por Marcelo Rozenberg
O ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho nasceu em Jacareí, no Vale do Paraíba, em 1960. Desde pequeno foi um apaixonado por futebol.
Torcia fervorosamente pelo Corinthians até o dia em que fez o curso de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Suas boas atuações o levaram ao quadro da Fifa.
No entanto, sua carreira foi interrompida em 2005 quando, em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, a revista Veja publicou uma matéria denunciando sua participação em esquema de compra de árbitros destinado à fabricação de resultados que favoreceria apostadores de loterias clandestinas via Internet.
Edílson foi afastado e teve seu registro de árbitro suspenso para sempre. Foi condenado com base nos artigos 242 e 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevêem punição a quem dá ou promete vantagem indevida influenciando resultados e age de forma atentatória à dignidade do esporte. Onze partidas apitadas por ele naquele Brasileirão foram refeitas por decisão do STJD da CBF, manchando a competição e o próprio título conquistado pelo Corinthians. Atualmente, vive recluso em Jacareí. Sem renda definida, foi obrigado a vender vários objetos para sobreviver, muitos deles ligados à arbitragem. Também não se envergonha em cobrar para conceder entrevistas.
Essa não foi primeira notícia negativa da qual foi personagem principal. Em 2003, já havia sido acusado de apresentar à Federação Paulista de Futebol um diploma falso de conclusão do ensino médio, obrigatório para que se exerça a função de árbitro no Brasil.
Depois de tudo o que passou, escreveu um livro chamado "Cartão Vermelho", no qual esmiúça os bastidores do futebol e concede sua versão sobre o que ocorreu em 2005. Explica que só aceitou receber dinheiro do empresário Nagib Fayad para manipular resultados por estar em situação financeira deplorável.
Paulo Jamelli estará na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Ex-meia atualmente é comentarista de futebolO delicioso encontro entre Milton Neves e a cúpula da Cooxupé no Sul de Minas
Em vídeo, 'Antes e Depois' de ex-presidentes de clubes que marcaram época no futebol brasileiro
Ex-Timão e Peixe, Gilberto Costa é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves 'parou' a Feicon, no Pavilhão do Anhembi
Depois de pontuar pela primeira vez na temporada, Gasly fala em 'mais um top 10', na Arábia Saudita
Derrotado pelo Palmeiras, Corinthians encara o embalado Fluminense; as formações
Uma foto, uma história! O olhar de admiração de Rivellino para Pelé!
Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo
Especial: Dez gols do aniversariante Casagrande pelo Corinthians
Em duelo de invictos, Inter recebe o Palmeiras no Beira-Rio; as equipes