por Diogo Miloni
Um defensor completo, de fama internacional, que ficou conhecido como "o melhor zagueiro do mundo". Este é Franchino Baresi, o Franco Baresi, italiano de Travagliato, na região da Brescia, um dos maiores ídolos do tradicional Milan.
Nascido em 8 de maio de 1960, o beque começou sua carreira nas categorias de base rossonera e, aos 17 anos, fez sua estreia no time principal. Ao lado de grandes craques, como Maldini, Tassotti e Costacurta, formou uma linha defensiva épica, da equipe que ficou conhecida como "os invencíveis".
Tornou-se capitão aos 22 anos e levou o Milan a três conquistas da Liga dos Campeões, seis Campeonatos Italianos, dois Mundiais de Clubes e três Supercopas Europeias. Ao aposentar-se, Baresi viu sua camisa 6 ser eternizada pelo clube, a mais linda homenagem que um atleta pode receber em sua carreira.
Com a camisa da Azzurra, Franco Baresi participou de três Copas do Mundo: 1982, 1990 e 1994. Foi campeão em seu país, mas ainda era reserva na formação de Enzo Bearzot. Recusando-se a atuar como volante, ficou de fora da Copa de 1986, no México, e só retornaria à seleção dois anos mais tarde.
Em 1990, levou a Itália ao terceiro lugar no mundial e, quatro anos depois, à decisão. Diante do Brasil de Bebeto e Romário, fez uma grande partida individual, ajudando sua equipe a não levar gols. Porém, perdeu sua penalidade e viu Roberto Baggio também desperdiçar o sonho do tetracampeonato italiano.
Palmeiras negocia retorno de zagueiro que está no futebol italiano
Zagueiro Vitor Hugo em ação pela Fiorentina na última temporada. Foto: ALBERTO LINGRIA/REUTERS/Via UOLPalmeiras empresta zagueiro ao Bahia até o final da temporada
Juninho não vinha sendo aproveitado por Felipão. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Via UOLFeliz aniversário, Paraná! Ex-ponta do São Paulo completa 83 anos
Parabéns, Procópio! Marcante como zagueiro e treinador, ele completa 86 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves deixou as marcas de suas mãos no Museu Pelé
Ayrton Senna, que completaria 65 anos, foi garoto-propaganda antes mesmo de estrear na F1
Craque da camisa 5: Um dos grandes volantes brasileiros, Carbone completaria 79 anos
Saudade: Cejas, um dos melhores goleiros da história do Santos completaria 80 anos
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa em Quintino
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
F1: Hamilton domina a Sprint de ponta a ponta em seu primeiro triunfo com a Ferrari
Piastri brilha na classificação em Xangai e conquista sua primeira pole na F1