José Eli de Miranda, o Zito, um dos maiores volantes da história do Santos Futebol Clube e também do futebol brasileiro, morreu no dia 14 de junho de 2015, aos 82 anos, na sua amada cidade de Santos.
Zito trabalhou com as categorias de base do Peixe e era um dos responsáveis por ter revelado o atacante Robinho.
Em 17 de julho de 2014, foi internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Santos após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Deixou o hospital na noite do dia 19 de agosto de 2014, quando os médicos concluíram que o ídolo santista poderia seguir se recuperando em casa.
Nascido no dia 8 de agosto de 1932, em Roseira (SP), Zito começou a carreira profissional no Taubaté, o famoso "Burro da Central". Deixou o time do Vale do Paraíba em 52 para defender o Santos.
Na Vila Belmiro, Zito fez fama e conquistou títulos. Os mais importantes foram os paulistas de 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65, 67 e 68, o da Taça Brasil de 61, 62, 63, 64 e 65, os da Libertadores de 62 e 63, do Mundial Interclubes de 62 e 63 e do Rio-São Paulo de 59, 62 e 64.
Pela seleção brasileira, onde estreou em 56, ajudou nas conquistas dos mundiais de 58 e 62. Também chegou a jogar a Copa de 1966.
Zito foi um dos 47 jogadores convocados, pelo técnico Vicente Feola, para o período de treinamento que visava conquistar a Copa da Inglaterra e, consequentemente, o tricampeonato mundial de futebol. Infelizmente deu tudo errado.
Os 47 jogadores convocados, devido a forte pressão dos dirigentes dos clubes, para o período de treinamento em Serra Negra-SP e Caxambu-MG como preparação para a Copa de 66, na Inglaterra, foram: Fábio - São Paulo, Gylmar - Santos, Manga - Botafogo, Ubirajara Mota - Bangu e Valdir - Palmeiras (goleiros); Carlos Alberto Torres - Santos, Djalma Santos - Palmeiras, Fidélis - Bangu, Murilo - Flamengo, Édson Cegonha - Corinthians, Paulo Henrique - Flamengo e Rildo - Botafogo (laterais); Altair - Fluminense, Bellini - São Paulo, Brito - Vasco, Ditão - Flamengo, Djalma Dias - Palmeiras, Fontana - Vasco, Leônidas - América/RJ, Orlando Peçanha - Santos e Roberto Dias - São Paulo (zagueiros); Denílson - Fluminense, Dino Sani - Corinthians, Dudu - Palmeiras, Edu - Santos, Fefeu - São Paulo, Gérson - Botafogo, Lima - Santos, Oldair - Vasco e Zito - Santos (apoiadores); Alcindo - Grêmio, Amarildo - Milan, Célio - Vasco, Flávio - Corinthians, Garrincha - Corinthians, Ivair - Portuguesa de Desportos, Jair da Costa - Inter de Milão, Jairzinho - Botafogo, Nado-Náutico, Parada - Botafogo, Paraná - São Paulo, Paulo Borges - Bangu, Pelé - Santos, Servílio - Palmeiras, Rinaldo - Palmeiras, Silva - Flamengo e Tostão - Cruzeiro (atacantes).
Dos 47 convocados por Vicente Feola, para esse infeliz período de treinamentos, acabaram viajando para a Inglaterra os seguintes 22 "sobreviventes": Gylmar e Manga (goleiros); Djalma Santos, Fidélis, Paulo Henrique e Rildo (laterais); Bellini, Altair, Brito e Orlando Peçanha (zagueiros); Denílson, Lima, Gérson e Zito (apoiadores); Garrincha, Edu, Alcindo, Pelé, Jairzinho, Silva, Tostão e Paraná (atacantes).
Zito relembra marcantes momentos de sua carreira no programa "Concentração":
No "Cantinho da Saudade", Fiori Gigliotti relembra a carreira de Zito:
ABAIXO, VÍDEO EM HOMENAGEM A ZITO, EXIBIDO NO PROGRAMA "GRANDES MOMENTOS DO ESPORTE" DA TV CULTURA, COM EDIÇÃO DE WESLEY MIRANDA:
ABAIXO, PARTICIPAÇÃO DE PEPE, ZITO, PAGÃO, O TREINADOR LULA E WALDEMAR DE VRITO (DESCOBRIDOR DE PELÉ) NO FILME "O REI PELÉ", DE 1962. PELÉ FOI INTERPRETADO POR UM ATOR
No dia 07 de agosto de 2022, Ely de Miranda Júnior (filho do zito, ex-volante do Santos FC) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou sobre o pai (Zito) e contou muitas histórias.
No dia 07 de agosto de 2022, Denílson de Oliveira Araújo, o Denílson Show (ex-atacante do São Paulo FC, Bétis, Seleção Brasileira e hoje apresentador do Grupo Bandeirantes), participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes. Acompanhe a entrevista.
Atuou em 727 jogos, sendo o terceiro jogador que mais jogou com a camisa do clube. marcou 57 gols.
Fonte: Site Oficial do Santos FC
Pela Seleção Brasileira:
Atuou em 50 jogos, sendo 38 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Marcou três gols. Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 - 2004 Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.