Bira Burro

Ex-centroavante do Internacional
Bira Burro, ex-centroavante do Internacional (RS), campeão brasileiro invicto de 1979, morreu no dia 14 de setembro de 2020, aos 65 anos, após longa luta contra um câncer. Bira morava em Macapá-AP, onde era técnico de futebol, mas faleceu em Belém-PA. Em agosto do mesmo ano, o Remo, seu ex-clube, chegou a realizar uma campanha para ajudar financeiramente no tratamento do ex-centroavante. 
 
Ubiratã Silva do Espirito Santo, o Bira, nasceu em Macapá-AP em 20 de maio de 1955 e era irmão do lateral-direito Aldo, que defendeu o Fluminense nos anos 80.

Bira iniciou a carreira no Paysandu, de Belém do Pará, passando na sequência pelo rival Remo, onde ganhou o apelido de Burro pois, quando perguntado sobre o que desejava ver em Roma, na Itália, ele respondeu: "Eu quero ver a loba que amamentou Romeu e Julieta".
 
E quem nos mandou a razão do apelido de Bira foi o excelente Edesio Lobato de Souza Junior, de Macapá-AP. Muito obrigado, Edesio!

Uma outra versão para a história do apelido é a do famoso Motorádio. Certa vez, eleito o caraque do jogo, Bira foi presenteado por uma emissora de rádio com o "Motorádio". Perguntado o que faria com o prêmio, Bira teria respondido: "A moto vou dar pro meu pai, e o rádio pra minha mãe".

Mas não para por aí. O internauta Sérgio Guilherme Cardoso Guedes conta mais uma: "Eu ouvi uma entrevista do Bira, aqui em Macapá (AP), onde ele dizia que o apelido surgiu em 1979, quando ele jogava no Clube do Remo e estava sendo negociado para o Flamengo. Estava tudo certo, porém, subitamente, ele foi vendido para o Internacional. Então, alguns cronistas esportivos, principalmente o Léo Batista, começaram a dizer que ele era burro, pois perdeu a grande chance de jogar no Flamengo, preferindo o Internacional, teoricamente um time com menor projeção", conta o amigo Sérgio Guilherme Cardoso Guedes.

Qual delas será a verdadeira?
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES