Jair Ventura Filho, o Jairzinho, que virou "Furacão" na Copa do Mundo de 70 no México, mora no Rio de Janeiro e trabalha como empresário de jogadores.
Ele também foi responsável por descobrir Ronaldo para o futebol e colocá-lo no Cruzeiro Esporte Clube.
O ponta-de-lança Jairzinho, que começou a carreira no Botafogo no final dos anos 50, teve a primeira chance como profissional em 1960. Ele defendeu o time da Estrela Solitária até 1974, marcando 191 gols.
Na Copa de 70, Jairzinho foi essencial para a conquista do tri. Ele marcou gols em todos os jogos da seleção, que ficou imortalizada pelo sensacional futebol apresentado.
Em 74, ele se transferiu do Botafogo (onde tinha sido campeão carioca em 67 e 68, da Taça do Brasil de 68 e do Torneio Rio-São Paulo de 64 e 66) para o Cruzeiro. No time Mineiro, jogando ao lado de Palhinha, Eduardo Amorim, Roberto Batata, Joãozinho, Nelinho e companhia, Jairzinho conquistou seu maior título em clubes de futebol: o de campeão da Libertadores de 1976.
Depois do Cruzeiro, o "Furacão da Copa" defendeu a Portuguesa da Venezuela, o Noroeste de Bauru (SP), o Jorge Wilstermann (Bolívia), e o 9 de Outubro do Equador. Em 1981 retornou ao Botafogo onde encerrou a carreira de jogador.
Jairzinho, que disputou três mundiais (1966 na Inglaterra, 1970 no México e 1974 na Alemanha), marcou durante sua carreira 292 gols.
Números na seleção
Com a camisa da seleção brasileira, Jairzinho disputou exatamente 100 partidas (72 vitórias, 15 empates e 13 derrotas) e marcou 40 gols, segundo números do livro "Seleção Brasileira - 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
Jair foi um dos 47 jogadores convocados, pelo técnico Vicente Feola, para o período de treinamento que visava conquistar a Copa da Inglaterra e, consequentemente, o tricampeonato mundial de futebol. Infelizmente deu tudo errado.
Os 47 jogadores convocados, devido a forte pressão dos dirigentes dos clubes, para o período de treinamento em Serra Negra-SP e Caxambu-MG como preparação para a Copa de 66, na Inglaterra, foram: Fábio - São Paulo, Gylmar - Santos, Manga - Botafogo, Ubirajara Mota - Bangu e Valdir - Palmeiras (goleiros); Carlos Alberto Torres - Santos, Djalma Santos - Palmeiras, Fidélis - Bangu, Murilo - Flamengo, Édson Cegonha - Corinthians, Paulo Henrique - Flamengo e Rildo - Botafogo (laterais); Altair - Fluminense, Bellini - São Paulo, Brito - Vasco, Ditão - Flamengo, Djalma Dias - Palmeiras, Fontana - Vasco, Leônidas - América/RJ, Orlando Peçanha - Santos e Roberto Dias - São Paulo (zagueiros); Denílson - Fluminense, Dino Sani - Corinthians, Dudu - Palmeiras, Edu - Santos, Fefeu - São Paulo, Gérson - Botafogo, Lima - Santos, Oldair - Vasco e Zito - Santos (apoiadores); Alcindo - Grêmio, Amarildo - Milan, Célio - Vasco, Flávio - Corinthians, Garrincha - Corinthians, Ivair - Portuguesa de Desportos, Jair da Costa - Inter de Milão, Jairzinho - Botafogo, Nado - Náutico, Parada - Botafogo, Paraná - São Paulo, Paulo Borges - Bangu, Pelé - Santos, Servílio - Palmeiras, Rinaldo - Palmeiras, Silva - Flamengo e Tostão - Cruzeiro (atacantes).
Dos 47 convocados por Vicente Feola, para esse infeliz período de treinamentos, acabaram viajando para a Inglaterra os seguintes 22 "sobreviventes": Gylmar e Manga (goleiros); Djalma Santos, Fidélis, Paulo Henrique e Rildo (laterais); Bellini, Altair, Brito e Orlando Peçanha (zagueiros); Denílson, Lima, Gérson e Zito (apoiadores); Garrincha, Edu, Alcindo, Pelé, Jairzinho, Silva, Tostão e Paraná (atacantes).
Na galeria de fotos, veja os convidados dos "Band-Traffic", da Rede Bandeirantes de TV, projeto vitorioso esportivo-televisivo, que durou de 1999 a 2001, quando do lançamento do programa "SuperTécnico" para o mundo esportivo, publicitário, político e social do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no restaurante "Mostardas", na cidade mais linda do mundo, e teve a apresentação de Fernando Vanucci e Nereide Nogueira.
Veja abaixo os nove gols do maior jogo de futebol do qual o Falcão participou:
Copa Libertadores da América de 1976 Cruzeiro 5 x 4 Internacional Data: 07/03/1976 Local: Mineirão Público: 65.463 pagantes Árbitro: Luís Pestarino (Argentina) Gols: Palhinha 4 e 10, Lula 14, Joãozinho 21 e Lula 39 do 1º; Zé Carlos (contra) 6, Joãozinho, Ramón 25 e Nelinho (pênalti) 39 do 2º INTERNACIONAL: Manga; Cláudio Duarte (Valdir), Figueroa, Hermínio e Vacaria; Caçapava e Falcão; Valdomiro, Flávio (Ramón), Escurinho e Lula Técnico: Rubens Minelli CRUZEIRO: Raul; Nelinho, Moraes, Darci Menezes e Vanderlei; Zé Carlos e Eduardo; Roberto Batata (Isidoro), Jairzinho, Palhinha e Joãozinho Técnico: Zezé Moreira
Abaixo, ouça a entrevista que Jairzinho concedeu a Milton Neves no dia 19 de junho de 2016, no programa "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes:
No vídeo abaixo, enviado pelo técnico Marcos Falopa, veja matéria de um canal de televisão francês mostrando a “recepção de Neymar” que Jairzinho teve no Olympique Marseille em 1975. Lá, o “Furacão da Copa” jogou ao lado de Paulo Cézar Caju e teve como preparador físico Cláudio Coutinho (ele aparece na reportagem traduzindo as respostas de Jairzinho).
Abaixo, confira as participações de Jair Ventura e de Jairzinho no “Domingo Esportivo” do dia 7 de janeiro de 2018:
No dia 09 de setembro de 2018, Jairzinho participou do Domingo Esportivo Bandeirantes para falar da estreia do filho, Jair Ventura, no comando do Corinthians. Ouça a entrevista na íntegra:
VÍDEO SOBRE JAIRZINHO E PAULO CÉZAR CAJU EM SUAS PASSAGENS PELO OLYMPIQUE DE MARSEILLE:
No dia 02 de maio de 2021, Jairzinho (0 Furacão da Copa 70) e Dirceu Lopes Mendes (ex-meia do Cruzeiro), participaram do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes:
No dia 01 de agosto de 2021, Jair Ventura Filho, o Jairzinho (o Furacão da Copa 70), participou do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes:
No dia 12 de setembro de 2021, Jair Ventura Filho, o Jairzinho (o Furacão da Copa 70), Dario José dos Santos, o Dadá Maravilha (ex-atacante do Galo e Internacional) e Onormandes Sousa Lima, o Normandes (ex-zagueiro do Atlético-MG) participaram do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes:
No dia 11 de dezembro de 2022, Jair Ventura Filho, o Jairzinho (o Furacão da Copa 70), Hailton Corrêa de Arruda, o Manga (ex-goleiro do S.C. Inter) e Marcelo Gomes (Jornalista da ESPN) participaram do "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes e falaram sobre o técnico Tite e Seleção Brasileira além de muitas histórias do futebol.
Com a camisa da seleção brasileira, Jairzinho disputou exatamente 100 partidas (72 vitórias, 15 empates e 13 derrotas) e marcou 40 gols, segundo números do livro "Seleção Brasileira - 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.