Cid Moreira

Apresentador e locutor de televisão
por Danielle Nhoque
 
Cid Moreira é um apresentador e locutor de televisão. Em 2012 completou 68 anos "no ar? e seguia envolvido no projeto de um site no canal Globo com memórias da carreira. Seu "vozeirão" marcante e inconfundível o tornou grande referência na história da comunicação brasileira.
 
Cid nasceu no dia 29 de setembro de 1927, em Taubaté, interior de São Paulo. O timbre da sua voz chamava a atenção desde cedo e, quando tinha apenas 17 anos, foi incentivado por um amigo a fazer um teste na Rádio Difusora, na própria cidade, e conseguiu o cargo de locutor. Desde então, conquistou cada vez mais admiradores e a carreira emplacou: trabalhou na Rádio Bandeirantes, no Jornal da Vanguarda, TV Tupi, TV Excelsior e TV Continental. Desde a década de 1970, lançou vários audiolivros nos quais narrava Salmos Bíblicos.
 
Se viu sentado atrás da bancada do Jornal Nacional da TV Globo pela primeira vez no primeiro dia do mês de setembro, 1969. Em 15 de março de 1994, leu ao vivo no Jornal Nacional um direito de resposta concedido pela justiça a Leonel Brizola, na época governador do Rio de Janeiro, no qual ele criticava muito a Rede Globo e Roberto Marinho. Chegou, depois, a definir o episódio como "uma saia justa danada". Permaneceu no noticiário noturno com seu "boa noite? até 1996, e, devido ao longo período, entrou para o Guinness Book. Mais tarde admitiu que, durante um Carnaval, apresentou o JN vestindo bermuda e chinelos.
Já no dominical Fantástico, em 1999, Moreira marcou época com a expressão
 
"O que é isso, Mister M?", que pronunciava durante um quadro de mágicas do programa. Dentre outros trabalhos, contou a vida da dupla sertaneja Zezé de Camargo no documentário "2 filhos de Francisco?, lançado em 2005. No ano de 2010, ganhou as ruas com fãs que repetiam a famosa "Jabulaaani", vinheta gravada para chamar a bola da Adidas na Copa do Mundo. Teve sua biografia lançada no mesmo ano, escrita pela esposa Fátima Sampaio Moreira, nomeada "Boa Noite".
 
Em 13 de dezembro de 2017, Cid Moreira foi destaque no UOL, em matéria especial, assinada por Gilvan Marques. CLIQUE AQUI E VEJA NA ÍNTEGRA
 
No fim de janeiro de 2019, Cid gravou um vídeo com um texto sobre o desastre ocorrido na cidade mineira de Brumadinho, onde uma barragem de dejetos rompeu e ceifou várias vidas, tal qual havia acontecido em Mariana. Confira um trecho do vídeo abaixo:

No dia 23 de junho de 2019, Cid Moreira conversou com Milton Neves durante o Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    42
  • 2 Pal
    39
  • 3 San
    37
  • 4 Int
    33
  • 5 Cor
    32
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES