Aposentado há quase um ano, Paulo César Tinga deu o primeiro passo para seguir no futebol sem as chuteiras. O ex-volante será professor em um curso online voltado para jovens que querem ser jogadores de futebol. A ferramenta foi lançada em Porto Alegre e também será divulgada em Belo Horizonte. Com objetivo de orientar uma fatia carente do mercado.
"Eu não vou ensinar o moleque a cabecear, a chutar. Não é algo técnico, do campo. Eu vou dar conselhos sobre como ele pode melhorar o trabalho dele, o desenvolvimento dele", relata.
De acordo com Tinga, a ideia é dar dicas e ensinamentos sobre alimentação, treinamento e postura diante do mercado da bola para jovens entre oito e 15 anos.
Baseado nas experiências do antigo volante, o curso conta com 19 vídeos que totalizam cinco horas. O conteúdo pode ser acessado pelo site bytinga.com.br e o valor de investimento é de R$ 397.
"Depois que eu parei de jogar vi que tinha muitos cursos para dirigente, para formar gestores. Tem muito curso para treinador, qualificando eles. Mas não tinha nada para a mão de obra, para o jogador. Para ajudar na formação do jovem jogador. E aí eu montei esse método", explica Tinga, 38 anos.
O lançamento do curso ocorre semanas depois do Internacional ter procurado Tinga. O clube gaúcho propôs ao ex-volante o cargo de gerente executivo e ouviu um não.
No dia 23 de setembro de 2018, Corinthians x Internacional se enfrentaram em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O ex-volante Tinga conversou com o apresentador Milton Neves sobre o jogo histórico de 2005, quando o Inter foi prejudicado por conta de uma penaldade não marcada por Márcio Resende de Freitas em cima de Tinga. Confira a íntegra da entrevista:
No dia 14 de agosto de 2022, Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga (ex-volante do Internacional, Borussia Dortmund e Cruzeiro), participou do programa Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou mais um pouco sobre o projeto FOME DE APRENDER.
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann