Tivemos hoje, na sede da CBF, o anúncio da lista de Dorival Júnior para os próximos jogos da Copa América, contra Equador e Paraguai.
E a relação tem algumas ótimas novidades!
A melhor delas, é claro, é a presença de Estêvão, o garoto do Palmeiras que vem tendo um início no futebol profissional tão assombroso quanto os começos de Ronaldo Fenômeno, de Ronaldinho Gaúcho e de Neymar.
É muito novo?
Claro que é!
Mas certamente integrará o escrete canarinho no futuro, por isso é essencial que ele já comece a pegar "cancha".
Gostei também da convocação de Pedro, do meu querido e amado Flamengo.
Ele é centroavante-centroavante mesmo, e tem muito mais bola do que alguns pontas que já foram improvisados no comando do ataque.
A presença de Luiz Henrique, do Botafogo, pelo momento, também é para lá de justa!
E entendo a escolha do trio de goleiros, mas, de verdade, eu teria chamado Hugo Souza para sentir o ambiente da seleção.
O terceiro arqueiro quase nunca joga, e seria legal vê-lo integrando o grupo que enfrentará Equador e Paraguai.
Ah, e não estou colocando pressão, não!
Mas o Brasil tem obrigação de somar os seis pontos nestes compromissos, não é mesmo?
Abaixo, confira a lista completa de Dorival Júnior:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).
**********************************************
Saudade: Há um ano morria Raul Bosse, primeiro goleiro a defender a meta do Joinville
Há exatamente um ano morria o ex-goleiro Raul Bosse, primeiro a defender a meta da equipe catarinense do Joinville Esporte Clube. Ele estava com 78 anos e a causa do óbito, na ocasião, não foi divulgada.
Cinco vezes campeão catarinense pelo Joinville, com 252 jogos disputados pelo clube catarinense, Bosse chegou a ter uma curta passagem pelo São Paulo em 1976, defendendo meta tricolor em duas partidas, substituindo Waldir Peres.
**********************************************
Achados & Perdidos: Menos de 1000 pagantes assistiram estreantes do Timão em derrota para a Lusa há 28 anos
Em 18 de agosto de 1996, dia em que o Corinthians enfrentou a Portuguesa e estreou Alex Rossi (substituído por Jorginho) e Caju (que entrou no lugar de Alcindo), foi o time do Canindé que fez a festa, vencendo a paritida válida pelo Campeonato Brasileiro por 2 a 0, gols de Zinho e Alexandre Lopes (contra).
A partida, disputada há exatos 28 anos, foi disputada na cidade de Araras, interior de São Paulo, para um reduzidíssimo público: apenas 949 espectadores.
Aliás, 1996 foi um belo ano para a Portuguesa, comandada pelo técnico Candinho, que chegou à final do campeonato enfrentando o Grêmio, que acabou sagrando-se campeão do certame que foi composto por 24 equipes, sendo as oito primeiras passando à fase final, com confrontos de ida e volta.
O Corinthians, por sua vez, teve uma temporada muito ruim, fechando a primeira fase na 12ª colocação, uma posição atrás do São Paulo, outro time paulista que não avançou. Naquele campeonato, Valdir Espinosa treinou a equipe de Parque São Jorge até 22 de setembro, dia da derrota para o Botafogo-RJ por 1 a 0, em pleno Morumbi. Nelsinho Baptista o substituiu a partir da partida seguinte, empate em 0 a 0 contra o Vasco em São Januário.
SOBRE OS ESTREANTES DO CORINTHIANS CONTRA A LUSA...
O atacante Alex Rossi, gaúcho de Cacequi, que começou no Inter de Santa Maria e depois passou pelo Inter-RS, estava no futebol peruano (Universitario), quando veio para o Corinthians, a pedido de Valdir Espinosa. Atuou em apenas 11 jogos e marcou dois gols. Depois, peregrinou por vários clubes: Osasuna (Espanha), Avaí, São Caetano, Ipatinga, Inter de Limeira, Caldense e Tupi, onde encerrou sua carreira, em 2003. Clique aqui e veja a página de Alex Rossi na seção "Que Fim Levou?".
O atacante Caju também não conseguiu deslanchar pelo Corinthians. Jogou apenas quatro partidas, nenhuma delas como titular, sempre em substituição a algum companheiro. Não marcou nenhum gol pelo Timão.
Caju veio do Matsubara para o Corinthains e depois de sua curta passagem pelo Parque São jorge atuou por alguns anos no futebol português (Porto, Alverca, Viseu e Maia). Encerrou sua carreira no futebol capixaba, pelo Serra.
ABAIXO, VÍDEO COM OS DOIS GOLS DA PORTUGUESA SOBRE O CORINTHIANS EM 18 DE AGOSTO DE 1996. LOCUÇÃO DE LÉO BATISTA
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Corinthians 0 x 2 Portuguesa (18/08/1996)
Estádio: Hermínio Ometto (Araras-SP)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Renda: R$ 9.620,00
Público: 949 espectadores
Gols: Zinho e Alexandre Lopes (contra)
Corinthians: Maurício, Ayupe, Gino, Alexandre Lopes e Silvinho; Gilmar, Marcelinho Paulista, Ricardo Mendes e Souza; Alex Rossi (Jorginho) e Alcindo (Caju). Técnico: Valdir Espinosa.
Portuguesa: Clemer, Emerson, Marcelo Miguel, Valmir e Zé Roberto; Alexandre Gallo, Capitão, Rodrigo Fabri e Caio (Roque); Zinho (Tico), Nelson Bertolazzi (Flávio Guarujá). Técnico: Candinho.
Com informações do Almanaque do Timão, de Celso Unzelte
**********************************************
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarujaense
O Plenário da Câmara Municipal de Guarujá, no litoral paulista, ficou lotado na noite de 28 de novembro de 2003, ocasião em que o jornalista e publicitário Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guaruraense.
A outorga do título foi uma indicação do vereador Gilson Fidalgo Salgado, e a Câmara Municipal de Guarujá era presidida por Wanderley Maduro dos Reis.
Milton esteve presente acompanhado de sua saudosa esposa Lenice Chame Magnoni Neves (1954-2020) e dos três filhos: Rafael, Fábio e Netto Neves.
"Eu amo o Guarujá, lugar onde minha querida Lenice, que hoje mora no céu, adorava, e onde temos um apartamento com vista deslumbrante para a Praia das Astúrias. Lembro com carinho daquela noite de 2003 em que fui agraciado com o Título de Cidadão Guarujaense, que muito me honrou e emocionou, por tanto afago que recebi dos representantes da Câmara Municipal e de tantos munícipes. Viva o Guarujá, a Pérola do Atlântico", comentou recentemente Milton Neves.
Clique aqui e veja a matéria especial com todos os Títulos de Cidadão outorgados a Milton Neves.
**********************************************
Achados & Perdidos: Pelé fez previsão certeira de título do Corinthians no Brasileirão de 2017
Há exatos sete anos, no dia 19 de agosto de 2017, em matéria veiculada pelo UOL, Pelé (1940-2022) fazia uma previsão que acabou se concretizando ao término daquele ano, a de que o Corinthians conquistaria o Campeonato Brasileiro naquela temporada.
"Se nada de anormal acontecer, se não houver surpresas, o Corinthians será campeão. Esta fase do Corinthians é uma das melhores, mas o meu Santos está aí", ponderou o saudoso Rei do Futebol, que nos deixou em 29 de dezembro de 2022.
O Corinthians, então treinado por Fábio Carille (que atualmente comanda o Santos na Série B do Brasileiro), finalizou o certame na ponta da tabela com 72 pontos, nove à frente do Palmeiras, que foi o vice.
Quanto ao Santos, ex-clube do camisa 10 mais famoso de todos os tempos, a equipe fez uma campanha muito boa, empatando em pontos com o Palmeiras, mas perdendo no número de vitórias (17 contra 19 do Alvierde), fechando o Brasileiro na terceira colocação.
A edição de 2017 do Campeonato Brasileiro teve como rebaixados o Coritiba, o Avaí, a Ponte Preta e o Atlético Goianiense. Aliás, destes quatro, apenas a Ponte Preta está atualmente na Série B. Os demais, integram a Série A do Brasileiro.
A artilharia do certame foi dividida entre Henrique Dourado (Fluminense) e Jô (Corinthians), ambos com 18 gols. Henrique Dourado, hoje com 32 anos, atualmente joga no Henan Jianye, da China. Jô, que rescindiu contrato com o Corinthians em junho deste ano, acertou vínculo com o Ceará no último dia 9 de agosto, até o término da temporada.
**********************************************
F1: Ferrari trará novidades aerodinâmicas e nas suspensões no retorno do campeonato
Ocupando o terceiro lugar entre os construtores na temporada em curso, 21 pontos atrás da vice-líder McLaren, a Ferrari promete novidades na retomada do Mundial de Fórmula em dois aspectos que fizeram o desempenho da SF-24 perder terreno para equipes rivais: aerodinâmica e suspensões.
A equipe busca minimizar um problema que voltou à tona no carro, do porposing, ou seja, os saltos que o carro dá em velocidades mais elevadas e compromete a dirigibilidade e conforto dos pilotos.
Assim, o time italiano buscará no próximo fim de semana, na Holanda, recolocar sua dupla de pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz, em condições de estarem presentes no pódio da etapa de Zandvoort, 15ª do campeonato.
Falando em pilotos, o monegasco Leclerc ocupa o terceiro posto na tabela, com 177 pontos, enquanto o espanhol Sainz está em quinto lugar, com 162 pontos. Ambos venceram corridas neste ano: Sainz triunfou na terceira etapa, na Austrália, e Leclerc finalmente ganhou em casa, o GP de Mônaco, oitava etapa do Mundial. Max Verstappen, mesmo com a estagnação da Red Bull, segue na liderança, com 277 pontos.
PRÓXIMA ETAPA
Depois de quase um mês de recesso, e o campeonato será no próximo fim de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, com o GP da Holanda, em Zandvoort.
A pole no ano passado foi de Verstappen, em 1min10s567. Ele mesmo venceu a prova em seu país, seguido por Alonso e Gasly. Clique aqui e veja como foi o GP da Holanda de 2023.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
PRÓXIMAS ETAPAS
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin*** –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
No SBT, ao lado de Celso Portiolli, Milton Neves relembrou momentos marcantes com Silvio Santos
O programa "Domingo Legal" do SBT apresentado por Celso Portiolli no último domingo (18) foi de homenagens a Silvio Santos, que morreu um dia antes, aos 93 anos de idade, vítima de broncopneumonia.
Entre os vários convidados que participaram da atração, Milton Neves deu seu testemunho acerca dos encontros que teve com Silvio Santos, bem como do momento marcante em 2001, quando dividiu tela com o agora saudoso apresentador, Milton no "Terceiro Tempo" da Record, e Silvio na condução do "Casa dos Artistas", no SBT.
Celso, ao lado de Milton Neves, começou relembrando um Réveillon em Nova Iorque, ocasião em que passou ao lado da família Neves, e em seguida eles reverenciaram Silvio Santos. Veja abaixo um trecho disponibilizado pelo SBT em seu canal no YouTube:
**********************************************
Fanzone será mais uma opção para o público no GP São Paulo de Fórmula 1
Aproveitando o espaço do complexo do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, a Fanzone será uma opção para o público acompanhar o GP São Paulo de Fórmula 1, através de seis telões de alta definição, tanto para o treino livre, as classificações, a Sprint e o GP, entre os dias 1 e 3 de novembro, marcando a 21ª etapa do campeonato, programado para 24 etapas.
Os ingressos, que começarão a ser comercializados a partir do meio-dia de 10 de setembro, contemplam, ainda, outras atrações: interação com pilotos, shows diários, simuladores e talk shows. Clique aqui para informações sobre os ingressos, cujos preços serão de R$ 580,00 (inteira) e R$ 290,00 (meia-entrada). O acesso será feito por portão exclusivo, pelo lado de fora do autódromo.
A temporada de 2024 da Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o GP da Holanda, em Zandavoort, 15ª do Mundial que tem como líder o holandês Max Verstappen (Red Bull), com 277 pontos, 78 à frente do vice-líder, Lando Norris (McLaren). Charles Leclerc (Ferrari), com 177 pontos, ocupa o terceiro lugar.
Porém, em que pese a liderança de Verstappen, duas outras equipes demonstraram poder de reação nas últimas quatro etapas: a Mercedes, que venceu três GPs (um com Russell e dois com Hamilton) e a McLaren (com a primeira vitória da carreira de Piastri). Verstappen não vence há cinco etapas, desde o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 23 de junho.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
PRÓXIMAS ETAPAS
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin*** –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Treinadora Emi Sales é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Emi Sales é a convidada desta terça-feira (20), a partir das 16h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.
O futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris será o tema central do encontro, com destaque à medalha de prata conquistada pela Seleção Brasileira.
Formada em Educação Física, Emi Sales é treinadora de futebol com licença B da CBF Academy, e atualmente dirige o futebol feminino do Pinda Ferroviária, de Pindamonhangaba.
No ano passado ela foi auxiliar técnica das equipes Sub 17 e Sub 20 do Santos Futebol Clube, ocasião em que a equipe chegou oa vice-campeonato paulista, destacando-se na busca de talentos e formação de atletas.
A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
**********************************************
Achados & Perdidos: Há 46 anos acontecia a estreia de Sócrates pelo Corinthians
Há exatos 46 anos, em 20 de agosto de 1978, diante do Santos, Sócrates (1954-2011) fazia sua estreia pelo Corinthians, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1978.
Mais de 111 mil torcedores estiveram naquela tarde de domingo no Morumbi, dia em que o Santos abriu o placar com Pita, após tabelar com Juary e bater inapelavelmente contra a meta defendida pelo goleiro Jairo (1946-2019).
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira jogou os 90 minutos, iniciando naquela partida sua jornada pelo Alvinegro, clube que defendeu por 297 partidas e marcou 172 gols.
Porém, não foi naquele jogo que ele marcou o primeiro de seus gols com a camisa corintiana. Foi Rui Rei que empatou para o time de Parque São Jorge, decretando o placar final da partida, 1 a 1.
CONTRATAÇÃO DE SÓCRATES, UM GOLPE DE MESTRE DE VICENTE MATHEUS
Um ano após o final do jejum de títulos, o clima no Parque São Jorge era mais tranquilo, e o então presidente Vicente Matheus (1908-1997) foi cirúrgico para reforçar o time que já contava com uma grande estrela, Palhinha, integrado ao elenco em 1977.
Sabendo do interesse que o São Paulo tinha por Sócrates, ele mandou seu irmão, Isidoro Matheus (1917-1994), então vice-presidente, conversar com o mandatário tricolor, Antonio Leme Nunes Galvão (1924-2001) no Morumbi, para uma hipotética negociação para trazer o volante Chicão para o Parque São Jorge.
Na verdade, Vicente Matheus não tinha nenhuma intenção em trazer Chicão, apenas utilizou-se deste expediente para distrair o presidente são-paulino enquanto viajava a Ribeirão Preto para comprar o passe do Dr. Sócrates...
ABAIXO, OS GOLS DE SANTOS 1 X 1 CORINTHIANS, EM 20 DE AGOSTO DE 1978, PARTIDA QUE MARCOU A ESTREIA DE SÓCRATES PELO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Santos 1 x 1 Corinthians
Campeonato Paulista
Data: 20 de agosto de 1978
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi-SP
Horário: 16h00
Árbitro: Oscar Scolfaro
Gols: Pita (Santos); Rui Rei (Corinthians)
Público: 111.103 pagantes (público total: 117.628)
Renda: Cr$ 4.476.490,00 (Cruzeiros)
SANTOS: Vítor; Nélson, Joãozinho, Neto, Gilberto, Clodoaldo, Aílton Lira, Nílton Batata, Pita, Juari e João Paulo.
Técnico: Chico Formiga.
CORINTHIANS: Jairo; Luís Cláudio, Amaral (Mauro), Ademir, Wladimir, Nobre (Wágner), Sócrates, Palhinha, Vaguinho, Rui Rei e Romeu. Técnico: José Teixeira
**********************************************
Parabéns, Finazzi! Veja gols do ex-atacante pelo Corinthians
Nesta terça-feira 20 de agosto de 2024, o ex-atacante Finazzi completa 51 anos.
E, em forma de homenagem, selecionamos um vídeo do canal "Anar Corinthians 77", do YouTube, com seus gols pelo Corinthians, clube que defendeu em 2007 e 2008.
Contratado junto à Ponte Preta, Alexandre Silveira Finazzi, nascido em São João da Boa Vista (SP), disputou 39 partidas pelo Alvinegro de Parque São Jorge e marcou 16 gols, notabilizando-se pelo ótimo poder de finalização, seja com a bola nos pés ou de cabeça, privilegiado pela boa estatura, 1,84 m.
Depois de treinar o Costa Rica Esporte Clube, do Mato Grosso do Sul, tendo conquistado o título estadual de 2023. triunfo que garantiu vaga na Copa do Brasil de 2024, Finazzi foi contratado pelo Corinthians em junho de 2024 para comandar a equipe Sub-16 do Corinthians.
ABAIXO, GOLS DE FINAZZI PELO CORINTHIANS, CLUBE QUE ELE DEFENDEU EM 2007 E 2008
**********************************************
F1: Terceiro colocado no GP da Holanda do ano passado, Gasly exalta "sinuosa Zandvoort"
Terceiro colocado na última edição do GP da Holanda, em Zandvoort, o francês Pierre Gasly, da Alpine, se diz um fã "da velha escola, de pistas apertadas e sinuosas", caso do traçado holandês que no próximo domingo (25) será palco da 15ª etapa do Mundial, após um recesso de quase um mês.
Aliás, o pódio de Gasly em 2023 foi o primeiro e único do francês de 28 anos pela Alpine, após ter largado da sexta fila, em 12º lugar.
A prova, que contou com bandeira vermelha por conta da forte chuva, foi vencida por Max Verstappen (Red Bull), com Fernando Alonso (Aston Martin) terminando em segundo lugar.
??“É brilhante voltar para Zandvoort para a próxima parte da temporada. O ano passado foi obviamente um ótimo fim de semana, com um pódio e uma corrida agitada em condições mistas. É algo que vou relembrar com ótimas lembranças, pois foi meu primeiro pódio com a Alpine. Tivemos que trabalhar duro para isso, fizemos algumas escolhas ousadas e decisivas que foram a nosso favor, e devo dizer, nós merecemos. Sou um grande fã da velha escola, de pistas apertadas e sinuosas, e esta é implacável. Não há espaço para erros, o que torna cada volta emocionante para os pilotos, bem como para os fãs holandeses. Você pode ultrapassar nesta pista, mas é muito difícil, então a qualificação e a estratégia serão muito importantes. Estou realmente ansioso para voltar ao carroneste fim de semana e correr novamente", ponderou Gasly, que ocupa o 15º lugar no campeonato, com nove pontos. Verstappen, o líder, contabiliza 277 pontos.
O GP DA HOLANDA DE 2023...
A pole do GP da Holanda em 2023 foi de Verstappen, em 1min10s567. Ele mesmo venceu a prova em seu país, seguido por Alonso e Gasly. Clique aqui e veja como foi o GP da Holanda de 2023.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA HOLANDA, EM ZANDVOORT, 15ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (23)
Treino livre 1 - 07h30 às 8h30
Treino livre 2 - 11h00 às 12h00
Sábado (24)
Treino livre 3 - 06h30 às 7h30
Classificação- 10h00 às 11h00
Domingo (25)
Largada para a prova - 10h00 - 72 voltas pelos 4.259 metros.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
PRÓXIMAS ETAPAS
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin*** –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Saudade: Pai de Djalminha, Djalma Dias faria 85 anos
Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, Djalma Dias, um dos mais talentosos zagueiros da história do futebol brasileiro, completaria 85 anos nesta quarta-feira (21). Infelizmente ele nos deixou em 1º de maio de 1990, com apenas 50 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.
Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 21 de agosto de 1939, Djalma Pereira Dias Júnior, teve um herdeiro futebolístico que honrou o nome familiar, Djalminha, este um meio-campista canhoto de enorme habilidade.
Djalma Dias começou sua carreira pelo América (RJ), e a exemplo do filho, também jogou no Palmeiras.
Ainda defendeu as cores do Atlético Mineiro, Santos e Botafogo (RJ), este seu último clube, onde atuou entre 1971 e 1974. E, assim como Djalminha, chegou a atuar pela Seleção Brasileira, em 21 partidas (Djalminha jogou por 14 vezes).
**********************************************
Saudade: Vadão, idealizador do "Carrossel Caipira" completaria 68 anos
O saudoso Oswaldo Alvarez, o Vadão (1956-2020) completaria 68 anos nesta quarta-feira (21). O criador do chamado "Carrossel Caipira", quando comandou a equipe do Mogi Mirim, nos deixou em 25 de maio de 2023, aos 63 anos, vítima de câncer.
Nascido em 21 de agosto de 1956 na cidade de Monte Azul Paulista (SP), começou a carreira nas categorias de base do Guarani. Passou depois por vários clubes do interior paulista como Catanduvense, Noroeste e Botafogo de Riberão Preto até parar prematuramente.
Adepto do esquema 3-5-2, Vadão ganhou notoriedade como treinador ao montar um time extremamente ofensivo no Mogi Mirim no início da década de 1990 que ficou conhecido como “Carrossel Caipira”, uma referência à seleção da Holanda que praticou o chamado "futebol total" na Copa do Mundo de 1974. Contava nesta época com jogadores que acabaram se destacando depois em grandes clubes do futebol brasileiro e mundial como Rivaldo e Válber.
Sua carreira seguiu com passagens por Atlético Paranaense, Araçatuba, XV de Piracicaba, Guarani, Mtaonense, Ponte Preta, Corinthians, São Paulo, Bahia, Verdy Tóquio, entre tantos outros clubes. Vadão comandou a seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e na Copa do Mundo de 2019, realizada na França. Aliás, o trabalho com a seleção feminina de futebol foi sua última atividade profissional.
**********************************************
F1: Após reações de McLaren e Mercedes, Mundial será retomado com o GP da Holanda; veja a programação
Após uma pausa de quase um mês, o Mundial de Fórmula 1 será retomado no próximo fim de semana, com o GP da Holanda, em Zandvoort, 15ª etapa do campeonato, na esteira da reação de McLaren e Mercedes, que passaram a rivalizar com a Red Bull (leia-se Max Verstappen), que vem "carregando" a equipe praticamente sozinho na tabela, já que o espanhol Sergio Pérez está muito aquém do holandês.
As quatro últimas etapas tiveram três vitórias da Mercedes (uma com Russell e duas com Hamilton) e uma da McLaren (com Piastri). O último triunfo de Verstappen foi no GP da Espanha, em Barcelona, décima etapa do Mundial.
Mesmo assim, Verstappen segue ponteando o campeonato com 277 pontos, 78 à frente do vice-líder, Lando Norris (McLaren). Charles Leclerc (Ferrari), com 177 pontos, ocupa o terceiro lugar.
Aliás, falando em Ferrari, o time italiano estacionou no desenvolvimento da SF-24 e busca reação já a partir da prova holandesa. Paraisso, o time italiano sinaliza com atualizações aerodinâmicas e nas suspensões, visando dar melhores condições à sua dupla de pilotos, o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz. Cada um deles venceu uma etapa neste anos: Sainz ganhou o GP da Austrália e Leclerc quebrou o tabu para vencer em seu país, o GP de Mônaco.
As atividades de pista começam na sexta-feira (16) com duas sessões livres. O GP, no domingo (25) está programado para começar às 10h00, com 72 voltas pelos 4.259 metros do traçado de Zandvoort.
METEOROLOGIA
A previsão meteorológica indica possibilidade de chuva nos três dias do evento, incluindo a classificação, no sábado (24). No domingo (25), dia do GP, a chance de chuva é menor, sobretudo no momento do início da corrida. Outro agravante, este para todos os dias, é o vento, que deverá ser forte.
NO ANO PASSADO...
A pole do GP da Holanda em 2023 foi de Verstappen, em 1min10s567. Ele mesmo venceu a prova em seu país, seguido por Alonso e Gasly. Clique aqui e veja como foi o GP da Holanda de 2023.
HISTÓRICO
O escocês Jim Clark é o recordista absoluto de vitórias no GP da Holanda, com quatro triunfos. Jackie Stewart, Niki Lauda e Max Verstappen, todos com três vitórias, ocupam o segundo lugar neste ranking.
Apenas um piloto brasileiro venceu o GP da Holanda. Foi Nelson Piquet, em 1980, com Brabham-Ford, seguido por René Arnoux (Renault) e Jacques Laffite (Ligier-Ford).
Entre as equipes, a Ferrari lidera com folga (nove vitórias). A extinta Lotus teve seis triunfos, em segundo lugar. Depois, empatadas com três, McLaren e Red Bull.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA HOLANDA, EM ZANDVOORT, 15ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA
Sexta-feira (23)
Treino livre 1 - 07h30 às 8h30
Treino livre 2 - 11h00 às 12h00
Sábado (24)
Treino livre 3 - 06h30 às 7h30
Classificação- 10h00 às 11h00
Domingo (25)
Largada para a prova - 10h00 - 72 voltas pelos 4.259 metros.
CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1
1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.
2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.
3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.
4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.
5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai*** – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal.
6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami*** – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal, seguido por Verstappen e Leclerc.
7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.
8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.
9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.
10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Lando Norris, em 1min11s383 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Hamilton.
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg*** – Pole de Max Verstppen, em 1min04s314 - Vitória de George Russell, seguido de Piastri e Sainz.
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de George Russell, em 1min25s819 - Vitória de Hamilton, seguido por Verstappen e Norris
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste – Pole de Lando Norris, em 1min15s227 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Hamilton.
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Pole de Charles Leclerc, em 1min53s159 - Vitória Hamilton, seguido por Piastri e Leclerc.
PRÓXIMAS ETAPAS
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin*** –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ª ETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo*** –
22ª ETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ª ETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail*** –
24ª ETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –
*** Etapas com Sprint (prova curta disputada no sábado da etapa)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Saudade: Gylmar dos Santos Neves completaria 94 anos nesta quinta-feira
Gylmar dos Santos Neves (1930-2013), o "Goleiro Maior", completaria 94 anos nesta quinta-feira (22).
Ídolo do Corinthians e do Santos, bicampeão mundial pela seleção brasileira (1958/1962), Gylmar não resistiu a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e nos deixou em 25 de agosto de 2013, três dias antes de seu aniversário.
Por seus clubes, Gylmar também conquistou feitos notórios, entre eles o Paulista de 1954 pelo Corinthians (o título do IV Centenário) e duas Libertadores e dois Mundiais pelo Santos (1962 e 1963).
Há exatos três anos, em Campinas (SP), morria Bebeto de Oliveira, ex-preparador físico do São Paulo Futebol Clube. Ele estava com 79 anos, e a causa do óbito não foi divulgada.
Bebeto, o Carlos Roberto Valente de Oliveira, também foi jogador de futebol profissional, com passagens, entre outros, por Ponte Preta, e Ferroviária (SP), e foi o preparador físico que trabalhou ao lado do também saudoso Cilinho no time que ganhou a alcunha de "Menudos do Morumbi" na década de 1980.
Também trabalhou no Flamengo no início da década de 1990, ao lado de Vanderlei Luxemburgo, como preparador físico do clube carioca e na Seleção Olímpica que disputou os Jogos de Seul em 1988, quando a equipe voltou com a medalha de prata.
**********************************************
Achados & Perdidos: Gol olímpico de Éder na vitória do Galo sobre o Fluminense em 1980
O Atlético Mineiro, que viveu uma boa temporada em 1980, terminando como segundo colocado no Campeonato Brasileiro, teve um momento marcante em 14 de maio daquele ano, ao derrotar o Fluminense no Maracanã por 2 a 0.
O primeiro foi um golaço olímpico do ponta-esquerda Éder, na primeira etapa, vencendo o saudoso goleiro Paulo Goulart (1955-2023).
O Fluminense teve chance de empatar na etapa final com Zezé (1957-2008), de pênalti, mas João Leite defendeu a cobrança do saudoso ponta-esquerda do time carioca.
No final, depois de receber de Toninho Cerezo e tabelar com Reinaldo, o também saudoso meia Ângelo (1953-2007) colocou números finais ao confronto disputado no Rio de Janeiro.
Com um belo time, o Atlético terminou o Brasileirão de 1980 como vice-campeão, perdendo a decisão para o Flamengo (3 a 2) no Maracanã, isso após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão.
ABAIXO, FLUMINENSE 0 X 2 ATLÉTICO MINEIRO EM 14 DE MAIO DE 1980. ÉDER FAZ O PRIMEIRO GOL DO GALO, OLÍMPICO
**********************************************
Saudade: Relembre de Goulart de Andrade, que nos deixava há oito anos, "lutando" com Maguila
Um dos mais brilhantes jornalistas brasileiros de todos os tempos, repórter que conduziu matérias históricas, o saudoso Goulart de Andrade nos deixava há exatos oito anos.
Carioca nascido em 6 de abril de 1933, Goulart de Andrade estava com 83 anos quando nos deixou, após lutar contra um câncer no fígado e sofrer complicações pulmonares.
Marcou época nas madrugadas, com suas matérias veiculadas no "Comando da Madrugada". Depois, na TV Gazeta-SP, utilizou seu famoso bordão para batizar seu novo programa, o "Vem Comigo". Ele ainda trabalhou na Globo, SBT e Record.
Em homenagem a Goulart de Andrade, relembramos uma matéria especial em que ele foi desvendar os segredos do pugilismo em uma academia de boxe e acabou "enfrentando" o boxeador Maguila no programa "Vem Comigo", da TV Gazeta-SP, em 1987.
ABAIXO, REPORTAGEM DE 1987 EM QUE GOULART DE ANDRADE FOI CONHECER UMA ACADEMIA DE BOXE E "ENFRENTOU" MAGUILA, EM MATÉRIA VEICULADA NO PROGRAMA "VEM COMIGO" DA TV GAZETA-SP
**********************************************
Olhos no retrovisor: Relembre como foi a única vitória de um brasileiro em um GP da Holanda de F1
O GP da Holanda, palco da próxima etapa do Mundial de Fórmula 1, neste domingo (25), em Zandvoort, teve apenas uma vitória de piloto brasileiro ao longo do mais de 70 anos que o país integra o calendário da categoria.
Foi em 1980, com Nelson Piquet, então piloto da Brabham-Ford, na prova realizada em 31 de agosto, 11ª etapa do campeonato.
PRIMEIRA FILA TODA FRANCESA, COM CARROS E PILOTOS...
Em uma temporada com a concorrência forte dos motores turbo, a Renault alinhou seus dois carros na primeira fila, com René Arnoux e na pole e o saudoso Jean-Pierre Jabouiile (1942-2023), ambos franceses, largando ao seu lado, na primeira fila.
As Williams-Ford, com o argentino Carlos Reutemann (1942-2021) e o australiano Alan Jones, tiveram seus dois carros na segunda fila, enquanto Nelson Piquet partiu na sequência, em quinto lugar, abrindo a terceira fila ao lado do francês Jacques Laffite, a bordo da Ligier-Ford.
Porém, o domínio da Renault na classificação começou a ruir tão logo a luz verde foi acionada. Jabouille perdeu várias posições, e Arnoux se manteve na dianteira por pouco tempo, até ser superado por Jones.
Mas Jones não se sustentou por muito tempo na liderança. Ele teve um dano na minissaia lateral direita de sua Williams (os carros eram dotados de efeito solo) e perdeu terreno (acabou terminando a corrida apenas em 11º), e enquanto o pole Arnoux herdou o primeiro lugar.
LAFFITE FLERTA COM A VITÓRIA, MAS...
Mas Jacques Laffite mostrou apetite para tomar a ponta do compatriota pelas dez voltas seguintes, até ser superado por Nelson Piquet, que dominou a prova até receber a bandeira quadriculada, no giro 72. Laffite, que caira para o segundo posto, ainda sofreu o ataque de Arnoux, que acabou por superá-lo a duas voltas do final.
Assim, ao lado de Nelson Piquet no pódio, os franceses René Arnoux e Jacques Laffite, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Aquela foi a segunda vitória de Piquet na Fórmula 1. Ele havia vencido o GP do Oeste dos Estados Unidos, também em 1980, quarta corrida da temporada.
Piquet ainda venceria a etapa seguinte, o GP da Itália, em Imola, mas ao término da temporada precisou se contentar com o vice-campeonato. Alan Jones acabou ficando com o título, com 13 pontos de vantagem para o brasileiro.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Saudade: Há 12 anos morria Félix, goleiro do Brasil na Copa de 70
Há exatos 12 anos, na manhã de 24 de agosto de 2012, morria Félix, o goleiro que defendeu a meta da Seleção Brasileira na vitoriosa campanha na Copa do México, em 1970.
Ele sofria de enfisema pulmonar e estava com 74 anos, morando na capital paulista.
Paulistano nascido em 24 de dezembro de 1937, Félix Miélli Venerando começou pelo Nacional-SP, como amador. Profissionalizou-se pelo Juventus, passou pela Portuguesa, voltou a vestir a camisa do Nacional por empréstimo, novamente atuou pela Lusa e depois Fluminense, onde permaneceu entre 1968 e 1978.
O "Papel", apelido que ganhou pelo físico franzino e os voos espetaculares que fazia nas defesas, sofreu com críticas Muitos julgavam que outros goleiros eram mais capacitados para estarem em seu lugar na Copa de 70.
Sobre isso, aliás, Milton Neves escreveu um texto, no exato dia da morte de Félix, que segue abaixo, na íntegra:
Morreu Félix, um de nossos heróis de 1970
por Milton Neves, escrito em 24 de agosto de 2012
Falei muito com o "Papel" nesses últimos anos.
Ele sempre me ligava e o entrevistei trocentas vezes no rádio e TV.
E um tema era recorrente.
"Hoje, ouvi pela milionésima vez que o Brasil ganhou a Copa de 70 `apesar do Félix´. Isso não para nunca", reclamava, com inteira razão.
Aliás, como já fiz tantas vezes, reitero aqui um pedido aos jornalistas esportivos, principalmente aos mais jovens que nem tinham nascido em 1970: cessem com essa injustiça!
E pergunto se existe uma só pessoa no mundo que possa garantir que, com qualquer outro goleiro, se o Brasil ganharia a Copa de 70 como ganhou com ele, Félix, na meta.
E essa é a única certeza que temos: com ele ganhamos e isso ficou para sempre!
Só que os ingratos brasileiros preferem idolatrar Gordon Banks, o goleiro derrotado de 70.
Se com Ado ou Leão, que era sensacional, a gente ganharia também, só saberemos se Deus consultar seus arquivos e possibilidades e der uma entrevista coletiva no Vaticano e anunciar para todo mundo.
Como isso é impossível peço aos jornalistas e ao povo que entendam que entre os ex-jogadores a mais bonita das lágrimas é a da saudade.
O boleiro de ontem só tem exatamente na saudade seu grande alento de vida.
Eu falo, mostro e escrevo muito sobre os ex-jogadores por uma única razão: gratidão.
Eles, todos, uns mais outros menos, me nortearam na vida.
Estava perdidinho da silva lá pelos anos 60 quando me apaixonei por eles, pelo rádio e pelo futebol.
Hoje, ao registrar suas histórias em todas as mídias, retribuo um pouquinho do que eles me deram: um norte, uma profissão.
E são todos emocionantes.
Recebi uma vez no saudoso "Golaço" da Rede Mulher (hoje Record News) os ex-zagueiros Ramos Delgado e Turcão, ex-Palmeiras e São Paulo.
Ao final, perguntei aos dois o que acharam do programa-homenagem, que ia sempre ao ar às sextas-feiras.
"Me senti em Nunez", respondeu "El Negro", Ramos Delgado, referindo-se aos seus áureos tempos de jovem zagueiro do River Plate.
Já Turcão, o Alberto Chuairi, se levantou, me abraçou e disse: "tenho 79 anos (em 2005), joguei 25 anos e foi a primeira vez que apareci na televisão". E chorou.
Querem algo mais gratificante do que isso?
E, agora, leiam com atenção a frase abaixo e depois republiquem, divulguem, retuitem, telefonem e também no boca a boca multipliquem aos milhares as mais lindas e sábias palavras que ouvi do saudoso Félix por várias vezes.
"Pelo menos quando eu morrer que parem de dizer que o Brasil ganhou a Copa de 70 ´apesar do Félix´. O Barbosa foi crucificado porque não ganhou a Copa de 50 e eu por ter ganho a Copa de 70. Duas grandes injustiças", sempre bradava.
E essa frase merece ser histórica e eternizada como a de Barbosa que dizia ser o único brasileiro a cumprir uma pena superior aos 30 anos, o tempo máximo de punição imposta a qualquer criminoso no Brasil.
Assim, que agora, lá no céu, nosso "Papel" possa viver em paz livre de sua "pena" de 42 anos de enorme injustiça.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FÉLIX NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
**********************************************
Achados & Perdidos: O Flu, há 41 anos, conquistando o título do Brasileirão
27/05/2025O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Famense
27/05/2025Heitor Camerin, ex-Ponte e Fla, na live de Marcos Falopa em homenagem a Carlos Alberto Torres
27/05/2025Precisando vencer, Corinthians joga nesta noite com o Huracán pela Sul-Americana; as formações
27/05/2025F1: McLaren segue protagonista, mas disputa fica mais acirrada entre seus pilotos após o GP de Mônaco
26/05/2025