por Marcelo Rozenberg
O ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho nasceu em Jacareí, no Vale do Paraíba, em 1960. Desde pequeno foi um apaixonado por futebol.
Torcia fervorosamente pelo Corinthians até o dia em que fez o curso de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Suas boas atuações o levaram ao quadro da Fifa.
No entanto, sua carreira foi interrompida em 2005 quando, em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, a revista Veja publicou uma matéria denunciando sua participação em esquema de compra de árbitros destinado à fabricação de resultados que favoreceria apostadores de loterias clandestinas via Internet.
Edílson foi afastado e teve seu registro de árbitro suspenso para sempre. Foi condenado com base nos artigos 242 e 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevêem punição a quem dá ou promete vantagem indevida influenciando resultados e age de forma atentatória à dignidade do esporte. Onze partidas apitadas por ele naquele Brasileirão foram refeitas por decisão do STJD da CBF, manchando a competição e o próprio título conquistado pelo Corinthians. Atualmente, vive recluso em Jacareí. Sem renda definida, foi obrigado a vender vários objetos para sobreviver, muitos deles ligados à arbitragem. Também não se envergonha em cobrar para conceder entrevistas.
Essa não foi primeira notícia negativa da qual foi personagem principal. Em 2003, já havia sido acusado de apresentar à Federação Paulista de Futebol um diploma falso de conclusão do ensino médio, obrigatório para que se exerça a função de árbitro no Brasil.
Depois de tudo o que passou, escreveu um livro chamado "Cartão Vermelho", no qual esmiúça os bastidores do futebol e concede sua versão sobre o que ocorreu em 2005. Explica que só aceitou receber dinheiro do empresário Nagib Fayad para manipular resultados por estar em situação financeira deplorável.
F1: Norris vence o GP do México com folga e assume a liderança do campeonato
Achados & Perdidos: O heroico empate do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulistão de 1971
Saudade: Há um ano morria Prisco Palumbo, marcante nome do Futsal e treinador de futebol feminino
Atordoado após derrota para a LDU, Palmeiras volta ao Brasileiro e pega o Cruzeiro; as equipes
Saudade: Há 51 anos morria Everaldo, lateral do Grêmio e titular do Brasil na Copa de 70
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve derrotava Schumacher há 28 anos para conquistar seu Mundial de F1
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1