
Torcer para o São Paulo é uma grande moleza!
Quem viveu os anos 90 e o início dos anos 2000 sabe bem do que estou falando.
E sabe também que a frase que cunhei na Jovem Pan virou adesivo e circulou orgulhosamente em milhares de carros da cidade inteira.
E era mesmo uma grande moleza!
O Tricolor entrava ano, saía ano, quando não ganhava, estava batendo na trave.
Sempre brigando, sendo temido e enorme protagonista.
Mas o tempo passou.
E, queiram ou não os tricolores, o São Paulo tem dado passos largos rumo ao apequenamento nos últimos anos.
Já não é o maior campeão brasileiro, posto que sustentava com orgulho após as campanhas históricas de 2006, 2007 e 2008.
E agora, com Palmeiras e Flamengo decidindo a Libertadores, o torcedor verá inevitavelmente um rival se tornar tetracampeão continental antes do Tricolor.
Um baque enorme para quem se acostumou a ser pioneiro.
Para piorar, o recente ranking divulgado pelo Paraná Pesquisas mostra um dado quase simbólico: o São Paulo aparece com apenas 1,7% dos votos entre os clubes mais odiados do país.
Ou seja: até os rivais deixaram de levar o Tricolor tão a sério assim.
Bem, e a derrota para o Corinthians, ontem, infelizmente não surpreende a ninguém.
Como esperar algo diferente de um elenco esfacelado por erros sucessivos de planejamento?
O torcedor, que outrora aprendeu a esperar sempre o melhor, hoje se acostuma a não botar fé naquele que já foi o Clube da Fé.
No clube em que a moeda caía de pé.
E, pelo que se ouve nos bastidores, essa travessia ainda será longa.
O fato é duro, mas inevitável: torcer para o São Paulo virou uma grande dureza.
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Achados & Perdidos: Há 60 anos o Corinthians vestiu a camisa da Seleção Brasileira em amistoso na Inglaterra

A história do Sport Club Corinthians Paulista guarda um momento inusitado, ocorrido há exatos 60 anos, em 16 de novembro de 1965.
A CBD (Confederação Brasileira de Desportos), então mandatária do futebol brasileiro, que depois tornou-se CBF (Confederação Brasileira de Futebol), tinha agendado um amistoso contra o Arsenal, na Inglaterra, mas não teve como enviar o time principal para o compromisso, daí, recrutou o elenco corintiano.
LOGÍSTICA
Dois dias antes, em 14 de novembro de 1965, o Corinthians havia jogado contra o Santos de Pelé e perdido por 4 a 2, pelo Campeonato Paulista, partida disputada no Morumbi.
Dali, a delegação alvinegra rumou ao Aeroporto de Congonhas para a viagem. Fez uma escala no Rio de Janeiro e depois foi diretamente para Londres.
Deixou a capital paulista com temperatura batendo na casa dos 30ºC e chegou à capital inglesa com os termômetros abaixo de zero...
Portanto, além do desgaste físico da viagem, o elenco corintiano ainda sofreu com a diferença térmica brutal.
De qualquer forma, a Seleção/Corinthians que tinha como principais destaques Roberto Rivellino e Dino Sani, até que não fez feio, jogando com a camisa azul da Seleção Brasileira, e perdeu por apenas 2 a 0 para o bom Arsenal, que marcou seus dois tentos com Sammels (aos oito do primeiro tempo e aos 25 do segundo).
CURIOSIDADE
A inglaterra não permitia, nem mesmo em amistosos, que os treinadores não fossem diplomados. Por isso, José Teixeira (1935-2018), formado em Educação Física, assinou a súmula no lugar de Oswaldo Brandão (1916-1989), que desta feita foi formalmente o auxiliar, mas o treinador na prática.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Arsenal 2 x 0 Seleção Brasileira (Corinthians)
Data: 16 de novembro de 1965
Estádio: Highbury (Londres)
Árbitro: Harold Phillips (Escócia)
Público: 17.789 pessoas
Renda: 11 mil libras
Arsenal: Burns (Fornell); Howe, Storey, Neil; Curt, McLintock; Skirton, Sammels, Baker, Eastham e Armstrong. Técnico: Billy Wright
Corinthians: Marcial, Galhardo (Jair Marinho), Eduardo, Clóvis e Édson “Cegonha”; Dino Sani e Rivellino; Marcos, Flávio, Nei e Geraldo. Técnicos: Oswaldo Brandão e José Teixeira.
Gols: Sammels, aos oito minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo.
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Achados & Perdidos: Há 62 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial

Há exatos 62 anos, no Maracanã, o Santos Futebol Clube conquistava o bicampeonato mundial de futebol.
Na então chamada "Copa Intercontinental", torneio que havia vencido no ano anteiror, superando a equipe portuguesa do Benfica, o Santos voltou a enfrentar um clube forte da Europa, desta feita o Milan (Itália) e, mais uma vez, sagrou-se campeão.
Mas não foi uma tarefa fácil para o time comandado por Pelé (1940-2022).
Na primeira partida, disputada no Estádio San Siro, em Milão, no dia 16 de outubro de 1963, o Milan derrotou o Santos por 4 a 2, gols de Trapattoni, Amarildo (duas vezes) e Mora para os milaneses. Pelé marcou os dois tentos da equipe praiana e não atuaria mais nos jogos decisivos, pois estava contundido. Almir Pernambuquinho foi o seu substituto.
O segundo jogo aconteceu quase um mês depois, em 14 de novembro, no Maracanã, e o Santos devolveu o placar, ganhando da equipe italiana pelos mesmos 4 a 2. Para o Santos, os gols foram marcados por Pepe (duas vezes), Almir Pernambuquinho e Almir. Mazzola e Mora fizeram os gols italianos.
Com a igualdade nas duas partidas, a disputa final aconteceu dois dias depois, no mesmo Maracanã, em 16 de novembro, e em um jogo mais "amarrado", Dalmo Gaspar (1932-2015) marcou o único gol da partida, aos 31 minutos da etapa inicial, de pênalti (cometido por Maldini sobre Almir Pernambuquinho), com direito até a "paradinha", vencendo o goleiro italiano Balzzarini. A cobrança, aliás, foi muito parecida com aquela do milésimo gol de Pelé, no mesmo Maracanã, no mesmo gol.
ABAIXO, VÍDEO COLORIZADO DO CANAL "FUTEBOL ACERVO" DO YOUTUBE, LANCES DE SANTOS 1 X 0 MILAN EM 16 DE NOVEMBRO DE 1963, DECISÃO DA COPA INTERCONTINENTAL, NO MARACANÃ
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Saudade: Há três anos morria Isabel, ícone do vôlei brasileiro

Há exatamente três anos, vítima de Síndrome Aguda Respiratóia do Adulto, morria Maria Isabel Barroso Salgado, a Isabel, uma das melhores jogadoras de vôlei de todos os tempos, Ela estava internada em São Paulo e não resistiu a uma parada cardíaca. Isabel estava com 62 anos.
A ótima atacante nasceu no Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1960, e começou pelo Flamengo aos 11 anos, passando por diversos clubes brasileiros, Seleção Brasileira e também defendeu clubes na Itália e no Japão.
Na Seleção Brasileira, Isabel atuou ao lado de outras grandes jogadoras, como Jaqueline e Vera Mossa, entre outras.
Após deixar as quadras, Isabel dedicou-se ao vôlei de praia, chegando, inclusive, a formar dupla com as filhas, primeiro com Maria Clara e depois com Carolina.
Também era mãe de Pedro Solberg, jogador de vôlei de praia e de Pilar. Ela ainda deixou um neto: João.
Nos últimos anos de sua vida ainda jogava vôlei de praia para manter sua invejável forma e cuidava das carreiras das filhas e do filho, que seguiram o mesmo caminho da mãe famosa.
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Achados & Perdidos: Uma seleção de gols raros de Pelé, contra Juventus, Palmeiras e Briosa

Gols raros de Pelé (1940-2022) contra o Juventus da Mooca, o Palmeiras e a Portuguesa Santista em 1969, exibidos pelo programa "Gol, o Grande Momento", da Band, então apresentado por Alexandre Santos, evidenciam com clareza a categoria do camisa 10 do Santos Futebol Clube e também dos ótimos companheiros de equipe, entre eles Edu, responsável por dribles desconcertantes e impecáveis assistências ao Rei do Futebol.
Pelé defendeu o clube da Vila Belmiro entre 1956 e 1974. Ainda jogou pelo Cosmos de Nova York e atuou pela Seleção Brasileira em 92 partidas. Totalizou 1281 gols em sua carreira.
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Saudade: Há 19 anos morria Puskás, brilhante centroavante húngaro

Há exatos 19 anos, em Budapeste, morria o ex-centroavante Ferenc Puskás, o maior jogador da história da Hungria, um dos melhores do futebol mundial. Ele estava com 79 anos e sofia do Mal de Alzheimer.
Um dos grandes goleiros da história do Sport Club Corinthians Paulista, o catarinense Eduardo Roberto Stinghen, o Ado, hoje com 79 anos, residindo na capital paulista, sempre foi fanático por automóveis.
E o ex-camisa 1 do Timão tinha gosto apurado, pelo menos é o que podemos constatar pelo registro feito dele em 1971 no Parque São Jorge diante de seu potente Chevrolet Malibu, modelo importado que tinha uma placa personalizada: AD - 0678, ou seja, com o zero podendo ser lido como letra "O", ali estava o seu nome: ADO.
Ado deixou a pequena Jaraguá do Sul (SC) e foi tentar a sorte no estado vizinho, o Paraná, profissionalizando-se pelo Londrina, onde atuou entre 1964 e 1968, para em seguida ser negociado com o Corinthians, chegoando ao clube em 1969 e permanecendo até 1975.
Neste período, embora sem conquistas pelo Alvinegro, Ado foi um dos relacionados para a vitoriosa campanha brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, sendo o reserva imediato do titular Félix. O outro goleiro convocado por Zagallo foi Emerson Leão.
Ado acabou perdendo espaço no Corinthians com a chegada do goleiro argentino Buttice (1942-2018), que ganhou a confiança do então treinador gaúcho Sylvio Pirillo (1916-1991). Buttice, inclusive, foi o goleiro corintiano na derrota para o Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista de 1974. Ele chegou a tocar na bola chutada pelo centroavante Ronaldo Drummond (1946-2020), mas não evitou o tento esmerealdino.
A perda do Paulistão para o Palmeiras, mantendo o jejum de títulos do Alvinegro (que durava desde 1954), provocou uma verdadeira "caça às bruxas" no Parque São Jorge, e diversos atletas foram negociados, inclusive a principal estrela do time, Roberto Rivellino, que se transferiu para o Fluminense.
Os dois goleiros também foram vendidos: Buttice (foi para o Atlanta, da Argentina) e Ado (foi para o América do Rio de Janeiro).
Um "prata da casa", Paulo Rogério (1953-2022) foi promovido à titular.
Além do América (RJ), Ado ainda defendeu o Atlético (MG), Portuguesa de Desportos, Santos, Pelotas (RS), Ferroviário (CE), Fortaleza (CE), Velo Clube (SP), Fortaleza (CE) e Bragantino (SP).
O saudoso Zito (1932-2015), sempre um líder em campo e fora dele, não se notabilizou por marcar gols.
Mas o então volante que marcou época no Santos Futebol Clube e também na Seleção Brasileira, vez por outra balançava as redes adversárias.
E foi exatamente isso que aconteceu em 17 de junho de 1962, dia da decisão da Copa do Mundo disputada no Chile, quando ele marcou um dos tentos brasileiros diante da Tchecoslováquia.
Aliás, foram os tchecos, por intermédio de Masopust que abriram o placar, logo aos 15 minutos da etapa inicial.
Amarildo, que fez uma brilhante Copa, substituindo o lesionado Pelé, deixou tudo igual dois minutos depois.
Zito foi o responsável pela virada, aos 24 minutos do segundo tempo, de cabeça, e Vavá, aos 33 minutos, pôs números finais ao placar no Estádio Nacional, em Santiago.
Selecionamos justamente o gol de Zito, com narração (que não está na íntegra) do inesquecível Fiori Gigliotti (1928-2006), que você pode conferir abaixo.
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F1: Após frustração em Interlagos, Bortoleto projeta "desafio diferente" na etapa de Las Vegas

Depois de um final de semana complicadíssimo em Interlagos, quando bateu forte na última volta da Sprint e abandonou antes de completar a primeira volta do GP de São Paulo de Fórmula 1, o brasileiro Gabriel Bortoleto revelou que aprendeu com a experiência na capital paulista e se disse ansioso por um "desafio direrente" para a etapa do próximo final de semana, o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, 22ª etapa do Mundial, antepenúltima da temporada.
"Estou ansioso para voltar para a pista. O Brasil foi particularmente difícil, mas aprendi com a experiência, tive um tempo tranquilo para descansar e agora estou pronto para seguir em frente. Las Vegas é uma pista nova para mim, e estou curioso para ver como tudo se encaixa, especialmente à noite com as temperaturas mais baixas. Será um desafio diferente, então quero ter certeza de aprender o circuito o mais rápido possível e estar na melhor condição possível para aproveitar ao máximo cada oportunidade. Meu objetivo é ter um fim de semana sólido, como temos tido recentemente, começando esta reta final de corridas com o pé direito", projeta o osasquense Bortoleto, de 21 anos. Ele soma 19 pontos no campeonato, em 19º lugar.
O alemão Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe na Sauber, soma 43 pontos, em nono lugar. Os dois últimos pontos que marcou foi justamente no GP de São Paulo, que ele concluiu em nono lugar.
NO ANO PASSADO
A pole para o GP de Las Vegas de 2024 foi de George Russell (Mercedes), em 1min32s312. Ele mesmo venceu a prova, seguido pelo então companheiro de equipe Lewis Hamilton. Então na Ferrari, hoje na Williams, Carlos Sainz completou o pódio. Max Verstappen (Red Bull) terminou em quinto, posição que lhe assegurou o tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas de 2024.
Esta será a terceira edição da prova neste circuito de Las Vegas. Em 2023 foi Max Verstappen (Red Bull) o vitorioso.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE LAS VEGAS - EUA (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)
Quinta-feira (20)
Treino livre 1 - 21h30 às 22h30h
Sexta-feira (21)
Treino livre 2 - 01h00 às 02h00
Treino livre 3 - 21h30 às 22h30h
Sábado (22)
Clássificação - 01h00
Domingo (23)
Largada para o GP - 01h00 (50 voltas pelos 6.201 metros do traçado norte-americano).
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen no GP, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025 - Pole de Norris, em 1min09s511 - Viotória de Norris na Spriint - Vitória de Norris, seguido por Antonelli e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 21 a 23/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
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Saudade: Há seis anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo

Há exatos seis anos morria o piloto Tuka Rocha, com passagem pela Stock Car e diversas outras categorias, em decorrência do acidente aéreo que sofreu em 14 de novembro de 2019, quando o avião em que estava sofreu um incêndio após pouso na pista de um resort na Bahia, no município de Maraú. Ele estava com 36 anos.
Tuka Rocha teve 80% de seu corpo queimado, além de lesões pulmonares. Ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital Geral do Estado, em Salvador, mas seu quadro pulmonar acabou o levando a óbito. Duas mulheres também morreram no acidente.
CARREIRA
Paulistano nascido em 13 de dezembro de 1982, Cristiano Chiaradia Alcoba Rocha, o Tuka Rocha, teve uma trajetória vitoriosa no Kart, categoria pela qual foi tricampeão brasileiro, o que lhe credenciou a rumar aos monopostos a partir de 2001, pela Fórmula 3 Sudam Lights.
Sua carreira internacional teve início em 2004, na Europa, pela World Series by Nissan, mesmo ano em que disputou a Fórmula 3000 Euroseries.
Disputou a temporada bienal da A1 GP entre 2005 e 2006 para retornar ao Brasil em 2011 e iniciar carreira na Stock Car, tendo sido o piloto revelação daqule ano. Conquistou uma vitória na Stock, em 2015, pela Vogel Motorsport, na corrida 2 da etapa de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Sua última participação na categoria foi em 2018 pela mesma equipe, mas a saída de seu principal patrocinador acabou inviabilizando sua continuidade na temporada.
Na Stock, aliás, Tuka escapou ileso de um sério acidente quando seu carro pegou fogo na etapa de 2011 disputada no extinto Autódromo de Jacarepaguá (RJ).
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Achados & Perdidos: Coincidência na vitória do Corinthians sobre o Botafogo-RP há 46 anos

O jogo valia pela segunda fase do Campeonato Paulista, em 18 de novembro de 1979, há exatos 46 anos, entre Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto, no Pacaembu.
O título, conquistado pelo Corinthians (derrotando a Ponte Preta), acabou sendo decidido apenas em fevereiro de 1980, e a campanha do Alvinegro foi bastante sólida, com um time comandado pela dupla Sócrates e Palhinha.
E eles foram fundamentais nos dois tentos do time de Parque São Jorge, participando ativamente.
E a coincidência destes gols se deu pelo fato de que o primeiro foi marcado pelo ponta-direita Vaguinho, e o segundo pelo também ponta-direita Píter, que saiu do banco de reservas para substituir justamente Vaguinho. O treinador corintiano era o saudoso Jorge Vieira (1934-2012).
E a coincidência não foi apenas esta. Vaguinho abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo e Píter fez aos 42 minutos da etapa final.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (1930-2012), PELA TV CULTURA-SP, OS DOIS GOLS DA VITÓRIA CORINTIANA SOBRE O BOTINHA EM 18 DE NOVEMBRO DE 1979, UM DOMINGO À TARDE NO PACAEMBU.
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Carsughi L´Auto Preferita chega à 11ª edição premiando veículos de diversos segmentos

A 11ª edição do Prêmio Carsughi L´Auto Preferita foi realizada na noite da última segunda-feira (17) na Forneria di Napoli, tradicional pizzaria localizada no bairro de Moema, zona zul da capital paulista.
O claro crescimento do setor de eletrificados contou com modelos de diversas categorias, mas os veículos a combustão seguem representados com ampla variedade.
O evento reuniu representantes das montadoras premiadas, juradas e jurados do prêmio, imprensa especializada e amigos da família Carsughi, entre eles um parceiro de longa data de Claudio, o jornalista Reginaldo Leme.
Aos 93 anos, na ativa, escrevendo em seu site pessoal, o Portal Carsughi, Claudio foi chamado ao palco por sua filha Claudia Carsughi, organizadora e apresentadora da premiação, fez agradecimentos e deixou um testemunho emocionante.
"Chegamos à 11ª edição, e o prêmio está consolidado, graças ao esforço de minha filha Claudia. Voltando no tempo, lembro claramente quando saímos da Maternidade Pro Matre, ela recém-nascida chorava muito no colo da mãe, mas foi entrarmos no carro que ela parou, daí eu tive a certeza que ela tinha uma forte relação com automóveis e automobilismo", revelou Claudio.
No término, após a entrega dos troféus a todos os premiados, Claudia Carsughi fez um depoimento enaltecendo a Associação Borda Viva, parceira do Instituto Renault, com atuação de mais de 20 anos no desenvolvimento da comunidade de São José dos Pinhais (PR), com foco em segurança alimentar para crianças (hoje são 100 crianças atendidas diariamente com refeições), geração de renda e empoderamento feminino através de projetos, entre eles a "Casa da Costura" e a "Cozinha Comercial".
Além da dupla pai e filha, a neta de Claudio, filha de Claudia, Gabriella Carsughi, também participa ativamente da organização do Prêmio L ´Auto Preferita desde a primeira edição, realizada em 2015.
PREMIADOS
Entre os vencedores desta edição de 2025, destaques para o Honda City Sedan (Automóvel Compacto), Nissan Sentra (Médio) e Audi A5 Sedan (Premium/Luxo). Na categoria SUV, os premiados foram Honda WR-V (Compacto), Renault Boreal (Médio), GWM Haval H9 (Grande) e Jeep Wrangler (Premium/Luxo). Já entre as picapes, levaram o troféu a Ford Maverick Tremor (Pequena/Intermediária), Ford Ranger Raptor (Média) e Ford F150 Tremor (Grande).
Nos segmentos eletrificados, os vencedores foram BYD Dolphin Mini (Elétrico de Entrada), BYD Seal (Intermediário), Zeekr 001 (Premium/Luxo), GWM Haval H6 One (Híbrido de Entrada), Jaecoo 7 SHS PHEV (Intermediário) e Volvo XC90 (Premium/Luxo). O título de Executivo do Ano foi para Ciro Possobom, CEO da Volkswagen, enquanto a Stellantis venceu na categoria Prática ESG com o projeto "Centro de Desmontagem Veicular Circular de Autopeças".
CORPO DE JURADOS
O júri da 11ª edição foi composto por especialistas do setor. Eles realizaram testes e avaliações com os veículos participantes. Foram eles: Claudia Carsughi (Portal Carsughi – UOL/SP – Rádio Energia 97 FM): Benê Gomes (Colunista e colaborador do Portal IG, em IG Carros, produtor e apresentador do boletim diário Sexta Marcha, na Rádio Transcontinental FM/SP), Cesar Urnhani (AutoEsporte – Globo), Clayton Sousa (Última Marcha/DF), Daniel Neves (UOL Carros/SP), Emílio Camanzi (Carros com Camanzi/MG), Fabiano Mazzeo (Blogauto/SP), Fernando Calmon (Coluna do Calmon/SP), Gerson Borini (Canal Autoentusiastas/SP), Giu Brandão (Mundo sobre Rodas/AL), João Brigato (Auto+/SP), Jorge Finardi Filho (Supertop Motor/SP), Lucia Camargo Nunes (Portal Via Digital/SP), Luís Otávio Pires (Acelera Aí/MG), Marcos Camargo (Portal R7/SP), Mateus Afonso (Eletricar Br/PR), Norton Luiz (Diário da Manhã/GO), Renato Maia (Falando de Carros/SP), Sergio Quintanilha (Guia do Carro – Terra/SP), Silvio Menezes (Carro Arretado – SBT/PE), Tarcisio Dias (Mecânica Online/PE) e Vagner Aquino (Jornal do Carro – Estadão/SP).
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Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves agitou um treino do Corinthians nos Estados Unidos

Foi em 10 de janeiro de 2015, nos preparativos da Flórida Cup, que Milton Neves, em férias na ocasião, literalmente "invadiu" o treino do Corinthians em Fort Lauderdele no Centro de Treinamento do Strickers, e interagiu com seu bom humor habitual, onde encontrou o treinador Tite, o auxiliar Edu Gaspar e todo o elenco do Alvinegro.
"Puxa, já faz mais de dez anos! Foi muito divertido aquele encontro com a delegação corintiana em Fort Lauderdale, no ótimo CT dos Strickers. Eu sempre brinco com o Timão, então todos me receberam com enorme carinho, não apenas os jogadores, entre eles o peruano Guerrero e o Emerson Sheik, mas também o Tite, treinador que há tanto tempo eu conheço, desde o SuperTécnico da Band, onde eu o chamava de `Águia de Haia dos Pampas", relembrou Milton Neves em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
Milton estava acompanhado do filho Fábio Lucas Neves, jornalista, hoje empresário, que agendou a visita do pai com o elenco alvinegro.
A Flórida Cup de 2015, ano da primeira edição do torneio, terminou com o Colônia (Alemanha) como campeão. O Bayer Leverkusen, também da Alemanha, terminou em segundo lugar. O Corinthians ficou em terceiro e o Fluminense em quarto.
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Morre Otacílio Gonçalves, o "Chapinha", vitorioso treinador gaúcho

Morreu nesta terça-feira (18), aos 85 anos de idade, Otacilio Gonçalves, carinhosamente conhecido como "Chapinha", treinador de futebol de longeva e vitoriosa carreira no futebol. Ele residia em Porto Alegre (RS), e a causa do óbito não foi informada, bem como o desenrolar dos cerimoniais fúnebres.
Gaúcho da cidade de Santa Maria, onde nasceu no dia 16 de junho de 1940, Otacílio Gonçalves da Silva Júnior não foi jogador de futebol profissional, e iniciou sua carreira no Rio Grande do Sul na década de 1970 pelo Sport Club Internacional, inicialmente como auxiliar técnico.
No Colorado, Otacílio integrou a comissão técnica que conquistou os títulos brasileiros de 1975, 1976 e 1979, sendo este último o único campeonato brasileiros conquistado de forma invicta. Ele atuou ao lado de Rubens Minelli (no bicampeonato consecutivo de 1975/76) e de Ênio Andrade em 1979.
Em 1984, Otacílio assumiu o comando técnico do próprio Inter, e em seguida passou por diversas agremiações do sul do País, como Atlético-PR, Coritiba, Grêmio e Pinheiros-PR, antes de dirigir pela primeira vez uma equipe do sudeste, a Portuguesa de Desportos, em 1991.
Em 1991, integrou a comissão técnica da seleção brasileira na disputa da Copa América, realizada no Chile e vencida pela Argentina (o Brasil foi vice-campeão). O técnico brasileiro na ocasião foi Paulo Roberto Falcão, seu ex-jogador no Inter.
Retornou ao futebol paranaese para comandar o Paraná Clube (entre 1991 e 1992) e dirigiu o Palmeiras em 1993.
Depois, ainda passou por Atlético-MG, Paraná, Yokohama Flugels, Internacional, Paraná, Gama-DF, Santa Cruz-PE e encerrou sua carreira em 2002, pelo Paraná Clube.
Além do tricampeonato com o Inter, na função de auxiliar técnico, em sua carreira de treinador foi campeão pelo Inter (duas vezes no Gaúcho, Torneio Heleno Nunes e Copa Kirin), um título gaúcho pelo Grêmio, quatro paranaenses (por Atlético-PR, Pinheiros e dois pelo Paraná) e um Brasileiro da Série B, pelo Paraná.
Trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, cidade em que reside com sua esposa Maria do Carmo, com quem teve três filhos: Lucas (ligado ao futebol, como auxiliar técnico), Otacílio Neto (engenheiro) e Paula, que lhe deu dois netos. Paula, aliás, vive com o marido e os dois meninos (Anthony e Max) na Austrália.
O vovô Otacílio, sempre que podia, deixava a capital gaúcha para encontrar os netos na distante Austrália, ao lado da esposa, mas quando retornava a Porto Alegre se reencontrava com os amigos no Clube do Comércio para disputar torneios de sinuca e de canastra, suas diversões favoritas.
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Achados & Perdidos: Contra o Vasco, há 56 anos, Pelé marcava seu milésimo gol

Pouco mais de 64 mil espectadores estavam no Maracanã na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, dia em que o Vasco enfrentou o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro de hoje.
À beira do gramado, uma quantidade enorme de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e "penetras", todos ansiosos para assisirem de perto o tão aguardado milésimo gol de Pelé (1940-2022).
O Vasco abriu o placar com um gol do meia-atacante Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo.
O Santos empatou com um gol contra do zagueiro Renê, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo era tenso, toda vez que Pelé se aproximava da meta adversária com a bola havia a expectativa de gol, até o momento que que o Rei recebeu lançamento de Clodoaldo e dividiu com o zagueiro cruzmaltino Fernando. O árbitro, Manoel Amaro de Lima (1946-2009), já falecido, apontou pênalti imediatamente, sem titubear, para desespero do goleiro argentino Andrada (1939-2019). também já falecido.
A confusão foi grande, com muita reclamação por parte dos jogadores vascaínos, mas alguns minutos depois Pelé tomou distância para a cobrança.
Foram cinco passos até que Pelé tocasse na bola, com o pé direito, no canto esquerdo de Andrada, que saltou bem mas não conseguiu defender. Enquanto Pelé corria para buscar a bola no fundo do gol, o goleiro esmurrava o chão, desesperado.
O jogo foi paralisado por conta da grande invasão no gramado. Pelé dedicou seu feito histórico para as crianças do Brasil. Placar final: Vasco 1 x 2 Santos.
Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro repórter a entrevistar Pelé, e aparece em diversas fotos feitas ao lado do gol vascaíno, como na imagem acima, de camisa branca e microfone em punho.
Reginaldo Leme, à época repórter do "Estadão", em início de carreira, também estava presente, como você pode conferir na imagem abaixo.
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Em vídeo, "Antes & Depois" do fortíssimo Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976

Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" do time titular do Cruzeiro que foi campeão da Libertadores da América em 1976.
A equipe mineira havia sido vice-campeã brasileira em 1976, perdendo a decisão para o Internacional (1 a 0, com o gol iluminado do chileno Figueroa).
Naquela época, apenas campeão e vice do Brasileirão se credenciavam para disputar a Libertadores no ano seguinte. Um critério bem mais rigoroso que deixava a competição sul-americana com muito mais qualidade.
Enfim, hoje a Libertadores ficou "inflada", mas no fim das contas são as maiores forças que chegam em condições de levantar o caneco.
E o Cruzeiro, embora derrotado no Brasileirão de 75 para o Inter, fez uma campanha bem melhor que a equipe gaúcha.
Na ocasião, apenas os primeiros colocados de cada chave avançavam para a fase seguinte, e Cruzeiro e Inter caíram no mesmo grupo. A equipe mineira se classificou em primeiro lugar, com 11 pontos, contra sete do Inter, o segundo colocado.
A Raposa avançou e encarou o River Plate na decisão, disputada em três partidas. O Cruzeiro derrotou o River por 4 a 1 no Mineirão, perdeu por 2 a 1 no Monumental de Nuñez e voltou a vencer no jogo derradeiro, em campo neutro (Estádio Nacional, em Santiago do Chile), por 3 a 2.
Nelinho, o Manoel Rezende de Mattos Cabral, hoje com 75 anos, notabilizou-se pelo portentoso chute de perna direita. O camisa 2 celeste foi um exímio cobrador de faltas e tinha uma habilidade impressionante para arremates em curva. Prova disso aconteceu na disputa pelo terceiro lugar na Copa de 1978, na Argentina, ao marcar diante da Itália, que tinha Dino Zoff na meta.
O clássico Wilson Piazza, volante do time azul, que foi quarto-zagueiro titular na Seleção Brasileira na Copa de 70, hoje está com 82 anos e vive na capital mineira. Piazza, ao lado do saudoso Zé Carlos (1945-2018) coordenava as ações da defesa para o ataque cruzeirense, este de uma qualidade ímpar, com Jairzinho, Palhinha e Joãozinho.
Jairzinho, o "Furacão da Copa", único atleta a marcar gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo (a de 1970), hoje mora no Rio de Janeiro, e está próximo de completar 81 anos (em 25 de dezembro). Jair Ventura Filho, que começara sua brilhante carreira pelo Botafogo de Futebol e Regatas, onde esteve entre 1969 e 1974, ainda teve passagens por Olympique de Marseille (França) e Kaizer Chiefs (África do Sul) antes de chegar ao Cruzeiro, onde atuou entre 1975 e 1977.
O saudoso Palhinha, o Vanderlei Eustáquio de Oliveira (1950-2023), mineiro de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória profissional lá mesmo no Cruzeiro, onde brilhou entre 1969 e 1976. Jogador absolutamente diferenciado, veloz e habilidoso, não teve o devido reconhecimento para ter tido mais chances na Seleção Brasileira, mas protagonizou a maior negociação da época (1977), quando Vicente Matheus fez uma oferta acima dos padrões para levá-lo ao Parque São Jorge. No Alvinegro, Palhinha foi um dos responsáveis pelo fim do jejum de títulos do Corinhthians no ano de sua chegada e a partir de 1978, até deixar o clube, em 1980, formou uma dupla afinadíssima com o também saudoso Sócrates (1954-2011).
UM CRAQUE QUE NÃO JOGOU
Considerado um dos melhores camisas 10 de sua geração, atualmente com 79 anos, o mineiro Dirceu Lopes não participou da vitoriosa campanha celeste naquela Libertadores da América de 1976, em razão de uma gravíssima lesão que sofreu no Tendão de Aquiles ainda em 1975, que o fez perder toda a temporada de 1976.
Vale lembrar que comandando este forte Cruzeiro estava um treinador muito qualificado, já falecido: Zezé Moreira (1907-1998).
Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.
VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
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Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei do Futebol

O saudoso Carlos Adolfo Buttice (1942-2018), goleiro que defendeu três equipes brasileiras, o América-RJ (1971), o Bahia (entre 1972 e 1974) e o Corinthians (em 1974), foi o argentino que mais vezes jogou contra Pelé (1940-2022) sem nunca ter sofrido um gol do Rei do Futebol, que há exatos 56 anos marcava seu milésimo gol, justamente contra um também goleiro argentino, o também já falecido Andrada (1939-2019), do Vasco da Gama.
Enquanto muitos goleiros sofreram com o camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira, Buttice foi um ponto fora da curva nesse quesito.
Foram 15 confrontos de Buttice contra Pelé, em que o bom arqueiro argentino, por várias equipes, jamais buscou uma bola no fundo das redes que tenha sido chutada ou cabeceada pelo camisa 10 mais famoso do mundo.
Buttice, aliás, foi o primeiro jogador argentino a atuar pelo Corinthians, e por pouco não evitou o gol de Ronaldo Drummond (1946 - 2020) na decisão do Campeonato Paulista de 1974 contra o Palmeiras, no Morumbi. Buttice chegou a tocar com a mão esquerda na bola chutada pelo centroavante alviverde.
Apelidado de "Batman", pela impressionante elasticidade que possuía para voos cinematográficos em que encaixava a bola (raramente espalmando), Buttice é até hoje reconhecido como um dos maiores ídolos do San Lorenzo de Almagro, clube argentino que defendeu entre 1966 e 1971. Fez quatro jogos pela seleção argentina, entre 1967 e 1968.
Um goleiro à frente do seu tempo, Buttice tinha grande habilidade com os pés, a ponto de muitas vezes sair jogando como um líbero, característica adotada por um compatriota seu alguns anos mais tarde, o também excelente goleiro Ubaldo Fillol.
Se Buttice passou incólume contra Pelé, curiosamente foi também um goleiro argentino que sofreu o milésimo gol do Rei do Futebol, Andrada, na noite de 19 de novembro de 1969, há exatos 54 anos, na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1.
ABAIXO, EM 1987, JÁ APOSENTADO, MAS DEFENDENDO A SELEÇÃO DE MASTERS DA ARGENTINA, BUTTICE TEVE UMA EXCEPCIONAL ATUAÇÃO CONTRA O BRASIL NA COPA PELÉ, EM JOGO DISPUTADO NO PACAEMBU, COM VITÓRIA ARGENTINA POR 1 A 0. VÍDEO DO PROGRAMA "GOL, O GRANDE MOMENTO", COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES
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F1: Na reta final do Mundial, Las Vegas pode encaminhar o título para Norris

Antepenúltima etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP de Las Vegas acontece no próximo final de semana e pode aproximar ainda mais o britãnico Lando Norris (McLaren) de seu primeiro título na elite do automobilismo mundial. A largada está programada para a madrugada de domingo (23), 01h00.
Norris, que teve um final de semana perfeito na etapa de São Paulo, vencendo a Sprint e o GP, abriu 24 pontos para o companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri e 49 para Max Verstappen (Red Bull), o terceiro colocado.
Se a disputa entre os pilotos segue em aberto, o título de Construtores já foi definido em favor da McLaren, que contabiliza 756 pontos. Mas as posições seguintes ainda estão indefinidas. A Mercedes conseguiu uma folga na vice-liderança, com 398 pontos, 32 a mais que a Red Bull, que está com 366. A Ferrari, que pontuou apenas com Leclerc na Sprint de São Paulo, caiu para o quarto lugar, com 362 pontos.
CAMPEONATO
Com a vitória no GP de São Paulo, Lando Norris chegou aos 390 pontos, 24 à frente de Oscar Piastri o segundo do Mundial, que soma 366. Max Verstappen, o terceiro, está com 341, em terceiro. Restam agora três etapas para o término do campeonato: Las Vegas (22/11); Catar (30/11, com Sprint) e Abu Dhabi (7/12). Assim, serão 83 pontos em disputa (75 pelos 25 pontos das três provas) e mais os oito da Sprint no Catar.
NO ANO PASSADO
A pole para o GP de Las Vegas de 2024 foi de George Russell (Mercedes), em 1min32s312. Ele mesmo venceu a prova, seguido pelo então companheiro de equipe Lewis Hamilton. Então na Ferrari, hoje na Williams, Carlos Sainz completou o pódio. Max Verstappen (Red Bull) terminou em quinto, posição que lhe assegurou o tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1. Clique aqui e veja como foi o GP de Las Vegas de 2024.
Esta será a terceira edição da prova neste circuito de Las Vegas. Em 2023 foi Max Verstappen (Red Bull) o vitorioso.
ANTES, UM CIRCUITO IMPROVISADO NO ESTACIONAMENTO DE UM HOTEL
Las Vegas esteve no calendário da Fórmula 1 em 1981 e 1982, em uma pista improvisada no estacionamento do Hotel Caesars Palace. Os vencedores: Alan Jones (1981, com Williams-Ford) e Michele Alboreto (1982, com Tyrrell-Ford).
PNEUS
A Pirelli escolheu, a exemplo das duas outras edições do GP de Las Vegas, os compostos C3 (Duro), C4 (Médio) e C5 (Macio). Haverá um desafio maior, pois as sessões de treinos e classificação acontecerão uma hora mais cedo, com isso há tendência de maior temperatura do asfalto.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE LAS VEGAS - EUA (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)
Quinta-feira (20)
Treino livre 1 - 21h30 às 22h30h
Sexta-feira (21)
Treino livre 2 - 01h00 às 02h00
Treino livre 3 - 21h30 às 22h30h
Sábado (22)
Clássificação - 01h00
Domingo (23)
Largada para o GP - 01h00 (50 voltas pelos 6.201 metros do traçado norte-americano).
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1
1. GP da Austrália - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell
2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
4. GP do Bahrein - Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.
5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche - 18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.
6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.
7. GP da Emilia-Romagna - Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.
9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.
11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg - 27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.
12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.
13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * - 25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.
14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring - 1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell
15. GP da Holanda - Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.
16. GP da Itália - Autódromo de Monza - 5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.
17. GP do Azerbaijão - Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.
18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.
19. GP dos Estados Unidos - Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen no GP, seguido por Norris e Leclerc.
20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.
21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * - 7 a 9/11/2025 - Pole de Norris, em 1min09s511 - Viotória de Norris na Spriint - Vitória de Norris, seguido por Antonelli e Verstappen.
PRÓXIMAS ETAPAS
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 21 a 23/11/2025
23. GP do Catar - Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025
* Etapas com Sprint
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Achados & Perdidos: Há 20 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005

Restando três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro de 2005, há exatos 20 anos, o gaúcho Tinga, volante do Internacional, foi claramente derrubado pelo goleiro Fábio Costa, do Corinthians, quando a partida estava empatada em 1 a 1, no Pacaembu.
Carlitos Tévez abriu o placar para o Timão aos 37 minutos da etapa inicial, e Rafael Sóbis igualou o marcador no começo do 2º tempo. Então, aos 28 minutos, Márcio Rezende de Freitas não assinalou a infração do goleiro alvinegro e, de quebra, expulsou Tinga, que já tinha cartão amarelo, por considerar que ele havia simulado a penalidade.
Se o VAR estivesse em uso na época, é bem provável que a infração tivesse sido marcada.
PÊNALTI NÃO É CERTEZA DE GOL...
Claro que um pênalti não é certeza de gol. Zico, um dos melhores cobradores de pênalti do mundo, desperdiçou em jogo que estava empatado em 1 a 1 nas quartas de final da Copa de 86, no México.
De qualquer forma, é óbvio que o prejuízo do Inter foi brutal, uma chance clara de gol que não foi concretizada.
O Corinthians foi o campeão do Brasileirão de 2005, finalizando na 42ª rodada (eram 22 equipes), com 81 pontos, enquanto o Inter, vice-campeão, ficou com 78. O Goiás fez uma bela campanha e terminou na terceira colocação, com 74 pontos.
JOGOS ANULADOS
O Brasileirão de 2005 foi marcado pelo escândalo envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, preso por ter manipulado resultados de jogos, tendo atuado para que empresários de sites de apostas obtivessem maiores lucros.
Luiz Zveiter, então presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), em uma decisão inédita e muito contestada, determinou a anulação de 11 jogos que foram arbitrados por Edilson Pereira de Carvalho.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo, SP
Data: 20 de novembro de 2005 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
Gols: Carlos Tévez (Corinthians); Rafael Sóbis (Internacional)
Cartão vermelho: Tinga (Internacional)
Público: 32.935 torcedores
Renda: R$ 532.994,00
CORINTHIANS: Fábio Costa; Eduardo Ratinho (Edson Sitta), Marinho, Betão, Gustavo Nery, Marcelo Mattos, Bruno Otávio (Jô), Carlos Alberto, Rosinei Adolfo (Hugo), Nilmar e Carlos Tévez.
Técnico: Antônio Lopes
INTERNACIONAL: Clemer; Élder Granja, Ediglê, Edinho, Alex, Gavilán, Perdigão (Márcio Mossoró), Tinga, Ricardinho (Wellington), Rafael Sóbis e Fernandão (Iarley).
Técnico: Muricy Ramalho
ABAIXO, O LANCE DO PÊNALTI NÃO MARCADO EM TINGA NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2005, CORINTHIANS 1 X 1 INTERNACIONAL
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Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 58 anos!

Ronaldo Soares Giovanelli, o Ronaldo, um dos maiores goleiros da história do Sport Club Corinthians Paulista, comemora 58 ans nesta quinta-feira (20). Hoje comentaista do Grupo Bandeirantes, ele nasceu no dia 20 de novembro de 1967, na cidade de São Paulo.
Revelado pelo Timão, Ronaldo defendeu o time profissional do Corinthians durante 11 anos, realizando 602 jogos com a camisa alvinegra. Conquistou com a equipe do Parque São Jorge três Paulistas, um Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e uma Copa do Brasil.
Depois do Corinthians, o goleiro passou por Fluminense, Inter de Limeira, Cruzeiro, Portuguesa, Gama, Ponte Preta, Portuguesa Santista, ABC e Metropolitano.
Entre 1990 e 1993, Ronaldo participou de nove jogos pela seleção brasileira.
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Saudade: Há nove anos morria Solitinho, ex-goleiro do Corinthians

Um dos bons talentos revelados no "Terrão" do Parque São Jorge, Solitinho, o Carlos Alerto Solito, nos deixava há exatamente nove anos, após uma dura e longa batalha contra três tumores. na fossa nasal, na região sacrococcígea e na medula espinhal. Ele estava com apenas 56 anos de idade.
Solitinho era irmão mais novo de Solito, outro goleiro também revelado pelo Corinthians, que foi o titular alvinegro na conquista do Campeonato Paulista de 1982.
Solitinho viveu alguns bons momentos como titular do Corinthians, mas acabou não se firmando, deixando o clube em 1983, para defender o Santo André. Ainda passou pela Inter de Limeira e o XV de Piracicaba.
Retornou ao Corinthians para trabalhar como preparador de goleiros.
JOGOS PELO CORINTHIANS
De acordo com o "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte, Solitinho defendeu o Corinthains em 34 partidas. Foram 18 vitórias, sete empates e nove derrotas. Ele sofreu 31 gols.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE SOLITINHO NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”
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Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a Cidade do Galo, em Vespasiano

Convidado por Sérgio Sette Câmara, advogado, então presidente do Clube Atlético Mineiro naquele 18 de setembro de 2018, o jornalista e publicitário Milton Neves conheceu o amplo espaço de treinamento do clube, a Cidade do Galo, localizada em Vespasiano, município limítrofe a Belo Horizonte.
Era uma terça-feira, e embora o elenco principal atleticano (então comandado por Thiago Larghi) não estivesse presente naquela ocasião, alguns membros da comissão técnica recepcionaram Milton Neves, casos de Alexandre Gallo, que era o diretor de futebol, e Éder Aleixo, com quem trabalhou na Band e que era auxiliar-técnico na equipe mineira.
"Sempre fui um homem de estúdio, nunca fui um frequentador de estádios, e muito menos das sedes e centros de treinamentos dos clubes. Porém, sem medo de errar, o que eu vi naquele inesquecível dia em Vespasiano, na Cidade do Galo, me deu a certeza de que as instalações do Clube Atlético Mineiro estão entre as melhores do mundo, com diversos campos de futebol, alojamentos, refeitório esmerado, áreas de convivência, lazer e para palestras impecáveis. O Sérgio Sette Câmara, o Gallo e o Éder me ciceronearam por lá, me recepcionando de uma maneira muito carinhosa que jamais vou esquecer", relembrou Milton em recente entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
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Achados & Perdidos: Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!

Na manhã de 21 de novembro de 1964, há exatos 61 anos, Pelé (1940-2022) marcou oito gols contra o Botafogo-SP e quebrou um recorde nacional para um único jogo de futebol profissional.
A marca de Pelé só foi superada 12 anos depois, por Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez vezes na goleada do Sport sobre o Santo Amaro por 14 a 0. Mas o Rei ainda detém o recorde do futebol paulista e do Santos Futebol Clube.
Antes do jogo Pelé estava irritado, pois ele e Lima pediram para o técnico Lula para dar uma volta. Aceito o pedido, Pelé resolveu pegar emprestado o carro do torcedor Jorge Abdula. Importado, o carro era um Cadillac Eldorado automático. Só haviam cinco desses no Brasil.
Com um carro tão possante nas mãos, Pelé resolveu testar a velocidade da máquina e engatou a marcha mais rápida. Só que, na verdade, o Rei engatou a marcha à ré, fazendo a caixa de câmbio estourar. Quando o proprietário do veículo chegou, nem quis ouvir as explicações do Rei e providenciou logo outro carro para eles voltarem para a concentração. Irritado, Pelé não aceitou nenhum tipo de gozação. Para ele, o carro era diferente, o carro é que tinha problemas.
SANTOS 11 X 0 BOTAFOGO-SP
Data: 21 de novembro de 1964
Competição: Campeonato Paulista, 25ª rodada
Estádio: Vila Belmiro, em Santos-SP
Público: 9.437 pagantes
Renda: Cr$ 4.210.800,00
Árbitro: Carlos Drumond da Costa
GOLS: Pelé 3-1º, Pelé 8-1º, Pelé 16-1º, Pepe 19-1º, Coutinho 25-1º, Pelé 38-1º, Pelé 40-1º, Pelé-25-2º, Pelé 27-2º, Pelé 28-2º e Toninho Guerreiro 45-2º
SANTOS: Gylmar; Ismael, Modesto, Haroldo e Geraldino; Lima e Mengálvio; Toninho Guerreiro, Coutinho, Pelé e Pepe Técnico: Lula
BOTAFOGO-SP: Machado; Ditinho, Carlucci, Tiri e Maciel; Hélio Vieira e Adalberto; Zuíno, Alex, Antoninho e Gaze Técnico: Oswaldo Brandão
Informações: Wesley Miranda/ASSOPHIS
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Olhos no retrovisor: A desastrosa comemoração do italiano Vittorio Brambilla após vencer seu único GP na F1

Coisas do destino, ou do acaso, como queiram.
O piloto italiano Vittorio Brambilla (1937-2001), ganhou uma única corrida na Fórmula 1: o GP da Áustria de 1975, no veloz circuito de Zeltweg, hoje Red Bull Ring.
Mesmo competindo com a modesta March-Ford, Brambilla fez uma corrida brilhante sob intensa chuva, contando as dificuldades enfrentadas pelos favoritos, entre eles Niki Lauda, Clay Regazzoni, Emerson Fittipaldi, Carlos Reutemann e José Carlos Pace.
As condições da pista eram extremamente difíceis, e o asfalto escorregadio levou a direção de prova a decidir por sua interrupção. Mas, ao invés de tremular a bandeira vermelha para sinalizar a paralização do GP, o diretor se confundiu e agitou a quadriculada, exatamente quando Brambilla estava na liderança, na 29ª volta.
Esfuziante dentro de sua March cor de laranja de número 9, Brambilla, nascido em Monza em 11 de novembro de 1937, descuidou-se logo após a linha de chegada e bateu em um guard-rail, danificando o aerofólio dianteiro, que ele guardava com muito carinho em sua oficina mecânica, na cidade italiana de Lesmo, próxima ao circuito de Monza.
O triunfo do "Gorila de Monza", como era apelidado, só aconteceu por um descuido do diretor de prova, que confundiu as bandeiras em meio à chuva torrencial na Áustria. Os deuses do automobilismo estiveram ao lado do italiano e de seu belo carro laranja naquele 17 de agosto de 1975.
O APELIDO
O apelido, "Gorila de Monza", reza a lenda, aconteceu porque um dia, em uma prova de turismo, puxou o cinto de segurança com tanta força para sair do carro, que o desprendeu, ficando com o mesmo nas mãos.
AEROFÓLIO VIROU UM TROFÉU...
O jornalista brasileiro Wagner Gonzalez, o "Beegola", chegou a visitar Vittorio Brambilla em sua oficina, nos arredores de Monza, lugar onde o gentil italiano guardava como um troféu, pendurado em uma parede, o aerofólio de sua March, danificado após a batida na vitória do GP da Áustria de 1975. A foto está mais abaixo.
Curiosamente aquela foi a única vez que Brambilla subiu em um pódio na Fórmula 1, categoria pela qual iniciou em 1974, pela March. Ainda guiou para a Surtees e Alfa Romeo, disputando sua última prova pela categoria em Ímola, no GP da Itália de 1980, com Alfa Romeo.
Obteve uma única pole, no GP da Suécia daquele mesmo ano de sua vitória, 1975, em Anderstop. A bordo de sua March, Brambilla impôs 0s380 de vantagem para o francês Patrick Depailler (Tyrrell-Ford), que partiu ao seu lado na primeira fila. Porém, com um problema de câmbio, abandonou na 36ª volta. O austríaco Niki Lauda (Ferrari) foi o vencedor da prova sueca.
ABAIXO, VÍDEO COM O MOMENTO DA VITÓRIA DE VITTORIO BRAMBILLA NO GP DA ÚASTRIA DE 1975 E SUA BATIDA NO GUARD-RAIL
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