Renato

Ex-goleiro do Galo e Fluminense
por Milton Neves
 
Renato da Cunha Valle, o Renato, ex-goleiro do Atlético Mineiro, Fluminense e Flamengo, mora em Uberlândia (MG), onde trabalha como comentarista esportivo na Rádio Cultura.
 
Renato é casado, tem três filhos e três netos. Lá, por dois anos entre 1998 e 2000, foi coordenador esportivo da Frutel, a Fundação Uberlandense de apoio ao esporte.
 
Carioca, nascido no dia 5 de dezembro de 1944, Renato começou a carreira no Flamengo no começo dos anos 60. Em 1965, ele foi emprestado ao Entrerriense (RJ).
 
Em 1967, retornou ao Flamengo e chegou a disputar algumas partidas na equipe profissional antes de ser negociado com o Uberlândia (MG). Também jogou por empréstimo pelo Taubaté, o Burro da Central, em 1968.
 
Em dezembro de 1970, ele foi vendido ao Atlético Mineiro, clube no qual em 1971 foi campeão brasileiro. Na época, o time do Galo era dirigido por Telê Santana e tinha como destaques, além de Renato, o centroavante Dadá Maravilha e o meia Humberto Ramos. Ele só saiu do Galo porque o Clube Atlético Mineiro reslveu trazer o goleiro uruguaio Mazurkiewicz.
 
No ano seguinte, ele foi comprado novamente pelo Flamengo, permanecendo no clube da Gávea até 1975.
 
Em 1973, Renato participou de uma excursão com a Seleção Brasileira e no ano seguinte foi o primeiro reserva de Emerson Leão na Copa do Mundo da Alemanha. O segundo foi Valdir Peres.
 
De 1976 a 1979, ele jogou pelo Fluminense. Depois, Renato ainda atuou pelo Bahia e em 1982 deixou o país para atuar em equipe dos Emirados Árabes. Em 1984, ainda nos Emirados, ele deixou de ser goleiro para se tornar treinador de goleiros. Antes, havia defendido também o gol do EC Bahia.
 
Trabalhou no Vasco da Gama em 88 e 89, na Seleção Brasileira (com Sebastião Lazaroni) em 90, e na Arábia Saudita com Parreira.
 
Abaixo, ouça a participação de Renato no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 25 de julho de 2021:
 

ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Entre 1964 e 1975, Renato defendeu o Flamengo em 148 jogos (79 vitórias, 42 empates e 27 derrotas). Os números de Renato pelo Fla estão no "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES