por Marcos Júnior Micheletti
O gaúcho Armindo Antônio Ranzolin, jornalista esportivo que também foi narrador, morreu em 17 de agosto de 2022, aos 84 anos, por complicações do Mal de Alzheimer, doença com a qual conviveu nos últimos anos de vida.
Pai da também jornalista Cristina Ranzolin, que é casada com o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, e do advogado Ricardo Ranzolin, Armindo era casado com Yara Borges Ranzolin desde 1963.
Natural de Caxias do Sul, município da Serra Gaúcha, onde nasceu em 8 de dezembro de 1937, mudou-se com sua família quando tinha um ano de idade para Lajes, em Santa Catarina, onde acabou iniciando sua carreira de forma precoce, em um jornal local.
Sua brilhante trajetória profissional deslanchou a partir de 1956, trabalhando como narrador esportivo da Rádio Diário da Manhã, de Lajes.
No ano seguinte mudou-se para Porto Alegre. onde graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela, na Faculdade de Direito da UFRGS, em 1962.
Durante o curso universitário, Armindo Ranzolin começou a trabalhar na Rádio Guaíba, brilhantemente aprovado em um teste, para depois migrar para a Rádio Difusora de Porto Alegre, onde permaneceu por cinco anos como principal narrador esportivo.
Ainda passou pela Rádio Farroupilha e Rádio Guaíba, emissora pela qual narrou sua primeira Copa do Mundo, a de 1974, na Alemanha. Permaneceu na Guaíba até 1984, quando foi contratado pela Rádio Gaúcha, cobrindo mais três copas do mundo, a última delas a de 1994, na conquista do tetracampeonato da Seleção Brasileira.
Depois, aposentou-se das narrações esportivas, mas não deixou o jornalismo, atuando como apresentador do Gaúcha Atualidade".
Foi o diretor da Rádio Gaúcha na cobertura da Copa de 1998, disputada na França e se aposentou definitivamente em 2006.
Sua voz se eternizou no estado do Rio Grande do Sul, sobretudo pelas memoráveis narrações na conquista do tricampeonato brasileiro pelo Internacional em 1979, nas duas Libertadores e no Mundial conquistado pelo Grêmio, sempre utilizando como marca registrada o bordão "Alô, amigos".
Saudade: Dil Padeiro, ex-volante do Bahia, morria há dois anos
Ele começou sua carreira pelo Tricolor Baiano em 1975. Foto: ReproduçãoSaudade: Há seis anos morria o ex-goleiro e preparador Valdir Joaquim de Moraes
Atual campeão paulista, Corinthians recebe a Ponte Preta neste domingo; as formações
Saudade: Há quatro anos morria Haroldo Fernandes, um dos grandes narradores brasileiros
Achados & Perdidos: O fantástico salto triplo de Adhemar Ferreira da Silva, que nos deixava há 25 anos
Parabéns, Gérson! 'Canhotinha de Ouro' completa 85 anos!
Saudade: Há três anos morria Leonetti, goleiro que foi revelado pelo Corinthians
Achados & Perdidos: Baltazar e Sorato: o que estes dois ex-atacantes têm em comum?
Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
Parabéns! Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 94, completa 58 anos