Semana movimentada no noticiário esportivo com três gigantes de nosso futebol disputando os jogos de ida das quartas de final da Libertadores.
O Palmeiras enfrentou o River Plate na última quarta-feira (17), enquanto São Paulo e Flamengo jogaram na quinta (18), contra LDU e Estudiantes, respectivamente.
E como eles se saíram neste primeiro desafio na luta pela vaga nas semifinais da competição continental?
Vamos destrinchar abaixo:
PALMEIRAS "CLASSIFICADO"
A gente poderia muito bem não usar essas aspas em "classificado" caso o Verdão tivesse segurado os 2 a 0 no Monumental de Núñez.
O Verdão fez na casa do River Plate um primeiro tempo de almanaque, com enormes possibilidades de matar o forte adversário já no primeiro jogo.
Mas no segundo tempo, tanto por méritos dos argentinos quanto por queda de rendimento dos alviverdes, o time de Buenos Aires reagiu e marcou o gol que o mantém vivo para o duelo de volta, no Allianz.
Vivo, mas não inteiro.
O Palmeiras ainda é franco favorito, com uns 85% de chances de passar para as semifinais.
FLAMENGO ENCRENCADO
O Rubro-Negro também teve a faca e o queijo na mão para matar o duelo já na primeira partida contra o Estudiantes.
Mas desperdiçou gols bobos, se perdeu mentalmente com as trapalhadas da arbitragem (foram muitas, mas o time de Filipe Luís poderia muito bem ter liquidado o confronto mesmo sendo tão prejudicado) e agora vê sua classificação ameaçada para o duelo de volta, na Argentina.
As chances neste embate estão na casa de Flamengo 60% x 40% Estudiantes.
SÃO PAULO DESESPERADO
O Tricolor não jogou para perder de 2 a 0 para a LDU em Quito.
Mas perdeu muitos (MUITOS mesmo!) gols e acabou castigado por um rival que não perdoou quando teve chances.
Agora, terá que subir no Morumbis uma montanha mais alta até do que a altitude da capital equatoriana para reverter a vantagem do adversário.
Neste confronto, as chances estão em LDU 70% x 30% São Paulo.
E você, amigo internauta, confia no favoritismo palmeirense?
Vê chance real de virada tricolor?
E acha que o Flamengo vai sofrer na Argentina?
***********************************************************************
Achados & Perdidos: A estreia de Biro-Biro pelo Corinthians, há 47 anos
Há exatos 47 anos, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o velho Pacaembu, Biro-Biro fazia sua estreia pelo Corinthians.
Foi na vitória do Alvinegro diante do Paulista de Jundiaí por 2 a 1, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado em 14 de setembro de 1978.
Contratado junto ao Sport Club do Recife pelo então presidente Vicente Matheus (1908-1997), o pernambucano Antonio José da Silva Filho, o Biro-Biro, chegou para, em tese, ser o camisa 5, na função de volante, mas ele se tornou em um dos grandes "curingas" do futebol brasileiro.
Começou a "cair nas graças" da torcida corintiana quando fez o famoso gol de canela contra o Palmeiras na semifinal do Paulistão de 79 (disputada em 30 de janeiro de 1980), na vitória por 1 a 0 que levou a equipe à decisão contra a Ponte, que deu o título ao Corinhians. A primeira partida terminou 1 a 1, gols de Jorge Mendonça (1954-2006) para o Palmeiras e Palhinha (1950-2023) para o Corinhtians.
Ele também foi protagonista na decisão sobre o São Paulo no Campeonato Paulista de 1982, marcando dois gols, o primeiro e o segundo, este por entre as pernas do saudoso goleiro Waldir Peres (1951-2017). O jogo terminou 3 a 1 para o Corinthians (Casagrande marcou o outro alvinegro e Dario Pereyra descontou para o Tricolor).
Infelizmente não temos os gols de Corinthians 2 x 1 Paulista, jogo de estreia de Biro-Biro pelo Corinthians, disputado em 14 de setembro de 1978, mas encontramos o áudio no YouTube (no canal FUTNÁTICO), com a sempre brilhante narração de José Silvério, então pela Rádio Jovem Pan-AM/SP. Rui Rei e Vaguinho marcaram para o Alvinegro, enquanto Benetti descontou para o time de Jundiaí, convertendo penalidade máxima. Ouça, no player abaixo:
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA (DADOS DO ALMANAQUE DO CORINTHIANS, DE CELSO UNZELTE)
CORINTHIANS 2 X 1 PAULISTA
Competição: Campeonato Paulista
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, SP
Data: 14 de setembro de 1978 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Emídio Marques de Mesquita
Gols: Rui Rei e Vaguinho (25´e 31´do primeiro tempo) e Benetti, aos 9´do segundo tempo.
Público: 35.484 torcedores
Renda: Cr$ 1.108.050,00 (Cruzeiros)
CORINTHIANS: Jairo; Luís Cláudio, Amaral, Zé Eduardo, Wladimir, Wágner, Biro-Biro (Ned), Sócrates, Vaguinho, Rui Rei e Romeu. Técnico: José Teixeira.
PAULISTA: Édson; Lazinho, Marco, Djalma Santos, Santos, Domingo, Beneti, Válter (Vágner), Frasão (Nascimento), Gil e Dimas. Técnico: José Macia (Pepe).
***********************************************************************
Saudade: Dirigente tricolor, Laudo Natel nascia há 105 anos
Laudo Natel, uma das figuras mais importantes da história administrativa do São Paulo Futebol Clube, nascia há exatos 105 anos.
Ex-presidente do Tricolor, Laudo Natel morreu 18 de maio de 2020, aos 99 anos. A causa da morte não foi revelada na ocasião.
Natural da cidade paulista de São Manuel, onde nasceu em 14 de setembro de 1920, Laudo Natel associou-se ao São Paulo em 1946 e foi presidente do clube entre 1958 e 1971. Coordenou as obras de construção do Morumbi, estádio inaugurado em 2 de outubro de 1960.
Formado em Economia, Laudo Natel utilizou sua larga experiência como diretor financeiro do Bradesco na empreitada que levantou o estádio, que foi batizado de Cícero Pompeu de Toledo, cujas obras foram iniciadas em 4 de agosto de 1952. Também militou na política, sendo governador de São Paulo por duas ocasiões: a primeira, assumindo o cargo após a cassação de Ademar de Barros, pois era o vice-governador naquele momento; e a segunda, eleito de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral, durante a ditadura militar.
***********************************************************************
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo
Há exatos cinco anos o futebol brasileiro tinha um dia de luto, com a morte de Bira Burro, centroavante combativo que marcou época pelo Internacional (RS) e Remo (PA). Ele estava com 65 anos e lutava há algum tempo contra um câncer.
Ubiratã Silva do Espirito Santo, o Bira Burro, que morava em Belém do Pará, fez parte do fantástico time colorado que venceu o Brasileirão de 1979 de forma invicta. Ele se revezava no comando do ataque colorado com outro saudoso atacante, Adilson Miranda (1950-1980).
Em sua carreira, Bira vestiu também as camisas do Paysandu-PA, do Estudiantes Tecos-MÉX, do Atlético-MG, do Juventus-SP, do Aimoré-RS, do Novo Hamburgo-RS, do Chivas-MÉX, do Central-PE e do Brasil de Pelotas-RS.
Bira era irmão do lateral-direito Aldo, que defendeu o Fluminense nos anos 80.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE BIRA BURRO NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”
***********************************************************************
Grêmio, 122 anos! Relembre a conquista do Mundial de Clubes em 1983
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa exatos 122 anos de existência nesta segunda-feira (15).
E, para homenagear o Tricolor Gaúcho, recorremos a um vídeo do canal Rptimao TV, do YouTube, que traz com a narração do saudoso Armindo Ranzolin (1937-2022) a conquista do Mundial de Clubes de 1983, quando o Grêmio derrotou o Hamburgo (Alemanha) por 2 a 1, em 11 de dezembro de 1983, jogo disputado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.
Não foi uma partida fácil, longe disso, embora o time então comandado pelo saudoso Valdir Espinosa (1947-2020) tenha sido superior durante os 90 minutos e também na prorrogação.
Campeão da Libertadores daquele 1983, superando o Peñarol (Uruguai), o Grêmio abriu o placar com Renato Gaúcho, atual treinador do Fluminense, aos 33 minutos de bola rolando, após dois dribles secos no lateral adversário e chutar entre a trave esquerda e o goleiro Stein.
O título se encaminhava para o Grêmio, mas a festa tricolor precisou ser um pouco adiada, pois aos 41 minutos do segundo tempo, Schroeder deixou tudo igual, o que levou a decisão para a prorrogação.
Mas logo aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação a torcida gremista pôde ficar mais tranquila, após Caio (1955-2019) cruzar da esquerda e Tarciso (1951-2018) resvalar de cabeça, para a sobra de Renato Gaúcho, que fintou o zagueiro adversário e completou sem chance de defesa para Stein.
ABAIXO, VÍDEO DE GRÊMIO 2 X 1 HAMBURGO, FINAL DA COPA INTERCONTINENTAL, EM 11 DE DEZEMBRO DE 1983. NARRÇÃO DE ARMINDO RANZOLIN
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
COPA INTERCONTINENTAL
Data: 11/12/1983
Local: Estádio Nacional de Tóquio (JAP)
Árbitro: Michel Vautrot (FRA)
Auxiliares: Toshikazu Sano e Jnichi Nishi (JAP)
Publico: 67 mil pagantes
Gols: Renato Gaúcho aos 33 minujtos do primeiro tempo; Schroder aos 41minutos do segundo tempo e novamente Renato Gaúcho, aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo de León e Paulo César Magalhães; China, OsWaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.
HAMBURGO: Stein; Hieronyus, Wehmeyer; Schroder e Jakobs; Hartwig, Grom e Magat; Wuttke, Hansen e Rolff. Técnico: Ernst Happel.
***********************************************************************
Uma foto, uma história! Felipão, começando no futebol, com seu Fusquinha em Caxias
Para esta semana em nossa seção "Uma foto, uma história!", buscamos em nosso quase infindável arquivo de imagens do "Que Fim Levou?", Felipão, então zagueiro do Caxias (RS), prestes a entrar em seu Fusquinha escuro.
Não é possível precisar a cor do automóvel, mas o leque de opções da Volkswagen na época não era tão extenso, então há três possibilidades: azul, vermelho ou verde.
Hoje com 76 anos, Luiz Felipe Scolari, gáucho de Passo Fundo, nascido em 9 de novembro de 1948, é o coordenador técnico do Grêmio, apresentado oficialmente pelo clube gaúcho em 29 de abril deste ano.
Em seus tempos de jogador, era apenas chamado de Luiz Felipe, e embora tenha sempre sido titular das equipes que defendeu, sua trajetória profissional "decolou" mesmo como treinador, com inúmeras conquistas pelo Grêmio, Criciúma, Palmeiras e Seleção Brasileira, entre outros, nesta última com o último título conquistado pelo escrete canarinho, em 2002, na Copa do Mundo realizada no Japão e Coreia do Sul.
***********************************************************************
Achados & Perdidos: Golaço do saudoso Giba contra a Lusa, há 34 anos
O saudoso lateral-direito Giba, que morreu em 24 de março de 2014 aos 52 anos, vítima de amiloidose (doença pouco comum, que provoca o acúmulo de proteína nos tecidos e órgãos), fez há exatos 34 anos aquele que talvez tenha sido o mais bonito de sua carreira, na tarde de 15 de setembro de 1991, abrindo o placar para a vitória coriniana sobre a Portuguesa de Desportos no Pacaembu, jogo válido pelo Campeonato Paulista.
Aos 25 minutos da primeira etapa, o volante Márcio Bittencourt fez belo passe para Giba, que arriscou de longe para acertar a bola no ângulo direito do goleiro uruguaio Rodolfo Rodríguez, bastante adiantado, que estava no primeiro dos dois anos que defendeu o gol da Lusa.
O Corinthians dominou as ações na partida. Ronaldo, goleiro alvinegro, marcou presença nas poucas chances do time do Canindé, que tinha outro saudoso jogador, Dener, em franca ascensão. Aliás, falando em Ronaldo, aquele foi o jogo 201 do goleiro pelo Corinthians. O zagueiro Guinei, por sua vez, completava sua 100ª vitória pelo clube de Parque São Jorge.
Na etapa final, aos 14 minutos, Neto bateu escanteio com estilo, de "três dedos". A bola cruzou a grande área e Fabinho escorou de cabeça, sem chance para Rodolfo Rodríguez.
O Corinthians, que havia conquistado seu primeiro Campeonato Brasileiro no ano anterior, também fez uma boa campanha no Paulista de 1991, mas acabou derrotado pelo São Paulo na decisão. O Tricolor venceu o primeiro jogo da final (3 a 0, três gols de Raí) e a segunda partida foi 0 a 0. Cilinho foi o técnico do Corinthians naquela temporada.
Giba, o Antonio Gilberto Maniaes, natural de Cordeirópolis, município paulista onde nasceu em 7 de março de 1962, tornou-se treinador de futebol depois de encerrar sua bela carreira nos gramados. O Paulista de Jundiaí (SP) foi a última equipe que treinou, em 2014, ano de sua morte.
ABAIXO, VÍDEO COM OS GOLS E OS MELHORES MOMENTOS DE CORINTHIANS 2 X 0 PORTUGUESA, EM 15 DE SETEMBRO DE 1991, NO PACAEMBU
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GIBA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
***********************************************************************
Saudade: Há dois anos morria Paulo Goulart, ex-goleiro do Fluminense
Há exatamente dois anos, vítima de um infarto, morria Paulo Goulart, goleiro do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 1984. Ele estava com 68 anos, residindo em sua cidade natal, Muriaé (MG).
Formado em Direito, atuava em uma empresa de seguros e era casado com Heloisa Helena Caldas Rodrigues Goulart, com quem teve um único filho, João Paulo Rodrigues Goulart, médico-endocrinologista que reside em São Paulo.
Notabilizado por ser um grande defensor de penalidades máximas, Paulo Goulart chegou ao Fluminense em 1971, ainda jovem, com 16 anos de idade, e profissionalizou-se em 1976.
Depois de sua marcante atuação pelo Tricolor das Laanjeiras, Paulo Goulart ainda defendeu o Ceará, Paysandu, Criciúma, Olaria e Porto Alegre de Itaperuna-RJ, equipe pela qual encerrou sua carreira, em 1988.
***********************************************************************
Achados & Perdidos: Raríssimo vídeo da preparação da Seleção Brasileira em Caxambu, cidade que completa 124 anos
Hoje, 16 de setembro de 2025, o município mineiro de Caxambu comemora 124 anos.
E para ilustrar esta data festiva da cidade do Sul de Minas, uma das mais importantes na rota das estâncias hidrotermais da região, que concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral, com diferentes propriedades terapêuticas, selecionamos um vídeo histórico, garimpado pelo internauta Gustavo Marrazo, com imagens raras da preparação da Seleção Brasileira na cidade, visando a Copa de 1966, que foi disputada na Inglaterra, vencida justamente pelos anfitriões.
Os atletas brasileiros aparecem em campo, fazendo preparação física, e também em momentos de descontração, na piscina, jogando bocha e atendendo os torcedores com muita simplicidade e simpatia. Pelé, por exemplo, aparece segurando crianças no colo, enquanto Garrincha se diverte filmando o Rei do Futebol.
O grupo brasileiro, comandado pelo treinador Vicente Feola, além de ter feito treinamentos em Caxambu em abril daquele ano, também esteve em Serra Negra (SP), Lambari (MG) e nas cariocas Teresópolis, Três Rios e Niterói.
ABAIXO, O HISTÓRICO VÍDEO DA PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM CAXAMBU (MG) PARA A COPA DE 1966, QUE OI DISPUTADA NA INGLATERRA:
***********************************************************************
Carlos Alberto Lancetta é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Carlos Alberto Lancetta, professor, técnico de atletismo e diretor de cursos de capacitação, é o convidado desta terça-feira (16), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
Com passagem por diversos clubes brasileiros, entre eles Portuguesa de Desportos, Vasco, Botafogo (RJ) e Flamengo, e diversas seleções, como Tunísiam Iraque e Brasil), Lancetta debaterá com Falopa com o tema central sobre jogar futebol na altitude, na esteira da recente experiência da Seleção Brasileira diante da Bolívia na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, quando o time comandado por Carlo Ancelotti encarou o difícil desafio de atuar a 4.100 metros acima do nível do mar, em El Alto, na região metropolitana de La Paz.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
***********************************************************************
F1: "Quem sabe, conquistar mais um lugar nos pontos", mira Bortoleto para o GP do Azerbaijão
Depois de pontuar em cinco dos últimos sete GPs da temporada da Fórmula 1, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chega para a etapa do Azerbaijão, no traçado urbano de Baku, 17ª do Mundial, mirando novamente estar entre os dez primeiros. A corrida, prevista para ter 51 voltas, acontece no domingo (21), a partir das 8h00.
"Estou confiante no nosso carro e na equipe: todos temos trabalhado duro para continuar melhorando. Nosso objetivo, como sempre, é acertar tudo a partir de sexta-feira, manter a consistência e, quem sabe, conquistar mais um lugar nos pontos", comentou o osasquense de 20 anos que soma 18 pontos no campeonato e ocupa o 16º lugar.
Falando em pontos, Gabriel somou mais dois na última etapa, o GP da Itália, em Monza, com o oitavo lugar que obteve.
"Foi bom estar de volta entre os dez primeiros em Monza: mais uma confirmação da qualidade do trabalho que temos feito. Baku é um circuito muito diferente – só corri aqui no ano passado, com outro carro (Fórmula 2), e tenho treinado no simulador em preparação para o fim de semana", ponderou Bortoleto, cujo carro evoluiu bastante e se mostra eficiente em pistas de longas retas e altas velocidades, o que orna perfeitamente com Baku.
A dupla da McLaren segue ocupando as duas primeiras posições na tabela. O australiano Oscar Piastri, na liderança, soma 324 pontos, 31 a mais que o britânico Lando Norris. O holandês Max Verstappen (Red Bull), vencedor na etapa italiana, está com 230 pontos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO AZERBAIJÃO (BAKU) - 17ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (19)
Treino livre 1 - 5h30 às 7h30
Treino livre 2 - 9h00 às 11h00
Sábado (20)
Treino livre 3 - 5h30 às 6h30
Classificação - 9h00 às 10h00
Domingo (21)
Largada para a corrida - 8h00 (51 voltas) - Extensão da pista: 6.003 metros.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025*
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************************************
Pulinho, filho do João do Pulo, participa do Esporte sem Firula, da TV Oeste
O Esporte Sem Firula, da TV Oeste, contou nesta terça-feira (16) com a ilustre presença de Emmanuel Norberto Carrupt de Oliveira, o Pulinho, filho do grande João do Pulo.
Durante o bate-papo com Milton Neves, Letícia Beppler, Mário Alemão, Felippe Facincani, Alfredo Loebeling e Alex Muller, Pulinho relembrou da magistral carreira de seu pai, além de falar também sobre a sua trajetória no esporte.
Confira no player abaixo o Esporte Sem Firula desta terça-feira (16).
A participação de Pulinho começa aos 54 minutos.
***********************************************************************
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Matogrossense
Durante o VI Encontro de prefeitos matogrossenses, em Cuiabá, no dia 23 de setembro de 2011, o jornalista e publicitário Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Matogrossense, em evento que fez palestra esportiva com a presença de 141 prefeitos do Mato Grosso no Centro de Conveções de Cuiabá.
"Que alegria foi estar em Cuiabá, em que pese o habitual calor. Mas o calor humano do povo e das autoridades presentes compensou qualquer atribulação, afinal de contas foi uma das mais marcantes homenagens que recebi. E pude retribuir, antes da cerimônia da outorga do título, com uma palestra sobre aquilo que mais amo, falar dos meus `velhinhos´, os jogadores de ontem, principalmente", lrelembrou Milton Neves em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.
EM ORDEM ALFABÉTICA, TODOS OS TÍTULOS DE CIDADÃO OUTORGADOS A MILTON NEVES
Agudos (SP), Alegrete (RS), Alfenas (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), Areado (MG), Ariranha (SP), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Botelhos (MG), Cabo Frio (RJ), Caieiras (SP), Cambuquira (MG), Campinas (SP), Carapicuiba (SP), Carolina (PI), Cotia (SP), Curitiba (PR), Erechim (RS), Fama (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Fortaleza (CE), Goiás, Guaranésia (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Guaxupé (MG), Igaraçu do Tietê (SP), Itanhaém (SP), Itobi (SP), Ituverava (SP), Jaú (SP), Lavras (MG), Lins (SP), Machado (MG), Mato Grosso, Mauá (SP), Monte Belo (MG), Natal (RN), Pedreira (SP), Peruíbe (SP), Pindamonhangaba (SP), Piratininga (SP), Porto Feliz (SP), Presidente Prudente (SP), Quadra (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Pardo, São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP), Tatuí (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Três Pontas (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
***********************************************************************
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
O jornalista Marcelo Rezende, que nos deixou em 16 de setembro de 2017, completaria 73 anos nesta quarta-feira (12).
Depois de lutar contra um câncer iniciado no pâncreas, Rezende abriu mão dos tratamentos convencionais e foi a óbito aos 66 anos, na capital paulista.
Carioca, seu último trabalho foi como âncora do telejornal "Cidade Alerta, da Record TV, isso após uma longa e variada trajetória no jornalismo, iniciada como repórter esportivo da Revista Placar, para depois, na Rede Globo, comandar o "Linha Direta", programa de investigação policial.
***********************************************************************
Saudade: "Rei da Retranca", Milton Buzetto morria há sete anos
Há exatos sete anos, na manhã de 17 de setembro de 2018, morria o ex-jogador e treinador Milton Buzetto, aos 80 anos. Ele sofria de problemas vasculares, que inclusive levaram a amputação de sua perna esquerda.
Pela forma defensiva que fazia os times que dirigiu jogar, Buzetto ficou conhecido como "Rei da Retranca", apelido que aderiu de tal forma que a chácara em que morava, na cidade de Piracicaba, onde vivia com sua esposa Maria Barbara e o filho Milton Buzetto Filho, tinha este nome: Retranca
Como jogador, Buzetto iniciou sua carreira pelo Palmeiras, em 1956, permanecendo até 1958, mas destacou-se mais pelo Juventus da Mooca, clube que defendeuor 13 anos, após passagens por Noroeste e Bragantino. Também foi treinador do Juventus por outros cinco anos.
Teve uma passagem pelo Corinthians comandando a equipe entre 1975 e 1976, por 62 jogos, no período que o clube buscava quebrar o jejum de títulos que durava desde 1954.
***********************************************************************
Em vídeo, "Antes & Depois" de jogadores que brilharam por Bahia e Vitória
Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores que brilharam pela dupla Ba-Vi, ou seja, os mais tradicionais clubes soteropolitanos: Bahia e Vitória.
Hoje com 62 anos, deputado estadual na Bahia pelo PC do B, Bobô, o Raimundo Nonato Tavares da Silva, foi um legítimo camisa 8 à moda antiga, aquele meia-direita que armava e também chegava para concluir com qualidade. Tamanha qualidade que fez Caetano Veloso lhe prestar homenagem em uma de suas mais conhecidas canções, "Reconvexo", onde o craque é citado no seguinte verso: "Quem não amou a elegância sutil de Bobô", diz a letra da música lançada em 1989, ano seguinte à mais importante conquista do Bahia, o Brasileirão de 1988, quando o time Tricolor passou pelo Internacional. Bobô ainda foi tetracampeão estadual pelo Bahia (1984, 1986, 1987 e 1988). Também jogou, entre outros, no São Paulo, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Inter. Como diz o ditado popular, de que "o bom filho à casa torna", Bobô retornou ao Bahia em 1996, justamente para encerrar sua carreira nos gramados. Também foi treinador do Bahia, sua única experiência nesta função, entre 2002 e 2003.
Embora tenha jogado pouco tempo pelo Vitória, foi lá que o ex-goleiro Dida, o Nelson de Jesus da Silva, começou sua brilhante trajetória, marcada por muitos títulos, defendendo outros grandes clubes no Brasil (Cruzeiro e Corinthians, entre outros) e fazendo história no Milan por 11 temporadas, além, é claro, de ter vestindo com brilho a camisa da Seleção Brasileira.
O baixinho Osni, de apenas 1,56m, foi um daqueles que defendeu tanto o Vitória quando o Bahia, começando pelo Rubro-Negro, onde foi campeão estadual em 1972 e, depois, no Tricolor, ganhou o Campeonato Baiano consecutivamente por quatro vezes, entre 1981 e 1984. Ele compensava sua baixa estatura com habilidade e muita velocidade, dificultando a tarefa de seus marcadores.
Apesar de mineiro de Uberaba, Paulo Rodrigues, um volante dos mais talentosos de sua geração, marcou época pelo Esporte Clube Bahia, onde, a exemplo de Bobô, com quem formava um afinado meio-campo, levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 1988. Ainda brilhou no futebol japonês, pelo Tokyo Verdy, onde atuou em seus dois últimos anos como profissional, em 1993 e 1994.
Nesta primeira seleção, escolhemos 14 jogadores e, oportunamente, traremos outros que também deram muitas alegrias aos torcedores do Tricolor e do Rubro-Negro da Boa Terra.
Trazendo estes atletas em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.
VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
***********************************************************************
Olhos no retrovisor: O saudoso Stirling Moss, que "bateu na trave" para ser campeão na F1, nascia há 96 anos
Um dos melhores pilotos de todos os tempos, mas que nunca conseguiu um título de na Fórmula 1: esté é o britânico Stirling Moss, que se estivesse vivo completaria 96 anos nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Ele morreu em 12 de abril de 2020, e a causa do óbito não foi divulgada na ocasião.
Moss foi vice-campeão mundial de Fórmula 1 por quatro anos consecutivos: 1955 (Mercedes), 1956 e 1957 (Maserati) e 1958 (Vanwall).
Em seus últimos três anos na F1, foi terceiro colocado, entre 1959 e 1961.
Stirling Moss sofreu com a concorrência implacável do argentino Juan Manuel Fangio, e embora não tenha se consagrado com um título na F1, é dono de um dos feitos mais importantes da história do automoiblismo, a conquista da Mille Miglia em 1955, superando na prova de longa duração justamente Fangio.
O jornalista Claudio Carsughi, principal jornalista brasileiro de automobilismo, e uma das maiores referências mundiais no segmento, tem uma opinião bastante positiva sobre a carreira de Stirling Moss, que venceu 16 vezes na F1 e fez 16 poles.
"Stirling Moss foi, talvez, o maior piloto britânico de todos os tempos. À frente dele, quem sabe, apenas Jim Clark e talvez no mesmo nível nós tenhamos o Jackie Stewart e Lewis Hamilton. Do Stirling Moss eu me lembro do início de carreira reamente entusiasmante, até o seu acidente. Daí para frente, claro, ele não teve o mesmo rendimento, mas ele se sobressaiu tanto em provas de pista quanto em provas de rua, como a Mille Miglia (1955) que ele ganhou e apresentou sempre um excelente rendimento. Talvez ele tenha tido, entre aspas, o azar de viver a mesma temporada de Fangio, então aquela imbatível equipe da Mercedes, de Fangio-Moss, não lhe deu a possibillidade de ter os lauréis que ele teria merecido. Não tivesse existido o Fangio naquele momento, provavelmente ele teria um álbum de ouro de recordes ainda maiores. Mas, sem dúvida ele foi um dos melhores pilotos que eu já vi", disse Claudio em entrevista ao Portal Terceiro Tempo em 19 de março de 2018.
***********************************************************************
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Um dos bons atacantes de sua geração, Edilson da Silva Ferreira, o Capetinha, completa 55 anos nesta quarta-feira (17).
Depois de deixar os gramados, ele trabalhou como comentarista esportivo. Na Band, Edilson integrou diversos programas, entre outubro de 2019 e outubro de 2021. Depois passou por Rede TV! e Rádio Transcontinental-FM.
Polêmico (como não lembrar das embaixadinhas na final do Paulistaão de 1999, quando defendia o Corinthians contra o Palmeiras), ele começou sua carreira no futebol capixaba, pelo Industrial.
Baiano de Salvador, nascido em 17 de setembro de 1970, Edilson chamou atenção do Palmeiras após passagem pelo Guarani de Campinas
Pelo Verdão conquistou o bicampeoantao brasileiro (1993/1994), o bicampeonato paulista nos mesmos anos e o Torneio Rio-São Paulo em 1993.
Depois de uma passagem curta pelo Benfica (Portugal), Edilson voltou ao Brasil onde teve uma fase exuberante pelo Corinthians, levantando várias taças. Foi bicampeão brasileiro (1998 e 1999), campeão paulista (1999) e Mundial de Clubes (2000).
Disputou quatro jogos na Copa de 2002 (disputada conjuntamente no Japão e na Coreia do Sul), torneio vencido pela seleção braileira, tnedo sido titular na vitória por 5 a 2 diante da Costa Rica. Nas outras três partidas entrou sempre na etapa final.
Entre outros clubes, ainda defendeu o Flamengo, Cruzeiro, São Caetano, Vasco, Vitória, Bahia e Kashiwa Reyson (Japão).
***********************************************************************
Saudade: Há dois anos morria Marinho Peres, ex-zagueiro do Inter, Santos e Barcelona, titular do Brasil na Copa de 74
Marinho Peres, que também teve uma bela trajetória pela Portuguesa de Desportos, encerrou sua carreira nos gramados defendendo o América-RJ, em 1981, para depois engrenar ótimos trabalhos como treinador de futebol, com longos períodos no futebol de Portugal, por Sporting, Vitória de Guimarães, Marítimo e Belenenses, este o último clube em que trabalhou, em 2011.
Depois de duas etapas em sequência, Holanda e Itália, a Fórmula 1 será retomada no próximo domingo (21) com o GP do Azerbaijão, no veloz traçado urbano de Baku, 17ª etapa do Mundial. A largada está agendada para 8h00 (de Brasília).
Em uma temporada amplamente dominada pela McLaren, a última etapa, o GP da Itália, realizado em 7 de outubro, teve como protagonista o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que havia largado na pole e dominou a corrida em Monza.
Foi apenas a segunda vitória do tetracampeão Verstappen na temporada. Ele havia vencido também o GP do Japão, em Suzuka, embora tenha sentido o gostinho do triunfo na sprint da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Porém, os 25 pontos conquistados diante do público italiano em Monza não foram suficientes para uma grande aproximação em relação ao líder Oscar Piastri. Abaixo, detalhes da classificação do campeonato de pilotos e construtores.
PNEUS
A Pirelli disponibilizará o trio de compostos mais macios da temporada para a etapa no Azerbaijão. Assim, o C6 é o Macio, o C5 é o Médio e o C4 é o Duro.
A expectativa é de uma única parada, dadas as condições do circuito, que tem baixa aderência e desgaste reduzido.
CAMPEONATO
Piastri segue ponteando a tabela do Mundial, com 324 pontos. Norris soma 293 e Verstappen está com 230. Aliás, com os 25 pontos conquistados, Verstappen conseguiu se distanciar um pouco mais de Russell, que contabiliza 194 pontos, em quarto. A dupla da Ferrari vem na sequência, com Leclerc e Hamilton, respectivame nte com 163 e 117 pontos, em quinto e sexto lugares.
Entre as equipes, a McLaren caminha com tranquilidade para o título, com 617 pontos, e dependendo dos resultados da etapa em Baku pode garantir antecipadamente a conquista.
A disputa pelo vice-campeonato, entretanto, segue em aberto. A Ferrari, segunda colocada, soma 280, contra 260 da Mercedes, a terceira. A situação da Red Bull é mais complicada, pois Vestappen não contou até agora com ajuda de seus companheiros de equipe (primeiro Lawson e depois Tsunoda). Em quarto lugar, o time austríaco soma 239 pontos.
NO ANO PASSADO...
A pole no ano passado foi de Leclerc, em 1min40s365, mas a vitória foi de Piastri, seguido por Leclerc e Russell. Clique aqui e veja como foi o GP do Azerbaijão de 2024.
RETROSPECTO NO AZERBAIJÃO
A prova no traçado de Baku integra o calendário da Fórmula 1 desde 2017, ano em que o triunfo foi de Daniel Ricciardo, com a Red Bull. Em 2018 e 2019 foi a Mercedes que se deu melhor, com vitórias de Hamilton e Bottas, respectivamente. Em 2020, em razão da pandemia de covid-19, a prova não foi realizada. A Red Bull venceu em 2021 com Pérez, em 2022 com Verstappen e com Pérez em 2023. No ano passado, como mencionado, triunfo da McLaren, com Piastri.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DO AZERBAIJÃO (BAKU) - 17ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (19)
Treino livre 1 - 5h30 às 7h30
Treino livre 2 - 9h00 às 11h00
Sábado (20)
Treino livre 3 - 5h30 às 6h30
Classificação - 9h00 às 10h00
Domingo (21)
Largada para a corrida - 8h00 (51 voltas) - Extensão da pista: 6.003 metros.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
PRÓXIMAS ETAPAS
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025*
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
***********************************************************************
Achados & Perdidos: Nos 121 anos do América, veja como foi sua última conquista no Campeonato Carioca
Completando 121 anos nesta quinta-feira (18), o América Football Clube, agremiação carioca situada na Grande Tijuca, conquistou seu sétimo e último título do Campeonato Carioca em 1960.
O Mecão, como é carinhosamente conhecido, havia levantado as taças do Carioca em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931 e 1935), e a conquista de 1960 impediu o bicampeonato consecutivo do Fluminense, que defendia o título conquistado em 1959.
CAMPANHA DE CAMPEÃO DO AMÉRICA!
Em um certame de pontos corridos, com 22 jogos, o América venceu 16 partidas, empatou cinco e perdeu uma única vez, para o Bangu, que finalizou o certame na sexta posição.
Na última partida do Carioca de 1960, o América teve o Fluminense pela frente, e foi a equipe tricolor que saiu na frente, com gol marcado por Pinheiro aos 26 minutos da etapa inicial.
Precisando da vitória, o América voltou com disposição para o segundo tempo, e marcou logo no começo, aos 4 minutos, com Nilo. Depois, aos 33 minutos, Jorge decretou a vitória do Mecão, que na ocasião era treinado pelo saudoso Jorge Vieira (1934-2012), em começo de carreira, com apenas 26 anos. O Fluminense era comandado pelo treinador Zezé Moreira (1907-1998), que havia comandado o Tricolor das Laranjeiras no título de 1959 e também no de 1951.
NOME HISTÓRICO DO AMÉRICA
O ex-zagueiro Alex Kamianecky detém a marca histórica de 673 partidas disputadas pelo América, um recorde. Nascido na cidade de Hannover, na Alemanha, em 9 de dezembro de 1945, Alex atualmente reside na cidade de Canoas (RS), na Grande Porto Alegre.
A casa do América é o Estádio Giulite Coutinho, nome em homenagem a um dos mais importantes presidentes da história do clube, o mineiro Giulite Coutinho (1921-2009), que também presidiu a CBF por dois mandatos, entre janeiro de 1980 e janeiro de 1986.
CAMPEONATO CARIOCA DE 1960 - PARTIDA DECISIVA
AMÉRICA 2 X 1 FLUMINENSE
DATA: 18/12/1960
LOCAL; Estádio do Maracanã (RJ)
Público: 98.099 pagantes
Árbitro: Wilson Lopes de Souza
Gols: Pinheiro (26 minutos do primeirotempo), Nilo (4 minutos do segundo tempo) e Jorge (33 minutos do segundo tempo).
América: Ari; Jorge, Djalma Dias, Wilson Santos e Ivan; Amaro e João Carlos; Calazans, Antoninho (Fontoura), Quarentinha e Nilo. Técnico: Jorge Vieira.
Fluminense: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro, Clóvis e Altair; Edmílson e Paulinho (Jair Francisco); Maurinho, Waldo, Telê e Escurinho. Técnico: Zezé Moreira.
***********************************************************************
Saudade: Há um ano morria Totò Schillaci, artilheiro da Copa do Mundo de 1990
Há exatamente um ano morria Totò Schillaci, ex-atacante italiano que foi o artilheiro da Copa de 1990 (com seis gols), defendendo a Azurra, que sediou aquele Mundial vencido pela Alemanha. Ele tratava de um câncer de cólon desde 2022, causa de seu óbito. Schillaci estava com 59 anos e estava hospitalizado.
Natural de Palermo, onde nasceu em 1º de dezembro de 1964, Salvattore Schillaci, o Totò, foi casado por duas vezes e deixa três filhos: Jessica, Mattia e Nicole. Nos últimos anos ele cuidava de uma Escola de Futebol em sua cidade natal.
Totò iniciou sua carreira profissional pelo modesto Messina em 1982, permanecendo no clube até 1989, ano em que se transferiu para a Juventus, onde formou uma afinada dupla de ataque com Roberto Baggio.
Na Juventus, duas importantes conquistas, ambas em 1990: a Liga Europa da UEFA e a Copa da Itália.
Voltou a conquistar a Liga Europa da UEFA em 1994, agora pela Internazionale, onde atuou entre 1992 e 1994.
Em 1994 tranferiu-se para o Júbilo Iwata, tornando-se o primeiro jogador de futebol italiano a defender um clube japonês.
Lá na Terra do Sol Nascente ele foi campeão da J. League de 1997, mesmo ano em que encerrou sua brilhante carreira.
***********************************************************************
Parabéns, Mozer! Um dos melhores da zaga rubro-negra, completa 65 anos
Um dos pilares do fortíssimo Flamengo da década de 1980, o ex-quarto-zagueiro Mozer completa 65 anos nesta sexta-feira (19).
José Carlos Nepomuceno Mozer, carioca, começou sua carreira lá mesmo no clube da Gávea, onde atuou profissionalmente entre 1980 e 1987, e não defendeu mais nenhum clube brasileiro, passando por Benfica, Olimpique de Marselle, Benfica novamente e Kashima Antlers, este o seu último clube, em 1996.
Disputou a Copa de 1990 na Itália, sendo o quarto-zagueiro titular da equipe brasileira comandada por Sebastião Lazaroni, eliminada nas oitavas de final para a Argentina.
Depois de deixar os gramados como atleta profissional, Mozer teve algumas experiências como treinador de futebol, entre 2006 e 2012, todas fora do Brasil, pelo Interclube (Luanda), Raja Casablanca (Marrocos), Naval e Portimonense (ambas equipes de Portugal).
Depois, trabalhou no Flamengo como gerente de futebol, entre 2016 e 2018.
***********************************************************************
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Pindamonhangaba
Foi no dia 28 de maio de 2012, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Pindamonhangaba (SP), no Vale do Paraíba, que o jornalista e publicitário Milton Neves recebeu o Títudo de Cidadão Pindamonhangabense.
A solenidade foi presidita pelo então presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino (atual prefeito do município), que contou com a presença de Emannuel Norberto de Oliveira, filho de João do Pulo (1954-1999) e Lili Carrupt, viúva do saudoso atleta, Milton também foi condecordado com a "Comenada João Carlos de Oliveira".
João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, foi um dos principais atletas brasileiros de todos os tempos, reconhecido mundialmente após seu feito histórico nos Jogos Pan-Americanos de 1975, no México, em 15 de outubro daquele ano, quando, no salto triplo, sua especialidade, cravou a marca de 17,89 metros, que perdurou até 16 de junho de 1985, dia em que o norte americano Willie Banks saltou 17,97 metros, e tornou-se novo recordista da modalidade. Esta marca também já foi superada, e o atual recordista é britânico Jonathan Edward, com 18,29 metros, em 7 de agosto de 1995.
No feminino, a recordista é Yulimar Rojas, da Venezuela, que saltou 15,74 metros, em 20 de março de 2022.
"Eu amo o João do Pulo, que certamente está no céu. Era uma alma doce que em muito engrandeceu o esporte brasileiro. E, se não fosse a patriotada dos russos nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, teria sido medalha de ouro naquela ocasião. Qualquer homenagem a João Carlos de Oliveira, o nosso querido João do Pulo, é mais do que merecida", comentou Milton Neves ao Portal Terceiro Tempo, que ainda relembrou a amizade que teve com ele.
"Ficamos amigos, a ponto de ele me visitar em meu apartamento na Vila Mariana quando o Brasil e o mundo falavam dele. E ainda em Muzambinho, quando desfilamos juntos em carro aberto pela cidade e passamos pelos principais pontos de nosso `centro nervoso`no Sul de Minas", absolutamente inesquecível, completou Milton.
OUTROS HOMENAGEADOS NA OCASIÃO
Também foram homenageados, com o "Cartão de Prata", os esportistas Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão, e José Roberto Vasconcelos, o Zezé, que revelou João do Pulo, que morreu em 29 de maio de 1999, aos 45 anos, vítima de cirrose hepática.
Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.
EM ORDEM ALFABÉTICA, TODOS OS TÍTULOS DE CIDADÃO OUTORGADOS A MILTON NEVES
Agudos (SP), Alegrete (RS), Alfenas (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), Areado (MG), Ariranha (SP), Barra Bonita (SP), Belém (PA), Botelhos (MG), Cabo Frio (RJ), Caieiras (SP), Cambuquira (MG), Campinas (SP), Carapicuiba (SP), Carolina (PI), Cotia (SP), Curitiba (PR), Erechim (RS), Fama (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Fortaleza (CE), Goiás, Guaranésia (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Guaxupé (MG), Igaraçu do Tietê (SP), Itanhaém (SP), Itobi (SP), Ituverava (SP), Jaú (SP), Lavras (MG), Lins (SP), Machado (MG), Mato Grosso, Mauá (SP), Monte Belo (MG), Natal (RN), Pedreira (SP), Peruíbe (SP), Pindamonhangaba (SP), Piratininga (SP), Porto Feliz (SP), Presidente Prudente (SP), Quadra (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Pardo, São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Taboão da Serra (SP), Tatuí (SP), Teresina (PI), Três Corações (MG), Três Pontas (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
***********************************************************************
Saudade: Há quatro anos morria Roberto Petri, marcante nome da crônica esportiva brasileira
Um dos mais premiados profissionais do jornalismo esportivo do Brasil, Roberto Petri nos deixava há exatos quatro anos, na capital paulista. Ele estava com 85 anos.
Paulista nascido em 10 de feverieiro de 1936, Petri, que sofria sequelas de dois AVCs, ocorridos em 2017, estava com 85 anos, e tinha sua saúde bastante fragilizada em decorrência disso.
Roberto Petri, que idealizou na televisão o futebol "Dente de Leite" com um bordão que ficou nacionalmente conhecido, o "Craque na bola, craque na escola". trabalhou em diversos e importantes veículos de comunicação, como Rádios Bandeirantes, Tupi, Difusora e Excelsior (atual CBN); TVs Tupi, Cultura, Gazeta, Jovem Pan, CBI (onde atualmente tem uma mesa-redonda) e ESPN Brasil; nos jornais Última Hora, Diário da Noite, Diário de São Paulo, Mundo Esportivo, Popular da Tarde e Jornal Equipe; e na Revista Player.
***********************************************************************
Parabéns, André Cruz! Ex-zagueiro medalha de prata em Seul, completa 57 anos
O ex-zagueiro André Cruz, titular do Brasil nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, ocasião em que a equipe ficou com a medalha de prata (a medalha de ouro foi conquistada pela U.R.S.S), está completando 57 anos neste sábado (20).
Piracicabano, André Alvez da Cruz começou sua trajetória profissional na Ponte Preta em 1987, permanecendo no clube campineiro até 1989, quando foi negociado com o Flamengo, mas por um curto período, para em seguida engrenar em uma carreira internacional, por Stardard de Liège (Bélgica), Napoli, Milan, Standard de Liège novamente, Torino e Sporting.
Retornou ao Brasil em 2002 para atuar pelo Goiás. Depois jogou no Internaciona (RS) e novamente o Goiás, este o seu último clube, em 2004.
Além de ter atuado pela Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, André Cruz também esteve presente no time principal que disputou a Copa de 1998, na França, mas não atuou em nenhuma das partidas do time comandado por Zagallo.
***********************************************************************
Saudade: Orlando Peçanha, ídolo do Vasco, Santos e Boca, completaria 90 anos
Um dos melhores zagueiros de sua geração, o carioca de Niterói Orlando Peçanha completaria 90 anos neste sábado (20).
Orlando começou sua carreira pelo Vasco da Gama em 1953, permanecendo em São Januário até 1960, perído em que conquistou, entre outros, dois títulos cariocas (1956 e 1958).
Depois jogou na equipe argentina do Boca Juniors (entre 1961 e 1965), conquistando dois títulos nacionais: 1962 e 1964.
De volta ao Brasil, fez parte de grande formação do Santos Futebol Clube, de 1965 a 1969, levantando três troféus (dois paulistas, em 1965 e 1967) e a Taça Brasil (1965). Em seguida retornou ao Vasco da Gama, em 1970, ano em que encerrou sua carreira nos gramados.
TÍTULO NA COPA DE 58
Pela Seleção Brasileira ele disputou 34 jogos, sendo 26 vitórias, sete empates e uma derrota. Com a camisa canarinho foi campeão na Copa de 1958 (Suécia) formando afinadíssima dupla com Bellini (1930 - 2014) e também esteve no Mundial de 1966, na Inglaterra.
Orlando Peçanha ainda trabalhou como treinador de futebol, começando justamente pelo seu clube de origem, o Vasco, como assistente. Depois, entre outros, comandou o América de Rio Preto (SP), Joiville (SC), Vitória (BA), Taubaté (SP), Fluminense de Feira de Santana (BA) e Galícia (BA).
***********************************************************************
Milton Neves relembra reprovação em exame para trabalhar em uma Refinaria da Petrobras
Os concursos da Petrobras, historicamente muito concorridos por milhares de candadatos, animaram Milton Neves no começo da década de 1970. Muitos de seus amigos de Muzambiinho-MG tentaram a mesma sorte, tanto pela petrolífera, como pelo Banco do Brasil. Alguns conseguiram.
Reprovado no exame para trabalhar na REPLAN (Refinaria de Paulínia), na região de Campinas, interior de São Paulo, Milton tomou outro destino, conhecido de todos.
"Faz pouco mais de 54 anos que tentei ser `Operador Estagiário de Máquinas´ da Petrobras, em Paulínia-SP. Graças a Deus não passei, porque meu destino era outro, mas eu, minha mãe Carmen e minha tia Antonia choramos com a `bomba´que levei. Foi uma decepção, mais tarde sanada pelo santo microfone. Obrigado, meu Deus!", lembra Milton.
***********************************************************************
F1: Campeonato ganha 'fôlego' com duas vitórias de Verstappen e tropeços da McLaren
22/09/2025Uma foto, uma história! Trio santista tomando um lanche em livraria paulistana
22/09/2025Morre Écio Pasca, ex-meia e técnico de Dener na Portuguesa
22/09/2025Feliz aniversário, Wagner Fernando Velloso, 57 anos!
22/09/2025Milton Neves relembra reprovação em exame para trabalhar em uma Refinaria da Petrobras
21/09/2025