O Mortadela Brasil participa até o dia 4 de agosto da Vila Gastronômica Capivari, à av. Emílio Ribas 814, no Capiravi, com os seguintes lanches; Brazuca, o mais premiado da casa (baguete com parmesão, com generosas fatias de mortadela bologna tipo italiana, bacon crocante, queijo cheddar e alface americana); Pernil com Molho, um dos campeões de venda - Tomate, cebola, pimentão, orégano e folha de louro; Pernil com queijo mussarela; Mortadela Bologna – versões quente e fria e também com queijo quente; e Pastéis de 22 cm – de carne, queijo e mortadela com queijo.
O Mortadela Brasil participou nos últimos anos de diversos eventos da Cidade e do Estado de São Paulo, como Salão do Automóvel, Equipotel, Lollapalooza, Salão Duas Rodas, Feicon Batimat, Camarote Brahma e Mondial de la Bière.
Em São Paulo, está situado no box 4 do mezanino do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), à rua da Cantareira, 306, mezanino, Box 4. Tels: 11-3311-0024/3229-9457; e abre todos os dias da semana, de segunda a sábado das 8h às 18h e aos domingos e feriados das 8h às 16h. É a única casa do Mercadão a trabalhar com a Mortadela Marba. Em Campos do Jordão, abre de terça a quinta, das 12h às 22h; às sextas e sábados, das 11h às 24h; e aos domingos, das 11h às 21h.
A Vila Gastronômica Capivari tem o patrocínio da mortadela Marba, que pode ser encontrada no bar Mortadela Brasil, e do Café Brasileiro, que organiza degustações de café ao longo dos dias, em horários variados.
****************************************************
Terceiro Tempo comemora 9K no Youtube com presente para seguidores
O Canal Terceiro Tempo TV no Youtube alcançou 9 mil inscritos esta semana. Para comemorar a marca vamos presentear os seguidores do TT nas redes sociais.
Aproveitando a disputa da Copa América e a nossa tabelinha com a Mega Loja Parque São Jorge, vamos sortear uma bola oficial do torneio.
As informações e regras do jogo estão no Instagram do Terceiro Tempo. Para participar basta acessar a página no Insta e seguir as instruções.
Se inscreva no canal e siga o Terceiro Tempo nas redes sociais:
****************************************************
Baú do Miltão: A história feita por imagens
No dia 19 de novembro de 1967 o Athletico Paranaense chegava ao fundo do poço, terminando o campeonato estadual daquele ano em último lugar, após um empate de 1 a 1 com o Água Branca, que acabou conquistando o título.
Para ressurgir, o Furacão ganhou uma ajuda da Federação, que aumentou o número de clubes do campeonato de 1968, de 12 para 14 equipes, impedindo seu rebaixamento. Mas tudo começou a mudar com uma atitude corajosa do presidente Jofre Soares.
Dois meses depois daquela partida, em 17 de janeiro de 1968, o Athletico entrava em campo para enfrentar a seleção da Romênia com um time estrelado. Os campeões mundiais Djalma Santos, Belline, Zito, Dorval e Pepe vestiram a camisa rubro-negra, no empate de 1 a 1.
Gylmar também tinha sido convidado, mas não jogou devido a uma contusão. Mas quem pensava que seria um único momento para o torcedor estava enganado. Zito e Pepe voltaram para o Santos, mas Djalma Santos, Belline e Dorval continuaram na equipe.
Com esses três, e com jogadores como Zé Roberto, emprestado pelo São Paulo, Nilo, que veio do Inter, Nair e Nílson Bocão, que estavam no Corinthians, e mais Célio, Charrão, Madureira e Paulista, o Furacão resgatou a confiança da torcida e terminou o estadual em segundo.
Mas o ´ano de ouro´ não parou por aí. Mesmo sem ter sido campeão estadual, o Athletico foi convidado a participar do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão daquela época, e não fez feio, terminando a fase de classificação em quinto lugar no seu grupo, com 6 vitórias, 5 empates e apenas 5 derrotas.
E não foram vitórias comuns, teve um 3 a 2 contra o Santos, sem Pelé, mas com Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Pepe e Edu, 3 a 1 no Inter e no Fluminense, e um atropelamento de 4 a 0 em cima do Corinthians.
Foi o pontapé inicial para a conquista do título paranaense de 1970, que quebrou um jejum de doze anos. Uma equipe que ainda tinha Djalma Santos e um atacante que veio a se tornar um dos maiores ídolos do clube, Barcímio Sicupira.
O time do Athletico no Robertão de 1968 tinha os seguintes jogadores:
Goleiros - Célio e Gil
Laterais – Djalma Santos, Adílson, Zé Carlos e Nilo
Zagueiros – Bellini, Charrão, Wilmar e Claudio
Volantes – Zequinha e Jair Henrique
Meias – Nair, Sicupira, Milton Dias e Paulista
Pontas – Gildo, Nílson Bocão, Zezinho e Diogo (Dorval já havia deixado a equipe)
Centroavantes – Madureira e Zé Roberto
O técnico era Nestor Alves, que durante o campeonato acabou caindo e sendo substituído interinamente por Djalma Santos, que jogava e dirigia o time. Foi uma época de ouro do Furacão.
Clique nos nomes e saiba mais da carreira dos jogadores na seção Que Fim Levou?
****************************************************
Achados & Perdidos: Craques na hora do rango!
A alimentação sempre foi fundamental para o bem estar dos atletas. O conhecimento na ciência da nutrição, em evolução constante, contriubui muito para a excelência no esporte, incluindo os futebolistas, claro.
Qualquer abuso durante um período de férias, por exemplo, pode custar indesajáveis quilos que precisarão ser perdidos nas curtíssimas pré-temporadas.
Selecionamos, abaixo, algumas imagens de bastidores de almoços e jantares em concentrações, encontros familiares e até jogadores em um vagão-restaurante, o trem que levava os cruzeirenses de Minas Gerais ao Centro-Oeste do Brasil em 1966.
Pelé, por exemplo, aparece em um caprichado almoço em família, ao lado de seu pai Dondinho, servido por sua mãe, Dona Celeste.
O saudoso Castilho, goleiro do Fluminense, é servido de milho cozido pelo colega tricolor Luis Roberto (o Boca), enquanto Gino Orlando (do São Paulo), em um jantar no restaurante do Pacaembu, então pela seleção paulista, está caprichando na concha de feijão para Nivaldo (do Palmeiras).
Em imagens mais recentes, Pepe e Zito dividem a mesma mesa em almoço dos campeões mundiais em 2013, no mesmo dia em que Coutinho e Joel Camargo também compartilhavam mesa.
As festas de veteranos do Palmeiras também renderam bons registros. Ademir da Guia, em 2018, prova uma bela pasta no jantar, enquanto o saudoso Oberdan Cattani come um risóli em 2013.
Vale até o registro do simpático casal Zico e Sandra em um romântico jantar, regado a um ótimo vinho.
****************************************************
Festa Junina da Vila Maria Zélia termina neste final de semana
****************************************************
Ita, marcante goleiro do Vasco da Gama, comemora 81 anos
Ita não nasceu no Rio de Janeiro, nem começou no Vasco da Gama, mas foi no time da Colina que esse paulista de Regente Feijó se destacou e encaminhou a vida.
Foi como atleta do Vasco, nos anos 60, que conheceu a esposa Walda. Ela, atleta da natação do clube, ele goleirão do time principal. O esporte juntou os dois, que seguem firmes até hoje ao lado da família que consolidaram.
Ita nasceu no dia 28 de junho de 1938 e está comemorando lá na Ilha do Governador, onde reside, mais um aniversário. Sempre com as boas histórias pra contar a respeito da carreira que começou cedo na Ponte Preta, de Alfenas.
Parabéns Ita!
VEJA A PÁGINA DE ITA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
VEJA A PÁGINA DE WALDA VIEIRA DA SILVA, ESPOSA DE ITA, NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU"?
****************************************************
F1: Hamilton, com tempo do TL1, lidera sexta-feira de batidas na Áustria
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) foi o mais rápido nesta sexta-feira (28), primeiro dia de treinos livre para o GP da Áustria de Fórmula 1, nona etapa do campeonato, prova que será disputada no domingo (30) no Red Bull Ring, em Spielberg.
Com o tempo registrado na primeira sessão, 1min04s838, Hamilton superou Sebastian Vettel, o segundo colocado, em 0s144, mas deve-se considerar um detalhe relevante, o fato de o piloto da Mercedes ter utilizado pneus macios enquanto o ferrarista andou com os médios, menos aderentes.
Valtteri Bottas (Mercedes), que bateu forte no TL2, também registrou sua melhor marca na primeira sessão e terminou em terceiro, também na casa de 1min04s, a 0s161 de seu companheiro de equipe.
O quarto colocado no combinado das duas sessões foi Charles Leclerc (Ferrari), com 1min05s086, tempo registrado no TL2, liderado por ele.
BATIDA FORTE DE BOTTAS
No segundo treino livre, o finlandês Valtteri Bottas protagonizou um forte acidente em uma das curvas mais velozes da Spielberg, O piloto da Mercedes #77 passou pela brita e bateu frontalmente na proteção de pneus. Ele teve o reflexo de tirar as mãos do volane para evitar um trauma e deixou o carro sem problemas, após ter comunicado aos boxes que estava tudo bem. O carro sofreu sérios danos, sobretudo na área frontal.
Um pouco antes, também em uma curva veloz, Max Verstappen também bateu, mas conseguiu frear na área de escape tocou com a traseira na barreira de pneus, danificando a asa.
RETOMADA DOS TRABALHOS
Neste sábado (29), acontece o último treino livre, com uma hora de duração, entre 6h e 7h. Depois, a partir das 9h, a classificação para o GP, que acontece no domingo (30), com largada às 10h10 (horários de Brasília).
NO ANO PASSADO...
A pole no GP da Áustria de 2018 foi de Bottas (1min06s957), mas a vitória ficou com Verstappen, seguido pelos dois carros da Ferrari, com Raikkonenn em segundo e Vettel em terceiro. Foi uma jornada ruim para a Mercedes no Red Bull Ring. O time prateado ficou sem concluir a prova. Bottas abandonou com problema hidráulico e Hamilton por pane na bomba de combustível.
CAMPEONATO
Hamilton lidera o campeonato com 187 pontos, 36 a mais que Bottas, o segundo colocado, Vettel é o terceiro colocado do Mundial, com 110 pontos. Verstappen, com 100 está em quarto e Leclerc soma 87, na quinta colocação.
PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DA ÁUSTRIA DE F1
Sábado, 29
Treino Livre 3: 06:00 às 07:00
Classificação: 09:00 às 10:00
Domingo, 30
Largada para o GP (71 voltas): 10:10
1º TREINO LIVRE - F1 - SPIELBERG
2º TREINO LIVRE - F1 - SPIELBERG
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR
****************************************************
Live do Terceiro Tempo: Brasil ainda não mostrou nada de novo na Copa América
Analisando a partida Brasil x Paraguai e a classificação da seleção nos pênaltis para uma das semifinais da Copa América, o comentarista João Antonio Carvalho criticou a falta de alternativas da equipe de Tite para vencer as retrancas adversárias.
"O Brasil merecia vencer nos 90 minutos, mas faltam variações. A seleção ainda não mostrou nada de novo", disparou durante a Live do Terceiro Tempo desta sexta-feira (28).
A audiência também participou com opiniões e palpitando sobre o adversário do Brasil na próxima fase. Argentina e Venezuela disputam a vaga.
Confira a íntegra do programa de hoje:
****************************************************
Baú do Miltão: A história feita por imagens
O técnico Jair Picerni foi o escolhido para comandar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e estava com dificuldade para convocar a equipe, já que várias equipes estavam mais preocupadas com as finais do Campeonato Brasileiro.
A solução foi chamar como base o time do Internacional, que havia conquistado o Torneio Heleno Nunes, mas indo mal no Brasileirão foi eliminado da segunda fase. O primeiro convite tinha sido para o Fluminense, que não aceitou.
Foram chamados onze jogadores colorados: o goleiro Gilmar, o lateral-direito Luis Carlos Winck, o lateral-esquerdo André Luís, os zagueiros Pinga e Mauro Galvão, os meias Dunga, Ademir Kaefer, Tonho e Mílton Cruz, e os atacantes Paulo Santos, Kita e Silvinho.
Para completar o grupo foram convocados o goleiro Luis Henrique (Ponte Preta), o lateral-direito Ronaldo (Corinthians), o zagueiro Davi (Santos), o meia Gilmar Popoca (Flamengo) e o centroavante Chicão (Ponte Preta).
A primeira fase foi tranqüila, com vitórias de 3 a 1 sobre a Arábia Saudita, gols de Gilmar, Silvinho e Dunga, 1 a 0 na Alemanha Ocidental (que tinha Buchwald e Brehme), gol de Gilmar, e 2 a 0 no Marrocos, gols de Dunga e Kita.
Nas quartas-de-final, um encontro que parecia ser fácil se transformou em drama, após o empate de 1 a 1 contra o Canadá, com Gilmar fazendo o gol brasileiro. Após 0 a 0 na prorrogação a decisão foi para os pênaltis e o Brasil venceu por 4 a 2.
O adversário da semifinal era a sempre perigosa Itália, que tinha no time jogadores com Franco Baresi, Vierchwood, Tancredi, Bagni, Serena e Massaro e era dirigida por Enzo Bearzot, que tinha eliminado a seleção brasileira principal do mundial de 1982.
O Brasil abriu o marcador com Gilmar Popoca, mas Pietro Fanna empatou para os italianos. Na prorrogação um herói improvável, Ronaldo, reserva do Corinthians, e que só foi convocado pela contusão de Luis Carlos Winck, marcou o gol que classificou o Brasil.
A decisão seria contra a França, dirigida por Henri Michel e que tinha jogadores como Ayache e Xuereb. E mesmo jogando contra uma equipe inferior a da Itália, dessa vez não deu para o Brasil, a França marcou 2 a 0, com gols de Brisson e Xuereb e ficou com a medalha de ouro.
Mesmo assim, com uma preparação improvisada, e sem ser uma seleção de verdade, a equipe, com a base do Internacional, conquistou a primeira medalha olímpica da história do país, aquela que abriu caminho para tantas outras.
Clique no nome e saiba mais da carreira dos jogadores na seção Que Fim Levou?
****************************************************
Abraçando o internauta
De: lucas abude
Para: Milton Neves
Assunto: Reunião e Plano de Negócio - Tuca Oliveira
Bom dia, Kennedy.
Só para te lembrar de falar com o Milton Neves e dizer que estamos à disposição.
Um abraço,
De: Fabiana Pucci Leone
Para: Milton Neves
Assunto: Filha do sr. Walter Leone
Boa tarde, Kennedy! Tudo bem? Meu nome é Fabiana, sou a filha mais velha do saudoso Walter Leone! Que foi Grande amigo do querido Milton Neves. Gostaria de agradecer toda atenção e carinho conosco familiares , principalmente com minha irmã publicitária Leticia, as lindas homenagens na rádio para meu pai. Passe esse recado para o Milton e aproveito para encaminhar em anexo o curriculo de um colega jornalista esportivo , Maurício ,que já escreveu para o portal do Terceiro Tempo. Repasse por gentileza para o Milton tbm , quem sabe há alguma oportunidade para ele. Aguardo um retorno que você recebeu meu email. Um abraço. Fabiana Leone
De: Artur Mendes
Para: Milton Neves
Assunto: tales
Miltao,
Muitos clubes de futebol do mundo inteiro, inserem clausulas no contrato, proibindo q seus atletas andem de moto.
Sera q o vasco e/ou ponte preta, nao colocaram esse tipo de clausula no contrato do Tales?
Artur Mendes
Campinas
De: Ronaldo Russo
Para: Milton Neves
Assunto: Demais.
Boa tarde Milton, no rádio e na tv, demais hein, você é imbatível.
Abraços, boa semana, Deus te proteja.
De: barrero@uol.com.br
Para: Milton Neves
Assunto: Morre Jurandir, ex-jogador do Grêmio que ficou conhecido como "o homem que parou Falcão"
Aeee...Milton. Esteja bem!
Mais uma notícia, embora triste, pra vc.
Sei que é o único no jornalismo esportivo que preserva a História do Futebol (em caixa alta...).
Abração
Marcos Barrero
De: Manuel Chicau
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Olá Milton,
Parabéns por mais este pico de audiência.
Abraços,
De: Ramon Mateo Junior
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Parabéns meu amigo!!!!
Isso tem nome.. carisma e competência...
muito sucesso.
Ramon
De: Lais Costa
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Boa tarde Milton, muito bom.
Obrigada
Att,
De: Claudio
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Caro Milton, tudo bem
Parabéns pelo programa, cada vez melhor ......... e sucesso de audiência ........
A propósito, AGRADEÇO DEMAIS o livro enviado ...... SHOW DE BOLA ................ sua história de sucesso e da importância do radio nos meios de comunicação do nosso País.
Seu livro é RICO em conteúdo e um ícone no mundo do esporte.
SHOW ...... PARABENS
Forte ABS
De: Latif Abrão Junior
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
PARABÉNS CAMPEÃO!
ABS
LATIF
De: Luiz Carlos
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Grande Milton !
Cada vez melhor !
Abraço
De: Bruno Campos Gil
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Milton.
Excelente. A valorização do futebol feminino.
Forte abraço!
De: Rafael Furlanetti
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Porrada!!!
De: Paulo Zahr
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Parabéns!
De: Calçados Pixole Ltda
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Prezado Milton
Bom dia !
Parabéns pelo excelente resultado !
Forte Abraço,
De: Manuel Chicau
Para: Milton Neves
Assunto: Milton Neves - UOL
Olá Milton,
Muito obrigado pelo envio destas matérias super interessantes.
Mais uma vez o parabenizo pela sua brilhante trajetória profissional.
Apenas um comentário pessoal.
A Reforma da Previdência é importantíssima para o Brasil.
Pelo bem do nosso país, faça essa propaganda independente dos honorários (mesmo considerando a nobre destinação dos mesmos).
Abraços,
De: Flavio Aragao(Bioleve)
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Prezado Milton ,um grande abraço e obrigado pelo apoio.
De: RENATO ALMEIDA ROCHA DOS SANTOS
Para: Milton Neves
Assunto: Terceiro Tempo - Audiência
Miltao,
Sou um cara feliz por ter a oportunidade de conhecer e se aproximar de pessoas como você pela tamanha admiracao que tenho por voce desde cedo!!!
Meu trabalho permite-me viver momentos incriveis e voce é um deles!
Com ou sem publicidade, quero estar proximo de você!
#tamojunto
Obrigado,
RENATO ALMEIDA ROCHA
Diretor Comercial - Tintas Suvinil - EC/DV
De: Douglas Franklin
Para: Milton Neves
Assunto: Dia do Irmão
Meu Grande Irmão!
Há pessoas na vida como Você, que nos dão força que precisamos para enfrentar a situação do dia a dia na vida. Eu olho para você, meu irmão e tenho orgulho de você. Depois de tantas batalhas enfrentadas, algumas perdidas outras vencidas, acho-o um vencedor completo e está aí de pé, e com muita fé!
Ninguém o derruba porque Deus é quem o sustenta, amigo guerreiro!
Feliz mês dos irmãos!! Envie aos amigos guerreiros que você gosta.
Você é irmão e agradeço ao nosso Pai, Deus, por ter um irmão genuíno como você.
Hoje é dia do irmão. Você precisa dizer isso a 12 irmãos que você respeita, seja de sangue ou não. Espero ser um deles.
Obrigado. Forte abraço!
De: Lili Lima
Para: Milton Neves
Assunto: Ademir Quintino
Bom dia...vi você falando no Ademir Quintino e no filho dele na Rádio Bandeirantes ontem de manhã...
Já pede para o tuffano agendar ele e o filho pra ir no programa...no dia dos pais ia ser legal...o menino tá voando... já treinou duas vezes com o Sampaoli, que sempre tem observado ele nos treinos... você que gosta de exclusividade, assim como levou o Rodrygo, vai ter a oportunidade de levar Primeiro, no seu programa
Parabéns, Nunes! Ex-centroavante, que completa 71 anos, brilhou no Mundial de Clubes do Fla
20/05/2025Saudade: Há seis anos morria Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1
20/05/2025Morre Maé, o Ismael Faria de Abreu, grande esportista de Muzambinho-MG
20/05/2025Celso Unzelte, jornalista e escritor, é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
20/05/2025O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
20/05/2025