Ado

Ex-goleiro do Corinthians e da Seleção Brasileira
por Rogério Micheletti e Breno Menezes

Eduardo Roberto Stinghen, o catarinense Ado, nascido no dia 4 de julho de 1946, goleiro do Corinthians, de 1969 a 1974, e reserva de Félix na seleção brasileira de 70, mora no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, e é dono de duas escolinhas de futebol, uma no Morumbi e outra em Alphaville, na Alameda Araguaia.
 
Casado, é pai de três filhos (Juliana, Marcelo e Eduardo), e avô de um neto e uma neta, Luiz Eduardo e Maria Luiza.

Ado começou a carreira no Londrina (PR) em 1966. Depois do Corinthians, ele jogou no América (RJ), em 74, no Atlético Mineiro, em 75, Portuguesa, em 76, no Velo Clube (SP), em 76, no Santos, em 76, Ferroviário (CE), em 77, Fortaleza (CE), de 78 a 80, e Bragantino, em 82.

Pelo Corinthians, clube pelo qual obteve maior destaque, Ado fez 205 jogos e sofreu 168 gols entre 1969 e 1974. Tais números constam no "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte. Ele que era considerado um goleiro galã, na época, fez parte de um período difícil na história corintiana, já que o alvinegro sofria por causa do longo de jejum de título que durava desde 1954.

Ado entrou jogando no dia 25 de abril de 1971, numa tarde gelada de domingo de 8 graus no Morumbi, no célebre dia em que o seu Corinthians ganhou de virada do favorito Palmeiras por 4 a 3. O técnico Francisco Sarno escalou: Ado, Zé Maria, Sadi, Luis Carlos Gálter, Pedrinho, Tião, Rivellino, Lindóia depois Natal, Samarone depois Adãozinho, Mirandinha e Peri. Apitou Armando Marques, que expulsou Leivinha e Rivellino, e os gols foram marcados, pela ordem: César Maluco, César Maluco, Mirandinha, Adãozinho, Leivinha, Tião e Mirandinha.
 
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Abaixo, vídeo do programa "Golaço", da Rede Mulher, apresentado por Milton Neves, exibido em 29 de julho de 2005, com as participações de Félix, Ado, Fábio Sormani, Luiz Lombardi e Ivan Zimmerman.

 
No dia 17 de março de 2019, Ado participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a entrevista na íntegra:

 

No dia 04 de julho de 2021, o Eduardo Roberto Stinghen, o Ado (ex-goleiro do Corinthians e da Seleção Brasileira), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes

ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 205 jogos e sofreu 168 gols.

Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES