José Galdino de Oliveira, o Galdino, ex-ponta-esquerda de Botafogo, Vasco e Ferroviária, nasceu em 12 de maio de 1954 e em 2018 trabalhava com franquia de produtos de beleza. Morando em Irajá, no Rio de Janeiro, ele também é presidente da bateria da velha guarda do Acadêmicos do Salgueiro, onde já desfila há mais de 40 anos. Um de seus companheiros na escola é o preparador físico Paulo Paixão.
Galdino iniciou a carreira na escolinha do Botafogo, com o treinador Neca, e foi lançado nos profissionais por Zagallo quando tinha apenas 16 anos, em 1970. Após empréstimos para Náutico e Bangu, voltou ao Botafogo, onde ficou até 1974.
Ele estava em campo no dia 31 de outubro de 1971, quando o tricampeão mundial Brito deu um soco no estômago do árbitro José Aldo Pereira, o que lhe custou uma longa suspensão. Curiosamente enquanto quase todos os jogadores do Botafogo partiram para segurar o zagueiro, o jovem Galdino foi o único que se preocupou com o árbitro e foi em sua direção para o socorrer.
Em 1971 Galdino conquistou com a seleção brasileira o título do pré-olímpico, disputado na Colômbia, que deu vaga para os Jogos Olímpicos de Munique, no ano seguinte, mas Galdino acabou ficando fora da convocação para a olimpíada. O jogo que valeu o título foi contra o Peru, e o Brasil venceu por 1 a 0, gol do falecido Enéas. A equipe tinha Nielsen (Fluminense), Aloísio (Flamengo), Abel Braga (então no Figueirense), Wagner (Corinthians) e Celso (Palmeiras), Rubens Galaxe (Fluminense) e Marquinhos (depois técnico Marco Aurélio Moreira, Fluminense), Ângelo (Atlético Mineiro), Enéas (Portuguesa), Zico (Flamengo) e Galdino (Botafogo). Também participaram o zagueiro Fred (Flamengo) e os atacantes Roberto Carlos (Botafogo), Clayton (Guarani), Nilson Dias (Botafogo). O treinador era Antoninho.
Em 1974 Galdino foi negociado com o Vasco da Gama, chegando a tempo de participar da campanha do título brasieleiro daquele ano e ainda ser campeão carioca em 1977. Depois de novo empréstimo, dessa vez para o Vitória, Galdino veio para o futebol paulista, onde defendeu a Ferroviária em 78 e 79. Encerrou a carreira em 1981 no Bangu.
Ele também chegou a ter uma passagem como treinador dos juniores do Vasco, onde foi campeão carioca em 2010.
Galdino foi casado com Iara, sua ex-esposa, tem duas filhas, Renata e Daniela, e três netos, Júlio Cézar, Luiza e Laura.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Titular do Brasil nas Copas de 78 e 82, Oscar Bernardi é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Renovar com Neymar será a falência do Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 63 anos
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos
Disfarçado de idoso, Oliver Bearman disputa prova de kart amador e surpreende participantes
Achados & Perdidos: Galo 2 x 1 Brasil; Nem Pelé evitou derrota canarinho para o time mineiro há 56 anos
Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Monza, Farina conquistava o primeiro título da história da Fórmula 1
Parabéns, Dirceu Lopes! Veja gols do Ídolo cruzeirense que completa 79 anos