por Diogo Miloni
Um defensor completo, de fama internacional, que ficou conhecido como "o melhor zagueiro do mundo". Este é Franchino Baresi, o Franco Baresi, italiano de Travagliato, na região da Brescia, um dos maiores ídolos do tradicional Milan.
Nascido em 8 de maio de 1960, o beque começou sua carreira nas categorias de base rossonera e, aos 17 anos, fez sua estreia no time principal. Ao lado de grandes craques, como Maldini, Tassotti e Costacurta, formou uma linha defensiva épica, da equipe que ficou conhecida como "os invencíveis".
Tornou-se capitão aos 22 anos e levou o Milan a três conquistas da Liga dos Campeões, seis Campeonatos Italianos, dois Mundiais de Clubes e três Supercopas Europeias. Ao aposentar-se, Baresi viu sua camisa 6 ser eternizada pelo clube, a mais linda homenagem que um atleta pode receber em sua carreira.
Com a camisa da Azzurra, Franco Baresi participou de três Copas do Mundo: 1982, 1990 e 1994. Foi campeão em seu país, mas ainda era reserva na formação de Enzo Bearzot. Recusando-se a atuar como volante, ficou de fora da Copa de 1986, no México, e só retornaria à seleção dois anos mais tarde.
Em 1990, levou a Itália ao terceiro lugar no mundial e, quatro anos depois, à decisão. Diante do Brasil de Bebeto e Romário, fez uma grande partida individual, ajudando sua equipe a não levar gols. Porém, perdeu sua penalidade e viu Roberto Baggio também desperdiçar o sonho do tetracampeonato italiano.
Palmeiras negocia retorno de zagueiro que está no futebol italiano
Zagueiro Vitor Hugo em ação pela Fiorentina na última temporada. Foto: ALBERTO LINGRIA/REUTERS/Via UOLPalmeiras empresta zagueiro ao Bahia até o final da temporada
Juninho não vinha sendo aproveitado por Felipão. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Via UOLO dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Milton Neves entrevistando Garrincha, que faria 92 anos
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Saudade: Há três anos morria Alberi, ex-atacante do ABC e América-RN