por Rogério Micheletti
Tonho Gil, o Antônio José Gil, ex-meio-campista do Internacional, Grêmio, Coritiba e São José, hoje vive em Florianópolis (SC). Tonho é de uma família de craques.
Ele é irmão do ex-volante Almir, que jogou no São Paulo, Portuguesa e Coritiba nos anos 80, e do saudoso meia-esquerda Sérgio Gil, que começou a carreira no Figueirense e defendeu o Corinthians entre 1988 e 1989.
No Inter, Tonho teve como alguns companheiros de equipe o goleiro Benitez, os zagueiros Mauro Pastor, Mauro Galvão e Larry, os laterais João Carlos (pai de Diego e Diogo, revelados pelo próprio Inter) e Cláudio Mineiro (ex-Corinthians e Atlético Mineiro), o ponta-esquerda Mário Sérgio Pontes de Paiva, o saudoso centroavante Adilson Miranda (ex-Coritiba, Corinthians, Paysandu, Náutico e São Bento) e o meia Washington (ex-Guarani e Corinthians).
Pouco tempo depois, Tonho defendeu o maior rival colorado: o Grêmio. Ele fez parte do elenco tricolor vice-campeão brasileiro de 1982 e campeão da Libertadores e Mundial no ano seguinte. Jogou depois pelo Coritiba e pelo São José, a Águia do Vale, no final dos anos 80. Aliás, ele foi contratado para defender o São José por indicação de Emerson Leão, que tinha sido seu companheiro de equipe nos tempos de Grêmio. No time do Vale do Paraíba também estavam outros experientes jogadores, casos do goleiro Rafael Cammarota (ex-Coritiba, Atlético Paranaense, Corinthians e Ponte Preta) e o lateral-direito Ditinho (ex-Palmeiras).
Quase herói gremista em 82
Com a camisa gremista fez um dos gols mais marcantes de sua carreira. Tonho abriu o placar para a equipe gaúcha contra o Flamengo, no Maracanã, no primeiro jogo final do Brasileirão de 82. A partida terminou empatada por 1 a 1, porque a dupla Júnior e Zico fizeram a diferença. O lateral cruzou e o Galinho, com extrema categoria, fez. O Fla foi o campeão brasileiro daquele após vencer no Olímpico, 1 a 0, gol de Nunes. Zico voltou a fazer a diferença em Porto Alegre.
Saudade: Há 11 anos morria Joelmir Beting. Relembre a emoção de Mauro no rádio
Joelmir Beting e o filho, ambos jornalistas. Foto: DivulgaçãoCorinthians ou São Paulo, qual é o maior?
Os cavalos sentem frio?
Cavalo e simbologia
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
Dunga revela porque não convocou Ronaldinho Gaúcho: ?Nunca teve uma atitude?
Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?