Goulart de Andrade

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

O jornalista Goulart de Andrade, carioca nascido em 6 de abril de 1933, cujo nome de batismo era Luís Felipe Goulart de Andrade, morreu aos 83 anos em São Paulo, no dia 23 de agosto de 2016.

Ele foi vítima de um câncer no fígado e estava internado no Hospital Sancta Maggiore, na capital paulista.

Goulart ainda estava na ativa, trabalhava com estudantes de jornalismo da Faculdade Cásper Líberto, uma das mais tradicionais de São Paulo, na Avenida Paulista, fazendo o programa "Vem Comigo".

Marcou época na televisão brasileira com grandes reportagens no seu "Comando da Madrugada", onde criou um dos mais famosos bordões do meio, o "Vem comigo", passando por diversas emissoras, Globo, Band, Gazeta e SBT, após ter iniciado na TV Rio em 1958.

Repórter da melhor cepa, Goulart mergulhava a fundo em suas investigações, sem o sensacionalismo barato, tão comum em programas que tentaram e nunca conseguiram copiar sua marca.

Sempre acompanhado de Jorge Duarte, seu câmera, que ele chamava de "Capeta", entre as matérias que marcaram sua carreira no "Comando da Madrugada", podemos elencar aquelas em que ele avançava pela noite paulistana mostrando a cidade em suas mais diversas nuances, como a Penitenciária do Carandiru, boates de shows eróticos, a manutenção dos trilhos do metrô, o uso de silicone industrial e seus efeitos devastadores nos travestis e cenas da necrópsia de PC Farias.

Em 21 de julho de 2014, no centro do programa "Roda Viva", da TV Cultura de São Paulo, entre outras frases, disparou:

"A tevê se prostituiu como veículo, se vendendo para igreja e pastores. Esse veículo não foi feito pra isso, é um veículo de informação".

Outra frase de Goulart de Andrade, durante o "Agora é Tarde" da Band, à época apresentado por Danilo Gentili:

"Repórter e goleiro tem que ter sorte".

Goulart de Andrade era casado há 13 anos com Margareth Biachini. Foi pai de três filhos, avô de três netos e bisavô de uma menina.

ABAIXO, REPORTAGEM DE GOULART DE ANDRADE SOBRE O TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL NO PORTO DE SANTOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 80

ABAIXO, "BLUE MOON", COM CÉSAR CAMARGO MARIANO. A CANÇÃO FOI O TEMA DE ABERTURA DO "COMANDO DA MADRUGADA", DE GOULART DE ANDRADE. MÚSICA DE AUTORIA DE LORENZ HART E RICHARD RODGERS

ABAIXO, REPORTAGEM DE GOULART DE ANDRADE SOBRE O PROGRAMA BALANCÊ, COM FAUSTO SILVA. TAMBÉM APARECEM: NELSON "TATÁ" ALEXANDRE, CARLOS ROBERTO ESCOVA E LUCIMARA PARISI

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES