por Rogério Micheletti
Tonho Gil, o Antônio José Gil, ex-meio-campista do Internacional, Grêmio, Coritiba e São José, hoje vive em Florianópolis (SC). Tonho é de uma família de craques.
Ele é irmão do ex-volante Almir, que jogou no São Paulo, Portuguesa e Coritiba nos anos 80, e do saudoso meia-esquerda Sérgio Gil, que começou a carreira no Figueirense e defendeu o Corinthians entre 1988 e 1989.
No Inter, Tonho teve como alguns companheiros de equipe o goleiro Benitez, os zagueiros Mauro Pastor, Mauro Galvão e Larry, os laterais João Carlos (pai de Diego e Diogo, revelados pelo próprio Inter) e Cláudio Mineiro (ex-Corinthians e Atlético Mineiro), o ponta-esquerda Mário Sérgio Pontes de Paiva, o saudoso centroavante Adilson Miranda (ex-Coritiba, Corinthians, Paysandu, Náutico e São Bento) e o meia Washington (ex-Guarani e Corinthians).
Pouco tempo depois, Tonho defendeu o maior rival colorado: o Grêmio. Ele fez parte do elenco tricolor vice-campeão brasileiro de 1982 e campeão da Libertadores e Mundial no ano seguinte. Jogou depois pelo Coritiba e pelo São José, a Águia do Vale, no final dos anos 80. Aliás, ele foi contratado para defender o São José por indicação de Emerson Leão, que tinha sido seu companheiro de equipe nos tempos de Grêmio. No time do Vale do Paraíba também estavam outros experientes jogadores, casos do goleiro Rafael Cammarota (ex-Coritiba, Atlético Paranaense, Corinthians e Ponte Preta) e o lateral-direito Ditinho (ex-Palmeiras).
Quase herói gremista em 82
Com a camisa gremista fez um dos gols mais marcantes de sua carreira. Tonho abriu o placar para a equipe gaúcha contra o Flamengo, no Maracanã, no primeiro jogo final do Brasileirão de 82. A partida terminou empatada por 1 a 1, porque a dupla Júnior e Zico fizeram a diferença. O lateral cruzou e o Galinho, com extrema categoria, fez. O Fla foi o campeão brasileiro daquele após vencer no Olímpico, 1 a 0, gol de Nunes. Zico voltou a fazer a diferença em Porto Alegre.
Saudade: Há um ano morria Totò Schillaci, artilheiro da Copa do Mundo de 1990
Comemorando gol pela Itália. Foto: Federazione Italiana Gioco CalcioTreinador Marcos Falopa é homenageado pelo ex-jogador, hoje dirigente do Catar, Mohamed Almohanadi
Encontro aconteceu na capital paulistaCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello
Semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se enfrentam no Maracanã pelo Brasileiro; as formações