por Rogério Micheletti
Tonho Gil, o Antônio José Gil, ex-meio-campista do Internacional, Grêmio, Coritiba e São José, hoje vive em Florianópolis (SC). Tonho é de uma família de craques.
Ele é irmão do ex-volante Almir, que jogou no São Paulo, Portuguesa e Coritiba nos anos 80, e do saudoso meia-esquerda Sérgio Gil, que começou a carreira no Figueirense e defendeu o Corinthians entre 1988 e 1989.
No Inter, Tonho teve como alguns companheiros de equipe o goleiro Benitez, os zagueiros Mauro Pastor, Mauro Galvão e Larry, os laterais João Carlos (pai de Diego e Diogo, revelados pelo próprio Inter) e Cláudio Mineiro (ex-Corinthians e Atlético Mineiro), o ponta-esquerda Mário Sérgio Pontes de Paiva, o saudoso centroavante Adilson Miranda (ex-Coritiba, Corinthians, Paysandu, Náutico e São Bento) e o meia Washington (ex-Guarani e Corinthians).
Pouco tempo depois, Tonho defendeu o maior rival colorado: o Grêmio. Ele fez parte do elenco tricolor vice-campeão brasileiro de 1982 e campeão da Libertadores e Mundial no ano seguinte. Jogou depois pelo Coritiba e pelo São José, a Águia do Vale, no final dos anos 80. Aliás, ele foi contratado para defender o São José por indicação de Emerson Leão, que tinha sido seu companheiro de equipe nos tempos de Grêmio. No time do Vale do Paraíba também estavam outros experientes jogadores, casos do goleiro Rafael Cammarota (ex-Coritiba, Atlético Paranaense, Corinthians e Ponte Preta) e o lateral-direito Ditinho (ex-Palmeiras).
Quase herói gremista em 82
Com a camisa gremista fez um dos gols mais marcantes de sua carreira. Tonho abriu o placar para a equipe gaúcha contra o Flamengo, no Maracanã, no primeiro jogo final do Brasileirão de 82. A partida terminou empatada por 1 a 1, porque a dupla Júnior e Zico fizeram a diferença. O lateral cruzou e o Galinho, com extrema categoria, fez. O Fla foi o campeão brasileiro daquele após vencer no Olímpico, 1 a 0, gol de Nunes. Zico voltou a fazer a diferença em Porto Alegre.
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
Inhaque foi um dos arqueiros da Seleção do Sul de MinasParabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
O ex-atleta atualmente trabalha como treinador. Foto: Instagram de TchecoAchados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
Achados & Perdidos: Mifflin, que marcou um dos gols do Cosmos em despedida de Pelé, faz 78 anos
Saudade: Há dois anos morria Rinaldo Amorim, ídolo do Palmeiras e do Náutico
Após tropeço na Sul-Americana, Corinthians volta ao Brasileiro para enfrentar o Vasco; as formações
F1: Verstappen, espetacular, contraria a lógica e conquista a pole para o GP do Japão
F1: Verstappen se sustenta na liderança e vence o previsível GP do Japão
Contra o Sport, Palmeiras busca primeira vitória no Brasileiro, após bom resultado na Libertadores. as equipes
Animado pela boa estreia na Libertadores, São Paulo viaja a BH para encarar o Galo pelo Brasileiro; os times
Achados & Perdidos: Beira-Rio, 56 anos! O primeiro gol na casa colorada, o "Gol Iluminado" e o golaço de Falcão em 76
Saudade: Barbosa, o injustiçado goleiro brasileiro na Copa de 50, nos deixava há 25 anos