Paulo Goulart

Ex-goleiro do Fluminense
por Marcos Júnior Micheletti

Paulo Anchieta Goulart Filho, o Paulo Goulart, que atuou pelo Fluminense entre 1976 e 1985, tendo sido campeão brasileiro pela equipe carioca em 1984, morreu em 15 de setembro de 2023, aos 68 anos, vítima de um infarto.
 
Paulo Goulart nasceu em 11 de março de 1955 na cidade mineira de Muriaé, onde residia. Era advogado e trabalhava em uma empresa de seguros.
 
Ele foi descoberto por "olheiros" do Fluminense em 1971, quando tinha 16 anos, época em que mudou-se para o Rio de Janeiro, primeiro para atuar nos juvenis do clube das Laranjeiras, por onde se profissionalizou em 1976.
 
Conquistou seu primeiro título em 1980, no time do Fluminense quase inteiramente formado nas divisões de base, sob o comando do técnico Pinheiro.
 
Paulo Goulart detém números importantes em sua passagem pelo Tricolor Carioca, como os 58 jogos sem sofrer gols e por ser considerado o maior "pegador" de pênaltis da histórica do clube. Entre as defesas feitas nessa situação, Paulo Goulart conseguiu evitar gols de Zico, Roberto Dinamite e Nelinho, entre outros.
Sua última partida pelo Flu aconteceu no dia 10 de julho de 1985, diante da equipe do Olmedo, no Equador,
 
Depois, Paulo Goulart ainda defendeu o Ceará, Paysandu, Criciúma, Olaria e Porto Alegre de Itaperuna-RJ, equipe pela qual encerrou sua carreira, em 1988.
 
Era casado com Heloisa Helena Caldas Rodrigues Goulart, com quem teve um único filho, João Paulo Rodrigues Goulart, médico-endocrinologista que reside em São Paulo.

Abaixo, um vídeo especial sobre a carreira de Paulo Goulart, com uma entrevista com o ex-goleiro do Fluminense:

ver mais notícias

Pelo Fluminense:

Atuou em 137 jogos e sofreu 132 gols.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES