Marco Aurélio Moreira

Técnico e ex-meia da Ponte Preta
por Rogério Micheletti

Meio-campista técnico e eficiente da Ponte Preta, nos anos 70, Marco Aurélio Moreira, o Marco Aurélio, tornou-se treinador.
 
Em 2015, comandou o time do Bragantino, mas acabou deixando o clube em 23 de fevereiro daquele ano, por conta do início ruim de Campeonato Paulista da equipe de Bragança.
 

Como jogador, o meio-campista, que nasceu na cidade de Muriaé (MG), fez parte de ótimos times da Macaca no final da década de 70. O time-base da Ponte era: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi e Odirley; Vanderlei Paiva, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta. Apesar da boa equipe, a Ponte Preta não conquistou títulos.

Marco Aurélio só comemorou campeonatos em clubes pelo Fluminense, o carioca em 1983, e pelo Coritiba, o Brasileirão em 1985. O Coxa, então dirigido pelo técnico Ênio Andrade, tinha a seguinte formação: Rafael Cammarota; Márcio, Gomes, Heraldo e Dida; Marildo, Marco Aurélio e Toby; Lela, Índio e Édson.
 
Em 2005 ele comandou o Figueirense e o Atlético Mineiro. Em 2006, acertou contrato para dirigir um clube japonês.

No mesmo ano, ele voltou a dirigir a Ponte Preta. Mas não ficou muito tempo no cargo. Em 2007, assumiu o comando do Fortaleza e, em seguida, do Vitória, clube que deixou no mesmo ano.

Depois de uma temporada inteira afastado do futebol, Marco Aurélio assumiu a Ponte Preta pela sexta vez na carreira, em março de 2009, onde permaneceu até maio do mesmo ano, transferindo-se depois para o América Mineiro, onde ficou até fevereiro de 2010.

Marquinhos no Flu?

O historiador de futebo José Eustáquio Rodrigues Alves, de Patos de Minas (MG), lembra que Marco Aurélio era conhecido no Fluminense pelo apelido de Marquinhos. "Ele formou meio de campo com o Rubens Galaxie e era chamado de Marquinhos. Por isso, muita gente não se lembra que o Marco Aurélio atuou no Flu", conta Eustáquio.
ver mais notícias
Títulos como treinador: Copa do Brasil (Cruzeiro 2000) Copa Sul-Minas (Cruzeiro 2002) Supercampeonato Mineiro (Cruzeiro 2002)

Clubes como jogador: Fluminense Ponte Preta Coritiba Vitória

Títulos como jogador: Campeonato Brasileiro (Coritiba 1985) Campeonato Carioca (Fluminense 1983) Campeão Mundial de Júnior (Seleção 1972) Campeão Sul-Americano Júnior (Seleção 1971) Campeão do Torneio Pré-Olímpico (Seleção 1972)

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES