Aposentado há quase um ano, Paulo César Tinga deu o primeiro passo para seguir no futebol sem as chuteiras. O ex-volante será professor em um curso online voltado para jovens que querem ser jogadores de futebol. A ferramenta foi lançada em Porto Alegre e também será divulgada em Belo Horizonte. Com objetivo de orientar uma fatia carente do mercado.
"Eu não vou ensinar o moleque a cabecear, a chutar. Não é algo técnico, do campo. Eu vou dar conselhos sobre como ele pode melhorar o trabalho dele, o desenvolvimento dele", relata.
De acordo com Tinga, a ideia é dar dicas e ensinamentos sobre alimentação, treinamento e postura diante do mercado da bola para jovens entre oito e 15 anos.
Baseado nas experiências do antigo volante, o curso conta com 19 vídeos que totalizam cinco horas. O conteúdo pode ser acessado pelo site bytinga.com.br e o valor de investimento é de R$ 397.
"Depois que eu parei de jogar vi que tinha muitos cursos para dirigente, para formar gestores. Tem muito curso para treinador, qualificando eles. Mas não tinha nada para a mão de obra, para o jogador. Para ajudar na formação do jovem jogador. E aí eu montei esse método", explica Tinga, 38 anos.
O lançamento do curso ocorre semanas depois do Internacional ter procurado Tinga. O clube gaúcho propôs ao ex-volante o cargo de gerente executivo e ouviu um não.
No dia 23 de setembro de 2018, Corinthians x Internacional se enfrentaram em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O ex-volante Tinga conversou com o apresentador Milton Neves sobre o jogo histórico de 2005, quando o Inter foi prejudicado por conta de uma penaldade não marcada por Márcio Resende de Freitas em cima de Tinga. Confira a íntegra da entrevista:
No dia 14 de agosto de 2022, Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga (ex-volante do Internacional, Borussia Dortmund e Cruzeiro), participou do programa Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou mais um pouco sobre o projeto FOME DE APRENDER.
Saudade: Fran Augusti, brilhante jornalista, morria há oito anos
À direita, ao lado de Milton Neves, nas Macabíadas de 1985, em Israel. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 71 anos hoje
Ele residia no Maranhão e trabalhava ensinando futebol para crianças carentes. Foto: DivulgaçãoOlhos no retrovisor: Alain Prost esteve muito próximo de ser piloto da Ligier
Achados & Perdidos: Há 25 anos, na decisão da Mercosul, a espetacular virada do Vasco sobre o Palmeiras
Achados & Perdidos: Há 49 anos o Bayern de Munique empatava com o Cruzeiro e conquistava o Mundial de Clubes
Parabéns, Magrão! Ex-volante do São Caetano e Inter completa 47 anos!
Vasco e Corinthians decidem a Copa do Brasil neste domingo no Maracanã; os times
Saudade: Há 15 anos morria Enzo Bearzot, técnico campeão mundial com a Itália em 82
Achados & Perdidos: No Dia do Atleta, veja uma entrevista de Pelé após ser eleito o Atleta do Século
Parabéns, treinador! No aniversário de Abel Ferreira, veja lances e gols do ex-lateral-direito
Achados & Perdidos: O sonho frustrado corintiano na decisão do Paulista de 1974
Saudade: Ídolo do Ceará, Dimas Filgueiras morria há dois anos