por Tufano Silva
Fábio Costa, goleiro que colecionou títulos pelo Santos e fez parte do milionário elenco corintiano campeão brasileiro em 2005.
No dia 15 de dezembro de 2013, Fábio anunciou a aposentadoria. Ele tinha contrato até o final do mesmo ano, mas decidiu não procurar outro clube para jogar em 2014.
O arqueiro tem duas residências: uma em Salvador-BA, e outra em Riviera de São Lourenço-SP.
Carreira
Nascido em Camaçari-BA no dia 27 de novembro de 1977, o goleiro começou sua carreira nas categorias de base do Bahia, em 1991. Ainda sem se profissionalizar, Fábio passou por Cruzeiro e PSV Eindhoven-HOL, até chegar ao Vitória, clube no qual foi efetivado ao time principal em 1996.
Nos quatro anos em que defendeu o rubro-Negro baiano, o Fábio Costa conquistou três Estaduais, em 1996, 1997 e 1999, e duas Copas do Nordeste, em 1997 e 1999, ganhando, assim, projeção nacional.
Foi contratado pelo Santos Futebol Clube em 2000, e por lá viveu um dos melhores momentos de sua carreira. Fez parte do elenco liderado por Robinho e Diego que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002, realizando defesas importantes na decisão contra o Corinthians, foi vice-campeão da Libertadores de 2003, além de ter sido convocado por Vanderlei Luxemburgo para disputar a Copa das Confederações de 2001 pela Seleção Brasileira.
Em 2003, assinou contrato com o Corinthians. Ficou até 2005 no clube do Parque São Jorge, conquistando apenas o Brasileirão do mesmo ano, quando o Timão contava com um elenco milionário, com jogadores como Carlos Tevez, Carlos Alberto, Roger e Nilmar.
Retornou ao Santos em 2006, permanecendo até 2010. Nesta segunda passagem pela Vila Belmiro, conquistou os Campeonatos Paulistas de 2006, 2007, e fazia parte do elenco campeão em 2010. Foi emprestado ao Atlético-MG entre 2010 e 2011. Retornou ao Peixe no final de 2011.
Acidente na Rodovia Rio-Santos
Em 29 de maio de 2012 sofreu um grave acidente na Rodovia Rio-Santos, em direção à cidade de Angra dos Reis.
Ele estava no banco do passageiro de um Jeep Troller, que foi atingido frontalmente por um caminhão que transportava tubos. O motorista, Fernando Amâncio de Carvalho, de 32 anos, amigo de Fábio Costa, morreu no local.
Fábio Costa foi encaminhado ao Hospital Praia Brava, e, segundo sua assessoria, teve apenas inchaço em um braço, que foi imobilizado com gesso.
Foto: Portal TT
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019