por Diogo Miloni
Um defensor completo, de fama internacional, que ficou conhecido como "o melhor zagueiro do mundo". Este é Franchino Baresi, o Franco Baresi, italiano de Travagliato, na região da Brescia, um dos maiores ídolos do tradicional Milan.
Nascido em 8 de maio de 1960, o beque começou sua carreira nas categorias de base rossonera e, aos 17 anos, fez sua estreia no time principal. Ao lado de grandes craques, como Maldini, Tassotti e Costacurta, formou uma linha defensiva épica, da equipe que ficou conhecida como "os invencíveis".
Tornou-se capitão aos 22 anos e levou o Milan a três conquistas da Liga dos Campeões, seis Campeonatos Italianos, dois Mundiais de Clubes e três Supercopas Europeias. Ao aposentar-se, Baresi viu sua camisa 6 ser eternizada pelo clube, a mais linda homenagem que um atleta pode receber em sua carreira.
Com a camisa da Azzurra, Franco Baresi participou de três Copas do Mundo: 1982, 1990 e 1994. Foi campeão em seu país, mas ainda era reserva na formação de Enzo Bearzot. Recusando-se a atuar como volante, ficou de fora da Copa de 1986, no México, e só retornaria à seleção dois anos mais tarde.
Em 1990, levou a Itália ao terceiro lugar no mundial e, quatro anos depois, à decisão. Diante do Brasil de Bebeto e Romário, fez uma grande partida individual, ajudando sua equipe a não levar gols. Porém, perdeu sua penalidade e viu Roberto Baggio também desperdiçar o sonho do tetracampeonato italiano.
Palmeiras negocia retorno de zagueiro que está no futebol italiano
Zagueiro Vitor Hugo em ação pela Fiorentina na última temporada. Foto: ALBERTO LINGRIA/REUTERS/Via UOLPalmeiras empresta zagueiro ao Bahia até o final da temporada
Juninho não vinha sendo aproveitado por Felipão. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Via UOLAchados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' sobre judô, com Aurélio Miguel
Saudade: Orlando Fantoni, treinador que brilhou no Vasco, nos deixava há 23 anos
Achados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje completaria 71 anos
Ancelotti estreia pela Seleção nesta noite contra o Equador pelas Eliminatórias; os times
Parabéns, Cássio! Atual goleiro do Cruzeiro completa 38 anos!
Parabéns, Edinho! Ídolo do Fluminense completa 70 anos!
Saudade: Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador completaria 69 anos
Ancelotti passa por Guayaquil comandando a seleção sem mostrar a que veio
Nem tudo é alegria em torno da vitória do PSG. Por Ricardo Setyon
Saudade: Há cinco anos morria Sapatão, marcante zagueiro do Bahia