Galdino

Ex-ponta-esquerda do Botafogo, do Vasco e da Ferroviária

José Galdino de Oliveira, o Galdino, ex-ponta-esquerda de Botafogo, Vasco e Ferroviária, nasceu em 12 de maio de 1954 e em 2018 trabalhava com franquia de produtos de beleza. Morando em Irajá, no Rio de Janeiro, ele também é presidente da bateria da velha guarda do Acadêmicos do Salgueiro, onde já desfila há mais de 40 anos. Um de seus companheiros na escola é o preparador físico Paulo Paixão.

Galdino iniciou a carreira na escolinha do Botafogo, com o treinador Neca, e foi lançado nos profissionais por Zagallo quando tinha apenas 16 anos, em 1970. Após empréstimos para Náutico e Bangu, voltou ao Botafogo, onde ficou até 1974.

Ele estava em campo no dia 31 de outubro de 1971, quando o tricampeão mundial Brito deu um soco no estômago do árbitro José Aldo Pereira, o que lhe custou uma longa suspensão. Curiosamente enquanto quase todos os jogadores do Botafogo partiram para segurar o zagueiro, o jovem Galdino foi o único que se preocupou com o árbitro e foi em sua direção para o socorrer. 

Em 1971 Galdino conquistou com a seleção brasileira o título do pré-olímpico, disputado na Colômbia, que deu vaga para os Jogos Olímpicos de Munique, no ano seguinte, mas Galdino acabou ficando fora da convocação para a olimpíada. O jogo que valeu o título foi contra o Peru, e o Brasil venceu por 1 a 0, gol do falecido Enéas. A equipe tinha Nielsen (Fluminense), Aloísio (Flamengo), Abel Braga (então no Figueirense), Wagner (Corinthians) e Celso (Palmeiras), Rubens Galaxe (Fluminense) e Marquinhos (depois técnico Marco Aurélio Moreira, Fluminense), Ângelo (Atlético Mineiro), Enéas (Portuguesa), Zico (Flamengo) e Galdino (Botafogo). Também participaram o zagueiro Fred (Flamengo) e os atacantes Roberto Carlos (Botafogo), Clayton (Guarani), Nilson Dias (Botafogo). O treinador era Antoninho.

Em 1974 Galdino foi negociado com o Vasco da Gama, chegando a tempo de participar da campanha do título brasieleiro daquele ano e ainda ser campeão carioca em 1977. Depois de novo empréstimo, dessa vez para o Vitória, Galdino veio para o futebol paulista, onde defendeu a Ferroviária em 78 e 79. Encerrou a carreira em 1981 no Bangu.

Ele também chegou a ter uma passagem como treinador dos juniores do Vasco, onde foi campeão carioca em 2010.

Galdino foi casado com Iara, sua ex-esposa, tem duas filhas, Renata e Daniela, e três netos, Júlio Cézar, Luiza e Laura.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES