Kita

Ex-atacante da Inter de Limeira, Flamengo e Inter-RS
Kita, o João Leithard Neto, ex-centroavante que começou a jogar como meia-direita do Gaúcho de Passo Fundo, passou também por 14 de Julho, Criciúma, Esportivo, Guarani de Garibaldi, Internacional (RS), Inter de Limeira (SP), Flamengo, Brasil de Pelotas, Portuguesa, Grêmio e Atlético Paranaense, nasceu no dia 6 de janeiro de 1958.
 
Kita morreu no dia 3 de outubro de 2015, no Hospital IOT, em Passo Fundo (RS), aos 57 anos. O ex-jogador lutava contra um câncer e sofria com problemas de saúde desde 2011.

Kita foi medalha de prata nos jogos olímpicos de 1984 e se consagrou jogando pela Inter de Limeira, campeã paulista de 1986 em cima do Palmeiras. Ele fez o primeiro gol da decisão, em que o time do interior paulista bateu o alviverde, no Morumbi, por 2 a 1 (Kita, Tato e Amarildo). Por sinal, o atacante foi artilheiro do Paulistão daquele ano com 26 gols.

Depois de brilhar no clube de Limeira, Kita foi negociado com o Mengo. O barbudo centroavante atuou ainda no Gaúcho, equipe na qual começou a carreira, 14 de Julho (RS), Brasil de Pelotas (RS), Juventude, onde foi comandado por Luiz Felipe Scolari, Figueirense (SC), Esportivo de Bento Gonçalves (RS), Guarani de Garibaldi (RS) e Passo Fundo (RS).

Kita revela que por muito pouco não foi jogar no Corinthians, em 1987. "Na época, o presidente do Corinthians era o seu Vicente Matheus que me ofereceu menos do que eu ganhava no Flamengo. O Matheus, que era uma grande figura, deve ter ficado chateado comigo, mas não podia ganhar menos. Por isso, não fui para o Timão", lembra Kita. Confira abaixo a descrição dos gols de Kita na estreia pelo Flamengo.
 
Em junho de 2011, aos 53 anos, após uma cirurgia para reconstituir os ligamentos do tornozelo esquerdo, Kita foi acometido de uma infecção hospitalar e teve amputada parte de seu pé, no Hospital Prontoclínica de Passo Fundo-RS. O quadro do ex-jogador foi agravado pois ele sofre de diabetes.
 
Em setembro de 2011, o ex-atacante, que é pai de dois filhos e uma filha, seguia afastado de seu trabalho na prefeitura de Passo Fundo-RS, recebendo seu salário pelo INSS.
 
A Inter de Limeira, clube pelo qual Kita foi artilheiro no Paulistão de 1986, quando foi campeão paulista, lançou através de seu site no começo de julho, uma camiseta com a imagem de Kita, com o objetivo de ajudar seu ex-jogador (veja na galeria de fotos).

21/09/86 - MARACANÃ - FLAMENGO 2 X 3 CORINTHIANS
 
Dois gols de Kita na estreia com a camisa do Flamengo. Cruzamento de Jorginho, pela lateral-direita, e depois do chute cruzado de Zinho, Kita empurra para as redes do goleiro Carlos.

O ponta-direita Carlinhos (ex-Cruzeiro) levanta na área, a zaga corintiana fica parada e Kita toca firme de cabeça vencendo mais uma vez o goleiro Carlos Roberto Gallo.
por Rogério Micheletti
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 63 jogos, sendo 33 vitórias, 19 empates e 11 derrotas. Marcou 21 gols.
Fonte: Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES