Luiz Noriega

Narrador, comentarista esportivo e locutor publicitário
por Marcelo Rozenberg

Luiz Gonzaga Noriega, dono de uma das mais belas vozes do Brasil e competente jornalista esportivo e locutor publicitário, nasceu em Nova Aliança, interior paulista, em 16 de agosto de 1930 e faleceu em São Paulo, no dia 26 de dezembro de 2012, aos 82 anos.
 
Professor por formação, a paixão pela comunicação falou mais alto e o levou para a rádio Difusora de Olímpia nos anos 40, onde foi locutor e operador de áudio.

No dia 11 de setembro de 1949, transmitiu sua primeira partida de futebol, uma goleada de 4 a 1 do Palmeiras sobre o Olímpia em partida amistosa. Viveu boa parte de sua vida na capital paulista, era casado, deixou  três filhos e  três netos.

Um de seus filhos é o jornalista Maurício Noriega, comentarista e apresentador do canal de esportes SporTV, da Rede Globo.
Luiz Noriega trabalhou como assessor de imprensa da Federação Paulista de Tênis, após exercer por duas gestões a função de vice-presidente da entidade.

A vida profissional de Noriega começou a ganhar corpo no início da década de 50, ao ser aprovado em um teste na rádio Tupi Difusora de São Paulo cuja equipe esportiva era dirigida na época por Aurélio Campos.
 
 
Passou depois pela rádio Tamandaré, de Recife, antes de retornar à Tupi e integrar a grande equipe 1040. Em 1970 foi para a TV Cultura, onde além de narrador esportivo, foi apresentador de programas e editor-chefe de Esportes.

Deixou a emissora em 1986. Fez parte em seguida da equipe de comentaristas do programa Campeões da Bola, da TV Gazeta, composta por Alfredo Borba, Milton Peruzzi, Peirão de Castro e Sargentelli.

Clique aqui e veja a página de Mauricio Noriega, filho de Luiz Noriega, na seção "Que Fim Levou?"
 
No vídeo abaixo, relembre o clássico Santos 1 x 2 Palmeiras, em 1971. Luiz Noriega narrou no duelo: 
 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES