por Diogo Miloni
Um defensor completo, de fama internacional, que ficou conhecido como "o melhor zagueiro do mundo". Este é Franchino Baresi, o Franco Baresi, italiano de Travagliato, na região da Brescia, um dos maiores ídolos do tradicional Milan.
Nascido em 8 de maio de 1960, o beque começou sua carreira nas categorias de base rossonera e, aos 17 anos, fez sua estreia no time principal. Ao lado de grandes craques, como Maldini, Tassotti e Costacurta, formou uma linha defensiva épica, da equipe que ficou conhecida como "os invencíveis".
Tornou-se capitão aos 22 anos e levou o Milan a três conquistas da Liga dos Campeões, seis Campeonatos Italianos, dois Mundiais de Clubes e três Supercopas Europeias. Ao aposentar-se, Baresi viu sua camisa 6 ser eternizada pelo clube, a mais linda homenagem que um atleta pode receber em sua carreira.
Com a camisa da Azzurra, Franco Baresi participou de três Copas do Mundo: 1982, 1990 e 1994. Foi campeão em seu país, mas ainda era reserva na formação de Enzo Bearzot. Recusando-se a atuar como volante, ficou de fora da Copa de 1986, no México, e só retornaria à seleção dois anos mais tarde.
Em 1990, levou a Itália ao terceiro lugar no mundial e, quatro anos depois, à decisão. Diante do Brasil de Bebeto e Romário, fez uma grande partida individual, ajudando sua equipe a não levar gols. Porém, perdeu sua penalidade e viu Roberto Baggio também desperdiçar o sonho do tetracampeonato italiano.
Palmeiras negocia retorno de zagueiro que está no futebol italiano
Zagueiro Vitor Hugo em ação pela Fiorentina na última temporada. Foto: ALBERTO LINGRIA/REUTERS/Via UOLPalmeiras empresta zagueiro ao Bahia até o final da temporada
Juninho não vinha sendo aproveitado por Felipão. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Via UOLApós derrota na Copa do Brasil, São Paulo vai ao Rio para confronto com o Flu pelo Brasileiro; as equipes
Em momento desesperador no Brasileiro, Corinthians busca os três pontos contra o Flamengo; os times
F2: Vencedor em Monza, Bortoleto cita 'força gigantesca que recebeu dos fãs'
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 62 anos
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 114 anos do Corinthians
Parabéns, Olivier Panis! Francês venceu uma vez na F1, no último triunfo da Ligier
F1: Leclerc surpreende com uma parada a menos e vence o GP da Itália
Felicidades, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi, completa 84 anos
Achados & Perdidos: Galo 2 x 1 Brasil; Nem Pelé evitou derrota canarinho para o time mineiro há 55 anos
Corinthians, 114 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão