Éder, o Éder Aleixo de Assis, nascido no dia 25 de maio de 1957, ótimo ponta-esquerda do Grêmio, Atlético Mineiro e Palmeiras, trabalha como empresário no ramo de posto de combustíveis, é representante de óleo lubrificante, foi comentarista da Rede Globo/Minas e joga futebol masters.
Em 19 de março de 2012 estreou como um dos apresentadores do programa "GOLASÔ", atração esportiva da Band Minas de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 13h15.
Mineiro de Vespasiano, Éder começou a se destacar verdadeiramente no futebol no Tricolor gaúcho, então comandado por Telê Santana. O time gremista vivia um jejum de títulos, já que naquela época o Internacional, de Falcão e companhia, era o dono do Rio Grande do Sul.
O Tricolor que desbancou o fortíssimo Colorado tinha: Corbo; Eurico (ex-Palmeiras), Ancheta, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Iura e Tadeu Ricci; Tarciso, André Catimba e Éder.
Éder, à época atleta do Atlético-MG, foi uma das estrelas da Seleção Brasileira de 82, eliminada pela Itália. Ele, que era conhecido como "O Bomba da Vila Olímpica", começou a carreira no América (MG) e jogou também na Inter de Limeira, Santos, Sport, Botafogo (RJ), Cerro Porteño/Paraguai, Fenerbahçe-TUR, União São João (SP), Montes Claros (MG), Atlético (PR) e Cruzeiro, onde foi campeão da Copa do Brasil de 93.
Um dos gols mais marcantes feitos por Éder aconteceu na semifinal do Campenato Paulista de 1986. Então ponta-esquerda do Palmeiras, Éder marcou um gol olímpico contra o Corinthians, do goleiro Carlos, e ajudou a conduzir o time alviverde à final daquele estadual.
Na seleção, o gol do ex-ponta na União Soviética, do goleiro Dasaev, dificilmente sairá da memória dos brasileiros. A "bomba", indefensável, deixou o mundo da bola boquiaberto durante a Copa de 82.
Ainda sobre Éder, confira o e-mail que recebemos no dia 1º de julho de 2008, do excelente Wilson Périco. Muito obrigado, Wilson!
"O Donah jogou também na Caldense, de Poços de Caldas. Acredito ter sido o último time profissional pelo qual atuou. Lembro dele contar de um jogo contra o Galo que o Eder bateu uma falta e ele matou a bola no peito. Depois o Eder fez três gols nele e a cada gol mandava matar novamente no peito. Grande abraço, Wilson Périco"
Ainda sobre Éder Aleixo, veja o e-mal do internauta Sérgio Siffert
De: Sérgio Siffert [mailto:sergiosiffert@yahoo.com.br] Enviada em: quinta-feira, 6 de novembro de 2008 14:47 Para: miltonneves@terceirotempo.com.br Assunto: Futebol mineiro
Caro Milton, vc. se diz atleticano, por isso não deve gostar muito do glorioso América Mineiro, de tantos craques revelados para o futebol brasileiro. Fiquei indignado, pricipalmente na página: QUE FIM LEVOU?, sobre o nosso grande Eder Aleixo, NÃO haver nenhuma referência, ao fato dele ter começado a carreira no América, clube q. o acolheu aos 12 anos de idade. No América ele já era titular do profissional, aos 16 anos, depois de ter sido campeão juvenil, em cima do seu galo... Aliás, a foto inicial da página, dele na seleção brasileira juvenil, é justamente na época em q. ele se destacava no time do América-MG... Só depois ele foi para o Grêmio, onde CONTINUOU se destacando.... Muito bom seu site, e seus arquivos, mas poderiam fazer essa correção.
Abaixo, ouça a participação de Éder Aleixo no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, no dia 6 de agosto de 2017:
ABAIXO, ENTREVISTA DE NELINHO A MILTON NEVES NO "DOMINGO ESPORTIVO" DA RÁDIO BANDEIRANTES EM 5 DE MAIO DE 2019, COM PARTICIPAÇÕES DE ÉDER ALEIXO E REINALDO
No player abaixo, ouça a participação de Éder Aleixo no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 27 de outubro de 2019:
Abaixo, ouça a participação de Éder no Domingo Esportivo Bandeirantes do dia 28 de fevereiro de 2021:
No dia 05 de junho de 2022, Dario José dos Santos ou simplesmente Dadá Maravilha (ex-atacante do Galo e Internacional), Éder Aleixo de Assis, o Éder Aleixo (ex-ponta-esquerda do Grêmio, Atlético Mineiro e Palmeiras) e José Reinaldo de Lima, o Reinaldo (ex-centroavante do Atlético-MG) participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:
Com a camisa da Seleção Brasileira, Éder disputou 52 partidas oficiais. Foram 32 vitórias, 13 empates e sete derrotas e marcou nove gols, segundo números do livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Pelo Palmeiras:
Pelo Palmeiras, entre 1986 e 1987, Éder Aleixo atuou em 28 partidas (11 vitórias, oito empates e nove derrotas) e marcou cinco gols, segundo informações do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.